Home Destinos InternacionaisEuropaPortugalNazaré Óbidos e Nazaré: passeio de 1 dia

Óbidos e Nazaré: passeio de 1 dia

por Fernanda

Atualizado em

Na minha última viagem para Portugal (novembro e dezembro/17) aluguei um carro e decidi fazer um passeio de 1 dia para Óbidos e Nazaré. É bem comum agências em Lisboa oferecendo o passeio de 1 dia para Óbidos, Nazaré, Fátima, Batalha e Alcobaça. Como eu acho bem puxado fazer as 5 cidades no mesmo dia resolvi dividir esses passeios em 2 dias – leia também como foi meu passeio por Fátima, Batalha e Alcobaça.

Dica: caso realmente não tenha tempo, sugiro adicionar apenas mais uma cidade ao roteiro.

Passeio de 1 dia para Óbidos e Nazaré

Nazaré

Minha primeira parada foi em Nazaré distante a 126 km de Lisboa. Eu brinco com meus amigos portugueses que Nazaré é o “Hawaii” de Portugal, afinal a cidade é conhecida por suas ondas gigantes que podem chegar a 30 metros e fazem os surfistas felizes. Nazaré tem um acidente geográfico, um cânion submarino a 5 km de profundidade e que acaba gerando essas ondas enormes.

Visitei Nazaré em dezembro/17 e apesar dos muitos avisos da “abertura do período de espera das ondas gigantes”, infelizmente não vi nenhuma.

passeio de 1 dia para óbidos e nazaré

passeio de 1 dia para óbidos e nazaréMas Nazaré é muito mais que suas grandes (ou não) ondas. Eu adorei o Sítio da Nazaré (a principal praça da cidade – agitada e lindinha). É lá que tem a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. Do outro lado da rua está o Miradouro do Soberco com uma vista bem legal.

passeio de 1 dia para óbidos e nazaréTambém recomendo uma visita à Praia do Norte e ao Forte de São Miguel de Arcanjo, que hoje é um micro museu que explica a formação das ondas gigantes. A vista do Forte é magnífica.

passeio de 1 dia para óbidos e nazaré

Vista do Forte

Eu adorei Nazaré. A cidade realmente me surpreendeu. Numa próxima viagem pretendo ficar hospedada por lá para fazer os passeios para as cidades próximas. Aliás, se você quiser ficar hospedado em Nazaré, uns amigos ficaram no Hotel Mar Bravo e adoraram.

passeio de 1 dia para óbidos e nazaréÓbidos

Até o século XV Óbidos era uma cidade costeira e ficava de frente para o mar, mas a baía ao longo do tempo foi obstruída com areia.

passeio de 1 dia para óbidosHoje Óbidos guarda seus encantos e resquícios da época dos mouros. Óbidos é uma vila (minúscula) cercada por uma muralha e seu centrinho é um emaranhado de labirintos. Aliás, esse é o maior encanto de Óbidos: perder-se pelas ruelas. Não deixe também de caminhar ao redor da muralha e apreciar a vista. E é claro, provar a ginja (licor típico). Como eu já disse, Óbidos é muito pequena e em poucas horas você percorre toda a parte murada. Por isso, o pessoal acaba combinando Óbidos com outras cidades próximas.

passeio de 1 dia para óbidos

passeio de 1 dia para óbidosEu acho Óbidos uma graça, já fui muitas vezes e nunca senti a necessidade de dormir por lá. Se por ventura você quiser se hospedar por lá e o bolso permitir, a minha sugestão é a Pousada Castelo de Óbidos. O castelo foi inteiro reformado para ser uma das pousadas mais luxuosas do país. Uma opção bem mais em conta de hospedagem é o Eira Branca.

Foi um dia bastante agradável e um passeio cheio de surpresas por Óbidos e Nazaré.

passeio de 1 dia para óbidos

Óbidos

Leia mais sobre Portugal

3 comentários

Senhorinha Marlene de Moraes 17 de agosto de 2018 - 14:08

Olá, obrigada pelas informações postadas – mostrando que é possível conhecer vários lugares na mesma viagem. Gostaria da tua opinião sobre o seguinte roteiro e se é possível: 1-Lisboa-Fátima de ônibus, passar 3 horas no santuário, 2- Fátima -Nazaré de táxi-, 3: Nazaré-Óbidos de táxi e Óbidos-Lisboa de ônibus. Somos 3 pessoas com mais de 60 com vontade de conhecer o mundo. Abraços

Reply
Aline 10 de janeiro de 2020 - 11:38

Olá!! Vc fez esse passeio de carro? Vale a pena alugar para esse roteiro? Obrigada!

Reply
Fernanda 12 de janeiro de 2020 - 22:12

Oi! Fiz de carro sim. Achei que valeu a pena alugar. Mas há muitas excursões disponíveis também. Só que elas visitam mais cidades no mesmo dia.

Reply

Deixe um Comentário