Home Destinos InternacionaisOriente MédioDubai O que fazer em Dubai

O que fazer em Dubai

por Fernanda

Atualizado em

Repleta de pontos turísticos, tecnologia e muitos superlativos, Dubai oferece atrações para todos os gostos, praias, shoppings e excelentes oportunidades de compras, parques temáticos, passeios exóticos pelo deserto e uma culinária impressionante. Contudo, antes de decidir o que fazer em Dubai surgem algumas dúvidas.

Dubai é mesmo um emirado que gosta de se exibir, é grande e repleto de atrações. O maior prédio do mundo está lá, assim como o maior shopping do mundo. É lá também que fica também a ilha artificial em formato de palmeira. Mas sabendo o que encontrar no emirado, fica mais fácil decidir quais atrações visitar em Dubai.

Dessa maneira, reuni abaixo as principais atrações de Dubai para que você aproveite ao máximo a sua viagem para o emirado. Vamos lá?

o que fazer em dubai
Dubai

Onde fica Dubai

Dubai o emirado mais populoso dos Emirados Árabes e fica localizado no Oriente Médio, na costa do Golfo Pérsico. São 7 emirados no total.


 Leia também  

O que fazer em Dubai: principais atrações e pontos turísticos

1) Burj Khalifa

Definitivamente, essa é a principal atração turística de Dubai. O prédio mais alto do mundo, chamado Burj Khalifa impressiona os visitantes.

A subida ao topo do Burj Khalifa é uma das atrações mais concorridas da cidade, afinal não é todo dia que você consegue subir no prédio mais alto do mundo. No total, são 828 metros e 163 andares. É possível subir até o observatório “At the Top” no 124º e andar e 125º andar com o ingresso mais simples ou até o 148º andar com o ingresso mais caro. Como o ingresso não é barato e a diferença de preço entre as duas opções é bem considerável, optei por visitar os andares 124 e 125. Saiba como é a subida ao topo do Burj Khalifa.

Antes de mais nada, adianto que essa atração é mega concorrida, portanto recomendo fortemente a compra antecipada do bilhete para otimizar a sua visita, evitar as longas filas e ainda economizar no valor do ingresso (é bem mais barato comprar online). Caso prefira, também é possível comprar um ingresso combinado para visitar o Burj Khalifa e o Aquário.

Por fim, recomendo visitar a atração um pouco antes do pôr do sol para ter uma visão 360 º da cidade de dia e de noite.

burj khalifa
Observatório At the Top Burj Khalifa em Dubai

2) Show das Águas Dançantes (Fontes de Dubai)

Lá do topo do Burj Khalifa é possível ver outra atração bem concorrida de Dubai: o show das águas dançantes nas Fontes de Dubai. A saber: eu ainda acho que o melhor lugar para assistir ao Show das Águas Dançantes é lá de baixo, da calçada mesmo, de frente ao Burj Khalifa. O show das águas dançantes impressiona a todos e, ao contrário do Burj Khalifa que tem um ingresso salgado, o show das fontes é gratuito.

show águas dançantes burj khalifa
Show das Águas Dançantes vista do topo do Burj Khalifa. Foto: Shutterstock por trabantos

As apresentações duram cerca de 30 minutos, começando às 18h e indo até às 23h. Vá preparado (a) e com tempo, pois são tantos turistas assistindo que, provavelmente, você terá que assistir mais de uma apresentação até conseguir se aproximar e de fato conferir de perto o show.

o que fazer em dubai
Show das Águas Dançantes em Dubai. Foto: Shutterstock por fokke baarssen

3) Shoppings

Primeiramente, você tem que saber que o conceito de shopping tradicional não se aplica a Dubai. Em segundo lugar, saiba que devido às altas temperaturas do emirado (apenas alguns meses do ano possuem temperaturas mais agradáveis), os shoppings não são apenas lugares para fazer compras e sim lugares de entretenimento e refúgio dos residentes de Dubai durante os meses mais quente do ano.

Já imaginou uma pista de esqui coberta? E um aquário gigante? E shoppings temáticos? Pois é! É possível encontrar tudo isso em Dubai.

dubai mall
O grandioso Dubai Mall. Foto: Shutterstock por Mo Azizi

São muitos os shoppings espalhados pelo emirado e a boa notícia é que Dubai é tax free, ou seja, livre de impostos.

