Há alguns meses fiz a pergunta em vários grupos de blogueiros que participo: vale a pena comprar uma GoPro? Como eu queria uma câmera de aventura para levar para minha viagem para a Tailândia – programada em cima da hora –  eu teria que me submeter aos preços nada amigáveis do Brasil. Por isso, não foi uma decisão tão fácil. Pensei em economizar e comprar a versão “GoPobre” ou até mesmo uma câmera de marca brasileira, mas recebi tantos comentários positivos a respeito da a GoPro que decidi investir. Foi uma facada, diga-se de passagem.

Vale a pena comprar uma GoPro?

Essa é uma pergunta que tem como resposta o tal “depende”. No meu caso, valeu a pena sim. Apesar de eu não investir tanto (ainda) na parte de vídeos, eu queria uma câmera bem compacta para levar comigo para todos os lugares de praia/lagos/lagoas/rios sem ficar me preocupando se iria entrar areia, água, etc.

Exatamente por não investir tanto em vídeos e ter feito questão de ter um visor na câmera eu optei pelo modelo GoPro Hero 4 Silver. Muita gente havia me dito para comprar a versão black (melhor para vídeos) ou até mesmo esperar o modelo 5 que estava para ser lançado, mas estou bem satisfeita com o modelo Hero 4 Silver.

vale a pena comprar uma GoPro

Maya Bay, Tailândia. Foto: GoPro Hero 4 Silver

Como eu já disse, a GoPro não vale a pena para todo mundo. Tudo depende do seu estilo de viagem, do seu grau de paixão pela fotografia e aventura e principalmente no quanto de dinheiro tem disponível para investir em um equipamento fotográfico. Coloco aqui as principais vantagens e desvantagens da GoPro para ajudar na sua escolha.

Vantagens

Tamanho

O tamanho da GoPro é realmente imbatível. É uma câmera muito pequena e muito leve. Ótimo para quem não gosta de carregar muito peso nas viagens, curte fotografia e não quer depender apenas das fotos do celular e/ou de uma câmera point and shoot.

vale a pena comprar uma GoPro

Foto: Shutterstock

Facilidade

É uma câmera bem intuitiva. Convém ler o manual e assistir uns tutoriais na internet, mas é uma câmera fácil de mexer. Demorou muito pouco para eu me familiarizar com a GoPro e conseguir fazer boas fotos e vídeos. O aplicativo para o celular também é excelente e você ainda pode usar e abusar do wi-fi da GoPro para mandar as fotos na hora para o seu celular e já sair postando as fotos nas redes sociais.

vale a pena comprar uma GoPro

Hotel PP Casita em Koh Phi Phi na Tailândia

Lente Olho de Peixe

Essa é uma das grandes vantagens da GoPro: a lente olho de peixe (grande angular) que permite ângulos realmente diferenciados na foto.

vale a pena comprar uma GoPro

Detalhes de um templo na Tailândia

Em tempo: dá para diminuir essa angulação. Eu, por exemplo, costumo utilizar o modo normal ou no máximo o modo médio de angulação nos vídeos.

Vídeos

Essa é realmente a grande vantagem da GoPro na minha opinião. Os vídeos ficam ótimos (mesmo eu que sou amadora consegui uns resultados muito bons) e você não precisa ser nenhum produtor para editá-los depois. Tem muito aplicativo de edição para leigos e você consegue fazer vídeos legais sem muito conhecimento.

Outro fator que gostei muito é que a GoPro tem um modo “vídeo + foto” e enquanto você está gravando o vídeo a cada x segundos a câmera tira uma foto. É excelente para quem está viajando sozinho e não quer perder nenhum clique e nem deixar de filmar.

Desvantagens

Preço

O preço é elevado, principalmente no Brasil. Bom, no Brasil é uma facada mesmo. Muito caro! Então, se você decidiu comprar uma GoPro e vai viajar para o exterior compre lá com toda certeza. É muito mais vantajoso.

Acessórios

Depois que você compra a GoPro você percebe que não basta só a câmera e que você precisa de alguns acessórios. Alguns são baratos (pelo menos a versão genérica) e já ajudam muito na qualidade das fotos/vídeos. Por exemplo: pau de selfie, bastão flutuante, boia flutuante. Outros são absurdamente caros e fazem muita diferença na produção de fotos e vídeos, mas exigem um bom investimento. Por exemplo: dome, gimbal, drone, etc.

Fotos noturnas

As fotos noturnas não ficam boas com a GoPro. Isso é um fato! E esse é um fator que inviabiliza dizer que a GoPro é uma câmera mega compacta que atende todas as suas necessidades em todos os ambientes e com todas as luzes.

Resumo

Se você faz muitas viagens de aventura, visita muitos lugares de praias, rios, cachoeiras, desertos, neve, etc. eu acredito que a GoPro é um bom investimento, principalmente se você comprar fora do Brasil com preços mais amigáveis. Não posso opinar sobre as versões genéricas e afins de câmeras de ação, porque não tenho e nunca tirei fotos com elas. Alguém tem e pode dar uma opinião se também vale a pena?

*Foto em destaque retirada do site Shutterstock

 
Lembrou do seguro viagem? Ele é muito importante e obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e Venezuela. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Para os EUA a contratação de um seguro com cobertura de U$1 milhão não é exagero. Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem (para citar alguns exemplos). Uso o seguro da Assist Card (vendido com desconto pela Real Seguros) há anos. Precisei utilizar 4 vezes durante minha volta ao mundo e sempre fui muito bem atendida. Você pode cotar com eles sem compromisso e, caso opte pela contratação, pode pagar em 6 vezes sem juros no cartão ou com desconto de 5% no pagamento à vista.
Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem. Seguro viagem geral 728x90