Home Destinos InternacionaisEuropaEscócia Como viajar barato pela Europa

Como viajar barato pela Europa

por Fernanda

Atualizado em

As pessoas vivem me perguntando como viajar barato pela Europa e automaticamente já respondem – vou viajar de trem.


Cuidado! Nem sempre o trem é a alternativa mais barata para viajar pela Europa.


Eu acredito que os brasileiros são fascinados por trens porque não temos trens no Brasil. Eu sinceramente não gosto deste tipo de transporte, principalmente os trens noturnos, mas essa é uma opinião minha e não significa que o trem não seja um bom meio de transporte. 

Já conversei com muitas pessoas e muitas ainda tinham dúvidas de como funcionavam os trens, então resolvi postar algumas coisas aqui, porque vai que alguém também tinha a mesma dúvida. Não sei se todo mundo sabe, mas não existe check-in no trem. Você chega na plataforma e espera o trem chegar. É você que carrega suas malas para dentro do trem e não tem ninguém para te ajudar. Lá dentro do trem, é você que terá que colocar suas malas nos espaços devidos. Nem todos os trens possuem espaços  para malas que ficam na mesma altura das cadeiras. Na maioria deles, você terá que colocar suas malas em cima dos assentos (estilo avião). E se você estiver bastante carregado, vai sofrer bastante para fazer isso. Trens noturnos são bastante conhecidos pelos assaltos de bagagem. Conheço muita gente que já teve suas coisas roubadas, enquanto dormia no trem. É bom tomar cuidado e dormir com seus bens mais valiosos. Dinheiro deve estar sempre no money belt e sempre na cintura por dentro da calça. Máquinas fotográficas, ipods, celulares e tudo de valor que você esteja carregando, devem estar em uma bolsa ou mochila pequena e você deve dormir muito próximo a essa mochila (eu fazia a mochila de travesseiro). 


Já viajei de trem na Europa e já viajei muito de ônibus também. As estradas são boas, mas os ônibus deixam bastante a desejar. Qualquer modelo de lá é bem pior do que o modelo convencional do Brasil. A vantagem é que o ônibus é barato. Já fui de Londres para Edimburgo, Londres para Amsterdam, Lisboa para Madrid, Lisboa para Sevilha, Praga para Budapeste, tudo de ônibus. E como achei as empresas de ônibus? Digitei no google – bus from London to Edimburgh, London to Amsterdam e por aí vai. Fica a dica – digitando em inglês, os resultados da busca são sempre maiores.


Se você planejar sua viagem e roteiro com antecedência, é possível economizar bastante dinheiro comprando passagens aéreas com as cias low cost da Europa. Elas possuem várias restrições, principalmente quanto a bagagem e tudo é pago à parte, mas eu já viajei e despachei mala por menos de 30 euros o trecho.



Eu prefiro a Easyjet, mas por mais que o pessoal adore falar mal da Ryanair, ela entrega o que promete. Vôos baratos e todo o resto é comprado a parte. Paga-se por tudo dentro dos vôos, já vou avisando. Não existe lanchinho grátis ou qualquer conforto extra. Paga-se desde o check-in até as malas que serão despachadas. E o limite de malas dentro da cabine é levado a sério – apenas 1 volume por passageiro. E bolsa conta como volume, só para constar. Prepare bem sua mala da cabine, pois ela será medida, às vezes será pesada e se estiver em desacordo com as normas da cia, você terá que pagar para poder entrar no avião.


Outro ponto que as pessoas adoram reclamar é que os aeroportos são periféricos e gasta-se mais com o transporte do aeroporto até o centro da cidade do que com a passagem aérea. Isso é verdade para muitos vôos da Ryanair, mas nem sempre é verdade para a Easyjet. Faça as contas. Utilize um motor de busca  para pesquisar o preço das cias tradicionais. Depois, compare com os preços das lows cost e veja qual vale mais a pena. Nem sempre voar é o meio mais barato, ai existem os trens e os ônibus.


* Existem muito mais cias low cost na Europa. Esse site permite a busca em várias delas. 

E você? Viajou como pela Europa?

34 comentários
0

Artigos Relacionados

34 comentários

Manoela Calabresi 24 de julho de 2012 - 22:33

Fer, vou começar a mandar esse link pra todas as pessoas que me perguntam isso!! hehehe

Só discordo que os trens sejam menos práticos, eu gosto mais justamente por não precisar fazer check-in! Chego lá 15min antes, as estações ficam geralemente no centro das cidades etc.!

