Home Destinos NacionaisParanáCuritiba Ônibus turístico de Curitiba

Ônibus turístico de Curitiba

por Fernanda

O ônibus turístico de Curitiba é uma mão na roda para quem quer fazer turismo e está sem carro. A cidade tem um double deck que passa por 24 pontos turísticos. Custa R$27 e você pode descer em até 4 pontos (esse é o único ponto ruim porque tem bem mais de 4 pontos que valem a pena), mas vou dar umas dicas que talvez possam te ajudar.

 

Apesar das restrições das paradas, vale muito a pena pegar o ônibus, porque os pontos turísticos são bem distantes.

O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas você pode pegar o ônibus em qualquer uma das paradas. Lembrando: o ticket dá acesso a 1 embarque e 4 reembarques. Outra coisa – nos dias de sol, o ônibus fica absurdamente lotado. Programe-se para evitar stress.

Atrações que considero imperdíveis para quem tem pouco tempo na cidade:

– Museu Oscar Niemeyer

– Jardim Botânico

– Ópera de Arame

– Parque Tanguá

Parque Tanguá Curitiba

– Parque Tingui (mas é melhor descer no Memorial Ucraniano)

– Centro histórico (no domingo para ver a feira do Largo da Ordem)

– Santa Felicidade (se quiser almoçar)

Como eu disse, são mais de 4. Como escolher?

O segredo é escolher o melhor ponto para pegar o ônibus turístico. Minha sugestão: pegue o ônibus no Museu Oscar Niemeyer, que é relativamente central e um dos pontos turísticos mais lindos da cidade. Se estiver em Curitiba no domingo, dá para fazer a feirinha do Largo a pé, pegar um ônibus de linha (ou até mesmo caminhar até o Museu).

Bom, pegando o ônibus turístico no museu, você ainda pode fazer 4 reembarques. Então, sugiro descer no Jardim Botânico (que é longe), Ópera de Arame (a Pedreira Paulo Leminski que fica ao lado está temporariamente fechada), Parque Tanguá (o mais lindo da cidade) e Tingui (mas desça no ponto do Memorial Ucraniano).

Santa Felicidade é legal, mas fica corrido fazer todos os pontos turísticos e ainda parar por lá para almoçar ou jantar. Se tiver dois dias na cidade, deixe metade de um deles só para Santa Felicidade. Vale a pena visitar as lojas de móveis de vime (nem que seja para olhar).

Outros pontos que eu gosto muito são: Universidade Livre do Meio Ambiente e Torre Panorâmica, esta você pode visitar no mesmo dia do Bairro Santa Felicidade e só vale a pena se o dia estiver ensolarado.

Ônibus turístico Curitiba

Universidade Livre do Meio Ambiente

Se você não tiver 2 dias inteiros em Curitiba, dá para fazer alguns trajetos de ônibus regular ou táxi e visitar mais do que 6 pontos no mesmo dia. Por exemplo, Santa Felicidade não é muito longe do Parque Tingui. A Universidade Livre do Meio Ambiente também fica na mesma região da Pedreira. Dá para encaixar o bosque do Papa com o Museu Oscar Niemeyer também.

O que acho que não vale a pena e está no roteiro do ônibus:

– Passeio Público

– Teatro Guaíra

– Praça Tiradentes

– Mesquita (dá para ir a pé se você for na feirinha)

– Museu ferroviário

 

VOCÊ PODE GOSTAR

27 comentários

Suelen 15 de janeiro de 2013 - 10:42

Ótimas dicas! Valeu, Fe.

Abs.

Responder
Fernanda 15 de janeiro de 2013 - 11:12

Tem esse limite chatinho de só poder descer em 4 pontos, mas mesmo assim, ainda vale a pena.

Responder
Sonia 15 de janeiro de 2013 - 10:50

Muito prático seu post! Inclusive, as pessoas precisam saber que da Praça Tiradentes, dá pra ir ao Centro Histórico, que é do ladinho. Também dá pra ir à pé até o Teatro Guaíra que fica em frente do prédio histórico da UFPR que é bem bonito, andar na rua XV até a boca maldita também é bacana… Kisses

Responder
Fernanda 15 de janeiro de 2013 - 11:11

Sim, tem tudo isso. Por isso que acho que tem que usar o ônibus para ir até os pontos mais distantes – Jardim Botânico, Ópera e os parques Tanguá e Tingui.
Tem muito mais coisa para ver em Curitiba, mas se eu só tivesse 1 dia na cidade, visitaria os que coloqueino post. Não que eu não goste do Centro Histórico, mas acho que vale muito mais a pena ir aos domingos com a feirinha (para quem tem 1 dia apenas para visitar). Normalmente as pessoas ficam 1 final de semana aqui e muitas vezes vão para Morretes também (vou falar disso em outro post).

Responder
Rafael Carvalho 15 de janeiro de 2013 - 10:53

Muito legal, Fê, pretendo usá-lo em breve! bjs

Responder
Fernanda 15 de janeiro de 2013 - 11:12

Sim, não deixe de nos avisar.

Responder
Kelly 15 de fevereiro de 2013 - 15:02

Fernanda,

Parabéns pela sua atitude e coragem… Quero ser assim, viajar sozinha… Eu ainda não consigo, mas pretendo.
O que vc acha de uma viagem que estou programando para levar minha irmã: Curitiba, Foz do Iguaçu e Assunção. Vc tem alguma dica?

