Home Destinos InternacionaisÁsiaChina Golpes comuns na China

Golpes comuns na China

por Fernanda

Bom, desnecessário comentar do golpe da falsificação na China, né? Acho que todo mundo tem consciência que Made in China é made in China. Existem lugares e existem lugares.

Não adianta entrar num mercado obscuro, encontrar um i-Phone por U$200 e achar que é real, porque obviamente não é. Isso não quer dizer que tudo que se vende na China é falsificado. Eu comprei um colar de pérolas real por U$15. Tudo bem que não é pérola do mar, é uma pérola que vem de uma técnica diferente, mas o colar é real (levei para comprovarem). Interessado nas pérolas? Leia esse post.

Mas, além desse golpe, existe um outro bastante popular no país. O golpe dos estudantes. Muito cuidado com o tal golpe do chá, café ou exposição de arte.

Funciona da seguinte maneira: jovens chineses abordam turistas ocidentais no meio da rua e dizem ser estudantes. Perguntam seu nome, de que país você é, ficam puxando papo com a desculpa que precisam praticar inglês. E você, bobinho, vai acreditando, achando que o pessoal é mega simpático, até que eles te convidam para o fatídico chá, café ou para visitar uma exposição de arte.

Fuja!!! É scam (golpe). Você vai na tal casa de chá e os caras te cobram uns U$100 por uma xícara de chá. É bem fácil identificar as pessoas que tentam aplicar esse golpe. Elas têm inglês muito bom, estão bem vestidas, são muito simpáticas, em 99% das vezes pedem para tirar foto com você, estão nos principais pontos turísticos e são muito boas de lábia.

Mas,volto a repetir, fuja! Se quiser ir a uma cerimônia de chá, pergunte no seu hostel/hotel um bom lugar e que tenha preços honestos.

P.S – os chineses adoram tirar fotos com os ocidentais. Isso não é golpe. É curiosidade mesmo!

VOCÊ PODE GOSTAR

5 comentários

Priscila 19 de maio de 2014 - 18:58

Olá, estou pensando em visitar a China no ano que vem? Eu falo bem ingles, mas nada de mandarim… Eu consigo visitar sozinha ou vou precisar de guia ou mesmo uma excursão?
Obrigada

Responder
Fernanda 19 de maio de 2014 - 19:04

Consegue, eu também não falo e me virei.

Responder
Priscila 19 de maio de 2014 - 19:09

Obrigada!!

Responder
Adriana 3 de setembro de 2014 - 10:26

Consegue em cidades grandes, como Shanghai e Pequim. Mas se pretende se aventurar pelo interior (como eu fiz), é bem complicado!!! Recomendo a levar um daqueles guias com frases em Chinês e Português (q vc nunca achou que fosse usar na vida!), pois eles me salvaram de situações bastante desesperadoras. E sempre, SEMPRE, leve o endereço do seu hotel anotado em alfabeto CHINÊS, pois eles não entendem o nosso. Mas não pense duas vezes: vá! Foi uma das melhores viagens da minha vida! Gostei até mais que do Japão, pois a China ainda não está acostumada à turistas ocidentais (!) e a imersão em uma cultura realmente diferente é algo impressionante. E mesmo passando muito perrengue o melhor foi visitar o interior, como a cidade de Dengfeng (onde fica o Templo Shaolin e nasceu o Kung Fu) e as Grutas de Longmen. Histórias que valem uma vida… Boa sorte!

Responder
Adriana 3 de setembro de 2014 - 10:30

Ah, e tentaram me aplicar o golpe das estudantes chinesas simpáticas em Shanghai, perto dos Jardins Yuyuan. Eu e meu amigo nunca havíamos ouvido falar do golpe (cariocas bobinhos!) e quase fomos vítimas, se não estivéssemos com tempo curto para visitar a cidade… Só depois vimos um alerta no hostel sobre isso!

Responder

Deixe um comentário