Home Destinos InternacionaisEuropaEslovênia O que fazer na Eslovênia

O que fazer na Eslovênia

por Fernanda

Atualizado em

Se você está viajando pelo leste europeu e busca o que fazer na Eslovênia, saiba que sua viagem será repleta de belíssimas paisagens e experiências inesquecíveis! Chamada carinhosamente de segunda Suíça, a Eslovênia tem muito a oferecer aos seus visitantes.

Rodeado por montanhas grandiosas e cortado por rios de um azul claríssimo, o país ainda não é muito explorado pelos turistas se comparado a outros países europeus. Uma pena, pois o país é lindíssimo, mais barato que seus vizinhos e é pequeno. O turismo é bastante faciltado, especialmente se você alugar um carro.

Assim, se esse é o seu próximo destino na Europa, separei aqui algumas informações e dicas de o que fazer na Eslovênia, acompanhe.

o que fazer na eslovênia
Bled, Eslovênia.

 Leia também  

O que fazer na Eslovênia e quais cidades visitar e usar como base

Uma das dúvidas comuns de quando se está montando o roteiro de o que fazer na Eslovênia é quais cidades visitar, não é? Por isso, separei aqui as três cidades mais famosas do país, para que você conheça um pouco de cada uma: Liubliana (a capital), Bled e Bovec! Você pode, inclusive, utilizar essas cidades como base para fazer passeios para outras cidades próximas.

Como eu já disse, a Eslovênia é um país pequeno. Eu, por exemplo, montei base apenas em Liubliana (capital), mas em uma próxima viagem pretendo montar base nas três cidades abaixo:

Liubliana: a capital

Liubliana (ou Ljubljana em esloveno) é a capital do país e um dos principais pontos de destino dos turistas que visitam a Eslovênia. Trata-se uma cidade com aproximadamente 300 mil habitantes, que conta com um belíssimo centro histórico!

Foto: Shutterstock por Luca Lorenzelli

O centro histórico é ótimo para caminhar, já que o prefeito da cidade proibiu a circulação de veículos no local. São permitidos apenas as bicicletas e alguns carrinhos elétricos (chamados de Kavalir). Os Kavalirs são utilizados principalmente por idosos, pessoas com mobilidade reduzida e turistas, e são gratuitos!

E é ali, no centro histórico, que estão algumas das atrações turísticas mais famosas. A começar pela Prešeren Square, que é a praça mais importante de Liubliana. O nome é em homenagem a France Prešeren, um poeta esloveno bastante conhecido. Detalhe: um dos seus poemas tornou-se parte do hino nacional da Eslovênia!

Além disso, as pontes que cortam o Rio Liublianica, no centro histórico, também são famosas. Vale a pena passar pela “Triple Bridge”, que são três pontes no mesmo local, e pela Dragon Bridge (Ponte do Dragão). Essa última é a mais famosa, conta com diversas estátuas de dragões, que são o símbolo da cidade.

A cerca de 700 metros da Ponte do Dragão, fica o Castelo de Liubliana, numa parte mais alta da cidade. A construção medieval hoje abriga algumas opções gastronômicas, loja de souvenirs e exposições. Também é possível fazer um tour guiado por lá! O horário de funcionamento varia de acordo com a época visitada!

Um bate-volta bastante popular a partir de Liubliana (eita nome difícil) é a Caverna de Postojna e o Castelo de Predjama. Essas duas atrações ficam relativamente próximas de Liubliana (uma hora de carro) e dá para conhecer as duas atrações no mesmo dia. Abaixo falarei melhor de cada uma delas.

Sugestões para hospedagem em Liubliana: eu fiquei no Luwiana Suites (RESERVE AQUI) e gostei muito. Caso queira ficar no centro histórico, recomendo o City Hotel Ljubljana (RESERVE AQUI) e o Galeria River (RESERVE AQUI).

Bled

Outro principal destino dos turistas que visitam a Eslovênia é a cidade de Bled, que fica no noroeste do país, a pouco mais de 50 quilômetros da capital Liubliana.

Bled é famosa por possuir um belíssimo lago, que tem o mesmo nome da cidade. O Lago Bled possui 6 quilômetros de circunferência e conta com uma pequena ilha no seu centro, que abriga uma igrejinha do século XI (um dos símbolos mais fotografados do país).

Circundada por montanhas, você pode tanto caminhar ao redor do Lago Bled como também pode subir até o Castelo de Bled, que abre diariamente às 8h. O horário de fechamento do Castelo dependerá da época do ano visitada, e varia entre 18h e 21h.

Bled também pode ser uma boa opção para hospedagem na Eslovênia. Seguem algumas sugestões para hospedagem em Bled: Hotel Astoria Superior (RESERVE AQUI), Vila Alice (RESERVE AQUI) e Best Western Premier Hotel Lovec (RESERVE AQUI).