Parabéns pelo site!

Reply
Fernanda 24 de julho de 2012 - 23:18

Oi Mano! Eu já sofri muito em trem e correria com mala e plataforma, isso sem contar nas trocas de trens no meio do caminho. E confesso que não consigo dormir no trem, então eu acho avião mais prático e 80% das vezes (com bom planejamento) é mais barato. Lógico que depende e todo meio de transporte tem suas vantagens, mas na Europa eu prefiro mesmo a Easyjet.

Reply
Planejamento de uma viagem para a Europa | Preciso Viajar 11 de agosto de 2012 - 19:07

[…] Para os trechos internos da Europa, sugiro a leitura do seguinte post: Como viajar pela Europa […]

Reply
Melhor maneira de viajar por Portugal | Preciso Viajar 20 de agosto de 2012 - 11:34

[…] sei que eu posso parecer chata com essa história de trem e qual é a melhor maneira de viajar pela Europa, mas, pelo menos em Portugal, trem não vale a […]

Reply
UGO ESTEVES 28 de novembro de 2012 - 00:03

Oi Fernanda:

Fiquei sabendo do seu site por intermédio do MELHORES DESTINOS e como verifiquei que você sofre da mesma “doença” que eu sofro, “VIAGEMQUISOFRENIA”, resolvi enviar o link de um blog que criei durante minha viagem a Lisboa em 2011.

Eu passei duas temporadas de quase 3 meses cada, nos anos 2010 e 2011 em Lisboa e, na segunda temporada, já com bastante experiência da primeira resolvi compartilhar com todos que se interessassem as informações referentes a custo de manutenção e demais despesas para manter-se por uma média temporada na europa. Eu publiquei dia-a-dia tudo que fiz durante 30 dias e, também, todas as despesas que tive a cada dia. Absolutamente todas, desd um simples cafèzinho, ingresso de cinema, futebol ou tourada até a hospedagem, passe de transporte público, alimentação, passagem aérea, trem para outras cidades, enfim TUDO!!!

Caso você julgue interessante pode divulgar que ficarei imensamente feliz.

o link é: http://viveremportugalportrintareaisaodia.blogspot.com.br/

Um abraço e muito sucesso

Ugo Esteves

Reply
Fernanda 28 de novembro de 2012 - 07:26

Adorei o termo viagemquisofrenia. Sofro mesmo. Eu morei em Lisboa também, mas entre 2004 e 2005.

Reply
Glaucianne Vieira 28 de novembro de 2012 - 13:15

Fernaaanda, fiquei realmente apaixonada pelo seu site, quantas informações preciosas. Têm me ajudado muito a montar minha trip anual! Quem sabe um dia a gente se encontra por aí. Bjo

Reply
Fernanda 28 de novembro de 2012 - 13:22

Oi Glaucianne, que bom! Fico feliz em poder ajudar.

Reply
Rafael Belda 12 de janeiro de 2013 - 19:28

Fernanda, gostei muito do seu site, da quantidade de destino, das dicas importantissimas, e suas experiencias. Facilita a escolha do proximo destino. Parabens.

Sobre a escolha de Trem e Aviao, eu concordo com a Manoela.
Viajar de trem é muito mais simples, as estacoes sao centralizadas, muito facil de ser acessadas de metro. Sem contar o visual que proporciona.. Normalmente os voos das companias low cost sao muito cedo, entao temos que acordar de madrugada pra ir pro aeroporto que normalmente fica longe da cidade. Quase nunca tem um metro que leva até lá, tendo que pegar taxi ou onibus. Os metros das cidades abrem apos as 4 da manha, entao quase impossivel chegar para o check in a tempo. Na minha opniao o aviao deve ser usado apenas para destino em que a viagem de trem dure mais que 6 horas.
O check in da maioria dos hoteis è apos as 12:00 hs. Se pegar um voo as 6 horas da manha, 8 horas vc ja esta no destino, tendo que ficar esperando horas para poder ir para o hotel.
Com a viagem de trem voce tem a opcao de acordar mais tarde, tomar cafe da manha, e ainda chegar no hotel do destino depois do check in liberado. Pegar voo noturno é pior ainda, pois o check out dos hoteis é as 11:00 hs. Se voce tem um voo as 21 ou 22 hs por exemplo, o que normalmente sao os das low cost, voce tem retirar as malas do hotel e acaba perdendo um dia de passeio e fica plantado no aeroporto esperando o voo. Senao a opcao é pagar diaria estendida ai o valor do voo barato acaba nao valendo mais.
Abraçosss

