Home Destinos InternacionaisAméricaPeruMachu Picchu Incrível Machu Picchu!

Incrível Machu Picchu!

por Fernanda

Confesso que estava com medo de me decepcionar com Machu Picchu. Quanto mais a gente viaja, mais exigente ficamos. E como já conhecia quatro das novas maravilhas do mundo (Muralha da China, Petra, Coliseu e Cristo Redentor), Machu Picchu tinha um papel difícil a cumprir: o de tirar meu fôlego.

A verdade é que Machu Picchu é tudo aquilo que você espera e um pouco mais. É difícil falar de um lugar que envolve tantas lendas, sendo a mais famosa a que diz que a cidade perdida dos incas foi construída por extra-terrestres. Outros dizem que MP possui uma energia diferente. Não sei se acredito na teoria dos extra-terrestres, mas definitivamente acredito que o lugar tem mesmo uma energia especial. Se você procura paz ou aquele seu ponto de equilíbrio, é provável que encontre em Machu Picchu.

Vale a pena pagar um tour guiado e escutar um pouco mais sobre a história dos incas. Uma civilização de 16 milhões de pessoas que foi massacrada por 180 espanhóis. Pode parecer difícil de acreditar, mas os incas tinham medo dos cavalos e tinham armas feitas de pedras enquanto os espanhóis tinham armas de fogo. E o fim da história não é muito difícil de adivinhar e é por isso que ela nunca foi terminada.

Guia Machu Picchu

Nosso guia de Machu Picchu

Agora o que surpreende não é decadência inca e sim a inteligência inca. Os caras eram verdadeiros engenheiros, arquitetos, astrônomos e agricultores.  Resumindo: eles eram gênios. As pedras foram encaixadas uma nas outras, sem cimento, sem nada. As construções são perfeitas.

machu picchu

machu picchu

machu picchu

Outro aspecto legal do tour guiado é que eles explicam um pouco dos sacrifícios realizados na época e você escuta essa explicação dentro do Templo del Sol. A parte triste é que muitas vezes os sacrifícios envolviam crianças, que eram oferecidas aos deuses (leia – as crianças eram mortas).

A história está viva dentro de Machu Picchu e dá para se perder por horas dentre as construções perfeitas. Fiquei imaginando como teria sido a vida dos nativos durante a época inca.

machu picchu

Confesso que mesmo sem querer, comecei a chorar. Não sei explicar, mas foi a mesma emoção que tive na Muralha da China. Era difícil acreditar que estava ali, realizando mais um sonho e conhecendo Machu Picchu.

 

 

machu picchu

Tive sorte e não sofri com a altitude. Digo que não sofri porque não tive dor de cabeça ou enjoo, mas me senti muito cansada.

Huayna Picchu

Aquela é Huayna Picchu

Fiquei feliz com o que vi dentro de Machu Picchu e não me arrependo de não ter subido nenhuma montanha extra. Não teria aguentado o tranco por causa da altitude.

Leia também o Manual prático de Machu Picchu e Mitos e Verdades de Machu Picchu. Se você ainda estava em dúvida se valia a pena visitar Machu Picchu, espero ter te ajudado. A resposta é sim.  Vale muito a pena.

 

34 comentários
0

Artigos Relacionados

34 comentários

gleiber (@Andarilho_Mundo) 2 de outubro de 2012 - 21:30

Também senti o mesmo! Só não chorei porque homem não chora, né? Mas estar lá em cima é algo mágico, difícil até de explicar. A gente subiu Huaynapicchu e estamos vivos! (ainda não sei como, ehehehhe)

Reply
Fernanda 2 de outubro de 2012 - 21:54

Oi Gleiber, eu quase morri com falta de ar no dia anterior (Vale Sagrado). Mas quando vi o tamanho de Huayna Picchu, fiquei até feliz por não ter comprado o ingresso. Sou muito sedentária. Ah, e homem chora sim, não entendo porque existe esse preconceito. hehehe

Reply
Karem 3 de outubro de 2012 - 09:44

Fe, que visual, que panorama!! As fotos estão ótimas!! É muito diferente de tudo que a gnt tá acostumado: paisagem de praia, arranha-céus, montanhas … tá na minha lista dos lugares para se visitar. Beijos

Reply
Fernanda 3 de outubro de 2012 - 11:15

É muito diferente mesmo. Vale a pena visitar MP. beijos

Reply
Suelen 5 de dezembro de 2012 - 17:52

Que emocionante esse post, aposto que eu tb choraria. O lugar esta na minha bucket list com certeza, mas achei super complicado chegar lá!
Parabéns pelas fotos, ficaram lindas!

Bjs.

