Montar um roteiro pelo Algarve em Portugal não é uma tarefa tão simples já que a região é repleta de praias maravilhosas e na maioria das vezes não dispomos de tempo e/ou dinheiro disponível para conhecer todas (o Algarve tem aproximadamente 80 praias). Então, você deve levar em consideração alguns itens antes de montar seu roteiro de viagem pelo Algarve. Dou algumas dicas para facilitar o seu planejamento de viagem.

Lembre que o seguro viagem é obrigatório para Portugal

Como montar um roteiro pelo Algarve em Portugal

Algarve com carro ou sem carro?

Eu optei por alugar um carro, ter mais flexibilidade e ficar hospedada em apenas uma praia. Com carro fica bem mais fácil conhecer praias de diferentes regiões, como Lagos, Albufeira, Lagoa e Tavira.

Se você decidir não alugar carro e se locomover de trem e ônibus terá que diminuir a lista de praias a serem visitadas já que perderá um bom tempo no deslocamento ou montar mais de uma base.

roteiro pelo algarve

A linda Praia do Camilo

Seu estilo de viagem

O seu estilo de viagem também influenciará muito na hora de montar um roteiro pelo Algarve. Você prefere ficar em apenas um hotel em uma praia mais tranquila e de lá fazer passeios de carro até outras praias? Ou prefere ficar em um hotel mais central e poder visitar várias praias a pé? Ou o que você procura é um lugar com vida noturna agitada?

Eu preferi um hotel legal, com piscina e uma praia quase exclusiva, o Tivoli Carvoeiro (RESERVE AQUI). Veja minhas dicas de Onde ficar no Algarve.

roteiro pelo algarve em portugal

Praia da Marinha

A água do Algarve é gelada

Sim, é verdade que a água do Algarve é bem gelada (e olha que ainda é mais “quentinha” que no resto de Portugal). Então, se você quer passar o dia no mar é bom levar isso em consideração. Nesse caso, a melhor escolha seria Tavira para montar base e a Ilha de Tavira para curtir o dia. Lá a água é razoável e até dá para encarar um mergulho.

roteiro pelo algarve em portugal

Ilha de Tavira

Como decidir quais praias visitar no Algarve

Bom, essa é uma escolha muito pessoal. Eu sugiro ver as fotos e ler com atenção a descrição de cada praia. Uma coisa é certa: não tem escolha ruim no Algarve. A região é mesmo encantadora e não é à toa que é mais turística de Portugal.

roteiro pelo algarve em portugal

Resumo de como montar seu roteiro de viagem pelo Algarve

✓ Decida se vai ou não alugar um carro.

✓ Veja qual seu estilo de viagem: quer um hotel confortável com piscina e uma praia quase exclusiva ou um hotel mais central e com fácil acesso às praias? Ou então quer aproveitar e passar o dia no mar?

✓ Prefere ficar em apenas uma praia ou montar diferentes bases?

✓ Pesquise, veja fotos e quais praias não podem faltar no seu roteiro.

Continue planejando sua viagem pelo Algarve

Onde ficar no Algarve

O que é bom saber antes de ir para Portugal

Motivos para conhecer o Algarve

O que fazer em Lagos no Algarve

  
Lembrou do seguro viagem? Ele é muito importante e obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e Venezuela. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Para os EUA a contratação de um seguro com cobertura de U$1 milhão não é exagero. Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem (para citar alguns exemplos). Uso o seguro da Assist Card (vendido com desconto pela Real Seguros) há anos. Precisei utilizar 4 vezes durante minha volta ao mundo e sempre fui muito bem atendida. Você pode cotar com eles sem compromisso e, caso opte pela contratação, pode pagar em 6 vezes sem juros no cartão ou com desconto de 5% no pagamento à vista.
Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem. Seguro viagem geral 728x90