Um dos objetivos da Eurotrip 2014 era testar novos meios de transporte na Europa. Durante os anos em que morei lá, usei e abusei dos ônibus e também das cias aéreas low cost. Bom, 10 anos se passaram e posso dizer que muita coisa mudou desde então, começando pelo fato que as “low” já não são mais tão “low” assim.

Foi-se o tempo em que você encontrava passagens aéreas com tarifa zero e pagava apenas a taxa de embarque. Só que em compensação, surgiu uma nova era: a era de promoções realmente boas na malha ferroviária. Hoje é comum encontrar passagens Londres – Paris por €49. Vale a ressalva que para encontrar esses preços é preciso comprar a passagem com antecedência.

Londres – Paris – Londres

A Eurostar me convidou para fazer o trecho Londres-Paris a bordo de seu trem. Quem já leu esse blog sabe que trem não é (ou não era) meu meio de transporte favorito. No entanto, não tem como não gostar da Eurostar. O ponto que mais amei é o check-in antecipado de meia-hora. Na verdade, você pode entrar no trem meia-hora antes da partida. Não precisa correr para procurar o seu vagão. Nada como chegar no vagão com calma (tenho cada história “quase perdi o trem na Itália” que vocês não acreditariam) e acomodar as suas bagagens. Essa é a segunda vantagem do trem em relação ao avião. Infelizmente, a “mamata” de 2 malas de 32 kg só servem mesmo para os voos internacionais e só aqueles que saem do Brasil. Lá fora (com sorte) a cia aérea te dá a franquia de apenas uma bagagem de 20 ou 23 kg. Já no trem, você leva o que quiser.

Trem de Londres - Paris: Eurostar

Nossas bagagens

Falando em check-in, acho válido pontuar algumas coisas. Na cidade de origem, você é obrigado a colocar todas as suas bagagens no raio-X (não se preocupe, pois eles te ajudam a levantar as malas). Depois, você faz a imigração. No meu caso, fiz a imigração de saída de Londres e entrada em Paris ainda em Londres. Tudo bem rápido e tranquilo.

E a terceira vantagem é a localização das estações. Em Londres, você pega o trem na estação St. Pancras (do lado de Kings Cross). Muito mais central do que ir para os aeroportos. Quando cheguei em Paris também foi super tranquilo. Desci na estação Gare du Nord e só peguei a linha do metrô para o hotel Korner.

Meu bilhete era o da classe Standard Premier que oferece uma refeição a bordo e mais algumas vantagens, como jornais e revistas e flexibilidade para a mudança de tickets. Olha, é glamour, luxo mesmo, mas, sinceramente, pela diferença de preço, eu ficaria com a classe Standard que é tão confortável quanto. São só 2 horas e 15 minutos de viagem. Quando chegamos em Paris eu ainda estava tomando meu vinho (para vocês terem ideia de como a viagem é rápida).

Trem de Londres - Paris: Eurostar

Trem de Londres - Paris: Eurostar

Interior do trem

Acho que o Eurostar é uma boa opção para quem quer fazer o trecho Londres-Paris ou vice-versa. No fim, acho que ir de trem é mais rápido do que avião, pois você não perde tempo com o deslocamento até o aeroporto e nem com o check-in internacional, que às vezes exige antecedência mínima de 2 horas.

Testado, aprovado e recomendado. Agradeço o convite da Eurostar.

Trem de Londres - Paris: Eurostar

Interior do vagão

Informações:

Site da Eurostar: http://www.eurostar.com/rw-en

 
Lembrou do seguro viagem? Ele é muito importante e obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e Venezuela. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Para os EUA a contratação de um seguro com cobertura de U$1 milhão não é exagero. Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem (para citar alguns exemplos). Uso o seguro da Assist Card (vendido com desconto pela Real Seguros) há anos. Precisei utilizar 4 vezes durante minha volta ao mundo e sempre fui muito bem atendida. Você pode cotar com eles sem compromisso e, caso opte pela contratação, pode pagar em 6 vezes sem juros no cartão ou com desconto de 5% no pagamento à vista.
Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem. Seguro viagem geral 728x90