Reply
Fernanda 5 de dezembro de 2012 - 22:57

Na verdade é bem tranquilo chegar lá, mas demora um pouquinho. Mas o esforço vale a pena. No meu caso o esforço nem for físico. Não fiz a trilha, mas conheço gente que fez. rs

Reply
Marta 16 de dezembro de 2012 - 16:42

Olá
Nossa FERNANDA eu queria ter a sua vida kkkkk como um grande elogio claro.
Eu amo viajar e ja fiz muito sozinha, mas agora estou parada ( casei) kkkk.
Bom queria lhe parabenizar e perguntar quanto vc gastou para MP pois vc disse q nao e barato. Bjos

Reply
Fernanda 16 de dezembro de 2012 - 22:27

Oi Marta!
As pessoas não acreditam, mas como eu queria estar casada ou pelo menos ter um namorado. Mas tá fácil pra ninguém (como dizem por aí). hahaha. Olha, é caro porque ainda tenho a média do Sudeste Asiático na minha cabeça, uns U$30 por dia. Mas, comparado com o Brasil, o Peru é baratíssimo. Acho que coloquei nesse ou em outro post quando custa o ingresso para MP + o trem ida e volta. Dá uns U$200. Paguei U$10 no hostel + os passeios que deu uns U$85. Mas tem hotel bom em Cusco (privativo, quarto duplo) por U$50 ou menos. É que eu me tornei extremamente pão-dura com viagens depois da volta ao mundo, mas não se assuste. É muito mais barato que aqui.

Reply
Leo 6 de janeiro de 2013 - 23:27

O que seria de meu planejamento de viagem sem o seu blog, Fernanda? Me responde rsrs!

Reply
Fernanda 6 de janeiro de 2013 - 23:28

hehehe…que bom que as dicas estão sendo úteis.

Reply
Leo 6 de janeiro de 2013 - 23:30

Queria uma assessora de viagem q nem vc! Ai ai…
Vc tem alguma página no face?
🙂

Reply
Fernanda 7 de janeiro de 2013 - 10:43

Na verdade, eu faço consultorias especializadas, mas tive que suspender novos pedidos porque estou focada em outros projetos até o carnaval.
Tenho a página do blog. Perfil pessoal esá inativo porque era muita rede social para administrar.

Reply
Mario Bourges 12 de março de 2013 - 01:32

Estive com minha esposa em Machu Picchu em 2009, três semanas após o falecimento de minha mãe… Tal viagem foi muito importante e inesquecível para mim. Havia começado a planejar tal viagem 16 anos antes, mas como em nossas vidas muitas voltas se dão a aventura demorou um pouco. Digo aventura por que nós fizemos a trilha inca. Ficamos quase quatro dias subindo e descendo montanhas. Ver a cidade de MP foi bom? Claro que sim. Mas dentro deste contexto foi mais uma coisa que vimos, pois por todos os lugares que passamos tinha história, tinha vida.

De qualquer forma isto ficou marcado para sempre em nossas mentes. Já comuniquei a pessoa que nos guiou que em alguns anos mais iremos com nossos filhos para fazer o mesmo trajeto. Deixo aqui, para quem quiser ver, o link com um vídeo que fiz com algumas fotos que tirei da trilha até chegar em nosso objetivo.

Abraço.

Reply
Fernanda 12 de março de 2013 - 19:30

Obrigada Mario pelo comentário e vídeo.

Aproveitando, estou participando de um concurso para trocar de lugar com outro blogueiro por 10 dias. Acho que vai ser bem legal e preciso dar um gás na votação. Para votar, é bem fácil. É só colocar o e-mail, clicar no botão rosa e depois confirmar o voto por um link que eles mandam por e-mail. Vc poderia me ajudar? Obrigada! http://www.bigblogexchange.org/blog/94001

Reply
Meu site de viagem 20 de março de 2013 - 09:00

Nossa, tenho um sonho de ir para Machu Picchu…Espero um dia, ainda reáliza-lo. Parabéns pelo post.

Reply
Alexandre Tenorio 17 de maio de 2013 - 22:52

Dizem que a paisagem avistada pelo trem Vistadome é muito legal.

Como vou chegar em Águas Calientes de noite partindo de Ollanta
às 19h, não vou ter essa oportunidade.

Por isso, estava pensando em voltar no trem das 15h30 de Machu Picchu para Cusco. Assim, aproveitaria para ver paisagem. Será que dá tempo para ver MAchu Picchu a tempo de pegar o trem nesse horário ou fica muito apertado? Não quero prejudicar a visita em Machu Picchu.

Reply
Fernanda 18 de maio de 2013 - 10:03

Então, lá por 14:30 hs eu já tinha acabado MP. Mas, não subi nenhuma montanha, tava sozinha e meu ritmo é rápido. Até dá. Mas, o lugar é tão legal que eu quis ficar lá durante horas sentada só olhando a paisagem. Na minha opinião, valeu mais do que a paisagem do trem.

Reply
Vinicius MR8 20 de agosto de 2013 - 15:50

Olá Fernanda, sou viajante apaixonado (assim como você, porém com menos estrada)e o Machu Pichu é meu próximo destino. Minha viagem será agora em outubro e ler seus textos aumentou minha dose de ansiedade. rs
Valeu

Reply
Fernanda 20 de agosto de 2013 - 22:49

MP é demais!!!

