Uma ótima notícia para quem está indo para o Velho Continente: fim do roaming na Europa. Isso mesmo! A partir de hoje, 15 de junho, acaba a cobrança de roaming entre os países da União Europeia (UE). Isso significa que você pode comprar um chip (sim card) no primeiro país da União Europeia que visitar e usar esse mesmo chip nos demais países.

O seguro viagem é obrigatório na Europa

Fim do Roaming na Europa

A nova regra que inibe a cobrança do roaming passa a valer para todos os países que fazem parte da União Europeia. São eles:  Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia.

Importante:

1- Por enquanto, o Reino Unido está incluído nessa lista, mas assim que sair da União Europeia não fará parte do acordo.

2- A Suíça não faz parte do acordo, pois não faz parte da União Europeia.

fim do roaming na europa

Fim da cobrança de roaming na União Europeia

O que muda a partir de agora?

Acabam as taxas adicionais para usar o chip (sim card) de um país da União Europeia em outro. Vamos supor que você faça uma viagem para a Espanha, Itália e França e compre um chip (sim card) na Espanha. Você poderá usar esse mesmo chip na Itália e França sem cobrança de roaming (desde que não exceda a franquia do plano). Ou seja, você conseguirá viajar pelos países da União Europeia com apenas um chip.

Antes precisávamos comprar um chip mais caro e que funcionasse em diversos países ou então um chip em cada país, o que muitas vezes nem era viável devido ao alto custo envolvido.

fim do roaming na europa

Foto: Shutterstock

E como comprar o chip?

Comprar um chip na Europa é muito fácil. Muitos aeroportos e estações de trem possuem lojas das operadoras locais. Basta escolher uma operadora com boa cobertura (Vodafone, Orange, O2, por exemplo) e um plano com bom custo x benefício e ficar conectado durante toda a sua viagem.

Importante: lembre que seu celular precisa estar desbloqueado para que você possa utilizar um chip de outra operadora.

Veja como foi a compra de um chip na minha última viagem para Portugal. 

*Foto em destaque retirada do site Shutterstock.


Lembrou do seguro viagem? Ele é muito importante e obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e Venezuela. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Para os EUA a contratação de um seguro com cobertura de U$1 milhão não é exagero. Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem (para citar alguns exemplos). Uso o seguro da Assist Card (vendido com desconto pela Real Seguros) há anos. Precisei utilizar 4 vezes durante minha volta ao mundo e sempre fui muito bem atendida. Você pode cotar com eles sem compromisso e, caso opte pela contratação, pode pagar em 6 vezes sem juros no cartão ou com desconto de 5% no pagamento à vista.
Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem. Seguro viagem europa 728x90