Home Destinos InternacionaisEuropaPortugalLisboa Onde comer Pastel de Nata em Lisboa

Onde comer Pastel de Nata em Lisboa

por Fernanda

Atualizado em

Comer pastel de nata em Lisboa é uma tarefa muito fácil, já que qualquer pastelaria (o nosso equivalente a confeitaria), supermercado e café vendem essa delícia. Embora aqui no Brasil tenhamos o hábito de chamar o pastel de nata de pastel de belém, lá em Portugal o título “pastel de belém” fica exclusivo à Antiga Confeitaria de Belém em Lisboa, que produz os pastéis de nata mais famosos de Portugal e os únicos que realmente podem levar o título de “Pastéis de Belém“.

Onde comer Pastel de Nata em Lisboa

Antiga Confeitaria de Belém em Lisboa ou Pastéis de Belém

É o lugar mais tradicional para comer pastel de nata em Lisboa e realmente imperdível. Tanto é que é sempre minha primeira parada na cidade. Desde 1837 (inauguração da fábrica) os donos utilizam a mesma receita vinda do Mosteiro dos Jerônimos para a produção dos pastéis de nata mais famosos de Portugal e os únicos que podem levar o título de “pastel de belém”.

As filas para o “take away” costumam ser longas, mas bem rápidas. Eu prefiro sempre entrar e procurar uma mesa. O ambiente é uma graça, todo decorado com azulejos. O atendimento é muito rápido e os funcionários são simpáticos. O que eu mais gosto no lugar (além do pastel de nata, é claro) é que os preços não são abusivos mesmo sendo um lugar super turístico.

O pastel de nata do Pastéis de Belém é o melhor de Lisboa (na minha opinião). Sempre quentinho e ultra cremoso. Uma delícia! É realmente difícil sair de lá sem comer pelo menos uns quatro.

onde comer pastel de nata em lisboa

 

Endereço do Pastéis de Belém: Rua de Belém nº 84 a 92.

Como chegar com o transporte público: pegue o eléctrico 15 (bonde) na Praça do Comércio sentido Belém. Desça na estação Mosteiro dos Jerônimos.

Site oficialhttp://pasteisdebelem.pt/

Manteigaria Fábrica de Pastéis de Nata

Essa dica deixaram no meu instagram (segue lá @precisoviajar). A vantagem da Manteigaria é a localização bem mais central. Pode-se assim dar uma passadinha por lá antes e depois dos passeios pelo centro histórico.

O lugar é mais compacto e você tem a possibilidade de comprar o pastel de nata para viagem ou comer em pé no balcão. Como eu gosto de comer o pastel de nata bem quentinho e polvilhado com canela, ficava em pé no balcão. Os preços são bem similares aos do Pastéis de Belém (na faixa de €1 cada).

E como é o pastel de nata? Delicioso! Fica quase empatado com o Pastéis de Belém no meu ranking.

comer pastel de nata em lisboa

 

Endereço da Manteigaria: Rua do Loreto 2.

Como chegar com o transporte público: desça na estação de metrô Baixa-Chiado (linhas azul ou verde).

Fábrica da Nata

Caí na Fábrica da Nata por acaso, quando estava indo para Sintra. A Fábrica da Nata fica na Praça dos Restauradores. Acabei tomando o café da manhã lá e o pastel de nata estava incluso no combo. O ambiente é lindíssimo (uma parte é toda decorada com azulejos) e é uma mão na roda já que é literalmente no coração da cidade.

onde comer pastel de nata em lisboa

 

Enfim, essas são só 3 de muitas opções para comer pastel de nata em Lisboa. Como eu disse, opções para comer esse delicioso doce português não faltam na cidade.

Endereço: Praça dos Restauradores, nº 62-68

Como chegar com o transporte público: desça na estação de metrô de Restauradores (linha azul).

Site oficial: http://www.fabricadanata.com/

Leia mais sobre Lisboa

O que é bom saber antes de viajar para Portugal

Como ir do aeroporto de Lisboa ao centro

Como andar de metrô em Lisboa

30 atrações grátis em Lisboa

*Foto em destaque: Shutterstock

Dicas de Hospedagem em Lisboa

  • A área de Marquês de Pombal possui preços mais atrativos e está próxima do centro. Já fiquei nos seguintes hotéis e recomendo todos: Hotel Expo Astoria (RESERVE AQUI), Hotel HF Fenix Garden(RESERVE AQUI) e Hotel Exe Liberdade (RESERVE AQUI). 
  • Na Baixa (centro histórico), fiquei no Hotel Browns Downtown (RESERVE AQUI) e no Hostel Travellers House (RESERVE AQUI). 
  • Outra área interessante para hospedagem é a área da Avenida da Liberdade. Já fiquei no Hotel Ibis Liberdade (RESERVE AQUI). 

Artigos Relacionados

8 comentários

Jessica 6 de outubro de 2016 - 10:15

Pra mim o que eu mais gostei foi o manteigaria e o que eu menos gostei o pastel de belem. Serei julgada hsuahsuas. Mas acho que a melhor coisa é: viu um pastel de belem na vitrine? Experimenta. Nesse ritmo acho que comi em uns 10 lugares diferentes hahaha.

Reply
Fernanda 6 de outubro de 2016 - 11:26

Que inusitado. risos
Eu amo os pastéis de Belém. Só não fui mais vezes porque é muito longe.
E concordo que o negócio é experimentar em vários lugares 🙂

Reply
Kelly 26 de outubro de 2016 - 08:48

Pastéis de Belém poderia abrir uma filial em São Paulo. É bom d+.

Reply
Fernanda 26 de outubro de 2016 - 22:22

E em Curitiba também 🙂

Reply
JORGE FILIPE BORDALO SIMOES 7 de novembro de 2016 - 09:45

O complicado de executar os Pasteis de Belem ou Pasteis de Nata no Brasil, é a qualidade das farinhas diferentes de Portugal. Em São Paulo existem várias confeitarias reproduzindo este doce, eu pessoalmente recomendo a B.Lem na Vila Madalena. Em Curitiba temos a Doce Fado que convenhamos tem um bom exemplo deste doce. A experiência do Chef Paulo Cordeiro da Doce Fado até obter uma receita consideravel demorou meses.

Reply
Fernanda 7 de novembro de 2016 - 19:35

Não conheço a Doce Fado, mas vou pesquisar a respeito.

Reply
JORGE FILIPE BORDALO SIMOES 8 de novembro de 2016 - 10:45

Ora ai esta um bom programa para sabado de manhã no Mercado Municipal de Curitiba, ou qualquer dia na Mercadoteca ou no Patio Batel.
Segue webpage http://www.docefado.com.br/loja/
Enquanto Portugues e total amante deste doce, tive oportunidade de provar já várias réplicas bem diferentes entre SC; PR; RJ; SP , não por se encontrar em Curitiba, mas sem duvida que os meus favoritos são do B.Lem em São Paulo e Doce Fado em Curitiba. O trago a Limão Siciliano colocado na nata do doce associado à massa folhada leve e tostada é ponto alto desta experiência.
Abraços

Reply
Fernanda 8 de novembro de 2016 - 20:09

Vou na Doce Fado com certeza. Obrigada pela dica.

Reply

Deixe um Comentário