Home Destinos InternacionaisEuropaPortugalAlgarve O que fazer em Lagos no Algarve

O que fazer em Lagos no Algarve

por Fernanda

Atualizado em

Lagos é uma das regiões mais turísticas do Algarve, já que uma de suas praias – a Dona Ana – já foi eleita uma das praias mais bonitas do mundo. Lagos oferece muitas atividades para os turistas, tem bons restaurantes, uma vida noturna agitada e fácil acesso para as praias paradisíacas. Além disso, Lagos também teve bastante influência na história de Portugal, pois muitas expedições durante o período das Grandes Navegações saíram de lá. Veja o que fazer em Lagos no Algarve.

O que fazer em Lagos no Algarve

Praias de Lagos no Algarve

Acho que a melhor coisa a fazer em Lagos é explorar as praias a pé. Da marina de Lagos você pode ir andando até a estradinha que leva para as praias. É uma caminhada bem gostosa, você passa pela Fortaleza da Ponta da Bandeira e já avista as primeira praias: a Praia da Batata e a Praia do Estudante.

De lá, segui em busca da tão famosa Praia de Dona Ana. O que eu fiz (por acaso) e recomendo que todo mundo faça é seguir pela estradinha até a entrada para a Praia do Pinhão. Depois, em vez de voltar para a estrada e continuar o caminho até a Praia de Dona Ana, o esquema é ir andando pela estradinha de terra, por cima das falésias. O visual é realmente inacreditável. Maravilhoso mesmo! É uma praia mais linda que a outra e de tons de azul e verde de deixar qualquer um babando.

o que fazer em lagos no algarve

Chegando na Praia do Pinhão

o que fazer em lagos no algarveAí vai da disposição e das “pernocas” de cada um, já que as praias de Lagos seguem o mesmo padrão: falésias e muita escadaria para chegar na areia. Eu acabei descendo só na Praia da Dona Ana, a última praia dessa “estradinha de terra” que encontrei por acaso.

o que fazer em lagos no algarve

Praia da Dona Ana

Admito que fiquei um pouco decepcionada com a Praia de Dona Ana. Não que ela não seja bonita, mas comparada com suas vizinhas ela é apenas mais uma praia. Gostei muito mais da Praia do Pinhão, por exemplo.

o que fazer em lagos no algarve

Praia da Dona Ana

Praia de Dona Ana

Embora a Praia de Dona Ana não tenha sido a minha preferida na região de Lagos, ela é a praia com mais estrutura. Por exemplo, é possível alugar guarda-sol, cadeira de praia e almoçar no restaurante. Foi o que fiz. O que me surpreendeu positivamente é que apesar da Praia de Dona Ana já ter entrado no ranking de uma das mais bonitas do mundo e ser um dos lugares mais visitados de Portugal, o restaurante tinha preços acessíveis. Ok que ele era meio “americanizado” e com mais opções de lanches do que comida propriamente dita, mas seria até um sacrilégio estar em um lugar tão lindo e comer um hambúrguer. Fui de sardinhas grelhadas, uma das inúmeras delícias da culinária portuguesa. O prato custou €9,5.

o que fazer em lagos no algarve

Praia do Camilo

Depois do almoço na Praia de Dona Ana e um gélido mergulho no mar (a essa altura do campeonato você já deve saber que a água do Algarve é gelada), segui para a Praia do Camilo. Peguei a estrada mesmo. Não é uma caminhada muito longa, mas tem um pouco de subida. Olha, eu até fui para o Algarve por causa da Praia da Dona Ana, mas foi a Praia do Camilo que me conquistou. De lá é possível ter uma visão panorâmica de todas as praias que já citei nesse post. É um visual maravilhoso. Fiquei um tempão no mirante tirando fotos e apreciando a paisagem até ter coragem para encarar a escadaria.

o que fazer em lagos no algarve

Praia do Camilo

o que fazer em lagos no algarve

Mirante da Praia do Camilo

Vale cada degrau! Pode descer sem medo de ser feliz, porque a praia é maravilhosa lá embaixo também.

Passeio de barco pelas Praias de Lagos no Algarve

Eu adoro passeios de barco, então é claro que fiz um em Lagos. São muitos os passeios oferecidos, mas quis fazer um mais básico. Acabei escolhendo o passeio de 40 minutos saindo da marina de Lagos até a Ponta da Piedade.

