Lagos é uma das regiões mais turísticas do Algarve, já que uma de suas praias – a Dona Ana – já foi eleita uma das praias mais bonitas do mundo. Lagos oferece muitas atividades para os turistas, tem bons restaurantes, uma vida noturna agitada e fácil acesso para as praias paradisíacas. Além disso, Lagos também teve bastante influência na história de Portugal, pois muitas expedições durante o período das Grandes Navegações saíram de lá. Veja o que fazer em Lagos no Algarve.

O que fazer em Lagos no Algarve

Praias de Lagos no Algarve

Acho que a melhor coisa a fazer em Lagos é explorar as praias a pé. Da marina de Lagos você pode ir andando até a estradinha que leva para as praias. É uma caminhada bem gostosa, você passa pela Fortaleza da Ponta da Bandeira e já avista as primeira praias: a Praia da Batata e a Praia do Estudante.

De lá, segui em busca da tão famosa Praia de Dona Ana. O que eu fiz (por acaso) e recomendo que todo mundo faça é seguir pela estradinha até a entrada para a Praia do Pinhão. Depois, em vez de voltar para a estrada e continuar o caminho até a Praia de Dona Ana, o esquema é ir andando pela estradinha de terra, por cima das falésias. O visual é realmente inacreditável. Maravilhoso mesmo! É uma praia mais linda que a outra e de tons de azul e verde de deixar qualquer um babando.

o que fazer em lagos no algarve

Chegando na Praia do Pinhão

o que fazer em lagos no algarveAí vai da disposição e das “pernocas” de cada um, já que as praias de Lagos seguem o mesmo padrão: falésias e muita escadaria para chegar na areia. Eu acabei descendo só na Praia da Dona Ana, a última praia dessa “estradinha de terra” que encontrei por acaso.

o que fazer em lagos no algarve

Praia da Dona Ana

Admito que fiquei um pouco decepcionada com a Praia de Dona Ana. Não que ela não seja bonita, mas comparada com suas vizinhas ela é apenas mais uma praia. Gostei muito mais da Praia do Pinhão, por exemplo.

o que fazer em lagos no algarve

Praia da Dona Ana

Praia de Dona Ana

Embora a Praia de Dona Ana não tenha sido a minha preferida na região de Lagos, ela é a praia com mais estrutura. Por exemplo, é possível alugar guarda-sol, cadeira de praia e almoçar no restaurante. Foi o que fiz. O que me surpreendeu positivamente é que apesar da Praia de Dona Ana já ter entrado no ranking de uma das mais bonitas do mundo e ser um dos lugares mais visitados de Portugal, o restaurante tinha preços acessíveis. Ok que ele era meio “americanizado” e com mais opções de lanches do que comida propriamente dita, mas seria até um sacrilégio estar em um lugar tão lindo e comer um hambúrguer. Fui de sardinhas grelhadas, uma das inúmeras delícias da culinária portuguesa. O prato custou €9,5.

o que fazer em lagos no algarve

Praia do Camilo

Depois do almoço na Praia de Dona Ana e um gélido mergulho no mar (a essa altura do campeonato você já deve saber que a água do Algarve é gelada), segui para a Praia do Camilo. Peguei a estrada mesmo. Não é uma caminhada muito longa, mas tem um pouco de subida. Olha, eu até fui para o Algarve por causa da Praia da Dona Ana, mas foi a Praia do Camilo que me conquistou. De lá é possível ter uma visão panorâmica de todas as praias que já citei nesse post. É um visual maravilhoso. Fiquei um tempão no mirante tirando fotos e apreciando a paisagem até ter coragem para encarar a escadaria.

o que fazer em lagos no algarve

Praia do Camilo

o que fazer em lagos no algarve

Mirante da Praia do Camilo

Vale cada degrau! Pode descer sem medo de ser feliz, porque a praia é maravilhosa lá embaixo também.

Passeio de barco pelas Praias de Lagos no Algarve

Eu adoro passeios de barco, então é claro que fiz um em Lagos. São muitos os passeios oferecidos, mas quis fazer um mais básico. Acabei escolhendo o passeio de 40 minutos saindo da marina de Lagos até a Ponta da Piedade.

Peguei o barco bem em frente à Fortaleza. Custou €15 por pessoa e o que achei mais legal é que não precisa esperar mais ninguém. No meu caso, fui só com minha amiga no barco.

O barco passa por todas as praias que já citei aqui no post e vai até a Ponta da Piedade, mas temos a visão “nível do mar” das praias. O barqueiro vai contando um pouco da história das praias e nomeando as rochas. Algumas o pessoal teve bastante criatividade e eu não consegui ver os tais elementos. Tirando o Titanic e Iceberg (abaixo, primeira foto superior da esquerda) o resto nem com muita imaginação eu consegui ver.

Verdade seja dita: a vista das praias é realmente mais bonita vista do topo, mas passar de barco dentro das grutas é bem legal. Acho que vale ter as duas experiências.

o que fazer em lagos no algarve

Essa é apenas uma sugestão do que fazer em Lagos no Algarve. Uma dica: se você for de carro para Lagos tente deixar o carro o mais próximo possível da marina. Lá perto tem um estacionamento gratuito e você pode fazer todo esse roteiro a pé. Também é possível subir de carro até a Praia da Dona Ana, mas perde um pouco da graça (e as belezas do caminho), além de ser difícil estacionar lá na praia pois há poucas vagas de estacionamento.

Continue planejando sua viagem para o Algarve

O que é bom saber antes de ir para Portugal

Motivos para conhecer o Algarve

Onde ficar no Algarve

 
Lembrou do seguro viagem? Ele é muito importante e obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e Venezuela. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Para os EUA a contratação de um seguro com cobertura de U$1 milhão não é exagero. Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem (para citar alguns exemplos). Uso o seguro da Assist Card (vendido com desconto pela Real Seguros) há anos. Precisei utilizar 4 vezes durante minha volta ao mundo e sempre fui muito bem atendida. Você pode cotar com eles sem compromisso e, caso opte pela contratação, pode pagar em 6 vezes sem juros no cartão ou com desconto de 5% no pagamento à vista.
Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem. Seguro viagem geral 728x90