Reply
Fernanda 12 de janeiro de 2013 - 19:32

Pois é…eu tenho experiências um pouco traumáticas com trem (talvez por isso não gosto muito). Mas meu ponto era que brasileiro de maneira geral, acha que trem é o transporte mais barato da Europa e não é. Se você colocar na ponta do lápis, ônibus é mais barato e se fizer um bom planejamento com low cost, também. Já cheguei a pagar 1 libra num trecho da Inglaterra. Pense! Sem taxas obscuras, 1 libra apenas.
Mas confesso também que encerrei minha cota com a Ryanair. Os horários são péssimos e já cansei de dormir em aeroportos. Mas e Easyjet é mais tranquila.
Obrigada pelo comentário!

Reply
Wal 26 de janeiro de 2013 - 22:53

olá Fernanda, tudo bem. Eu estou pretendendo ir para europa em junho e estou cheia de duvidas rsrsrsr
A minha maior duvida é comprar os passes para trem ou passagem aerea, nem sei onde começar…vou para portugal, espanha, croacia, frança,alemanha, italia e se der ir até londres srsrsr
Será que tem como você dar umas dicas de hostel, albergues e demais coisas….
abraços…te agradeço desde ja

Reply
Fernanda 27 de janeiro de 2013 - 18:25

Eu Fernanda não gosto de trem. Acho caro. Daria uma olhada nos preços dos voos antes e veria se realmente vale a pena comprar o passe de trem. Estou escrevendo sobre vários hostels. Já falei de alguns aqui, mas em breve falarei de mais alguns.

Reply
Sara 27 de Maio de 2013 - 18:38

Excelente post!!!

Reply
Fernanda 27 de Maio de 2013 - 19:01

Obrigada!

Reply
Walter 21 de junho de 2013 - 16:01

Ola Fernanda,

Legal suas dicas.
Vou viajar em Agosto com minha tia e iremos à Portugal e França. Ficaremos apenas 15 dias sendo que 4 em Paris e o restante em Portugal. Gostaria de experimentar a viagem de trêm até Madri e de lá pegar outro até a França. Qual a sua dica para economizarmos nessa viagem? Vc sabe se o bicycle sharing system funciona na França?
Quais os lugares que voce indica para quem vai ficar 4 noites em Paris?
Agradeço desde já sua atenção.

Reply
Fernanda 24 de junho de 2013 - 10:10

Eu fiz tudo de ônibus lá. Não sei nada sobre o trem. Fui para Paris 9 anos atrás. Fiquei num hostel bem podre. Não sei mesmo lugares para indicar.

Reply
Ivin Lais 7 de agosto de 2013 - 22:59

Olá, no meu caso estou indo viajar pelo Eurail e sim é bastante difícil para quem não pesquisa muito, eu praticamente sou amiga dos atendentes, e recomendo o passe de trem para quem quer conhecer muitos países e que irá usar o passe quase todos os dias, o continuo é o melhor.
Adorei suas dicas e amei o site

Reply
Fernanda 8 de agosto de 2013 - 13:09

É bem isso, Ivin! Para quem não tem preguiça de pesquisar e já tem um roteiro bem esquematizado e vai passar por vários países em poucos dias, aí o Eurail vai valer a pena.

Reply
Leila 27 de janeiro de 2014 - 23:03

Olá!!
Estou pretendo ir à Portugal visitar um amigo em Armação da Pera. Somos um casal e queria aproveitar e visitar algumas cidades turísticas próximas. Gosto de eu mesma montar meus roteiros, mas como nunca viajei pra Europa, estou meio perdida. Pensei em começar por Lisboa (Recife-Lisboa). Segundo meu amigo, Armação da Pera fica mais ou menos perto de Lisboa. Que outras cidades você sugere, incluindo Portugal e Espanha (e se possível Paris) para uma viagem de 10 dias?

Reply
Fernanda 29 de janeiro de 2014 - 20:01 Reply
Gilberto Luiz 6 de Maio de 2014 - 23:49

Oi Fernanda. Estou contente por ter encontrado seu site. Ótimas dicas:
Tenho intenção de utilizar serviços da CVC ( eu , esposa e filha de 14 anos) para 8 dias en London e Paises baixos. O pacote inclui 3 em Londres e depois segue de onibus por brugges, Bruxelas, Amsterdan, entrando na Alemanha passando por Colonia e retornando para o Brasil por Frankfurt. É uma boa pedida?
Show de Bola os comentários tb

Reply
Fernanda 12 de Maio de 2014 - 17:35

Não sei. Eu não curto viajar com pacotes, mas vai de cada um.

