22/10/12

PublicadoporemPeru | 21Comentários

O trem para Machu Picchu

O trem para Machu Picchu

Quem escolheu ir para Machu Picchu sem a trilha, inevitavelmente terá que pegar o trem para chegar em Aguas Calientes. Bom, existem outras opções como pegar carona até certo ponto da estrada e de lá ir andando até Aguas Calientes. Também me falaram de uma tal van que faz o caminho Cusco-Aguas Calientes, mas se você tem amor a vida, melhor ir de trem mesmo.

Eu já falei aqui que trem é uma boa opção para quem está com pouca bagagem, porque você não precisa fazer check in. O trem chega na estação, fica uns 5 minutos parado, você entra, acomoda sua bagagem e pronto! Pois é, no mundo inteiro é assim, menos nesse trem para Machu Picchu.

Para começar que você tem que fazer check in. Isso mesmo, check in no trem meia hora antes da partida e rola até controle de identidade (nunca vi isso em nenhum outro lugar do mundo). Fique atento ao seu vagão, pois ele está marcado no ticket.

Resumindo, o trem é feito para turistas, mas como os peruanos pagam muito menos do que nós, eles fazem esse controle de identidade só para ter certeza que nenhum turista espertinho pediu para um peruano comprar a passagem para ele.

Bom, depois que você entra no trem, ele começa a chacoalhar. É uma coisa bizarra porque o trem balança muito mesmo. E para ajudar, parece que alguém está empurrando o trem, porque nunca vi nada mais lento que aquilo. Duvida? Veja o vídeo!

Trem ida para Machu Picchu from Preciso Viajar on Vimeo.

Trem Aguas Calientes

Aparentemente só um trilho funciona, ou seja, se tem um trem indo e outro voltando, um dos trens tem que parar num recuo e esperar o outro trem passar. Por isso que 99% das vezes o trem atrasa.

Para quem sonha com uma viagem de puro glamour, eles até tem um trem super vip chamado Orient Express. Um deles passou do meu lado e parecia ser muito legal. Eu encarei o simples. Na ida, foi servido um lanche e você pode até ter o desprazer de tomar Inca Kola grátis. E também rola um salgadinho de banana frita e um snack de chocolate meio estranho. Eu recomendo levar um lanchinho.

Inca Kola

O negócio é quase tóxico!

 

Trem Aguas Calientes

Lanchinho servido no trem

Agora legal mesmo foi a volta porque peguei um trem especial. Rolou um show com um palhaço, desfile de moda dos comissários (ou sei lá qual é o nome de quem trabalha no trem) e depois rolou venda de roupas produzidas especialmente para a Perurail. E para ajudar, no meu vagão tinha um grupo da melhor idade australiano e eles levaram até bolo. Como eu sei que ninguém acreditaria nessa história, eu gravei um vídeo. Simplesmente hilário!

Trem Aguas Calientes para Poroy from Preciso Viajar on Vimeo.

Desfile de moda a bordo do trem

Se você nunca andou de trem, pode ter certeza que só no Peru o trem é desse jeito.

Fernanda Souza é aquariana, brasileira e italiana, mas se considera uma cidadã do mundo. Apaixonada por viagens, fotografia, Londres e o pôr do sol, ela resolveu largar temporariamente o mundo corporativo e em seu ano sabático visitou 20 países. Ao todo já são 44 países carimbados em seus passaportes e ainda espera aumentar esse número.

  1. Adorei a narração “o video tá balançando… porque o trem… balança.”

    Achei dramático. hahahaha
    Que medo dessa comida radioativa hein? Parece xixi essa coca!
    hahaha

    Beijos!
    Parabéns pela coragem de ingerir essas comidas.

  2. Hahaha. Deixei claro que estava balançando por causa do trem e não por falta de coordenação motora minha.
    Gente, essa inca kola é terrível. Acho que até xixi deve ser melhor que aquilo. E o salgadinho de banana – sem comentários. Ainda bem que eu tinha pringles.

  3. Oi Fernanda, essas são as aventuras boas da vida, que a gente dá risada e sempre que lembra vem um sorriso no rosto! Uma dica que pode ajudar e uso as vezes é gravar o áudio num mic do iphone (ou do teu celular) e dps qdo editar o vídeo coloca o aúdio do iphone na trilha, fica melhor pra ouvir tua voz. Mas ainda sim ficou bem legal o post, assim como teu trabalho! Valeu pela força, vamos em contato! Ciaooo Michel

    • Oi Michel, então, eu não tenho iphone nem smartphone decente para gravar o áudio separado. Mas eu tenho um programa de editor de vídeos que dá para fazer isso aí. Eu vou fazer um vídeo de Machu Picchu editado e aí vou melhorar esse som. Coloquei esses 2 bem curtinhos só para o pessoal ter uma ideia da aventura que é o trem. hahaha. De fato, o mais divertido que peguei até hoje.

  4. Ei Fernanda,

    Adorei o post! Nunca tinha visto vídeo do trem (e nem sabia que ele balançava tanto assim! #MEDO). Mas vale tudo para chegar a Machu Picchu! :D

    Beijos,
    Lillian.

  5. Oi Fe,

    Já guardei o post pra minha visita a Machu Picchu.

    Kkkkkk, foi engraçado ouvir sua voz no vídeo.

    Bjosss

  6. Quanto custou a passagem de trem?

  7. Momento flashback total gente, a sua viagem vou EXATAMENTE igual à nossa… Exceto pelo fato de que, na volta, eu estava meio doente, tinha vomitado em Águas Calientes, enfim… O show dos palhaços e o desfile de moda me fizeram até esquecer que estava mal do estômago. Rimos litros. E posso defender a Inka Cola?

  8. Jesus dos Santos says:

    Oi Fernanda, se viajasse hoje em excursão já paga, quanto deveria levar em dólar turismo? Sou “marinheiro de primeira viagem. Obrigado

  9. Nossa, que saudades de lá.. fiz a trilha de 4 dias e peguei o trem só na volta.. tava tão cansado que só dormi, mas não teve palhaço não..rs
    Espero voltar logo..
    Parabens pelo video, bem legal ;-)

  10. Olá, Fernando estou gostando muita das experiências que vc divide aqui, será a primeira vez que irei viajar sozinha, e vou pro peru rs, estou com um pouco de medo, mas acho que será uma experiência enriquecedora.

  11. Oi Fernanda, achei suas dicas muito boas, vou para o Peru em fevereiro, mas como não sabia de nada comprei passagem para Lima, vc tem ideia de qual é a melhor opção para ir para Cusco?

  12. Boa tarde Fernanda ! Quando eu posso, entro no seu site pra ver alguns lugares que tenho curiosidade de conhecer, por sinal voce da umas dicas muito bacana, Parabens !!!
    Gostaria de tirar uma duvida ! Estou viajando final do ano para Cusco e depois ir para Aguas Calientes e entrar em Macchu Pichu.
    A estação que pego de Cusco via Perurail é na estação de Poroi ? e volta está dizendo em Ollanta ?? São duas estaçoes que ficam em Cusco mesmo ???

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>