O metrô de Dubai foi inaugurado em 2010 e tem duas linhas: a vermelha que vai do aeroporto até Jebel Ali e a verde que vai do Dubai Airport Free Zone até Dubai Healthcare City. Boa parte dos pontos turísticos da cidade são acessíveis via metrô. Ainda que seja necessário percorrer um ou outro trajeto de táxi, o metrô ajuda a economizar tempo no deslocamento (o trânsito de Dubai pode ser infernal) e também dinheiro já que é muito mais barato do que o táxi. Veja então como usar o metrô de Dubai.

Lembrou do seguro viagem?

Como usar o metrô de Dubai

O que é bom saber sobre o metrô de Dubai

A primeira coisa que você tem que saber é que há vagões exclusivos para mulheres e crianças no metrô de Dubai. É fácil reconhecer esses vagões, pois há uma faixa rosa no chão indicando a entrada da “Women and Children Cabin”. Como o nome diz, esse vagão é exclusivo para mulheres e crianças. Se você for homem e for pego nesse vagão por algum fiscal terá que pagar uma multa de AED 100. Já aviso que as mulheres locais realmente não gostam e deduram quando há homens no vagão. Em tempo: mulheres não são obrigadas a viajar nesse vagão. Podem viajar nos demais sem nenhum problema.

 

como usar o metrô em dubai

 

Eu entrei nesse vagão algumas vezes porque ele é um pouco mais vazio que os demais. Esse é outro ponto importante: peguei o metrô em diversos dias da semana e em diversos horários e ele estava sempre cheio. Só consegui viajar sentada uma única vez.

Há também a cabine Gold Class, a “primeira classe” do metrô. Dubai não seria Dubai se não oferecesse um certo glamour até no metrô, não é mesmo? Esse vagão é realmente muito tranquilo e bem mais vazio que os demais, mas não sei se a diferença de preço realmente compensa. O bilhete dessa cabine custa o dobro do que da cabine normal.

Onde comprar o bilhete

O bilhete pode ser comprado direto nas máquinas ou com os próprios atendentes nas estações. Todo mundo fala inglês em Dubai (mesmo que com seus inúmeros sotaques), então se você se vira no inglês pode ficar tranquilo em relação a isso.

Você deve comprar o Nol card, um cartão recarregável. Há quatro tipos de Nol card: vermelho, prata, ouro (acesso a Gold Class) e azul (para residentes em Dubai). Eu comprei o vermelho que custa AED 2 e pode ser recarregado para até 10 viagens avulsas ou 5 bilhetes diários. Já o prata custa AED 25, mas inclui AED 19 de crédito e tem tarifas mais baratas por zona de viagem. Uma boa opção para quem vai utilizar bastante o metrô.

Observação: as tarifas dependem da distância percorrida (zonas). Se você for percorrer muitas zonas ao longo do dia, vale a pena comprar o bilhete diário que custa AED 20 (foi o que eu fiz).

Para mais informações sobre as tarifas (em inglês): http://www.dubai-online.com/transport/metro/tickets-fares/

como usar o metrô de dubai

Estação de metrô de Dubai. Foto: Shutterstock

Linhas do metrô de Dubai

O metrô de Dubai tem duas linhas: a vermelha (red line) e a verde (green line). A linha vermelha é a maior percorrendo 52 km da cidade. Essa linha vai das proximidades do aeroporto internacional até Jebel Ali passando por Deira, Burj Khalifa/Dubai Mall, Mall of the Emirates e IBN Battuta Mall.

Já a linha verde percorre 22,5 km e liga o Dubai Airport Free Zone a Dubai Healthcare City. É possível fazer baldeação das linhas nas estações Union e Burjuman.

Continue planejando sua viagem para Dubai

O que você precisa saber antes de ir para Dubai

Qual a melhor época para viajar para Dubai

*Imagem em destaque retirada do site Shutterstock.

 

 
Lembrou do seguro viagem? Ele é muito importante e obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e Venezuela. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Para os EUA a contratação de um seguro com cobertura de U$1 milhão não é exagero. Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem (para citar alguns exemplos). Uso o seguro da Assist Card (vendido com desconto pela Real Seguros) há anos. Precisei utilizar 4 vezes durante minha volta ao mundo e sempre fui muito bem atendida. Você pode cotar com eles sem compromisso e, caso opte pela contratação, pode pagar em 6 vezes sem juros no cartão ou com desconto de 5% no pagamento à vista.
Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem. Seguro viagem geral 728x90