Home Destinos InternacionaisEuropaPortugal 10 Motivos para conhecer Portugal

10 Motivos para conhecer Portugal

por Fernanda

Atualizado em

Portugal é um dos meus países favoritos da Europa. É um país pequeno e cheio de surpresas. Já morei em Lisboa e já tive a chance de dar uma boa viajada pelo país, que é realmente incrível de norte a sul. Motivos para conhecer Portugal não faltam. Conheça alguns deles.

10 Motivos para Conhecer Portugal

1) História

Portugal respira história. É possível encontrar escrituras em pedra de mais de 20 mil anos, conhecer Patrimônios Mundiais da Unesco, visitar centros medievais e também conhecer um pouco mais da própria história do Brasil, já que a nossa história começa com a com a parte da história de Portugal chamada de o período das Grandes Navegações, época em que Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novos territórios . Foram as explorações marítimas da época que transformaram Portugal em uma grande potência imperial. É possível viver um pouco dessa história visitando museus, igrejas e monumentos que foram construídos para homenagear os navegadores.  O Padrão dos Descobrimentos é um deles.

motivos para conhecer Portugal

Padrão dos Descobrimentos. Foto: Shutterstock

2) Arquitetura

A arquitetura portuguesa é bem variada: ruínas antigas, obras que homenageiam o período das Grandes Navegações, castelos, igrejas, mosteiros e também há monumentos bem modernos, como a estação Gare do Oriente em Lisboa. São muitas as obras arquitetônicas incríveis.

motivos para conhecer Portugal

Estação Gare do Oriente. Foto: Shutterstock.

3) Gastronomia

Na minha opinião, a comida portuguesa é uma das mais deliciosas do mundo. Frutos do mar, muita carne de porco, pães, azeitonas, queijos e maravilhosos doces. Tudo isso com preços muito acessíveis.

motivos para conhecer portugal

Sardinhas grelhadas

motivos para conhecer portugal

Pastéis de Belém

4) Vinhos

Quando pensamos nos vinhos portugueses, pensamos no vinho do Porto, mas o leque é bem mais amplo. A região do Alto Douro, por exemplo, é a região mais antiga de produção vinícola do mundo. Já a região do Minho produz o famoso vinho verde. Uma coisa é certa: independente de qual região de Portugal você visitar, é garantido que encontrará um bom vinho nacional.

motivos para conhecer portugal

Vinhos Portugueses. Foto: Shutterstock

5) Idioma

Ainda que existe diferença de sotaques e diferenças em algumas palavras, todos falamos a língua portuguesa. Um ponto super positivo, principalmente para quem não fala outras línguas e tem medo de viajar para o exterior.

6) De tudo um pouco

Portugal é um país que agrada os amantes de história, arte, arquitetura, natureza e praias. Também agrada quem procura turismo religioso, enoturismo e gosta de festa. Vilarejos históricos, castelos, cenários cinematográficos (praias, rios, vales, montanhas) e, é claro, cidades. Assim é Portugal, um encanto de norte a sul.

passeio de barco pelo douro

Vale do Douro

passeio de 1 dia em sintra

Sintra

7) Praias maravilhosas

São mais de 800 km de costa, com praias muito bonitas. A água realmente é gelada, mas as paisagens são cinematográficas (de norte a sul).

motivos para conhecer portugal

Praia do Camilo no Algarve

8) Segurança

No geral, Portugal é um país muito seguro. Tirando os cuidados básicos de segurança com nossos pertences que devemos ter em qualquer lugar é muito tranquilo fazer turismo pelo país. Já viajei sozinha por lá algumas vezes e nunca tive problemas. Veja golpes comuns contra turistas na Europa.

9) Clima

Portugal é realmente incrível durante os meses mais quentes, porque podemos aproveitar os festivais, festas dos santos e toda a beleza das praias. Porém, mesmo no inverno, ainda é possível aproveitar bastante a viagem, já que comparado com outros países da Europa, o inverno de Portugal é ameno. Para quem mora no sul do Brasil, por exemplo, o inverno é bem equivalente.