Obrigada

Responder
Fernanda 16 de fevereiro de 2013 - 00:09

Sim, várias de Curitiba aqui no blog e vou continuar postando.
Foz tem as Cataratas, Parque das Aves, Itaipu, passeio para a Argentina e Paraguai (que eu particularmente acho Cuidad del Este um lixo, mas…)
Assunção nunca fui.

Eu queria muito pular de paraquedas lá em Foz. Quem sabe um dia.

Vc vai fazer tudo de avião?

Responder
Aline 16 de novembro de 2013 - 21:14

Estive em 2011, com meu esposo e conhecemos todos os locais que programamos, indo de ônibus regular. Adorei a cidade, e não tivemos nenhuma dificuldade em nos locomover, apenas uma vez pegamos o ônibus no sentido contrário, kkkkkkk, mas quem não tem uma boa história pra contar né? Acho que vale muito a pena utilizar os ônibus, são baratos e organizados. Ah, e você tem razão, o parque Tanguá, realmente é o mais lindo da cidade.

Responder
Josue Fernandes 29 de dezembro de 2013 - 00:59

olá. Gostei muito de suas dicas. Estou indo à Curitiba agora em Janeiro, e ficarei 4 dias na cidade. que roteiro poderia me indicar para aproveitar ao maximo da cidade? incluindo o trem que vai para morretes. vou estar de carro.

obrigado

Josué

Responder
Fernanda 30 de dezembro de 2013 - 10:09

Oi Josué,

Tem mais de 30 posts aqui com sugestões do que fazer. Mas de maneira geral, conhecer o Jardim Botânico, Museu do Olho, Feirinha do Largo, Pedreira, Ópera de Arame, Pargue Tanguá (tem post de cada um desses lugares) e mais alguns só sobre Morretes.

Responder
Cristina 6 de julho de 2014 - 14:58

Oi Fernanda! obrigada pelas dicas!! Estou indo para Curitiba agora em agosto. Terei apenas uma tarde livre..será que consigo conhecer o Museu do Oscar Niemeyer, Jardim botânico e opera de Arame? Inclusive, ela já foi reaberta??? Muitissimo obrigada!!

Responder
Fernanda 7 de julho de 2014 - 20:53

Sim, foi reaberta. Olha, são em direções totalmente opostas. Depende quantas horas você tem disponível. Mas de táxi até que daria sim.

Responder
vinicius 10 de julho de 2015 - 08:27

Vale a pena visitar a torre da oi para ver a cidade de cima?

Responder
Fernanda 10 de julho de 2015 - 08:28

Acho que sim, porque é bem barato. Mas vá se o dia estiver ensolarado.

Responder
vinicius 10 de julho de 2015 - 08:29

Obrigado pelas dicas 😀

Responder
vinicius 10 de julho de 2015 - 08:32

Opa legal, muito obrigado, o dia esta ótimo aqui e por ser sexta e não ser feriado, creio que nao pegamos tanto tumulto rs

Responder
Fernanda 10 de julho de 2015 - 08:33

Ah! Você está aqui hoje? Então vá, porque a previsão é de chuva para os próximos dias.

Responder
Fernanda 10 de julho de 2015 - 08:34

Outra coisa: as cerejeiras estão floridas no Botânico, Tanguá, Praça do Japão. Também vale a pena passar por lá.

Responder
vinicius 10 de julho de 2015 - 08:43

Estou sim, em um grupo de 12 pessoas e estamos escolhendo os lugares mais legais para visitar, escolhemos o museu oscar neiemeyer, torre da oi, jardim botânico e no parque tingui, mas não sei ande pego esse ônibus turisco e onde deixaremos nossos carros, sabe me dizer?

Responder
Fernanda 10 de julho de 2015 - 08:56

Se vocês estão de carro, melhor ir de carro mesmo. Vai ficar mais barato. O ônibus tem várias paradas (acho que coloquei no post). No centro, para na praça tiradentes, passeio público.

Responder
vinicius 10 de julho de 2015 - 23:22

Oi fer, boa noite, foi legal o passeio de ônibus, porém os lugares nao me impressionaram tanto assim, amanhã vamos naquele passeio de trem, fizemos contato com uma vendedora de uma agência na praça tiradentes e irão vir buscar agt no nosso hotel, sera que é de confiança?

Responder
Fernanda 10 de julho de 2015 - 23:25

Espero que seja. Sério que não acharam tão bonitos os lugares? O museu do olho é meu preferido e o dia estava lindo pela manhã. Uma pena que a previsão para amanhã seja de chuva. O caminho do trem é muito bonito.

Responder
vinicius 10 de julho de 2015 - 23:34

é normal essas pessoas venderem na praça os pacotes para o trem? Estou meio encabulado com isso. Espero que seja legal sim o passeio de trem, pelas fotos é lindo

Responder
Fernanda 10 de julho de 2015 - 23:36

Não sei, Vinicius. Quase nunca vou na praça tiradentes. Você pesquisou o nome da agência no Google?

Responder
vinicius 10 de julho de 2015 - 23:44

Sim e aparentemente é normal, vamos ver no que vai dar neah rsrs

Responder
vinicius 11 de julho de 2015 - 19:21

Fer mt obrigado pelas dicas, você é 10

Responder

Deixe um comentário