Home Destinos InternacionaisEuropaPortugalSintra O que visitar em Sintra

O que visitar em Sintra

por Fernanda

Sintra é um dos lugares mais bonitos que conheci em Portugal e um destino perfeito para bate-volta desde Lisboa. Sei que muita gente tem dúvidas de como chegar na encantadora cidade e o que fazer por lá.

Sendo assim, reuni abaixo várias dicas úteis de o que fazer em Sintra, atrações imperdíveis, como chegar, como se locomover e dicas de hospedagem se você pretender explorar a cidade com mais calma. Vamos lá?

castelo dos mouros sintra
Castelo dos Mouros em Sintra

Como chegar em Sintra saindo de Lisboa

Lisboa a Sintra de Trem

Essa é a maneira mais fácil de chegar em Sintra. Os trens partem da estação do Rossio na região central de Lisboa. Basta pegar a linha de Sintra e descer na estação final. O trajeto dura pouco mais de 40 minutos e os bilhetes custam 2,25 euros (um trecho) ou 4,50 ida e volta. Você tem que comprar os bilhetes com o cartão de transporte Viva Viagem. Expliquei aqui como comprar o cartão e utilizar o transporte público.

Detalhe importante: o trem é urbano e os assentos não podem ser reservados e durante o período de alta temporada, portanto é bastante comum que os trens lotem. Minhas dicas: 1) chegue com antecedência na estação e entre no trem assim que ele chegar. 2) tente chegar em Sintra por volta de 9h para aproveitar ao máximo o seu passeio.

Chegando na estação de Sintra, você pode andar até o centro histórico ou então pegar o ônibus turístico 434 (minha recomendação).

estação de trem de sintra portugal
Estação de Trem em Sintra. Foto: Shutterstock por Peter Moulton

O ônibus turístico 434 interliga a estação de trem, o centro histórico, o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros. Compre o bilhete “hop-on hop-off” que permite percorrer o circuito todo uma única vez. Fica mais barato do que comprar os bilhetes individuais.

Lisboa a Sintra de Carro

Apesar da curta distância entre Lisboa e Sintra (são só 30 km) eu não recomendo que você vá para lá de carro, principalmente se for em um esquema de bate-volta saindo de Lisboa.

Estacionar em Sintra é uma tarefa bastante complicada, especialmente perto das atrações turísticas. Tenha em mente que o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros (as principais atrações de Sintra) ficam no topo de um morro bastante íngreme e as vagas de estacionamento próximas às atrações são extremamente limitadas.

Vá de carro para lá apenas se ficar pelo menos uma noite na cidade e puder deixar o carro no estacionamento do hotel. Faça os passeios utilizando o ônibus turístico 434.

Excursões para Sintra

Se preferir sair de Lisboa com tudo esquematizado, uma opção é contratar uma das inúmeras excursões para Sintra. Muitas delas passam também por Cascais e Cabo da Roca.

palácio da pena sintra
Palácio da Pena em Sintra

O que fazer em Sintra

Agora que você já sabe como chegar nessa pequena cidade que parece ter saído de um conto de fadas e que tem seu centro considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, seguem algumas dicas de o que fazer em Sintra.

Leve em consideração que há muitas atrações na cidade. Se só tiver 1 dia disponível para visitar Sintra, o roteiro ficará corrido e possivelmente você terá que escolher visitar apenas algumas das atrações listadas abaixo.

#Experimente um Travesseiro

Nem só de palácios e castelos vive Sintra. Os doces da cidade são bastante famosos em Portugal, especialmente os “travesseiros”.

Travesseiro é um doce com base de massa folhada, creme de ovo e amêndoas. É realmente muito gostoso e há até quem ache que o travesseiro é o melhor doce português, mas eu sou #TeamPasteldeBelém.

Muitos são os lugares que servem essa gostosura, mas o lugar mais tradicional é a Casa Piriquita.

travesseiros de sintra
Travesseiros de Sintra. Foto: Shutterstock por Foodpics

#Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros fica 412 metros acima do nível do mar e foi construído no século IX pelos mouros. A intenção era proteger a cidade. Lá de cima, se o dia estiver ensolarado, você terá uma vista panorâmica muito bonita da região de Sintra.

Sempre que vou para Sintra, prefiro começar o meu passeio no Castelo dos Mouros. O motivo é simples: a maioria das pessoas prefere iniciar o passeio no Palácio da Pena. Visitando primeiro o Castelo dos Mouros, você fica menos tempo na fila para compra do ingresso e pega o contra-fluxo.

É possível comprar o bilhete conjugado Castelo dos Mouros e Palácio da Pena na bilheteria do Castelo dos Mouros. As filas costumam ser bem menores.

Dicas: não tenha preguiça de caminhar pelo Castelo. As melhores vistas exigem uma boa dose de subida. Durante os meses de verão, é imprescindível levar boné ou chapéu, óculos de sol, filtro solar e água mineral.

o que fazer em sintra

#Palácio da Pena

O Palácio da Pena é o cartão postal mais famoso da cidade e está localizado no segundo ponto mais alto da Serra de Sintra, um pouco acima do Castelo dos Mouros.

O palácio também tem origem moura e é tão extravagante porque é uma mistura de estilos arquitetônicos. Ele chega até mesmo a ser considerado cafona por muitas pessoas. A minha definição para o Palácio da Pena é: carnavalesco.