10) É um país barato

Considerando o custo da Europa, Portugal tem um ótimo custo x benefício. Come-se muito bem por €10, por exemplo. Cheguei a comer um bacalhau maravilhoso em Lisboa por €15. Detalhe: o prato era para duas pessoas. O transporte público é eficiente e barato e para quem gosta de viajar de carro, os preços dos aluguéis também são em conta. Há hospedagem para todos os bolsos e o país ainda abriga alguns dos melhores albergues (hostels) do mundo.

motivos para conhecer portugal

Torre de Belém, Lisboa. Foto: Shutterstock

Continue planejando sua viagem para Portugal

O que é bom saber antes de viajar para Portugal

Roteiro Viagem Portugal 10 dias

Qual é a melhor época para viajar para Lisboa

Onde comprar chip pré-pago em Portugal

* Foto em destaque: Shutterstock

14 comentários
0

Artigos Relacionados

14 comentários

Gabi 6 de março de 2017 - 12:53

Eu quando penso em Portugal sempre penso GASTRONOMIA! hahaha.. Que comida boa! Eu to doida pra ir, irei em setembro para um casamento mas será visita rápida. Quero ir ocm calma e explorar essas praias lindas… Acho que é um país que foi subestimado por muito tempo, mas finalmente o povo ta caindo na real que vale muito a pena!

Reply
Fernanda 6 de março de 2017 - 16:49

Olha, eu admito que também penso muito na comida de lá. Até porque bacalhau bom é caríssimo aqui no Brasil e sou muito fã de pastel de nata. hehe. E concordo que foi subestimado por muito tempo, porque é lindo demais. Vá para lá na primavera/verão e verá a delícia que é.

Reply
Luciana Rodrigues 7 de março de 2017 - 11:15

Essas praias do Algarve são mesmo lindas, mas eu logo penso Portugal = comida boa e, sobretudo, farta e a bom preço.

Reply
Fernanda 8 de março de 2017 - 07:35

A comida é realmente muito boa e bem servida. Se bem que eu também amo a comida italiana. Às vezes tenho vontade de viajar só para Portugal e Itália só para comer muito bem. haha

Reply
Gabi Moniz 7 de março de 2017 - 19:58

A-D-O-R-E-I!!!
Só motivos bons para ir a Portugal!
Concordo com você em tudo, especialmente quando diz que a comida portuguesa é uma das melhores do mundo. É um país que mora no meu ❤️

Reply
Fernanda 12 de março de 2017 - 17:57

Também mora no meu coração.

Reply
Martinha Andersen 8 de março de 2017 - 06:52

Ótimo post… vários motivos para eu retornar.. principalmente pela gastronomia, porque na minha ida ano passado não pude experimentar muitas gostosuras que eu queria. Na verdade, tudo o que eu pensava da gastronomia portuguesa, não comi nada.. mas conheci e comi outras muitas delícias. Beijos =)

Reply
Fernanda 8 de março de 2017 - 07:33

Eu acho a comida em Portugal deliciosa. Empatada com a italiana na minha preferência 🙂

Reply
Fernanda Scafi 15 de março de 2017 - 14:38

Adorei o post! Já vou compartilhar aqui! Tá tentadora a ideia de voltar a Portugal!

Reply
Fernanda 15 de março de 2017 - 20:38

Volta sim. 🙂

Reply
Vania 4 de abril de 2017 - 22:45

Viajei recentemente e a senhora que se sentou do meu lado fez amizade comigo e só falou maravilhas de Portugal. Sabendo que eu ia casar, ela disse que é um destino maravilhoso para lua de mel. Lendo este texto, reforçou a dúvida de cogitar Portugal nesta visita.

Ainda não conheço o país.

Reply
Fernanda 4 de abril de 2017 - 22:48

Sou suspeita. Adoro Portugal! Acho um ótimo destino para qualquer ocasião.

Reply
Maxsuel Feliciano 17 de abril de 2017 - 11:34

Amei seu blog, estou morrendo de vontade de ir para Portugal, para apreciar a arquitetura e a gastronomia sem falar nos pontos turísticos de lá.

Reply
Irineu 17 de abril de 2017 - 11:40

Gosto muito da alemanha porque la e um lugar muito bonito e maravilhoso . Gosto muito de conhecer varias culturas diferentes da minha

Reply

Deixe um Comentário