Peguei o barco bem em frente à Fortaleza. Custou €15 por pessoa e o que achei mais legal é que não precisa esperar mais ninguém. No meu caso, fui só com minha amiga no barco.

O barco passa por todas as praias que já citei aqui no post e vai até a Ponta da Piedade, mas temos a visão “nível do mar” das praias. O barqueiro vai contando um pouco da história das praias e nomeando as rochas. Algumas o pessoal teve bastante criatividade e eu não consegui ver os tais elementos. Tirando o Titanic e Iceberg (abaixo, primeira foto superior da esquerda) o resto nem com muita imaginação eu consegui ver.

Verdade seja dita: a vista das praias é realmente mais bonita vista do topo, mas passar de barco dentro das grutas é bem legal. Acho que vale ter as duas experiências.

o que fazer em lagos no algarve

Essa é apenas uma sugestão do que fazer em Lagos no Algarve. Uma dica: se você for de carro para Lagos tente deixar o carro o mais próximo possível da marina. Lá perto tem um estacionamento gratuito e você pode fazer todo esse roteiro a pé. Também é possível subir de carro até a Praia da Dona Ana, mas perde um pouco da graça (e as belezas do caminho), além de ser difícil estacionar lá na praia pois há poucas vagas de estacionamento.

Continue planejando sua viagem para o Algarve

O que é bom saber antes de ir para Portugal

Motivos para conhecer o Algarve

31 comentários
3

Artigos Relacionados

31 comentários

Vânia 24 de outubro de 2016 - 21:43

As fotos são de arrepiar! Que lugar lindo.

Reply
Fernanda 24 de outubro de 2016 - 22:30

Sim, o lugar é mesmo maravilhoso. Vale a pena!

Reply
Cristiano 24 de outubro de 2016 - 21:46

Fernanda,

Parabéns pelo seu blog. Sempre com dicas muito úteis e conteúdo de qualidade, diferente de muitos que vemos por aí.

Vou para Portugal com minha família, na verdade vou a trabalho e minha esposa e filhos irão passear. Você recomenda contratar seguro mesmo que por uma semana? Vale a pena?

Reply
Fernanda 24 de outubro de 2016 - 22:29

Então, como Portugal faz parte do Tratado de Schengen o seguro é obrigatório. Se você comprou as passagens com um cartão de categoria platinum ou superior pode solicitar gratuitamente. Caso não tenha comprado indico o da Assist Card. Já precisei utilizar em muitos países e fui bem atendida.

Reply
Gabi Moniz 27 de outubro de 2016 - 15:36

Estou aqui babando com essas fotos! Preciso conhecer essa região urgente kkkkkk
Amei as dicas 😉

Reply
Fernanda 27 de outubro de 2016 - 19:03

Eu recomendo o Algarve para todo mundo 🙂

Reply
Maria João Proença 11 de dezembro de 2016 - 09:50

As praias de Lagos são mesmo fantásticas. Tento lá ir todos os anos no Verão, nem que seja por um dia, a meio de uma temporada de férias na Costa Vicentina, ali bem perto. Boas dicas! 🙂

Reply
Fernanda 11 de dezembro de 2016 - 10:45

Toda a região do Algarve é muito bonita.

Reply
Francisco Agostinho 11 de dezembro de 2016 - 10:29

Esta zona tem praias lindas, confesso que a minha zona preferida no algarve é a de Tavira, Cacela Velha por aí, talvez por ser um pouco mais sossegado, principalmente no Verão !

Reply
Fernanda 11 de dezembro de 2016 - 10:45

Tavira é mesmo incrível. Também estive por lá em setembro.

Reply
Blog Eu Fui 11 de dezembro de 2016 - 12:22

Que lugar interessante. Adorei as fotos, ainda mais das pedras e rochas no meio do mar. Uma boa caminhada, devemos dizer, mas deve valer cada passo, com certeza.

Reply
Fernanda 11 de dezembro de 2016 - 12:31

Vale sim 🙂

Reply
Marta Chan 11 de dezembro de 2016 - 17:40

Ja estive varias vezes em Lagos pois nasci e cresci no Algarve e é um lugar com praias fantasticas e comida saborosa. Gosto muito da praia da batata em que o nascer do sol é no mar.

