Dubai é uma cidade de superlativos. Tudo é enorme e quase tudo é luxuoso. Mas é uma cidade de contrastes. Prédios enormes ao lado de mesquitas super tradicionais, árabes e estrangeiros convivendo de forma pacífica. Parece até inacreditável encontrar esse oásis de tranquilidade no meio de uma região tão cheia de conflitos como o Oriente Médio.


A primeira vez que eu fui para Dubai foi em 2008 e quando voltei em 2011, já parecia outra cidade. Quando voltei em 2012, tive a certeza que Dubai estará por um bom tempo em construção.


Fui visitar uma amiga lá em 2008 e fui com uma expectativa baixa: que veria uma cidade artificial com construções gigantescas, hotéis maravilhosos, que tudo seria caro e que passaria calor, muito calor.

A minha primeira impressão foi: “meu Deus, que calor!”. Cheguei em junho, um pouco antes do verão e o calor já era insuportável.



Dubai não é tão cara como as pessoas imaginam. Vários amigos paulistas já me falaram que acham até que Dubai é mais barata que São Paulo. Concordo em partes! Existe uma Dubai para quase todos os bolsos. Por mais luxuosa que seja, existe até 1 hostel na cidade. 


Dubai se tornou um fenômeno porque literalmente abriu suas portas para o mundo. É extremamente segura e agora conta com um sistema de transporte público eficiente. Quando eu fui em 2008, o metrô não tinha sido inaugurado. Quando voltei em 2011, usei e abusei do metrô que é bom e barato. Dica – compensa comprar o cartão e ir carregar uma certa quantia ao invés de ficar comprando os bilhetes únicos. Outra coisa – o táxi é barato por lá. Então, se o lugar que você quiser ir não tiver uma estação de metrô próxima, compensa pegar um táxi.


É uma cidade super americanizada, cheia de shoppings, lojas de grifes internacionais e o melhor – é tax free. Isso mesmo, é livre de impostos. Não chega a ser tão barato como os EUA, mas dá para se divertir na Zara, GAP, Forever 21 e nas lojas de eletrônicos. 

Pontos Turísticos de Dubai

Burj

É o prédio mais alto do mundo. Se você planeja subir até o topo, compre o ingresso online  pois é muito mais barato do que comprar na hora. Na frente do Burj, tem o Dubai Mall e tem um show das águas. Vale muito a pena assistir esse show. É grátis.

Pontos turísticos em Dubai
Burj Al-Arab – Famoso ponto turístico em Dubai

Outro ponto super famoso é outro Burj, o Burj Al-Arab, o hotel em formato de vela.




Shoppings em Dubai

Todos os shoppings são pontos turísticos. Destaque para o Mall of Emirates, shopping que abriga a famosa pista de ski, o WAFI, um shopping egípcio, o IBN Batuta Mall e é claro, o Dubai Mall. É no Dubai Mall que fica o famoso aquário gigante. Dá para ver por fora (sem pagar) vários peixes e até alguns tubarões. Eu fiz o passeio interno e paguei AED 50. Achei legal, vi alguns pinguins e muitos peixes bonitos. O mais impressionante não é nem o fato deles terem colocado pinguins lá dentro (afinal, Dubai está no meio do deserto), é o fato de você poder mergulhar dentro do aquário com os tubarões e com metade da torcida do Flamengo olhando. Ops, metade de Dubai olhando. Shoppings em Dubai



Shopping em Dubai

 Praias em Dubai

Dubai tem muitas praias e a do momento é a Nasimi Beach na região chamada The Palm – a região que tem as ilhas em formato de palmeira. Mas existem outras como JBR, Kite Beach. Algumas praias são públicas e em outras é preciso pagar para entrar. Mas não são caras.

Praias de Dubai

 

Souks (Mercados em Dubai)

Os souks (mercados) também são imperdíveis, com destaque para o gold souk, o mercado de ouro. É de cair o queixo. Vitrines enormes cheias de ouro. E lá em Dubai dá para barganhar na compra de quase tudo. Eu barganhei bastante e comprei uma gargantilha e uma pulseira de ouro por preços bem convidativos.  É tudo original, então pode comprar tranquilo. 

Dicas de Viagem em Dubai

Mesquita

 

Vale a pena também visitar a única mesquita aberta a não-muçulmanos – a Jumeirah Mosque. O passeio dura 1 hora e você recebe explicações sobre a religião, os trajes típicos e a importância da Meca para os muçulmanos.

 

Deserto

O passeio chamado “desert safari” dura quatro horas e inclui um passeio num carro 4 x 4 no deserto. E, é com bastante emoção, praticamente um rally. Minha sugestão é que você não coma nada antes do passeio e tome um dramin. Eu passei mal e tive que pedir para o motorista parar. Não fui a única, mas valeu a pena. A vista do deserto é incrível e tudo é tão planejado, que você chega no melhor ponto do deserto exatamente quando o sol está se pondo. Simplesmente lindo! Depois, uma volta básica de camelo e bem-vindo ao mundo árabe! As empresas que fazem esse passeio montam um espaço com várias tendas para os turistas vivenciarem o mundo árabe. Você pode relaxar enquanto fuma um narguile, a famosa “shisha” ou fazer uma bela tatuagem de henna e logicamente vestir o traje árabe. Depois, o jantar típico é servido e começa o show de dança do ventre.

Dubai


Vida noturna em Dubai

 

A vida noturna de Dubai é agitadíssima, mas como em qualquer país muçulmano, as bebidas alcoólicas são caras.

Confira todos os posts sobre Dubai aqui no blog




  
Lembrou do seguro viagem? Ele é muito importante e obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e Venezuela. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Para os EUA a contratação de um seguro com cobertura de U$1 milhão não é exagero. Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem (para citar alguns exemplos). Uso o seguro da Assist Card (vendido com desconto pela Real Seguros) há anos. Precisei utilizar 4 vezes durante minha volta ao mundo e sempre fui muito bem atendida. Você pode cotar com eles sem compromisso e, caso opte pela contratação, pode pagar em 6 vezes sem juros no cartão ou com desconto de 5% no pagamento à vista.
Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem. Seguro viagem geral 728x90