  • Dubai Mall: é o maior shopping do mundo. Fica no complexo do Burj Khalifa e é dentro do shopping o acesso para o observatório “At the Top” do Burj Khalifa. Além disso, é nele que ficam o Aquário de Dubai, um rinque de patinação no gelo e o Kidzânia (complexo de entretenimento infantil). É extremamente recomendável pegar um mapa do shopping em um dos balcões de informação.
  • Mall of the Emirates: outro shopping grandioso e com uma infinidade de lojas para agradar qualquer um. É nesse shopping que fica a pista de esqui coberta.
  • IBN Matuta Mall: um shopping para lá de interessante, visto que é temático. IBN Matuta era um acadêmico e viajou ao longo de 30 anos por 120 mil km. Assim sendo, o shopping é dividido em 6 seções decoradas no estilo de cada região que visitou.
  • Wafi Mall: esse shopping é até pequeno quando comparado aos demais, mas ele é uma mistura de Egito e Las Vegas, com sua decoração de esfinges e faraós. No subsolo fica o Souq Khan Murjan, com vitrais coloridos.
wafi mall
Wafi Mall

4) Souks

Surpreendentemente, Dubai não vive só de coisas futuristas. A área antiga da cidade abriga os Souks (tradicionais mercados árabes). Andar pelos souks de Deira e Bur Dubai é uma das experiências mais fascinantes que você pode ter no emirado. Os souks mais famosos são os de especiarias, tecidos e ouro.

O Souk de Ouro (Gold Souk), com certeza, foi o que mais me impressionou. São várias vitrines repletas de ouro, joias e pedras preciosas de Dubai. As peças são originais, pois o mercado é controlado pelo governo. É lá também que fica exposto o maior anel do mundo de acordo com o Guinness Book.

souk dp ouro em dubai
Souk do Ouro (Gold Souk). Foto: Shutterstock por Patryk Kosmider

Caso pretenda fazer compras em qualquer um dos souks, minha dica é começar oferecendo metade do preço estabelecido pelo vendedor. Barganhar é um costume na região e os vendedores ficam chateados se você não negocia.

Ah! Os souks também são bons lugares para comprar souvenir e lembrancinhas de viagem baratos.

5) Museu de Dubai

O Museu de Dubai fica em um dos prédios mais antigos do emirado. Lá você ficará sabendo um pouco mais da história da cidade e como ela deixou de ser um simples assentamento no deserto para ser uma das mais modernas e estonteantes cidades do Oriente Médio.

6) Dubai Marina

Dubai Marina é outro projeto megalomaníaco e uma das minhas regiões preferidas de Dubai. É uma marina cercada por mais de 200 prédios – todos enormes – incluindo prédios residenciais, hotéis, lojas e um shopping a céu aberto.

Adoro o The Walk, um mix de calçadão e shopping a céu aberto. Uma das experiências mais legais que tive em Dubai foi fazer um passeio de iate. Uma das minhas amigas que mora lá resolveu comemorar seus 30 anos em grande estilo: alugou um iate e convidou os amigos para fazer um passeio. Por sorte, coincidiu com as datas da minha viagem.

A boa notícia é que você também pode fazer um passeio de iate em Dubai. Veja as opções disponíveis de passeio.

dubai marina
Dubai Marina

7) Burj al-Arab, o hotel 7 estrelas

Inesperadamente, 5 estrelas não são suficientes para a hotelaria de Dubai. Sendo assim, é possível encontrar em Dubai um hotel 7 estrelas, o único do mundo. O famoso e surpreendente hotel Burj al-Arab tem formato de uma vela de barco.

Se você – assim como eu – não faz parte do time dos milionários que pode pagar uma diária nesse hotel, saiba que dá para apreciar o hotel do lado de fora. Além disso, o hotel também aceita reservas de não-hóspedes em todos os seus sete restaurantes.

Minhas amigas que moram em Dubai já foram no Skyview Bar que fica no 27º andar do hotel. Embora não seja uma experiência barata, visto que eles exigem um consumo mínimo por pessoa de 200 AED (uns U$55,00), elas adoraram. Para bolsos mais apertados, a opção mais barata é o restaurante Sahn Eddar que fica no lobby do hotel.

Importante: é necessário reservar com antecedência a mesa em um dos restaurantes do hotel e um dress code “smart elegant” é exigido para entrar no hotel.

Burj al-arab em Dubai
Burj al-Arab

 Dubai combina com Tailândia  

8) Praias

Antes de mais nada, você precisa saber que há praias públicas (gratuitas) e praias privadas em Dubai (você pode pagar pelo dia de uso – day use).

Eu visitei os dois tipos de praia e digo que nas praias públicas, por vezes me senti desconfortável com os olhares de indianos e árabes não acostumados com os trajes de praia ocidentais. Independente de qual praia você escolha ir, recomendo não ir com biquínis muito pequenos.

Segue a lista das principais praias gratuitas de Dubai:

  • Jumeirah Open Beach (a preferida dos russos).
  • Kite Beach (a minha preferida).
  • Umm Suqeim Beach (entre o Jumeirah Beach Hotel e Kite Beach).
  • Jumeirah Beach Residence Open Beach: paralela ao The walk no JBR.
kite beach
Kite Beach

9) Palm Jumeirah

E as atrações não acabam. Chegou a hora de conhecer a Palm Jumeirah, a ilha artificial em formato de palmeira. Mais uma das coisas megalomaníacas que só Dubai faz por você. É lá que fica o hotel e resort 5 estrelas, Atlantis.

