Home Destinos InternacionaisEuropaPortugalLisboa Convento do Carmo em Lisboa

Convento do Carmo em Lisboa

por Fernanda

Atualizado em

O Convento do Carmo em Lisboa passa despercebido por muita gente, até porque ele foi quase totalmente destruído no fatídico terremoto de 1755. O pouco que sobrou é exatamente o que faz dele tão interessante. Hoje as ruínas do Carmo abrigam o Museu Arqueológico do Carmo que tem em seu acervo peças de valor histórico, arqueológico e artístico.

História do Convento do Carmo em Lisboa

A Igreja do Convento de Santa Maria do Carmo foi fundada em 1389 por D. Nuno Álvares Pereira. Ela era uma das mais bonitas construções góticas de Lisboa até o derradeiro terremoto de 1755, que destruiu praticamente todo o seu “miolo”. Em tempo: o terremoto de 1755 destruiu praticamente toda a cidade de Lisboa, em especial a região da “Baixa” onde situa-se o agora Museu Arqueológico do Carmo.

Não demorou muito para que se iniciasse a reconstrução da Igreja do Convento do Carmo em Lisboa. Já em 1756 a reconstrução começou (em estilo neogótico), mas foi interrompida em 1834 porque não havia mais Ordens Religiosas em Portugal.

Considerando que ruínas estavam em alta no século XIX, decidiram não continuar com a reconstrução da igreja.  E foi por isso que ela se transformou em uma “igreja sem teto”, ou aceitando a realidade – em ruínas.

E o resultado é realmente surpreendente, mas acredito que imagens serão mais convincentes que palavras.

convento do carmo em lisboaconvento do carmo em lisboaAlém do desbunde arquitetônico, o lugar garante uma bela viagem pelos séculos passados.

Uma vez lá dentro, eu recomendo olhar para o alto. Preste atenção nos detalhes.

convento do carmo em lisboaconvento do carmo em lisboa

Museu Arqueológico do Carmo

Como eu já disse, hoje, as ruínas do Convento do Carmo em Lisboa também abrigam um museu. Ele é super compacto, mas bem interessante (e olha que eu não sou muito fã de museus).

No museu estão os túmulos do rei D. Fernando I e de D. Fernando Sanches. Há também artefatos romanos,  cerâmicas e azulejos, mas o grande destaque vai para as múmias. É realmente muito impactante (mesmo!).

Onde fica o Convento do Carmo em Lisboa?

Fica no Chiado, bem próximo do Elevador de Santa Justa. Vale a pena combinar a visita com uma volta no Elevador de Santa Justa e demais atrações da Baixa de Lisboa.

Endereço: Largo do Carmo

Horário de Funcionamento: de segunda a sábado das 10h às 18h.

Nos meses de verão (de junho a setembro), o horário de funcionamento é das 10h às 19h.

Preço do ingresso: €4 (novembro/17).

Leia mais sobre Lisboa


Lembrou do seguro viagem? Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Você pode cotar na Seguros Promo sem compromisso e, caso opte pela contratação, ainda tem um desconto extra de 5% utilizando o cupom PRECISOVIAJAR5.


Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem.

Artigos Relacionados

7 comentários

Adriana Queiroz 24 de janeiro de 2018 - 11:40

Oi Fernanda
Estou montando um roteiro pra Portugal. Já conheço alguma coisa quando fui por excursão.
Agora o roteiro seria com marido e filho de 26 anos.
Vi sua sugestão de hotel Oslo em Coimbra.
Queria uma sugestão de hotel na cidade do Porto.
Mas pergunto: você não recomendaria alugar um apto ou kitinete nas 3 cidades que dormirei: Lisboa, Coimbra e Porto?
Não ficaria mais em conta? Alugaria pela airnb por exemplo.
Grata

Reply
Fernanda 24 de janeiro de 2018 - 22:33

No Porto já fiquei no Hotel Teatro e Hotel da Música. Pode ser que alugar um apartamento fique mais barato para os 3 sim. Como viajo muito sozinha ou com no máximo mais uma pessoa, acabo preferindo hotel mesmo.

Reply
Matheus 21 de março de 2019 - 23:49

Fernanda, boa noite.
Estou indo para Lisboa agora em abril e gostaria de saber se as ruínas também tem horário de funcionamento ou somente o museu. Quero fazer a visitação por volta das 19h, mas não pretendo visitar o museu nessa oportunidade.
Obrigado! 🙂

Reply
Fernanda 28 de março de 2019 - 08:12

O museu é bem pequeno e fica dentro das ruínas. O horário de funcionamento é igual para os dois.

Reply
Fátima 19 de agosto de 2019 - 07:56

Oi Fernanda,
Estou indo com meu esposo para Portugal em 15/10 como tenho uma corrida no domingo dia 20/10 e vou ficar por 15 dias o que me sugere de roteiro, gostaria de chegar até Santiago de Compostela.
Obrigada

Reply
Carolina 18 de outubro de 2019 - 10:22

Oi Fernanda. Sei que o museu está fechado aos domingos, mas é possível visitar as ruinas nesse dia?

Reply
Fernanda 22 de outubro de 2019 - 22:27

Oi! Não, na verdade o complexo inteiro chama-se Museu Arqueológico do Carmo e não abre aos domingos.

Reply

Deixe um Comentário