Não suporto quando alguém me diz: “olha, tal lugar você tem que ir”, mas como sei que muita gente chega aqui no blog querendo dicas imperdíveis, mas lá vai um lugar que considero imperdível em Bangkok: Grand Palace & Emerald Buddha. 

Passei 4 meses viajando pela Ásia e tive a oportunidade de visitar centenas de templos, mas poucos são tão impressionantes como o templo do Buda de Esmeralda (Wat Phra Kaew). A riqueza de detalhes é para deixar qualquer um de boca aberta. Visitei o templo duas vezes e, na primeira, fui com uma guia tailandesa que foi me explicando detalhe a detalhe. Sinceramente? Se você realmente quer entender um pouco mais de um dos templos mais fascinantes da Ásia, vale a pena contratar um guia. Vários ficam na entrada abordando os turistas e como sempre é preciso barganhar. Peça para ver o crachá e ter certeza que é um guia credenciado.

Bangkok: Grand Palace & Emerald Buddha

A dica que dou é que você não esqueça de olhar para cima. Os detalhes dos telhados e a mistura de laranja e verde fazem toda a diferença nesse templo.

Bangkok: Grand Palace & Emerald Buddha

Bangkok: Grand Palace & Emerald Buddha

E no mesmo “terreno” também é possível visitar o Grand Palace que já foi a residência real. Hoje ele é usado pelo rei apenas para ocasiões especiais, então tome muito cuidado com um dos golpes mais famosos de Bangkok: o golpe que o Grand Palace está fechado. Os motoristas de táxi e tuk tuk vão tentar te convencer que a atração está fechada só para levá-lo em uma das inúmeras lojas de ternos que eles ganham comissão. O Palácio realmente fecha, mas apenas um dia no ano.

Bangkok: Grand Palace & Emerald Buddha

Maravilhoso!

Bangkok: Grand Palace & Emerald Buddha

Importante

Esses lugares são considerados sagrados pelos tailandeses, então você precisa ir com roupas apropriadas. Os homens devem ir de calça e as mulheres devem cobrir os ombros e joelhos. Roupas  roupas coladas ao corpo, como calça legging também não são permitidas. Porém, não se preocupe caso eles te barrem na entrada. Você pode alugar uma vestimenta especial para entrar. Minha dica: por via das dúvidas, leve uma canga na bolsa e/ou mochila.

A última vez que estive em Bangkok (Fevereiro/2012), a entrada custava 450 Baht, mas eles sobem com certa frequência e já me disseram que hoje o ingresso está custando 500 Baht.

Para visitar os templos é necessário tirar os sapatos.

Bangkok: Grand Palace & Emerald Buddha

Acostume-se, pois eles estão por todo o Sudeste Asiático!

Como chegar

Para quem estiver hospedado na região da Khao San Road, dá até para ir a pé. É uma caminhada de uns 15 minutos. O problema é a umidade e calor. De qualquer maneira, vale a pena tentar pegar um táxi e SEMPRE pedir para ligar o taxímetro. Não recomendo o tuk tuk porque os caras não gostam muito de negociar o valor e acaba saindo mais caro que o táxi.

De outras regiões de Bangkok a melhor alternativa seria o táxi ou barco. O skytrain não chega tão perto da atração.

 
Lembrou do seguro viagem? Ele é muito importante e obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e Venezuela. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Para os EUA a contratação de um seguro com cobertura de U$1 milhão não é exagero. Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem (para citar alguns exemplos). Uso o seguro da Assist Card (vendido com desconto pela Real Seguros) há anos. Precisei utilizar 4 vezes durante minha volta ao mundo e sempre fui muito bem atendida. Você pode cotar com eles sem compromisso e, caso opte pela contratação, pode pagar em 6 vezes sem juros no cartão ou com desconto de 5% no pagamento à vista.
Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem. Seguro viagem geral 728x90