Pertinho de Bled (cerca de meia hora de carro) fica o lago Bohinj. Apesar de não ser tão famoso como o Lago Bled eu achei ainda mais bonito. Foi o meu lugar preferido na Eslovênia. Falarei mais sobre ele abaixo.

Lago Bled

Bovec

Uma outra cidade que pode ser incluída no seu roteiro de o que fazer na Eslovênia é Bovec. A cidade fica a aproximadamente 85 quilômetros de Bled e a pouco mais de 150 quilômetros da capital Liubliana.

É em Bovec que está localizado o parque mais famoso da Eslovênia, o Parque Nacional Triglav. O nome do parque se dá pelo fato de que, no meio do parque, encontra-se o pico esloveno mais alto, denominado Triglav, com mais de 2800 metros!

Parque Nacional de Triglav. Foto: Shutterstock por Ondra Vacek.

Outra atração muito legal para visitar por lá é a Fort Kluže, um forte construído originalmente no século XV para o país se defender dos turcos. Após a invasão do exército austríaco em 1509, o forte foi reconstruído na primeira metade do século XVII. Em 1882, um novo forte foi construído no local, sendo que na Primeira Guerra Mundial, serviu de sede para as tropas austro-húngaras.

Sugestões de hospedagem em Bovec: Hotel Boka (RESERVE AQUI) e Hotel Mangart (RESERVE AQUI).


 Leia também  

Outras atrações turísticas imperdíveis na Eslovênia

Além da graciosa Liubliana e da belíssima Bled, existem ainda outras atrações para incluir no seu roteiro na Eslovênia. Separei algumas, confira.

Caverna de Postjona

A cerca de 54 quilômetros de Liubliana, está localizado um dos maiores e mais belos complexos de cavernas da Europa: a Caverna de Postojna. Descoberta há aproximadamente 200 anos, possui 24 quilômetros de túneis e galerias!

Por lá, você irá apreciar, além das formações cársticas, estalagmites e estalactites, uma diversidade de animais! A Caverna de Postojna é a moradia de espécies endêmicas, ou seja, que só se desenvolvem naquela região, como por exemplo, o proteus, chamado de “bebê do dragão”.

As cavernas estão situadas no Parque da Caverna Postojna, que também oferece aos turistas opções de restaurantes, exposições, castelos, um antigo moinho e um hotel.

o que fazer na eslovênia
Caverna Postjona

Castelo de Predjama

A 10 quilômetros de distância da Caverna de Postojna, fica o Castelo de Predjama. Esse castelo fica sobre uma caverna, a segunda maior caverna da Eslovênia, com 14 quilômetros.

O Castelo de Predjama foi construído há 700 anos, sobre um penhasco de mais de 120 metros de altura! Sua arquitetura é tão genial, que às vezes fica difícil distinguir onde terminam as paredes do castelo e começam as rochas.

Eu particularmente achei o castelo mais bonito por fora do que por dentro. Caso queira conhecer a parte interna, o tour pelo castelo mostra os diversos cômodos, com vários objetos medievais e até mesmo bonecos simulando moradores da época. A visita é feita com um áudio-guia (há opção em português) para você ir ouvindo toda a história do lugar.

Se a visita for realizada no verão, é possível conhecer ainda a caverna que fica sob o castelo. A parte que pode ser visitada tem cerca de 700 metros de comprimento, mas não é possível adentrar no inverno, já que é o período de hibernação dos morcegos.

o que fazer na eslovênia
Castelo de Predjama

Lago Bohinj

Mais uma excelente opção de o que fazer na Eslovênia é conhecer o Lago Bohnij. Situado a pouco menos de 30 quilômetros de Bled, o lago é lindíssimo.

Além de belas fotografias, no Lago Bohinj é possível praticar várias atividades, como stand up paddle, andar de barco ou caiaque, ou até mesmo curtir um dia de verão nos seus arredores, como se estivesse em uma praia.

O Lago Bohinj tem uma excelente infraestrutura para quem visita o local. Há um hotel na beira do lago, além de lanchonetes e lojas para alugar equipamentos como bicicletas e caiaques.

o que fazer na eslovênia
Lago Bohinj

Savica Waterfall

E, bem próximo ao Lago Bohinj fica outra exuberante atração eslovena: a Savica Waterfall! A cerca de 5 quilômetros do lago, essa cachoeira é outra atração muitíssimo visitada na Eslovênia. Trata-se de uma cachoeira escondida entre paredes íngremes e seu curso de água é dividido em duas partes, formando um “A”.

A melhor época para conhecer o local é na primavera, quando o gelo das montanhas está derretendo, e vai descendo até chegar em no rio de águas esverdeadas que estão na base da cachoeira.

Foto Shutterstock por Oleksii Gavryliuk

Informações práticas sobre a Eslovênia

Onde fica a Eslovênia?

