Escolher o que levar na mala de mão é uma das principais decisões de todo viajante. Essa é a mala que carregamos por todos os cantos e a que carrega nossos itens mais valiosos. Ainda não cheguei no patamar de viajar só com a mala de mão (quem sabe um dia, não é mesmo?), mas tenho tentado viajar com uma mala de mão cada vez mais leve. Veja o que é importante levar na mala de mão.

Veja como escolher uma mala de viagem

Afinal, o que levar na mala de mão?

Eu trabalho sempre com o pior cenário: extravio da bagagem despachada. Penso: o que preciso colocar na mala de mão para manter a dignidade enquanto a mala despachada não aparece ou até conseguir pisar em alguma loja e comprar roupas?

Além dos itens de valor que nunca devem ser despachados, como máquina fotográfica e eletrônicos (laptop, tablet, celular, ipod, etc.), joias e relógios (para quem leva) e a própria carteira com os documentos pessoais eu carrego comigo na mala de mão:

Remédios

1 Óculos de sol (levava óculos de grau também antes de fazer minha cirurgia da miopia)

Uma troca de roupa (incluindo roupa íntima)

Uma pequena nécessaire com artigos de higiene básicos e um desodorante roll-on (todos com tamanho mini para não ter problemas na hora do embarque). Veja como arrumar uma nécessaire de viagem.

levar na mala de mão

Esse modelo transparente é meu preferido para a mala de mão. Foto: Shutterstock

Extras: são coisas que eu não vivo sem, mas aí tem que ver o quanto é realmente primordial na sua viagem.

1 travesseiro para o pescoço (principalmente para voos longos)

1 máscara para os olhos, o famoso “tapa-olho”. Nem todas as companhias aéreas andam disponibilizando esse item nos voos internacionais

1 manta – eu comprei uma manta específica para voar. Morro de nojo das mantas disponibilizadas no avião e acho que não esquentam nada. Mas, novamente: isso é frescura minha. Um casaco já resolve o problema do ar-condicionado.

o que levar na mala de mão

Todos os itens de valor vão comigo na mala de mão. Foto: Shutterstock

E o que não levar na mala de mão – itens proibidos

Agora chegou a hora de falar do que é proibido levar na mala de mão. É bom ter cuidado, pois você pode perder os itens quando passar no raio-x, ok?

Líquidos com mais de 100 ml (shampoo, condicionador, perfume, protetor solar, etc.)

Explosivos e líquidos inflamáveis

Objetos pontiagudos (facas, canivetes, tesouras, estiletes)

Fósforos e isqueiros

Aerosol (spray, desodorante, etc.)

E o que não pode faltar na sua mala de mão?

Importante

Lembrou do seguro viagem? Ele é muito importante e obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e Venezuela. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Para os EUA a contratação de um seguro com cobertura de U$1 milhão não é exagero. Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem (para citar alguns exemplos). Uso o seguro da Assist Card há anos (faça sua cotação). Precisei utilizar 4 vezes durante minha volta ao mundo e sempre fui muito bem atendida. Você pode cotar com eles sem compromisso e, caso opte pela contratação, ainda tem 5% de desconto utilizando o cupom PRECISOVIAJAR5.
  Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem. Comparar