Paris é um destino bastante cobiçado pelos brasileiros. Charmosa, autêntica e cheia de encantos e belezas. Essa é a Cidade Luz. Visitar Paris é definitivamente uma experiência fantástica, mas veja o que é bom saber antes de viajar para Paris. Evite aborrecimentos e problemas com essas dicas.

Dicas úteis antes de viajar para Paris

Brasileiros precisam de visto de turismo para viajar para Paris?

Brasileiros não precisam de visto de turismo para viagens com duração de até 90 dias.

Seguro viagem obrigatório

Viaje tranquilo com um seguro viagemFaça sua cotação. Ganhe um desconto com o código PRECISOVIAJAR5

A França faz parte do Tratado de Schengen e exige um seguro viagem com cobertura mínima de € 30.000 que garanta assistência médica por doença ou acidente. Os cartões de crédito Platinum ou de categoria superior oferecem esse seguro gratuitamente caso a passagem ou taxas de embarque tenham sido pagas com o cartão. Caso você não possua um cartão desse categoria pode contratar um seguro viagem. Eu gosto muito do seguro da Assist Card, vendido com desconto pela Seguros Promo. Já usei esse seguro várias vezes e nunca tive problemas.

 

Vacinas

Nenhuma vacina é exigida para viajar para Paris.

Voos para Paris

Air France e Latam têm voos diretos do Brasil para Paris, mas diversas outras companhias oferecem voos diários para Paris com conexão em alguma outra cidade da Europa.

viajar para paris

Qual moeda levar para Paris?

A moeda oficial da França é o euro. Caso não goste de carregar dinheiro em espécie, poderá efetuar saques nos caixas eletrônicos. Vale lembrar que o IOF para saques no exterior, cartão pré-pago de viagem e/ou fazer compras no débito e crédito é de 6,38%.

Idioma

O idioma oficial é o francês e saber pronunciar algumas palavras básicas já ajudam. Por exemplo: “bonjour” (bom dia), “au revoir” (até logo), “s’il vous plaît” (por favor) e “merci” (obrigado). Se você começar a conversa em francês, as chances de conseguir mudar para o inglês aumentam consideravelmente.

Os franceses usam um tom de voz bem mais baixo ao que estamos acostumados, então é bom evitar aquele famoso tom brasileiro (costumamos falar mais alto).

Qual a melhor época para viajar para Paris?

Não tem época ruim, afinal Paris é linda em todas as estações. O que deve-se levar em consideração, por exemplo, é que agosto é um mês meio morto. Os parisienses tiram férias. A vantagem é que como a cidade fica mais vazia, os preços de hospedagem diminuem. A desvantagem é que muitos restaurantes e lojas fecham.

De qualquer maneira, eu acredito que os melhores meses para viajar para a Europa como um todo são os da primavera e outono: abril, maio, setembro e outubro. As temperaturas são mais amenas, não é alta temporada e a paisagem está colorida com as flores e/ou folhas.

É seguro ir para Paris sozinho (a)?

Sim. Obviamente é preciso tomar cuidado com os seus pertences como em qualquer outro lugar do mundo, mas é tranquilo viajar sozinho (a) para Paris. Por mais que a cidade tenha tido uma ‘onda’ de atentados nos últimos anos, ainda considero muito mais seguro viajar para Paris do que para qualquer capital brasileira.

Transporte em Paris

O transporte público em Paris é muito bom e é bem fácil utilizar o metrô. Uma dica ótima é baixar o aplicativo RATP, que mostra qual metrô pegar, conexões, tempo de projeto e mapas.

Dicas:

1) não jogue a passagem do metrô fora até terminar a viagem e passar pela catraca.

2) Erga as alavancas das portas na estação que quiser sair, pois as portas não abrem automaticamente.

Importante: algumas pessoas pulam a catraca ou tentam encostar em você para passar junto. Fique atento aos seus pertences caso isso aconteça, pois já escutei muitos relatos de pessoas que tiveram suas carteiras furtadas quando alguém tentou passar junto na catracas.

Gastronomia

É inegável que a gastronomia francesa é uma das melhores do mundo e come-se muito bem em Paris. Costumo dizer que começamos a comer com os olhos, pois é tudo tão bonito. Há opções para todos os bolsos e chances imperdíveis de comer em restaurantes de chefs estrelados caso o bolso permita. Veja como é um almoço no restaurante Camélia do hotel Mandarin Oriental e um jantar no Le Lobby restaurante do hotel The Peninsula.

Para uma experiência mais excêntrica (e mais barata) veja onde comer fondue em Paris.

viajar para parisHospedagem em Paris

Reserve seu hotel em Paris com condições especiais e cancelamento gratuito.

Encontrar um lugar bom, bonito e barato definitivamente não é uma tarefa muito fácil em Paris. Portanto, pesquisar hotel com antecedência é fundamental. Fique de olho nas promoções e faça uma reserva com cancelamento grátis. Se encontrar algo mais barato mais próximo da data da viagem é só cancelar a reserva anterior e fazer uma nova em um hotel mais barato. Na última vez que estive em Paris fiquei no Pavillon de Montmartre, um hotel simples, com preço honesto, quartos limpos e funcionais e perto do Moulin Rouge.

 

Golpes em Paris

Como já foi dito acima, de maneira geral, Paris é uma cidade tranquila para o turismo. Só que é bom ficar atento aos golpes. Comparado ao que estamos acostumados no Brasil, esses golpes são “fichinha”, mas é sempre bom ficar atento e evitar chateações. Confira os principais golpes contra turistas na Europa.

*Foto em destaque retirada do site Shutterstock.

Importante

Lembrou do seguro viagem? Ele é muito importante e obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e Venezuela. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Para os EUA a contratação de um seguro com cobertura de U$1 milhão não é exagero. Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem (para citar alguns exemplos). Uso o seguro da Assist Card há anos (faça sua cotação). Precisei utilizar 4 vezes durante minha volta ao mundo e sempre fui muito bem atendida. Você pode cotar com eles sem compromisso e, caso opte pela contratação, ainda tem 5% de desconto utilizando o cupom PRECISOVIAJAR5.
  Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem. Comparar