Home Destinos InternacionaisEuropaPortugalLisboa Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa

Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa

por Fernanda

Atualizado em

O Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa é um daqueles lugares que todo mundo deveria ter a chance de conhecer pelo menos uma vez na vida.  Localizado no bairro de Belém e próximo ao maior ícone de Lisboa – a Torre de Belém, o Mosteiro impressiona, tanto é que faz parte da lista da Unesco.

Mosteiro dos Jerônimos

Como chegar ao Mosteiro 

Eu recomendo ir para o Mosteiro dos Jerônimos de manhã. Sempre que vou para Lisboa, me programo da seguinte maneira: saio do hotel cedo e vou direto para a Praça do Comércio pegar o “elétrico” 15E, ou o bonde 15E como falamos aqui no Brasil. Desço na parada chamada Mosteiro dos Jerônimos e ando até o “Pastéis de Belém”. Lá tomo um belo café seguido de muitos pastéis de nata e faltando uns 10 minutos para o horário de abertura do Mosteiro dos Jerônimos vou até lá.

Também dá para chegar no Mosteiro de ônibus vindo do Centro Histórico ou de trem (via Cais do Sodré). Eu prefiro ir de bonde mesmo.

mosteiro dos jerônimosIngresso

Lisboa está na moda e a fila para entrar no Mosteiro é grande. É recomendável comprar o ingresso com antecedência, mas caso não queira ou não consiga, faça o que eu disse ali em cima e chegue alguns minutos antes da abertura. É o único jeito de perder menos tempo na fila e entrar no Mosteiro sem grandes multidões.

Paguei €10 no ingresso em dezembro de 2017 (direto na bilheteria).

História do Mosteiro

Tudo começou com um pedido feito pelo rei Dom Manuel I à Santa Sé, pois ele queria construir um grande mosteiro na entrada de Lisboa (perto do rio Tejo).

O projeto era grandioso e levou aproximadamente um século para ser construído. O Mosteiro é umas das mais importantes obras da arquitetura manuelina. D. Manuel I escolheu os Monges da Ordem de São Jerônimo para viver no Mosteiro. Os monges tinham como função rezar pela alma do rei e prestar assistência espiritual aos marinheiros e navegadores que constantemente partiam de Lisboa para descobrir outras terras . A Ordem de São Jerônimo foi dissolvida em 1833 e então o mosteiro passou a ser utilizado como escola e orfanato até meados da década de 40 (1940).

Igreja

O teto é uma teia de aranha feita em pedras. Indescritível! E já na entrada é possível ver os túmulos de grandes heróis portugueses como Vasco da Gama e Luís Vaz de Camões.

mosteiro dos jerônimos

mosteiro dos jerônimosClaustro

A igreja impressiona, mas o claustro é absurdamente lindo e cheios de detalhes. Repare nos gárgulas.

mosteiro dos jerônimos

mosteiro dos jerônimosO Mosteiro transmite uma paz incrível e é um dos meus lugares favoritos em Lisboa (e olha que não sou religiosa).

mosteiro dos jerônimosInformações

Endereço: Praça do Império 1400-206. Bairro Belém. Lisboa, Portugal

Horário de funcionamento:

De outubro a abril: das 10h às 17h30 (última entrada às 17h)

De maio a setembro: das 10h às 18h30 (última entrada às 18h)

Atenção: o Mosteiro não abre nas segundas-feiras e nos dias 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 13 de Junho e 25 de Dezembro.

Leia mais sobre Lisboa

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário