Home Destinos InternacionaisEuropa Fim das taxas de roaming na Europa

Fim das taxas de roaming na Europa

por Fernanda

Atualizado em

Uma ótima notícia para quem está indo para o Velho Continente: fim do roaming na Europa. Isso mesmo! A partir de hoje, 15 de junho, acaba a cobrança de roaming entre os países da União Europeia (UE). Isso significa que você pode comprar um chip (sim card) no primeiro país da União Europeia que visitar e usar esse mesmo chip nos demais países.

O seguro viagem é obrigatório na Europa

Fim do Roaming na Europa

A nova regra que inibe a cobrança do roaming passa a valer para todos os países que fazem parte da União Europeia. São eles:  Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia.

Importante:

1- Por enquanto, o Reino Unido está incluído nessa lista, mas assim que sair da União Europeia não fará parte do acordo.

2- A Suíça não faz parte do acordo, pois não faz parte da União Europeia.

fim do roaming na europa

Fim da cobrança de roaming na União Europeia

O que muda a partir de agora?

Acabam as taxas adicionais para usar o chip (sim card) de um país da União Europeia em outro. Vamos supor que você faça uma viagem para a Espanha, Itália e França e compre um chip (sim card) na Espanha. Você poderá usar esse mesmo chip na Itália e França sem cobrança de roaming (desde que não exceda a franquia do plano). Ou seja, você conseguirá viajar pelos países da União Europeia com apenas um chip.

Antes precisávamos comprar um chip mais caro e que funcionasse em diversos países ou então um chip em cada país, o que muitas vezes nem era viável devido ao alto custo envolvido.

fim do roaming na europa

Foto: Shutterstock

E como comprar o chip?

Comprar um chip na Europa é muito fácil. Muitos aeroportos e estações de trem possuem lojas das operadoras locais. Basta escolher uma operadora com boa cobertura (Vodafone, Orange, O2, por exemplo) e um plano com bom custo x benefício e ficar conectado durante toda a sua viagem.

Importante: lembre que seu celular precisa estar desbloqueado para que você possa utilizar um chip de outra operadora.

Veja como foi a compra de um chip na minha última viagem para Portugal. 

*Foto em destaque retirada do site Shutterstock.


Lembrou do seguro viagem? Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Você pode cotar na Seguros Promo sem compromisso e, caso opte pela contratação, ainda tem um desconto extra de 5% utilizando o cupom PRECISOVIAJAR5.


Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem.

11 comentários
1

Artigos Relacionados

11 comentários

ODEMY OLIVEIRA E SILVA 15 de agosto de 2017 - 19:23

Oi Fernanda, boa noite.

Viajarei para a Europa no final de setembro juntamente com minha esposa e gostaria de saber mais sobre a compra do chip já na chegada e sobre a utilização do whatsapp. Com o chip adquirido em Portugal consigo manter comunicação com o povo aqui no Brasil?

Obrigado.

Reply
Fernanda 15 de agosto de 2017 - 21:23

Consegue sim. Pode mandar mensagens e/ou fazer ligações pelo WhatsApp. Fiz isso e funcionou muito bem.

Reply
ODEMY OLIVEIRA 15 de agosto de 2017 - 22:23

Thanks!!!!!

Reply
Natalia Souza 21 de agosto de 2017 - 10:19

Ola Fernanda. O chip da VODAFONE funciona bem em Lisboa, Madri e Paris?
Sabe me dizer se no aeroporto de Madri ja consigo comprar um chip?
Pelo o que andei pesquisando o da VODAFONE é o mais conhecido. Consigo compra-lo no aeroporto de Madri, ou da Orange (que também li e parece ser bem conhecido) é mais fácil?

Reply
Fernanda 21 de agosto de 2017 - 20:26

Na França acho que não tem Vodafone, mas deve funcionar pegando o sinal de outra operadora. Se não tiver uma loja da Vodafone dentro do aeroporto de Madrid certamente terá da concorrência.

Reply
Cicero 4 de novembro de 2017 - 10:53

Bom dia Fernanda!
Estou indo para a Europa no final de janeiro. Chegarei por Portugal, onde farei escala, mas ficarei em Roma, Paris e Barcelona. Gostaria de saber se a Orange, a T-Mobile ou a Vodafone funciona nesses três países e se no aeroporto de Lisboa consigo encontrar uma loja para adquirir o sim card.

Abraço.

Reply
Fernanda 4 de novembro de 2017 - 12:18

A loja da Vodafone no aeroporto de Lisboa é fora da área de conexões, então acredito que você não conseguirá comprar o chip lá.

Reply
FILIPE ALMEIDA DE BARROS 21 de novembro de 2017 - 13:29

Olá Fernanda!
Estarei viajando para Portugal, espanha , França, Belgica e Holanda em janeiro, na ultima viagem fiz um plano tim europa onde tinha 15 dias de uso internacional, minha dúvida é com o esse fim de cobrança de roaming poderei assinar qualquer plano de dados em portugal e usá- lo nesses países?
obrigado.

Reply
Fernanda 6 de dezembro de 2017 - 08:58

Sim. Minhas amigas moram em Paris e usaram o chip da França em Portugal sem cobranças extras. O inverso também vale.

Reply
Claudia Fenile 7 de fevereiro de 2018 - 10:13

Ola! Vou comprar o chip em Lisboa da Vodafone, quando for pra Italia ele via funcionar automaticamente! me falaram que ao mudar de pais tem que habilitar o roming de dados, e isso mesmo! Como faco isso

Reply
Fernanda 12 de fevereiro de 2018 - 18:19

Tem que habilitar a função “roaming internacional”.

Reply

Deixe um Comentário