Home Textos Como não engordar durante as viagens

Como não engordar durante as viagens

por Fernanda

Atualizado em

Nos últimos meses tenho lutado contra a balança. Já perdi 6 kg com a ajuda de uma nutricionista e na minha última consulta abordei o tema “como não engordar durante as viagens“. Obviamente é mais fácil seguir todo o processo de reeducação alimentar quando estamos vivendo nossa rotina, então como não perder tudo isso viajando?

Não tenho absolutamente nada contra quem viaja e continua seguindo uma dieta rígida e acorda cedo para ir para academia. Só que esse não é meu caso. Essas minhas recomendações seriam para pessoas como eu, que querem provar a culinária local, mas ao mesmo tempo não querem voltar para casa com uns kg a mais na balança.

Como não engordar durante as viagens

Hidratação

É essencial manter uma boa hidratação durante as viagens. Eu sempre tenho uma garrafinha de água na mochila e vou reabastecendo ao longo do dia. Essa é uma dica fácil de seguir quando viajamos durantes os meses mais quentes, afinal o próprio organismo vai pedindo água. Mas é essencial que você também mantenha-se hidratado nos meses mais frios.

Aí entra uma parte chata (pelo menos para as mulheres): banheiro. Eu sei que muita gente fica com preguiça de beber muita água durante o dia por medo de não encontrar um banheiro decente. O que eu faço? Aproveito todas as paradas, seja em atrações turísticas, restaurantes, cafés e vou ao banheiro. Também carrego um pacote de lenço de papel de bolso dentro da bolsa/mochila.

Também tenho um App no celular que vai me avisando ao longo do dia que está na hora de beber água.

Exercício

Quando eu falo de exercício não estou falando de ir para a academia (mas, se quiser ir, tudo bem). Nas minhas viagens eu ando o máximo possível a pé. Não é nem pela parte da economia de dinheiro (embora ela seja sempre bem-vinda), mas acho que é a melhor maneira de conhecer as cidades. Sempre levo um par de tênis confortável na mala.

como não engordar nas viagens

Alimentação Equilibrada

Não é muito fácil manter uma alimentação equilibrada durante as viagens, mas também não é impossível. Dá para fazer umas escolhas conscientes no tentador buffet de café da manhã, por exemplo. Também é perfeitamente possível continuar comendo alimentos saudáveis ao longo do dia. Eu costumo pegar uma ou duas frutas do buffet e levar comigo para os lanches ao longo do dia.

como não engordar nas viagensPoucos países oferecem pratos fartos e completos como o Brasil. Isso é fato! Buffet por kg recheado de opções? Se tiver no lugar onde você esteja viajando, se joga! Se não tiver, sempre dá para dar um jeito. Equilíbrio é a palavra-chave.

Comer dentro de pequenos intervalos

Sei que naquela correria toda de querer aproveitar ao máximo o dia, a gente acaba esquecendo de comer. E isso não é bom. Vale a pena carregar umas frutas, por exemplo, para comer ao longo do dia.

Salada

Depois que mudei completamente a minha alimentação, não vivo mais sem salada. Sei que muitas vezes a gente deixa a salada de lado por estar de férias ou até mesmo porque ela não vem como acompanhamento nos pratos, mas em boa parte dos países é possível comprar ótimas saladas no supermercado, já prontas para consumo (e com um preço bem camarada).

ilha de tavira

Bacalhau grelhado acompanhado de batatas e salada

Frigobar

Eu sempre falo que o frigobar é nosso melhor amigo nas viagens. Eu costumo comprar frutas, iogurte, salada, água (adoro água gelada) e deixo no frigobar. É uma ótima maneira de economizar e ainda ter uns lanchinhos saudáveis.

Lei da Compensação

Minha última viagem foi para Itália, então precisei abusar da Lei da Compensação. Não dava para comer pizza e massa todo dia sem compensar no outro. Não fiquei neurótica, afinal estava na Itália, mas fui dosando as quantidades e compensando ao longo da viagem. Resumindo: não enfiei o pé na jaca todos os dias.

Evitar fast food

Tenho até vergonha de falar isso, mas antes da minha viagem de volta ao mundo (que me forçou a ter um paladar adulto), eu viajava e só comia em restaurantes de fast food. Agora, eu nem lembro a última vez que pisei em um Mc Donald’s ou Burger King nas minhas viagens (e nem em Curitiba). Sei que às vezes o orçamento aperta e a gente acha que está fazendo um bom negócio comendo em fast food, mas sempre tem opção melhor (mais barata e mais nutritiva). Hoje eu sempre dou chance para os pratos da culinária local. Adoro provar comidas e temperos diferentes.

Sono

Uma boa noite de sono ajuda a perder peso. A única rotina que faço questão de manter durante as viagens é a rotina do sono. Acordo renovada para mais um dia intenso de passeios.

Desligue-se!

Esse foi o conselho da minha nutricionista quando falei que estava querendo levar chia, colágeno, aveia e pasta de amendoim na mala. hahaha.

Desligue-se de tudo e foque só na viagem.

Menos estresse = menos cortisol. Cortisol é o hormônio do estresse e em quantidade elevada engorda. Como diz a minha endrocrinologista: a melhor maneira de baixar o cortisol é ser feliz. Tá fácil ser feliz viajando, hein?

Essas são só algumas sugestões para não engordar durante as viagens. Mas, como eu disse, sem neuras!

*Foto em destaque: Shutterstock. 

Artigos Relacionados

2 comentários

Martinha 8 de novembro de 2018 - 09:10

Preciso favoritar.. imprimir.. colocar na cabeça tudo isso.. pq não é fácil.. como sem medo de ser feliz. =D

Reply
Fernanda 8 de novembro de 2018 - 19:13

Acho que não é fácil nem para as blogueiras fitness. hahaha. Mas vamos que vamos.

Reply

Deixe um Comentário