Home Destinos NacionaisParanáCuritiba Onde ficar em Curitiba

Onde ficar em Curitiba

por Fernanda

Atualizado em

Se você está procurando dicas de onde ficar em Curitiba, vou facilitar a sua vida com esse guia prático e gratuito com muitas dicas para sua hospedagem na capital paranaense. Sou curitibana e já tive a chance de conhecer alguns hotéis em Curitiba por causa do meu trabalho.

Curitiba é uma cidade grande e as atrações turísticas não estão concentradas apenas no “centro histórico”. Mas não precisa se preocupar, pois há muitos bairros bons para hospedagem na cidade. Além disso, Curitiba tem um ônibus turístico que percorre as principais atrações da cidade. Uma ótima opção caso você não esteja de carro.

Onde ficar em Curitiba: melhores bairros

Visualizando o mapa abaixo, você irá perceber que as atrações turísticas estão bem espalhadas pela cidade. Sendo assim, a minha primeira dica é escolher um bairro com “movimento comercial”, próximo a shoppings e restaurantes, por exemplo.

onde ficar em curitiba
Mapa das principais atrações turísticas de Curitiba

Bairro Batel: próximo ao centro, bonito e descolado

O Bairro Batel é o bairro que mais indico para os leitores e até mesmo amigos. É o meu bairro preferido em Curitiba. É um bairro muito próximo ao centro e que oferece diversas opções de bares, restaurantes, comércio local e shoppings. O bairro é tão chique que tem até um castelo – o “Castelinho do Batel”. Falando em lugares chiques, é no Batel que fica o shopping mais bonito (e mais chique) de Curitiba: o Pátio Batel (restaurantes: Pobre Juan, Jamie’s Italian, La Varenne, La Pasta Gialla, Alessandro & Frederico, Madero). Outros shoppings que ficam no bairro Batel: Shopping Crystal (tem um restaurante Coco Bambu) e Shopping Curitiba (tem Outback). É também no bairro Batel que fica o Hard Rock Café Curitiba.

Principais Atrações do Bairro Batel

  • Bares e Baladas (Avenida Batel)
  • Shoppings (Pátio Batel, Shopping Crystal, Shopping Curitiba)
  • Hard Rock Café
  • Castelinho do Batel
  • Praça do Japão

 Hotéis recomendados no Bairro Batel  

Hotel Ibis Styles Batel

O Hotel Ibis Styles Batel (RESERVE AQUI) tem uma excelente localização. Fica próximo a dois shoppings: Crystal e Curitiba. Também está a poucos minutos de caminhada de um dos pontos do ônibus turístico (Rua 24 Horas) e também a algumas quadras do Hard Rock.

Hotel Confiance Batel

O Hotel Confiance Batel (RESERVE AQUI) também fica próximo a dois shoppings (Crystal e Curitiba) e do Hard Rock. Já participei de muitos eventos nesse hotel. O café da manhã é muito bom.

Ibis Curitiba Batel

O Hotel Ibis Curitiba Batel (RESERVE AQUI) fica bem em frente ao Hard Rock Café e é um dos hotéis com melhor custo x benefício de Curitiba, considerando a sua localização.

Hard Rock Curitiba: Alf Ribeiro / Shutterstock.com

Hotel Full Jazz by Slaviero

O Hotel Full Jazz by Slaviero (RESERVE AQUI) fica próximo ao Pátio Batel, o shopping mais luxuoso de Curitiba e também de vários bares. É uma das localização mais nobres da cidade e ainda fica a uma curta caminhada da Praça do Japão (um dos meus lugares preferidos na cidade).

Hotel Radisson

O Hotel Radisson (RESERVE AQUI) fica quase em frente à Praça do Japão e também é próximo ao Shopping Pátio Batel. Há uma ciclovia em frente ao hotel. Para quem tiver disposição, dá para ir pedalando até o Parque Barigui.

onde ficar em Curitiba
Praça do Japão em Curitiba

Bairro Centro: fácil acesso e outra opção de onde ficar em Curitiba

Os turistas também gostam bastante de se hospedar no centro da cidade, em virtude da proximidade de muitos pontos turísticos, fácil acesso ao transporte público e também ao ônibus turístico. Minha única recomendação para quem escolher o centro de Curitiba para a hospedagem é tomar cuidado. Como todo centro, há muitos transeuntes e também muitos batedores de carteira.