Reserve um bom tempo para a visita, porque ele é possível visitar o interior do Palácio. Como eu já disse, essa é a atração mais popular da cidade, então filas são comuns.

palácio da pena sintra
Palácio da Pena

#Centro Histórico

É hora de voltar para a parte baixa de Sintra e explorar o seu simpático centro histórico, repleto de ruelas encantadoras. Ali é certamente o melhor lugar para comer e comprar umas lembrancinhas típicas.

centro histórico de sintra
Centro Histórico de Sintra. Foto: Shutterstock por nikolpetr

#Palácio Nacional de Sintra

Localizado no centro histórico de Sintra, o palácio também é conhecido como Palácio da Vila e tem duas chaminés idênticas. Já foi um dos palácios portugueses e utilizado pela família real portuguesa até o fim da monarquia.

O Palácio Nacional de Sintra também apresenta um mix de estilos arquitetônicos, como barroco, medieval, manuelino, renascentista e romântico.

O grande destaque da visita é o seu interior, especialmente a Sala dos Cisnes decorada com afrescos de 27 cisnes dourados, a Sala das Pegas, Sala dos Brasões, a Capela Palatina, o Quarto do Galeão e a cozinha com as chaminés gêmeas.

palácio nacional de sintra
Palácio Nacional de Sintra e suas icônicas chaminés

#Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira é a minha atração favorita em Sintra. Ela fica localizada na parte baixa da cidade, próxima ao centro histórico.

A Regaleira é um extravagante palácio construído no século XIX. Ela é bastante famosa por causa da Torre Invertida ou Poço Iniciático, um impressionante poço com 27 metros de profundidade. Esse poço é na verdade uma torre que fica dentro de uma rocha conectada a túneis.  

Há muitas lendas envolvendo esse poço. Muita gente acredita que ele era usado para rituais de introdução à Maçonaria e até mesmo de bruxaria.

Minha dica é pegar um mapa na entrada, porque não é tão fácil assim achar esse poço. Aliás, por vezes, me senti em um labirinto visitando a Quinta da Regaleira.

Em tempo: toda a propriedade é muito bonita, principalmente os jardins.

quinta regaleira
Poço Iniciático na Quinta da Regaleira

Essas são só algumas sugestões o que fazer em Sintra. Mas ainda tem muito mais (caso você tenha tempo e disposição): Convento dos Capuchos, Palácio e Parque de Monserrate, Museu do Brinquedo, Museu de Arte Moderna, Museu Anjos Teixeira.

Onde se hospedar em Sintra

Se você pretende explorar a cidade sem pressa, seguem sugestões de onde ficar em Sintra: Monte da Lua (RESERVE AQUI), Hotel Nova Sintra (RESERVE AQUI), Chalet Saudade (RESERVE AQUI), Casa do Valle (RESERVE AQUI).

Artigos Relacionados

8 comentários

Adriana 17 de agosto de 2017 - 17:27

Adorei suas dicas. Estive em Sintra dia 21/4/2017 e meu passeio foi todo basrado5 nas suas dicas. A dica do ônibus 434 então é ótima porque quando você sai do trem fica cheio de caça turista querendo te levar por 20 euros. Eu tenho 59 anos e fui com minha cunhada que tem 67. Adoramos. A dica de comprar os dois ingressos no Castelo dos Mouros é ótima. Só não sabíamos do ônibus para subir o castelo da Pena e chegando lá a fila estava enorme. Subimos a pé, cansadas porque nosso vôo tinha chegado naquele dia as 6 da manhã.
Parabéns. Segui tudo que você indicou de Portugal. Só não consegui comer francesinha em Porto pois passamos lá dia 25/4 feriado e as filas dos restaurantes estavam enormes.

Reply
Fernanda 17 de agosto de 2017 - 20:35

Olá, Adriana! Fiquei muito feliz com o seu comentário. Que bom que conseguiram aproveitar a viagem e pegaram muitas dicas :-). Sintra é realmente um encanto, não é?

Reply
Adriana 17 de agosto de 2017 - 22:19

Queria mesmo era passar uns três meses por lá. Fomos a várias cidades: Caldas da Rainha, Braga, Guimarães, Santarém, Évora, Sintra, Coimbra e em Fatima encontrei uma amiga do Brasil, aposentada, que comprou apto. É mora lá. Fiquei super interessada em alugar uma kit e conhecer mais o país. Gostei de tudo. A única coisa que realmente não gostei e que em alguns casos teve constrangimentos foi o cigarro. Fumam demais. Não há separação e não há respeito.

Reply
Fernanda 17 de agosto de 2017 - 22:34

Nossa! O cigarro me irrita demais também. Estou indo para lá de volta e visitarei algumas cidades que não deu tempo na última vez. Não vejo a hora de voltar!

Reply
Juliana 9 de setembro de 2017 - 19:45

Oi Ferrnanda, o valor de 5 euros para o ônibus 434 é por dia?obrigada

Reply
Fernanda 9 de setembro de 2017 - 21:02

É pela rota inteira. Ele faz uma rota circular. Você pode utilizar ao longo do dia só que dentro da rota. Se descer no centro e quiser ir novamente para o Castelo dos Mouros, por exemplo, precisa de outro bilhete. Na verdade o ônibus é essencial para chegar no Castelo dos Mouros e Palácio da Pena. As atrações que ficam no centro você pode visitar a pé mesmo.

Reply
Lourdes 11 de janeiro de 2018 - 14:26

Olá. Em maio chegamos em sintra de carro. Vamos nos hospedar no Tivoli. É fácil andar de carro para conhecer os Castelos? Há estacionamentos?

Reply
Fernanda 14 de janeiro de 2018 - 22:43

Tem estacionamento, mas são poucas vagas. Por isso recomendo chegar cedo ou utilizar outro meio de transporte para chegar lá. O Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros ficam no alto de um morro. Há um ônibus que sobe até lá, além de táxi e tuk-tuk.

Reply

Deixe um Comentário