Se eu ganhasse um real a cada vez que escuto a frase qual a melhor época para viajar para a Tailândia já estaria rica. O que dá para dizer é o seguinte: tudo depende da região que você irá visitar. Embora não pareça, a Tailândia é um país grandinho, possui duas costas de praia distintas e as épocas de chuva na Tailândia variam de costa para costa. Ir para a Tailândia no período das monções pode estragar a sua viagem. Então, leia com atenção esse texto e veja se está escolhendo a época certa para visitar a Tailândia.

Lembre também que embora existam épocas mais propícias para a chuva, não há como prever fenômenos climáticos. Ou seja, não adianta ficar perguntando se “é possível que chova em determinado mês”,  pois não é possível garantir isso. As chances diminuem consideravelmente se você escolher a época certa para ir para a Tailândia. A boa notícia é que os períodos de chuva nas costas são diferentes e, de uma maneira ou outra, você conseguirá curtir as belas praias.

Melhor época para viajar para a Tailândia

Bangkok

Bangkok é a capital da Tailândia e acaba sendo a porta de entrada no país para muitos turistas. A melhor época para visitar Bangkok e arredores é entre novembro e fevereiro.

Dezembro e janeiro são meses considerados de “inverno” para eles. Coloquei inverno entre aspas, porque as temperaturas caem um pouco, mas continuam bem altas e com muita umidade.

Período de chuvas em Bangkok

O período de chuvas em Bangkok vai de abril a outubro, sendo considerada a pior época para visitar Bangkok entre setembro e outubro. Esse período todo é bem quente, então prepare-se para suar muito.

melhor época para viajar para a tailândia

Grand Palace em Bangkok

Chiang Mai

Chiang Mai fica no norte da Tailândia. A melhor época para viajar para Chiang Mai é entre dezembro e fevereiro, pois também é o “inverno” da região. Novamente, coloquei entre aspas porque as temperaturas continuam bem altas, só não tão altas como no resto do ano.

Importante: o famoso Festival das Lanternas acontece em novembro, época ainda bem quente em Chiang Mai, porém alta temporada. Fique atento, pois os preços de hospedagem ficam elevados nessa época. Reservas de hotéis com antecedência são recomendadas.

Período de chuvas em Chiang Mai

O período de chuvas vai entre abril e novembro. A época com mais chuvas varia entre julho e setembro.  Os meses entre março e junho também não são recomendados porque são os meses mais quentes.

melhor época para viajar para a tailândia

Detalhe de um dos templos de Chiang Mai

Costa do Mar Andaman: Phuket, Krabi, Railay, Koh Phi Phi, Maya Bay, Koh Lanta

Essa é certamente a costa mais famosa da Tailândia, já que o filme A Praia com Leonardo di Caprio foi gravado lá em uma das ilhas de Koh Phi Phi, Maya Bay. A melhor época para visitar a Costa de Andaman é entre dezembro a março. Vale lembrar que é altíssima temporada entre meados de dezembro e fim de janeiro, pois os europeus fogem do inverno para curtir dias de sol na TailândiaReservas de hotéis com antecedência são recomendadas principalmente durante o período do natal e ano novo.

Período de chuvas na Costa de Andaman

A época das monções na Costa de Andaman (costa de Koh Phi Phi) vai entre abril a novembro, com o período mais forte entre setembro e outubro.

melhor época para viajar para a tailândia

Maya Bay

Costa do Golfo na Tailândia

Essa é a minha costa preferida na Tailândia. Para visitar Koh Samui, Koh Tao e arredores a melhor época é entre maio e setembro.

Período de chuvas na Costa do Golfo na Tailândia

O pior período para visitar a Costa do Golfo na Tailândia é entre outubro e janeiro. Os meses de fevereiro, março e abril ainda são um pouco instáveis. Cheguei a pegar um dia de chuva em fevereiro.

melhor época para viajar para a Tailândia

Koh Tao

Alta temporada na Tailândia

A alta temporada na Tailândia vai de dezembro a fevereiro. Espere pagar um pouco mais durante esse período, pois é a época do ano mais concorrida do país. Reservas de hotéis com antecedência são recomendadas principalmente durante o período do natal e ano novo.

Melhor época para economizar na Tailândia

De maneira geral, diria que os meses de novembro e março são boas opções para quem quer economizar. São meses quentes, mas não são os meses mais chuvosos e é baixa temporada.

Outra época barata é entre abril a junho. São os meses mais quentes do ano e bastante úmidos. Você vai economizar, mas ao mesmo tempo vai passar muito calor.

A época forte de chuvas na maioria do país (setembro-outubro) é obviamente a época mais barata para visitar a Tailândia. Só que o barato pode sair caro, principalmente nas regiões das praias. Vale a pena arriscar? Aí depende de você. Há relatos de pessoas que passaram uma semana na época das chuvas e pegaram tempestades todos os dias com duração de uma hora e há outros relatos de pessoas que ficaram literalmente “ilhadas” por conta da chuva.

Eu já fui para a Tailândia nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Foram dias incríveis! E por mais que eu tenha ido na alta temporada, ainda foi uma viagem com ótimo custo x benefício já que a Tailândia é um país com preços bem acessíveis.

 

Resumo da melhor época para ir para a Tailândia

  • Se a sua viagem incluir no roteiro Bangkok, Chiang Mai e Koh Phi Phi (e arredores) a melhor época é entre dezembro e fevereiro.
  • Se a sua viagem incluir no roteiro Bangkok, Chiang Mai e Koh Samui (e arredores) a melhor época é entre fevereiro e março.
  • Se a sua viagem só incluir no roteiro Koh Phi Phi e arredores, a melhor época é entre dezembro e fevereiro.
  • Se a sua viagem só incluir no roteiro Koh Samui e arredores, a melhor época é entre maio e setembro.

 

Outro ponto muito importante é onde se hospedar na Tailândia. Saiba como planejar sua viagem e escolher a melhor região e hotéis para sua estadia. Encontre todas as dicas para viajar para a Tailândia e desfrute sua viagem.

 

 

 
Lembrou do seguro viagem? Ele é muito importante e obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e Venezuela. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Para os EUA a contratação de um seguro com cobertura de U$1 milhão não é exagero. Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem (para citar alguns exemplos). Uso o seguro da Assist Card (vendido com desconto pela Real Seguros) há anos. Precisei utilizar 4 vezes durante minha volta ao mundo e sempre fui muito bem atendida. Você pode cotar com eles sem compromisso e, caso opte pela contratação, pode pagar em 6 vezes sem juros no cartão ou com desconto de 5% no pagamento à vista.
Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem. Seguro viagem geral 728x90