Meu amor por Whitehaven Beach é antigo. Eu até já elegi essa praia como a praia mais bonita que eu conheço. Quando fechei minha viagem para a Austrália, a única certeza que eu tinha é que Whitehaven Beach estaria no roteiro. São muitas as maneiras de chegar lá, mas nesse post irei detalhar como é o passeio de 1 dia para Whitehaven Beach, saindo de Airlie Beach ou Hamilton Island no estado de Queensland.

Passeio de 1 dia para Whitehaven Beach

Whitehaven Beach fica no parque nacional das Whitsunday Islands e o acesso é feito por barco e/ou veleiro, helicóptero ou hidroavião. Na primeira vez que visitei Whitehaven optei pelo passeio de veleiro. Foi muito legal, mas foi outro estilo de viagem. Eu viajei com uma amiga da mesma idade, nosso cronograma não estava tão apertado e tudo foi uma festa (apesar dos perrengues).

Visitar Whitehaven novamente de veleiro não era uma opção. Além de eu não ter o tempo disponível, eu estava viajando com minha mãe. Depois de muita pesquisa, optei pelo passeio de 1 dia para Whitehaven Beach com a Cruise Whitsundays.

Muitos são os passeios oferecidos na internet e nas agências locais, mas são poucos (eu só encontrei dois) que de fato oferecem o passeio até “Hill Inlet”. É de lá que você tem a melhor vista de Whitehaven e pode realmente entender porque essa praia já foi eleita a praia mais bonita do mundo.

passeio de 1 dia para whitehaven beach

Hill Inlet

A praia é tão famosa por causa de sua areia branquíssima que tem 98% de sílica, o que combinado com a maré garante visuais de tirar o fôlego.

Cruise Whitsundays

A empresa oferece diversos passeios para Whitehaven Beach além de transfers entre as principais ilhas que fazem parte das Whitsundays. Eu optei pelo “The Ultimate Whitehaven Beach Full Day”, porque me pareceu o passeio mais completo e também porque incluía a subida ao mirante Hill Inlet que, como já disse, é o lugar para conseguir as melhores fotos de Whitehaven Beach.

O passeio custou AUD 220 e no valor estava incluído café e chá (dentro do barco), almoço (uma lancheira com wrap, iogurte, água, fruta e bolacha) e um lanche da tarde no barco na volta (frutas, muffin, café e chá).

passeio de 1 dia para whitehaven beach

Barco da Cruise Whitsundays e parte do almoço

Como é o passeio

Você precisa chegar no porto com uma antecedência de 30 minutos do horário da saída do barco para fazer o check-in. No caso de Airlie Beach, o barco sai às 7h.

Não demorei muito tempo no check-in. O embarque foi feito às 6h45 e o barco saiu pontualmente às 7h. Ainda na entrada, os funcionários separam os grupos já que o mesmo barco leva passageiros que desembarcarão em Hamilton Island e/ou farão o passeio de meio-dia ou 1 dia para Whitehaven.

Quem compra o passeio de 1 dia para Whitehaven Beach tem acesso a uma área interna exclusiva do barco com mesas, cadeiras e ar-condicionado. Nossa guia pediu que ficássemos lá e nos explicou como seria o passeio, informou que havia café e chá à disposição e perguntou se tínhamos alguma dúvida.

Nesse meio tempo, o barco parou em Hamilton Island para pegar outros passageiros e de lá seguiu para Whitehaven. O meu trajeto de ida durou um pouco mais que o tempo previsto, porque o mar estava bem revolto e o capitão teve que pegar um caminho mais longo para desviar das ondas. O barco balançou muito na ida. Não sei se foi por causa da chuva ou se é algo comum, então se você enjoa em barcos é bom levar um remédio.

Estrutura na Praia

Uma diferença que notei é que o barco da Cruise Whitsundays não para no mesmo lugar que os veleiros. Ele para na parte sul da praia, uma parte que eu inclusive não conheci quando fui de veleiro. Essa parte sul de Whitehaven é enorme.

Há uma área montada com barracas nessa parte sul exclusiva para os passageiros da Cruise Whitsundays. Como no dia que eu fui, nublou, choveu, nublou, choveu, essa barraca foi uma mão na roda.

passeio de 1 dia para whitehaven beach

Estrutura montada na praia

Barco para a parte norte de Whitehaven e o Hill Inlet

Depois que chegamos na parte sul, os grupos se dividem. Quem opta pelo passeio de meio-dia, por exemplo, fica pouco mais de uma hora em Whitehaven e nem vai para o Hill Inlet.

Ficamos uma meia-hora na parte sul e a guia nos chamou para pegar um barco menor e seguirmos em direção ao Hill Inlet. O trajeto de barco durou uns 10 minutos e depois seguimos todos juntos para o Hill Inlet. A subida para o mirante dura uns 15 minutos e é bem tranquila.

Para meu azar, o tempo não estava dos melhores e choveu um pouco quando subimos. Fiquei bem chateada, porque Whitehaven é minha praia favorita no mundo, mas a verdade é que ela não decepciona. É bonita com sol e chuva.

passeio de 1 dia para whitehaven beach

Linda de qualquer maneira

 

Ficamos praticamente 2 horas na parte norte de Whitehaven e a guia deixou todo mundo à vontade. Só marcou um ponto de encontro para pegarmos o barco de volta para a parte sul.

 

passeio de 1 dia para whitehaven beach

 

Quando voltamos para a parte sul, a guia perguntou quem queria fazer snorkel, pois o barco menor iria levar os interessados. Eu não quis e passei o resto do dia na praia.

O que levar

Protetor solar, repelente, chapéu e/ou boné, óculos de sol, canga e/ou toalha para deitar na areia. Se estiver nublado e ameaçando chover é bom levar uma jaqueta também.

Eu não senti fome durante o dia. O almoço foi suficiente apesar de ser um lanche. Mas se você é “comilão” sugiro levar uns snacks (salgadinhos, bolachas, etc.).

Resumo

Ficamos na praia até às 16h. Uma pena que o tempo estava horrível e não deu para curtir muito a praia, mas de qualquer maneira esse realmente é o melhor tour para quem quer aproveitar de fato Whitehaven Beach e também subir até o Hill Inlet.

passeio de 1 dia para whitehaven beach

Parte sul de Whitehaven Beach

A título de curiosidade, da outra vez que fui (julho/11) estava um dia maravilhoso. Olha como é Whitehaven com sol.

passeio 1 dia para whitehaven beach

Whitehaven Beach com sol

Informações:

Passeio oferecido pela Cruise Whitsundays.

Link do passeio que fiz (em inglês): https://www.cruisewhitsundays.com/whitehaven-day-cruises/the-ultimate-whitehaven-beach-day/

Preço em maio/17: AUD 220.

Dá para comprar o passeio diretamente no site (recomendado, principalmente na alta temporada) ou em uma das inúmeras agências de turismo de Airlie Beach ou Hamilton Island.

  
Lembrou do seguro viagem? Ele é muito importante e obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e Venezuela. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Para os EUA a contratação de um seguro com cobertura de U$1 milhão não é exagero. Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem (para citar alguns exemplos). Uso o seguro da Assist Card (vendido com desconto pela Real Seguros) há anos. Precisei utilizar 4 vezes durante minha volta ao mundo e sempre fui muito bem atendida. Você pode cotar com eles sem compromisso e, caso opte pela contratação, pode pagar em 6 vezes sem juros no cartão ou com desconto de 5% no pagamento à vista.
Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem. Seguro viagem geral 728x90