PID é a Permissão Internacional para Dirigir. Segundo o Detran é um documento que permite que o condutor dirija nos países conforme previsto na Convenção de Viena e demais Acordos Internacionais. Ela tem a mesma validade da sua habilitação. Importante: nem todos os países exigem a Permissão Internacional para Dirigir. Nos EUA, por exemplo, já aluguei e dirigi carro só com a CNH (carteira nacional de habilitação). Na África do Sul tive que apresentar a PID juntamente com a CNH.

Na primeira vez que tirei a PID, tive que ir até o Detran. Felizmente, o Detran se modernizou e consegui tirar a minha segunda via pela internet. Estou indo para a Itália e embora muita gente tenha me dito que eles não pedem PID, no site da locadora diz que é obrigatório. Pelo sim, pelo não, resolvi tirar.

O processo foi muito simplificado. Entrei no site do Detran-PR, preenchi o cadastro, paguei o boleto (R$87,63) e em 5 dias úteis a PID estava na minha caixa do correio. No site o prazo é de até 10 dias úteis, mas o Detran-PR é bem agilizado e aparentemente a PID paranaense é uma das mais baratas (se não for a mais barata do Brasil).

Como tirar Carteira Internacional de Dirigir

1) Você tem que necessariamente levar a CNH junto com a PID.

2) As taxas variam de estado para estado, assim como o procedimento. O Thiago do Blog Rodei contou sobre a experiência dele no Detran-MG e também como funciona no Detran-SP e Detran-RJ.

3) Você só pode solicitar a PID pela internet se os seus dados cadastrais estiverem atualizados no site do Detran e se a sua CNH tiver foto.

 
Lembrou do seguro viagem? Ele é muito importante e obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e Venezuela. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Para os EUA a contratação de um seguro com cobertura de U$1 milhão não é exagero. Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem (para citar alguns exemplos). Uso o seguro da Assist Card (vendido com desconto pela Real Seguros) há anos. Precisei utilizar 4 vezes durante minha volta ao mundo e sempre fui muito bem atendida. Você pode cotar com eles sem compromisso e, caso opte pela contratação, pode pagar em 6 vezes sem juros no cartão ou com desconto de 5% no pagamento à vista.
Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem. Seguro viagem geral 728x90