Reply
Edson Batista 10 de julho de 2014 - 13:03

Fernanda, gosto da sua sinceridade. Isso é muito importante na hora de fazer opções numa viagem. Seu site esta de parabéns!
Me diz sua opiniao quanto a viajar de onibus a noite de Lisboa a Sevilha, numa viagem de 6h30. E pelo que vi, parará em várias estações, pois vai pro Algarve e de lá para Sevilha.
Eu estou em dúvida se opto por ele pra dar uma economizada no transporte e na hospedagem. Ao todo uns 65 euros de economia valeria para essa logística? rs ajude os marinheiros de primeira viagem. Valeu!

Reply
Fernanda 14 de julho de 2014 - 19:42

Eu fui de ônibus. Olha, não é tão confortável como os ônibus daqui, mas eu sobrevivi. Quanto tempo demora de trem? Muito menos tempo?

Reply
Edson Batista 14 de julho de 2014 - 20:40

Então, até onde sei não há trem de Lisboa a Sevilha, o trem vai até Faro e de lá um ônibus até Sevilha. Numa simulação vai das 10h às 20h, o dia todo…
De avião dura 1 hora.

Reply
Fernanda 15 de julho de 2014 - 20:04

Aí depende de quanto você quer economizar e se consegue dormir em ônibus.

Reply
Rafael Faria 28 de julho de 2014 - 22:08

Ola Fernanda, primeiramente gostaria de te parabenizar pelo excelente blog!! Acabei de voltar de uma viagem de 40 dias pelo leste asiático e durante todo o meu planejamento eu usei dicas super valiosas que você deu aqui!! Agora começo planejar minha viagem de final de ano que vão ser em torno de 17 dias na Nova Zelândia e mais um mês e meio a dois meses no velho continente… Minha grande dificuldade com relação a Europa primeiramente é resolver os países levando em consideração o inverno, segundo é justamente a questão do transporte. Você tem alguma dica de como resolver o que é a melhor opção de transporte considerando a distancia?? O meu receio é que estarei viajando sozinho, e como todo bom backpacker com um low budged, dai fico com medo de ter que pagar aqueles absurdos de transfers de aeroportos sozinho, sem ngn pra dividir… Outra, voce acha posivel viajar no inverno so com os 10 kilinhos??? hahahah

abraços!!
e obrigado mais uma vez!!
Rafael Lopes

Reply
Fernanda 31 de julho de 2014 - 22:17

Mas muito aeroporto tem metrô. Trem e ônibus também são opções. E a dica dos 10 kgs é levar apenas 1 casaco bem quente e no corpo. rs

Reply
Janaína 12 de agosto de 2014 - 17:41

Simplesmente sensacional seu blog!
Encontrei um meio de fugir do meu dia a dia lendo cada passagem sua!
Grande abraço!

Reply
Fernanda 14 de agosto de 2014 - 22:10

Obrigada, Janaína!

Reply
Mayah 29 de abril de 2015 - 10:55

Oi Fernanda, gostei muito de seus conselhos, você teria dicas, por favor, sobre os melhores meios de transporte entre Portugal e Paris?

Reply
Fernanda 29 de abril de 2015 - 13:11

Voo. Procure Easyjet, Ryanair e pesquise nas cias tradicionais também (TAP, Air France, etc).

Reply
Kaliana 16 de abril de 2017 - 15:49

Oi Fernanda! Primeiramente quero dizer que adoro seu blog.
Eu tenho 18 anos e vou fazer minha primeira viagem internacional. Como a grana está curta (nessa fase da vida são raros os que tem muita grana haha), e quem vai bancar a viagem sou eu mesma, vou fazer os trechos internos da forma mais barata possível. Vou ficar 15 dias, e meu roteiro é Lisboa, Madrid e Paris. De Madrid a Paris acho que vou voar, a já que tenho poucos dias e a distância é grande! Depois volto e dou meu relato.

Reply
Fernanda 16 de abril de 2017 - 16:20

Eu já fiz Lisboa – Madrid de ônibus. Foi demorado, mas tranquilo.

Reply

Deixe um Comentário