Reply
Fernanda 11 de dezembro de 2016 - 18:23

O Algarve é mesmo lindo.

Reply
Contramapa 11 de dezembro de 2016 - 20:44

Que azul absolutamente invejável!! Já tenho tantas saudades do verão! O algarve é mesmo uma daquelas zonas do país que tenho de conhecer melhor, porque normalmente vou para a costa alentejana! Obrigada pelas dicas!

Reply
Fernanda 12 de dezembro de 2016 - 09:15

Acho todo o litoral de Portugal muito bonito 🙂

Reply
Eloah Cristina 12 de dezembro de 2016 - 13:04

De babar essas fotografias, né?

Reply
Fernanda 12 de dezembro de 2016 - 19:54

O Algarve é muito fotogênico 🙂

Reply
Thaís 12 de dezembro de 2016 - 21:41

Adoro o Algarve, foi onde passei a minha última férias com a minha família, mas não fui para o lado de Lagos. Da próxima vez terei que ir porque parece ser lindo e imperdível

Reply
Fernanda 12 de dezembro de 2016 - 21:45

Acho todo o Algarve imperdível, mas Lagos tem seu charme 🙂

Reply
Luiz Jr. Fernandes 13 de dezembro de 2016 - 16:12

Fernandinha e suas fotos espetaculares. Que lugar lindíssimo hein! Já entrou pra minha lista de desejos! Abraços!

Reply
Fernanda 13 de dezembro de 2016 - 23:29

Obrigada, Luiz!

Reply
Pedro Henriques 13 de dezembro de 2016 - 16:28

Lagos é das cidades mais bonitas do Algarve, eu adorei a minha passagem por lá! Excelentes fotos e dicas!

Reply
Fernanda 13 de dezembro de 2016 - 23:28

Eu adorei Lagos também 🙂

Reply
Filipe Morato Gomes 20 de agosto de 2017 - 07:44

Parabéns pelo texto. O Algarve, embora tenha sido muito mal tratado pelos governantes há algumas décadas (demasiada construção e falta de ordenamento), é uma região muito bonita do país que merece ser visitada. Se me permite uma dica para os seus leitores, evitem os meses de julho e agosto – tem demasiada gente. Abraço e boas viagens.

Reply
Flávia 4 de julho de 2018 - 08:52

Olá Fernanda. Ótimo relato, adorei as dicas. Quando você foi para Algarve. Irei na ultima semana de agosto, espero não estar muito cheio.

Reply
Fernanda 5 de julho de 2018 - 07:46

Oi, Flávia! Fui em meados de setembro. Agosto equivale ao nosso janeiro, então é um mês mais concorrido sim.

Reply
Maria Teresa 31 de janeiro de 2019 - 14:10

Flor, obrigada pelas ótimas dicas.
Sabe dizer como chegar até a praia do Benagil e da Marina? Sabe se tem transporte público até lá?

Reply
Fernanda 10 de fevereiro de 2019 - 21:02

Tem ônibus até a Praia da Marinha. A Praia de Benagil eu não tenho certeza se tem ônibus.

Reply
Luiz 26 de abril de 2019 - 11:13

Oi Fernanda, você fez esse roteiro do post em um unico dia?
Tenho 2 dias e meio e estou considerando passar um dia em Lagos para conhecer pelo menos a Praia do Camilo e Ponta da Piedade e outro dia em Lagoa para conhecer Algar de Benagil, Praia da Marinha e Praia da Albandeira, mas fiquei entusiasmado com a possibilidade de conhecer todas essas praias de Lagos caminhando em um dia, talvez o passeio de barco deixe para a gruta de Benagil ao invés da Ponta da Piedade, se esse for substituível.

Muito bonitas fotos, parabéns!
Obrigado.

Reply
Fernanda 26 de abril de 2019 - 21:29

Oi Luiz! Dá para fazer a caminhada das praias de Lagos e até mesmo o passeio de barco por lá que passa pela Ponta da Piedade em um dia. Isso, é claro, se você não quiser parar pra tomar sol e banho de mar nas praias. O passeio de barco até a Ponta da Piedade é rápido (uns 20 minutos). A Praia da Marinha e Benagil ficam na região da Lagoa. Melhor ir de carro até lá para conseguir conhecer mais praias e também fazer o passeio da gruta de Benagil. Isso em outro dia, claro.

Reply

Deixe um Comentário