Eu evitaria os hotéis próximos à Rodoviária e ao Mercado Municipal. Acho aquela região um pouco perigosa, principalmente de noite.

Principais Atrações do Centro de Curitiba

  • Rua 24 Horas
  • Centro Histórico (Largo da Ordem)
  • Feira do Largo da Ordem (aos domingos)
  • Rua XV
  • Prédio histórico Universidade Federal do Paraná
  • Mesquita de Curitiba
  • Mercado Municipal
onde ficar em Curitiba
Feirinha do Largo da Ordem em Curitiba. Cinthia_MSPeixoto / Shutterstock.com

 Hotéis recomendados no Centro de Curitiba  

Hotel Pestana

O Hotel Pestana (RESERVE AQUI) está na divisa entre o bairro Batel e o centro da cidade. Tem uma excelente localização e está a poucas quadras da Rua 24 Horas.

Hotel Deville Business Curitiba

O Hotel Deville Business (RESERVE AQUI) tem uma ótima localização central. Fica próximo à Rua 24 Horas e tem fácil acesso a muitos pontos turísticos e ao ponto do ônibus turístico e também o ônibus que vai/vem do aeroporto.

Hotel Bourbon Curitiba

O Hotel Bourbon Curitiba (RESERVE AQUI) é um dos mais luxuosos do centro da cidade. Fica em frente à Biblioteca Pública e a poucas quadras da Rua 24 Horas.

NH Curitiba The Five

O Hotel NH Curitiba The Five (RESERVE AQUI) fica a poucas quadras da Rua 24 Horas. Tem uma boa localização central e fácil acesso a alguns pontos turísticos.

Rua 24 Horas: Alf Ribeiro / Shutterstock.com

Bairro Centro Cívico

Outro bairro que anda em alta para hospedagem em Curitiba é o bairro Centro Cívico. É um bairro muito próximo ao centro e que também oferece boas opções de hotéis. A vantagem de ficar no bairro Centro Cívico é estar mais próximo da parte cultural de Curitiba e também de alguns parques. 

Principais Atrações do Bairro Centro Cívico

  • Shopping Muller (o shopping mais antigo de Curitiba)
  • Passeio Público
  • MON (Museu Oscar Niemeyer – Museu do Olho)
  • Bosque do Papa
  • Praça Nossa Senhora de Salete
  • Palácio Iguaçu (sede do Governo do Paraná)
  • Museu do Holocausto
onde ficar em Curitiba
Museu Oscar Niemeyer. R.M. Nunes / Shutterstock.com

 Hotéis recomendados no Centro Cívico  

Hotel Ibis Styles Centro Cívico

O Hotel Ibis Styles Centro Cívico (RESERVE AQUI) fica bem na divisa entre o Centro e o Centro Cívico. Foi recentemente reformado e fica próximo ao Shopping Mueller.

Hotel San Juan Royal

O Hotel San Juan Royal (RESERVE AQUI) fica próximo ao Shopping Muller. Eu já fui em alguns eventos nesse hotel, visitei os quartos e gostei bastante.

Hotel Intercity Curitiba Centro Cívico

O Hotel Intercity Curitiba Centro Cívico (RESERVE AQUI) é um hotel novo e muito bem avaliado. Vários amigos meus já ficaram no Intercity Curitiba e adoraram.

Hotel Bristol Centro Cívico

O Hotel Bristol Centro Cívico (RESERVE AQUI) fica próximo ao Museu Oscar Niemeyer e ao Shopping Muller. Possui um bom custo x benefício. 