A Eslovênia é um pequeno país, que fica no leste europeu. Faz divisa com a Áustria, a Hungria, a Croácia e a Itália. A Eslovênia teve sua independência apenas em 1991, separando-se da então República Socialista da Iugoslávia!

Qual a moeda da Eslovênia?

A moeda oficial da Eslovênia é o Euro. Isso facilita bastante se você estiver vindo ou indo para outros países da União Europeia.

Qual o idioma falado na Eslovênia?

O idioma falado no país é o esloveno. A língua mais próxima do esloveno é a língua croata, de onde derivam várias similaridades. Entretanto, com o inglês é possível se comunicar bem, principalmente nas maiores cidades.

Como é o clima na Eslovênia?

Por estar situado nos Balcãs, o clima esloveno é, em partes, influenciado pelos Alpes. Assim, pode-se dizer que o país conta com invernos bastante frios e com verões com temperaturas mais amenas.

Lago Bled

Documentos para Viajar para a Eslovênia

O país faz parte da União Europeia. Sendo assim, para poder ingressar na Eslovênia, não é necessário visto prévio para viagens a turismo com duração de até 90 dias. Basta possuir um passaporte com validade mínima de pelo menos 90 dias após o término da viagem.

Mas atenção: a partir de 2021 será exigida uma autorização antes da viagem. Essa autorização estará disponível online, deverá ser preenchida com pelo menos 96 horas de antecedência da viagem e custará 7 Euros.

passaporte brasileiro

 Eslovênia combina com Croácia  

Precisa alugar carro na Eslovênia?

Depende de quais cidades você pretende conhecer. Se for só Liubliana não precisa. Eu aluguei um carro e consegui otimizar bastante o meu roteiro. Se você pretende conhecer diversas cidades, não tenha dúvidas: alugue um carro.

Quantos dias ficar na Eslovênia?

Eu fiquei apenas 3 dias na Eslovênia e consegui ver bastante coisa até porque o país é bem pequeno. Mas gostei tanto da visita que pretendo voltar e ficar no mínimo 1 semana no país. Minha sugestão seria ficar entre 5 a 7 dias na Eslovênia para curtir o país com calma.

Qual a melhor época para conhecer a Eslovênia?

Como eu já disse, o país tem invernos rigorosos e verões com temperaturas mais amenas. A melhor época vai depender do que você quer ver no país. De maneira geral, eu prefiro viajar para a Europa nos meses de primavera e outono. Não é alta temporada e as temperaturas costumam ser amenas (no caso da primavera) e nem tão geladas (no caso do outono).

A Eslovênia é um país caro?

Não, principalmente quando comparado aos seus vizinhos. Eu estava vindo de Veneza (Itália) e tudo era mais barato na Eslovênia. Também já estive na Croácia (outro país vizinho e uma ótima ideia de país para você combinar em um roteiro com a Eslovênia) e a Eslovênia é muito mais barata.

10 comentários
0

Artigos Relacionados

10 comentários

Suriàn 7 de novembro de 2019 - 10:59

Nossa que lugar incrível é a Eslovénia. Adorei as dicas e saber que a melhor época para visitar é na primavera quando as geleiras formam as cachoeiras!

Reply
Fernanda 7 de novembro de 2019 - 21:59

A Eslovênia é incrível mesmo.

Reply
Polliana Ribeiro 7 de novembro de 2019 - 11:19

Ainda não conheço Eslovênia e essa listinha do que fazer por lá me deixou beeem curiosa. Amei.

Reply
Fernanda 7 de novembro de 2019 - 21:59

O país é lindo. Vale a pena conhecer a Eslovênia.

Reply
Cintia Grininger 7 de novembro de 2019 - 11:38

Que país lindo!!! Já tinha lido sobre a capital Liubliana, mas não conhecia as outras cidades. Mais um país que entra forte na minha wish list, fiquei apaixonada pelas fotos!

Reply
Fernanda 7 de novembro de 2019 - 21:58

Eu amei a Eslovênia. Vale muito a pena visitar.

Reply
Michele 8 de novembro de 2019 - 21:40

Parece mesmo muito bonita a Eslovênia! A descrição e belas imagens inspiram a conhecer esse destino. Obrigado!

Reply
Fernanda 10 de novembro de 2019 - 12:21

A Eslovênia é um dos países mais bonitos que conheci.

Reply
Anna Luiza 9 de novembro de 2019 - 10:11

Segunda Suíça? Já quero! Sou apaixonada pela Suíça. Realmente pelas fotos parece bastante. Amei especialmente a caverna e o castelo. Ótimas dicas do que fazer na Eslovênia!

Reply
Fernanda 10 de novembro de 2019 - 12:21

E a Eslovênia ainda tem a vantagem de ser muito mais barata que a Suíça.

Reply

Deixe um Comentário