Home Destinos InternacionaisEuropaItáliaRoma O que fazer em Roma

O que fazer em Roma

por Fernanda

Atualizado em

Roma encanta. Cidade épica, um museu a céu aberto com ruínas incríveis, praças barrocas e muita comida boa (e coloca boa nisso). Roma oferece atrações para todos os gostos e todos os bolsos. Há muito o que fazer em Roma, então seguem algumas sugestões de atrações turísticas e passeios para você curtir ao máximo a sua viagem para a cidade eterna.

O que fazer em Roma

1- Coliseu

Símbolo do Império Romano e cartão postal mais famoso da cidade. Visitar o Coliseu é realmente impressionante. Recomendo uma visita guiada (principalmente se for a sua primeira vez na capital italiana) para conseguir entender melhor cada aspecto desse monumento icônico. Há a opção de comprar o bilhete com audioguia. Caso queira contratar um guia brasileiro, indico a Luciana do Roma Pra Você.

o que fazer em roma2- Fórum Romano e Palatino

O ingresso do Coliseu também dá direito a uma visita às ruínas do Fórum Romano e Palatino. O bilhete é válido por 2 dias consecutivos e garante uma entrada no Coliseu e uma no Fórum Romano. Você pode visitar as duas atrações no mesmo dia ou uma em cada dia.

A área arqueológica é realmente impressionante e garante uma boa viagem ao túnel do tempo lá para a época dos grandes imperadores romanos.  Há inúmeras placas com explicações sobre cada edifício, mas como a grande maioria está em ruínas é realmente difícil imaginar como era cada construção. Novamente, recomendo um tour guiado ou ao menos um guia impresso para que você possa compreender o que você está visitando.

o que fazer em roma3 – Basílica de São Pedro

Considerada a igreja mais importante do mundo para os católicos, a Basílica de São Pedro é a maior basílica de Roma.

4 – Museus do Vaticano

O complexo de museus abriga muitas obras de arte famosas de artistas como Rafael, Caravaggio e Leonardo.  Os afrescos de Michelangelo na Capela Sistina são um delírio para os olhos.

5 – Pantheon (Panteão)

É o monumento antigo mais bem preservado de Roma e é uma das principais obras-primas da arquitetura ocidental.

6 – Fontana di Trevi

A fonte mais famosa e icônica de Roma está sempre lotada. Para conseguir uma foto sem inúmeros turistas só madrugando. O ideal é chegar antes das 8h. Obviamente, não esqueça de jogar a sua moedinha e garantir o seu retorno para a cidade eterna.

o que fazer em roma7 – Praça da Espanha

A Praça da Espanha e sua escadaria vivem lotadas. Em Roma, faça com os romanos: sente na escada e veja a vida passar. Dica: tome cuidado com os pombos. Um deles cagou no meu braço. Eca!

8 – Praça Navona

Na minha opinião é praça mais bonita de Roma. Suas fontes são lindíssimas.

9 – Museus Capitolinos

Como eu já disse, Roma é História viva. Sabia que os Museus Capitolinos são os museus públicos mais antigos do mundo?  É lá que está a estátua da famosa loba (a que amamentou Rômulo e Remo), símbolo de Roma.

10 – Trastevere

O bairro mais alegre e mais boêmio de Roma. Impossível não amar Trastevere.

11 – Vittoriano, Monumento em homenagem a Vittorio Emanuele II.

Um dos monumentos mais imponentes de Roma. Ele foi construído em homenagem a Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália.

o que fazer em roma12 – Castelo de São Ângelo

Um dos pontos turísticos mais interessantes de Roma e ainda possui uma vista matadora de 360 graus da cidade. Vale a pena conhecer.

13 – Dar uma volta pelas margens do Rio Tibre

Um dos passeios que mais gostei de fazer em Roma. Uma volta pelas margens do Rio Tibre. Paisagens realmente encantadoras.

o que fazer em roma14 – Boca della Veritá (Boca da Verdade)

A Boca da Verdade é bastante popular entre os turistas japoneses (são maioria na fila). Diz a lenda que a Boca diz se a pessoa está dizendo a verdade ou não. Se a pessoa estiver mentindo, a boca engole a mão.

o que fazer em roma15 – Il Buco della Serratura (O Buraco da Fechadura)

Muita gente nem sabe da existência desse buraco. Ele fica próximo ao Circo Máximo e esconde uma vista maravilhosa da Cúpula da Basílica de São Pedro. Infelizmente minha câmera não conseguiu registrar a paisagem, mas vai por mim! Vale a pena conferir o que está por trás da fechadura.

o que fazer em roma16- Villa Borghese

Villa Borghese é um dos maiores parques de Roma. Por si só já vale o passeio. E se você gosta de museus, não deixe de conferir a Galleria Borghese, um dos museus de arte mais importantes do país.

17 – Via del Corso

Quem é que resiste a umas comprinhas? A Via del Corso é a rua das compras em Roma.

18 – Mangia che te fa bene

Tirando os restaurantes super pega-turistas (aqueles que expõem fotos dos pratos em cartazes enormes), eu diria que comer bem em Roma é uma tarefa muito fácil.

19 – Gelato

Só de lembrar do gelato romano eu já fico com vontade de comprar uma passagem para lá. Impossível não tomar pelo menos um por dia. Meus preferidos: pistache e tiramisú.

motivos para conhecer a itália20 – Hidratar-se com água da fonte

Depois de todas essas andanças, aproveite para hidratar-se e encher sua garrafinha de água em uma das inúmeras fontes de água potável espalhadas pela cidade.

Gostou dessas dicas o que fazer em Roma? Veja também dicas de Onde Ficar em Roma e Quanto Custa Viajar para Roma.

Continue planejando sua Viagem para a Itália

10 motivos para conhecer a Itália

Dicas de Viagem para a Itália

Viagem para Cinque Terre: o que você precisa saber

Sugestões de passeios de bate-volta desde Florença 

Passeios por vinícolas na Toscana

Passeios ao redor de Veneza


Lembrou do seguro viagem? Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Você pode cotar na Seguros Promo sem compromisso e, caso opte pela contratação, ainda tem um desconto extra de 5% utilizando o cupom PRECISOVIAJAR5.


Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem.

2 comentários

Gabi 18 de junho de 2018 - 06:00

Eu super recomendo o áudio guia do app do Rick Stevens. Usei no Coliseo, no Forum, no Panteão e nos Museus do Vaticano, mas tem até uns roteiros pelas ruas de Roma, pelo Trastevere, etc. É de graça, você pode controlar como quiser do seu telefone, usa seus próprios fones de ouvido, para, segue, eu achei ótimo. Baixa em casa e depois é possível ouvir estando offline.

Reply
Fernanda 18 de junho de 2018 - 22:25

Dica maravilhosa. Muito obrigada. Baixei o app e estou encantada. Vi que tem outras cidades também. Vou usar na próxima viagem com certeza :-).

Reply

Deixe um Comentário