Você certamente já viu uma foto de Maya Bay rodando pela internet (nem que tenha sido como capa do filme A Praia). Na minha opinião, Maya Bay foi beneficiada e prejudicada ao mesmo tempo pelo efeito Hollywood. O turismo desenfreado está sim acabando com o local e é uma pena que isso esteja acontecendo. Bom, terminado o meu desabafo, vamos o que interessa: como chegar em Maya Bay e informações que você precisa saber antes de visitá-la.

Fiquei doente na Tailândia e precisei usar o seguro viagem. Veja o que aconteceu.

Como chegar em Maya Bay: confira as opções

Passeio de 1 dia a partir de Phuket, Krabi (Ao Nang, Railay) e Koh Lanta

O passeio de 1 dia para Maya Bay é muito popular para quem se hospeda em Phuket, Krabi e até mesmo Koh Lanta. Particularmente, não acho a melhor opção porque todos os barcos de excursão chegam ao mesmo tempo, a praia fica completamente lotada e é praticamente impossível apreciar a beleza do lugar. Mas é aquela coisa: se você só tem 1 dia na região e faz muita questão de conhecer Maya Bay é melhor conhecer desse jeito do que não conhecer.

Esses passeios também incluem paradas na Monkey Beach e Bamboo Island, paradas para snorkel e alguns ainda param em Koh Phi Phi Don com direito a subida ao famoso viewpoint.

Passeio de barco long tail privado a partir de Koh Phi Phi

Essa seria a minha recomendação se você estiver hospedado em Koh Phi Phi Don. Eu já fiz esse passeio em barco privado três vezes: duas bem cedo (entre 6h30 e 7h da manhã) e outra depois das 16h30 (horário que os barcos de excursão já foram embora).

como chegar em maya bay

O clássico barco long tail

Problema de ir bem cedo para Maya Bay

A cor da água. O sol começa a deixar a água com aquele tom de verde lá pelas 9h. Antes disso, só uma parte de Maya Bay fica com aquele tom maravilhoso que vemos nas fotos.

como chegar em maya bay

Parte de Maya Bay no início da manhã

como chegar em maya bay

Só essa parte fica com a água bem esverdeada

Problema de ir no final da tarde para Maya Bay

Por causa da maré, o mar recua muito e fica uma grande extensão de areia. Fica praticamente irreconhecível.

Como negociar com o barqueiro

Como eu estava hospedada perto do viewpoint, resolvi pegar o barco ali na praia mesmo. TODOS os barqueiros carregam um cartaz plastificado gigante com os preços dos passeios: 1800 baht para 3 horas. Esse preço vale para até 3 pessoas no barco. Como estava sozinha e não queria esperar mais ninguém, chorei as pitangas e falei que tinha visto lá no pier por 1500 baht e o barqueiro topou fazer por esse preço.

como chegar em maya bay

Maya Bay em 2016

Minha dica

Lá perto do pier o preço tabelado dos barqueiros já é 1500 baht (3 horas de passeio) e eu tenho certeza que bem negociado dá para chegar em 1200 baht (ou menos). Eu recomendo a contratação do barco lá perto do pier.

Taxa de entrada em Maya Bay

Outra novidade (desde minha última visita) é a taxa de 400 baht para entrar em Maya Bay. Não sei quando começaram a cobrar essa taxa, mas chega a ser meio absurdo cobrar um valor alto (para os padrões tailandeses, claro) dizendo que é para a manutenção da ilha. Infelizmente há lixo espalhado pela areia e pelo visto essa taxa não está sendo utilizada realmente para manter o local.

como chegar em maya bay

Maya Bay em 2010

Importante: dessas 3 horas negociadas do passeio privativo com o barqueiro, uma você vai perder no deslocamento. No melhor dos cenários você vai conseguir negociar mais uma lá em Maya Bay. Eu negociei com o barqueiro para me me levar também na Phi Phi Leh Lagoon (acho até mais bonita do que Maya Bay). Dessa última vez, dispensei as paradas em Monkey Beach e Bamboo Island, mas dá para incluir no passeio também (tudo é negociável).

como chegar em Maya Bay

Phi Phi Leh Lagoon

Passeio de excursão a partir de Koh Phi Phi

Também já fiz e é bem mais barato do que o barco privativo (na faixa de 500-600 baht). O problema é que também chega nos horários de pico. A vantagem desse passeio a partir de Koh Phi Phi é que você pode fazer passeio de meio-dia, ou seja, pode ir ou de manhã ou de tarde (eu fiz o do pôr do sol). É uma opção para quem está sozinho e não pode gastar todo o valor do barco privativo.

como chegar em maya bay

A parte de trás de Maya Bay, Lo Samah Bay

Dormir em Maya Bay

Hoje só existe uma maneira de dormir em Maya Bay e realmente acordar com a “Praia Vazia”: fazer o passeio Maya Bay Sleep Aboard da empresa Krabi Connect. O passeio é bem limitado (apenas para 27 pessoas por dia) e reservar com bastante antecedência é fundamental. Você sai lá pelas 16h de Koh Phi Phi e segue para Maya Bay onde passa a noite. Importante: você dorme no barco. O passeio custa aproximadamente U$100. Eu não fiz esse passeio (não faz muito meu estilo), mas conheço umas pessoas que fizeram e amaram.

como chegar em maya bay

Essa foto tirei em 2010. Maya Bay não era tão lotada. Hoje acredito que só dormindo na ilha para conseguir uma parecida.

*Cotação aproximada de novembro de 2016: 1 usd = 35 baht

Continue planejando sua viagem para a Tailândia

O que você precisa saber antes de ir para a Tailândia

Melhor época para viajar para a Tailândia

  
Lembrou do seguro viagem? Ele é muito importante e obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e Venezuela. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Para os EUA a contratação de um seguro com cobertura de U$1 milhão não é exagero. Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem (para citar alguns exemplos). Uso o seguro da Assist Card (vendido com desconto pela Real Seguros) há anos. Precisei utilizar 4 vezes durante minha volta ao mundo e sempre fui muito bem atendida. Você pode cotar com eles sem compromisso e, caso opte pela contratação, pode pagar em 6 vezes sem juros no cartão ou com desconto de 5% no pagamento à vista.
Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem. Seguro viagem geral 728x90