Quando estava planejando a minha viagem, li em muitos fóruns a pergunta: vale a pena alugar carro no Algarve? Olha, até dá para se locomover no Algarve sem carro e utilizando os ônibus locais, mas exige muito mais tempo e você não tem tanta flexibilidade no roteiro. Como eu escolhi um hotel em Carvoeiro, o meu roteiro precisava de um carro. Na minha opinião, se você está pensando em visitar muitas praias, vale a pena alugar carro no Algarve, porque o custo da locação é acessível, boa parte dos hotéis oferece estacionamento gratuito e as estradas de Portugal são muito boas e bem sinalizadas.

Sendo assim, divido aqui minhas dicas para alugar um carro barato no Algarve.

O que é bom saber antes de ir para Portugal

Como alugar carro no Algarve

Fiz cotação direto com as grandes locadoras, mas os preços ficavam absurdamente altos. Comecei a pesquisar e encontrei os seguintes sites ArgusCarHire e HolidayAutos. Eles trabalham com locadoras menores também.

Escolhi um carro da categoria “econômico” (Fiat Punto e semelhante). Vi as notas que cada locadora tinha no site e fui selecionando só as com as maiores notas.

Dica: leia com atenção os termos e condições da locadora, veja o que está incluso no valor da reserva, qual é o valor que ficará bloqueado no seu cartão, idade do condutor, taxas para transitar com o carro em outro país, etc. Enfim, leia tudo. Não convém ter preguiça de ler as regras, pois é o famoso caso do “barato que pode sair caro”.

Peguei o carro no aeroporto de Faro e, como aluguei com meu cartão MasterCard Platinum, rejeitei o seguro oferecido pela locadora e fiquei só com o seguro do cartão.

Pedágio automático

Portugal tem pedágio automático em boa parte das estradas, o que significa que não há como efetuar o pagamento do pedágio em dinheiro. Mas você não precisa se preocupar pois as locadoras oferecem o aparelhinho “Via Verde”, equivalente ao nosso “Sem Parar”.

Algumas locadoras cobram uma taxa simbólica pelo aluguel e outras não. Com o “Via Verde” instalado no carro, todos os pedágios virão debitados no seu cartão de crédito.

Estradas do Algarve

As estradas com pedágio são as autoestradas, com limite de velocidade maior. Lá no Algarve eu usei a autoestrada basicamente para ir/voltar ao aeroporto. Usei muito as estradas secundárias para ir de uma praia para outra e também para o hotel, então gastei muito pouco com pedágio (uns €5). Obviamente as estradas secundárias são bem mais lentas e em alguns trechos o limite de velocidade era de 50 km/h.

Continue planejando sua viagem para o Algarve

Motivos para conhecer o Algarve

Roteiro pelo Algarve

O que fazer em Lagos no Algarve

  
Lembrou do seguro viagem? Ele é muito importante e obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e Venezuela. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Para os EUA a contratação de um seguro com cobertura de U$1 milhão não é exagero. Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem (para citar alguns exemplos). Uso o seguro da Assist Card (vendido com desconto pela Real Seguros) há anos. Precisei utilizar 4 vezes durante minha volta ao mundo e sempre fui muito bem atendida. Você pode cotar com eles sem compromisso e, caso opte pela contratação, pode pagar em 6 vezes sem juros no cartão ou com desconto de 5% no pagamento à vista.
Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem. Seguro viagem geral 728x90