Ela foi construída com a finalidade de aumentar o litoral da cidade. É possível chegar em Palm Jumeirah com um monotrilho. Uma das minhas amigas mora no complexo e admito que fiquei bastante impressionada com a vista que ela tem da sacada.

Uma coisa que ainda não tive a oportunidade de fazer, mas está na lista é saltar de paraquedas e conferir essa vista aérea de Palm Jumeirah. Deve ser uma experiência e tanto.

palm jumeirah
Palm Jumeirah. Foto: Shutterstock por Andrey_Popov

10) Dubai Miracle Garden

O maior jardim artificial do mundo fica no meio do deserto. São 150 milhões de flores formando esculturas, mosaicos, túneis e arcos em 72 mil metros quadrados.

Se você pretende visitar Dubai durante os meses de novembro a abril, vale a pena colocar esse imenso jardim no seu roteiro. Garanta seu ingresso com traslado.

dubai miracle garden
Miracle Garden

11) Passeio no Deserto de Dubai

É tudo tão moderno e futurista em Dubai que às vezes você até esquece que está no meio do deserto. Um passeio que considero imperdível é o passeio para o deserto (reserve aqui). Repleto de emoção, é feito em um carro 4×4 e inclui um show típico árabe. A paisagem é linda e vale a experiência.

passeio pelo deserto
Passeio pelo deserto

12) Bate-volta para Abu Dhabi

Com toda a certeza se você tiver mais dias no roteiro, vale a pena explorar o emirado de Abu Dhabi com calma. Mas se só tiver 1 dia para bate-volta até Abu Dhabi, vale muito a pena conhecer a surpreendente Grande Mesquita, a terceira maior mesquita do mundo.

mesquita abu dhabi
Mesquita Abu Dhabi
13 comentários
0

Artigos Relacionados

13 comentários

Paloma 11 de dezembro de 2019 - 09:00

Estou indo para Dubai ano que vem, suas dicas foram super úteis, passeios muito interessantes que quero visitar 🙂

Reply
Fernanda 11 de dezembro de 2019 - 20:50

Obrigada. Espero que goste de Dubai.

Reply
Mirella Matthiesen 11 de dezembro de 2019 - 15:34

Eu AMEI Dubai e me surpreendi demais com a cidade! Adoro lugares em mutação, onde tem sempre algo novo para visitar, e Dubai é assim, né? Fui em 2001 e lendo seu post me deu gostinho de quero mais.

Reply
Fernanda 11 de dezembro de 2019 - 20:50

Eu já fui algumas vezes e é impressionante como sempre tem coisa nova. Eu adoro Dubai.

Reply
Bruna 11 de dezembro de 2019 - 20:40

Ótimas dicas do que fazer em Dubai! Muitas vezes pensamos no stopover para quem vai para a Ásia, mas há atrações para muitos dias!

Reply
Fernanda 11 de dezembro de 2019 - 20:49

Sim, tem muita coisa legal para ver e fazer em Dubai.

Reply
Angela C S Anna 11 de dezembro de 2019 - 22:41

dubai parece um destino totalmente diferente do que eu ja visitei, uma mistura bem doida e contemporanea ne! vou utilizar as dicas quando for, ta completaaaaaço!!

Reply
Fernanda 11 de dezembro de 2019 - 23:28

É bem diferente de tudo que já vi também. Sou suspeita. Adoro Dubai!

Reply
Mariana Menezes 14 de dezembro de 2019 - 09:24

Gostei das dicas do que fazer em Dubai. Tenho muita vontade de ir, acho que deve ser um lugar bem diferente e interessante. Mas não sei se teria vontade de ir às praias exatamente pelo fato de ficar incomodada com a diferença cultural.

Reply
Fernanda 14 de dezembro de 2019 - 13:26

Mas tem muito expatriado em Dubai e em muitas das praias só eles vão. É “quase” como uma praia em qualquer outro lugar do mundo – só que sem bebidas alcoólicas.

Reply
Neto 4 de janeiro de 2020 - 02:35

Oi, existe muita diferença entre a cotação nas casas de câmbio no aeroporto ou shopping? Vou levar dólares e gostaria de saber um bom local p cambiar. Também tenho dúvidas com relação aos táxis ou uber, os táxistas são confiáveis?
Muito obrigado.

Reply
Fernanda 5 de janeiro de 2020 - 20:23

Olá! No aeroporto eles cobram muitas taxas. É melhor trocar nos shoppings mesmo. Sim, os taxistas são confiáveis. Nunca tive problemas.

Reply
Irma E. M. Gonçalves 22 de janeiro de 2020 - 11:14

Fernanda, este ano, 2020, quero fazer uma viagem especial, eu, meu esposo e nossa filha de 5 anos. Pensei em Dubai, nas tb gostei do seu roteiro Portugal/Espanha. Qual vc me indica? Levando em conta aproveitamento, (já que tem uma criança indo junto), menos gastos, encantamento, …..

Reply

Deixe um Comentário