Onde ficar em Curitiba: outros bairros

Se você nunca veio para Curitiba, pode ter achado estranho eu não ter citado o principal ponto turístico da cidade, o Jardim Botânico, como atrativo de uma dessas regiões. De fato, o Jardim Botânico não fica em nenhum desses bairros. Fica um pouco afastado, assim como a Ópera de Arame.

Jardim Botânico. R.M. Nunes / Shutterstock.com

Esses três bairros (Batel, Centro e Centro Cívico) são os que oferecem mais opções de hospedagem e são, na minha opinião, os melhores bairros para hospedagem em Curitiba.

É aquilo que eu disse lá no começo do texto: as atrações turísticas de Curitiba são bastante espalhadas. Se você estiver de carro poderá percorrer tranquilamente os pontos turísticos. Caso não esteja de carro, vale a pena considerar a utilização do ônibus turístico, que percorre as principais atrações da capital paranaense.

Outros bairros que acabam atraindo alguns turistas são:

Santa Felicidade

Eu só recomendaria a hospedagem em Santa Felicidade se você realmente quiser focar na parte gastronômica (no caso a italiana). Santa Felicidade é o bairro italiano de Curitiba e fica afastado da grande maioria dos pontos turísticos. O grande atrativo do bairro é a enorme avenida com muitos restaurantes italianos. É lá também que fica o Madalosso, maior restaurante da América Latina. O hotel indicado na região é o Ibis Styles Santa Felicidade (RESERVE AQUI).

Mercês

O Bairro Mercês também é procurado por alguns turistas que buscam hospedagem mais econômicas em hostels (albergues). Outra vantagem desse bairro é a proximidade com o Parque Barigui e a Torre Panorãmica. Sugestões de hospedagem: Knock Knock Hostel (RESERVE AQUI) e Motter Home (RESERVE AQUI). Já fiquei no Motter Home e gostei bastante.

Torre Panorâmica de Curitiba: Alf Ribeiro / Shutterstock.com
10 comentários
0

Artigos Relacionados

10 comentários

julliana 16 de julho de 2015 - 10:18

Obrigada Fernanda. Aguardava ansiosa esse post. Ja estou tentando fazer reserva pelo site mesmo mas o hotel que eu quero não tem mais vaga nem até para Setembro de 2016 rs. Beijos

Reply
Fernanda 16 de julho de 2015 - 10:19

Qual é o hotel que você quer? Lembrei de você ontem quando estava escrevendo.

Reply
julliana 16 de julho de 2015 - 10:45

Ai que otimo rs.
Tentei o Victoria Villa e é quase impossível rs.
Vou tentar o Pestana. Gostei muito também.

Reply
Fernanda 16 de julho de 2015 - 12:23

É que ele recebe muitos grupos de convenções e eventos. O bom do pestana é que ele faz muitas promoções e o preço fica ótimo. E acho a localização do pestana melhor também.

Reply
julliana 16 de julho de 2015 - 13:02

Vou fechar com eles então. E farei aqui pelo seu site…

Muito obrigada!

Beijos

Fernanda 16 de julho de 2015 - 14:54

De nada!

Elvis 11 de agosto de 2015 - 13:53

O que voce acha do Mercure Curitiba Golden e do Mercure Curitiba Batel Fernanda? reservei o Ibis Shopping por 118R$, mais numa venda privada da Accor da pra reservar o Mercure por 140R$. Acha que vale a pena?

Reply
Fernanda 13 de agosto de 2015 - 07:59

O Golden fica na desembargador. É bem central e fica a poucas quadras do Ibis. O do Batel fica perto da praça do Japão. Eu gosto da localização, mas acho que para turismo já fica meio afastado.

Reply
Rosa 1 de setembro de 2015 - 13:44

Olá Fernanda,

Suas dicas são ótimas , vi muitas recomendações sobre o Lancaster , você recomenda para uma estadia de 8 noites ?
Muito obrigada

Reply
Fernanda 1 de setembro de 2015 - 17:21

Minha amiga ficou lá e gostou bastante. É bem no centro.

Reply

Deixe um Comentário