Reply
Ana Carolina 8 de novembro de 2013 - 13:48

Fernanda, parabéns pelo site e por todas as dicas, vou usá-las na minha próxima viagem para a Tailândia. Mas preciso discordar de uma coisa nesse post, vale a pena sim subir Huayna Picchu, pois a vista lá do topo é inigualável. E se pode fazer a trilha mais tranquilamente, realmente tem alguns pontos mais íngremes mas todos toleráveis. Subi devagar tirando várias fotos e posso dizer que valeu muito a pena, a vista á show!!!! 🙂

Reply
Fernanda 8 de novembro de 2013 - 13:57

Ué, mas não disse que não vale a pena. Disse que eu não tive interesse porque sabia que não teria a resistência física. Com certeza a vista lá e na outra montanha devem ser lindas, só que eu preciso de muita academia antes de tentar. rs

Reply
Anderson Couto 29 de novembro de 2013 - 01:24

Parabens pelas dicas e me emocionei so de ler seus comentarios estou indo dia 26 de janeiro , fico por 3 dias e depois retorno a Lima , me da uma dica ? devo comprar os tickets antes ou consigo para estas datas lá ?

Reply
Fernanda 2 de dezembro de 2013 - 13:42

Acho que essa época é alta temporada (mesmo sendo chuvosa). Dá para comprar antes para garantir.

Reply
Anderson Couto 2 de dezembro de 2013 - 17:29

já fiz isso , valeu a dica !!! depois compartilho com vc minhas experiências lá !

Reply
Fernanda 2 de dezembro de 2013 - 20:51

De nada! Fico no aguardo.

Reply
Acsa 15 de janeiro de 2014 - 03:35

Oi fernanda, fui para Machu Picchu em Julho de 2013, realmente um sonho.
Mas economizei bem mais, fiz uma subida de van, até um povoado antes de aguas calientes, foram umas 7 horas em pequenas estradinhas, em cima de montanhas altas, era olhar pela janela da van, que a sensação de morte, era inevitável.
Depois caminhei 2 horas até aguas calientes pelo trilho do trem, e no outro subi Caminhando/escalando até Machu Picchu, mais 2 horas! Uma aventura incrivel!
Mas fiquei muitos dias no Peru, e tem outros sitios arqueologicos bem mais complexos, antigos e intrigantes que Machu Picchu, este é apenas o mais famoso. O Peru é incrivel.

Reply
Fernanda 15 de janeiro de 2014 - 09:51

Uau! Que aventura. Eu fiquei com medo de encarar essa rota alternativa.

Reply
miriam 27 de outubro de 2014 - 22:59

Chessuis ate hoje eu nao acredito que subi as duas montanhas!
Montana Pichu e no outro dia Huayna Pichu, sinceramente, nao vale a pena, pq depois de verdade nao conseguia caminhar, foi terrivel.
Eu deveria ter feito Machu PIchu antes do Salar…rsrs gostei mais do deserto de sal.
Machu Pichu é lindu sim, gostei e indico!

Reply
Fernanda 30 de outubro de 2014 - 17:19

Eu fiz MP antes do Salar. Achei melhor mesmo. Gostei dos dois.

Reply
Lívia Lima 16 de novembro de 2014 - 18:19

Olá Fernanda, seu blog é ótimo. Eu vou em fevereiro/2015 e estou buscando informações.
Só tem uma coisa que eu fiquei curiosa, o guia falou pra você que os incas sacrificavam crianças? Mal de historiadora. rs. Estranho, porque isso não é dito em nenhuma pesquisa. Que eu saiba, na América apenas os astecas sacrificavam humanos ao deus sol. Enfim, estou muito empolgada, os incas são fascinantes. 🙂
Obrigada pelas dicas.

Reply
Fernanda 24 de novembro de 2014 - 19:55

Não me lembro, Lívia. Eu escrevi no post? Se sim, é porque provavelmente falou. rs

Reply
Anderson Couto 24 de novembro de 2014 - 22:56

Olá vc vai ficar em Lima por alguns dias? Se sim vá até a huaca puclana lá vc verá e conhecerá um pouco sobre esta história, pois acreditava se que quando um adulto morria era necessário que crianças o guiasem para o renascimento, pq crianças? Porque tinham feito este caminho à pouco tempo.

Reply
Jessica 7 de julho de 2015 - 20:45

Boa noite Fernanda
estou planejando ir ao Peru em agosto, comprei as passagens aéreas porém não sei que horas ir para Machu picchu, indo pela parte da manhã logo que o parque abre fica muito cansativo para ficar no parque até as 14/15 horas.? Queria o melhor horário para tirar fotos exclusivas
Beijos

Reply
Fernanda 7 de julho de 2015 - 21:15

Bem cedo, Jessica. Durma em Águas Calientes.

Reply

Deixe um Comentário