Um passeio popular para quem está em Melbourne é o passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos. Já adianto que é um tour pesado para 1 dia, mas se você estiver com pouco tempo é certamente a melhor opção. Para quem está com cronograma mais folgado, sugiro fazer o passeio de carro, percorrendo sem pressa e parando nas cidades ao longo da famosa Great Ocean Road.

✓ Viaje tranquilo

Encontre o seguro viagem mais barato. Use o código PRECISOVIAJAR5 para ganhar desconto.

Reserve seu hotel com condições especiais e sem taxa de reserva.

Passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos na Great Ocean Road

A Austrália é super preparada para o turismo, então você consegue comprar esse passeio em uma das inúmeras agências de turismo de Melbourne. Os preços são bem similares e o roteiro de todas as excursões é praticamente idêntico. Uma dica: se for na alta temporada, é aconselhável comprar com antecedência (pela internet). Se não quiser, recomendo que vá até uma agência de turismo de Melbourne logo no primeiro dia e garanta o passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos para o dia seguinte.

Importante: escolha um tour de van (minivan como chamam na Austrália). Quanto menos pessoas no tour, melhor. Vai por mim!

Itinerário

Como são uns 500 km (ida e volta), a van passa nos hotéis muito cedo (entre 7h e 7h30). O motorista só confere o seu ticket e pede para você entrar na van. Depois que todos os passageiros estão a bordo, o motorista/guia se apresenta e explica como será o passeio e qual é o itinerário. Importante: todas as instruções são em inglês.

Morning Tea

Eu fiz o passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos “clássico”. A primeira parada é uma praia para tomar um café da manhã. Na verdade, eles chamam essa parada de “morning tea” (chá da manhã). E é bem isso mesmo. Chá, café e umas bolachas.

Memorial Arch

Depois, seguimos para o Memorial Arch, o famoso “letreiro” da Great Ocean Road. Fizemos uma parada rápida para fotos e para dar uma volta na praia.

Passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos

Great Ocean Road

Logo em seguida seguimos viagem pela Great Ocean Road. Se você tem enjoo em estradas sinuosas, leve remédio porque a estrada é tensa. Eu passei mal e quase vomitei o “morning tea”. Ah! Tente pegar um assento do lado esquerdo da van para garantir as melhores vistas da estrada.

Kennett River

Depois de todo o sufoco (enjoo) paramos na cidade de Kennett River para ver alguns coalas em seu habitat natural.

Passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos

Coala dormindo

Apollo Bay

Hora do almoço. Paramos na cidade de Apollo Bay em um restaurante bem legalzinho. Ainda no ônibus o guia passou uma lista com as opções de cardápio. Minha mãe escolheu Fish & Chips (peixe e batata) e eu escolhi o cheeseburger. Na lista ainda tinha opção de pizza, frango, salada. Quando chegamos no restaurante, os garçons já sabiam quais pratos servir. O motorista/guia liga para o restaurante algumas horas antes, faz o pedido e avisa que horas a van vai chegar. Tudo muito bem organizado.

Rainforest

Bom, depois do almoço eu realmente achei que iríamos direto para os 12 Apóstolos, mas para minha decepção paramos em uma floresta tropical (rainforest). Demos uma volta por lá e só depois seguimos viagem para os 12 Apóstolos.

Parada para ver Cangurus

Tenho certeza que essa parada foi um “extra” do guia, mas paramos em um acampamento e vimos dezenas de cangurus em seu habitat natural.

Passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos

Loch Ard George

Na verdade, a ideia era ter parado antes nos 12 Apóstolos, mas o guia viu muitos ônibus grandes de excursão e resolveu ir para o Loch Ard George e esperar parte da multidão dos 12 Apóstolos ir embora para depois voltar.

Loch Ard George é lindo demais. Arrisco a dizer que é até mais bonito que os 12 Apóstolos. Lembra bastante o Algarve em Portugal (se alguém já foi para lá vai identificar a semelhança).

Passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos

Passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos

12 Apóstolos

Chegamos nos 12 Apóstolos no final do dia, quase na hora do pôr do sol. Por um lado foi bom (para ver o pôr do sol), mas por outro lado é péssimo porque você já chega exausto.

E é aí que entra minha recomendação (e deveria ter seguido meu instinto já que era esse passeio que vou sugerir que queria ter feito): escolha o tour reverso. Por que? Porque o tour reverso vai direto para os 12 Apóstolos. Você chega lá antes do almoço e antes das multidões de todos os outros tours. Eu caí na conversa da mulher que me vendeu o pacote que “dava na mesma” porque era baixa temporada, mas não dá na mesma não.

Passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos

Terminamos o passeio em uma praia próxima aos 12 Apóstolos para ver o sol se por por completo.

Passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos

Depois de um longo dia, voltamos para Melbourne. O motorista ainda fez uma parada para comprarmos um lanche e irmos ao banheiro. A volta foi muito mais rápida do que a ida, mas deixo novamente a dica: faça o tour reverso.

O passeio custou AUD 120 (maio de 2017). O almoço estava incluso.

Leia mais sobre a Austrália

Roteiro 14 dias Austrália

Tax free na Austrália: como solicitar o reembolso

Onde ficar em Melbourne

Hotel no centro de Melbourne

Vinícolas Melbourne: Yarra Valley

Onde ficar em Sydney

Restaurante brasileiro em Sydney

 

Importante

Lembrou do seguro viagem? Ele é muito importante e obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e Venezuela. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Para os EUA a contratação de um seguro com cobertura de U$1 milhão não é exagero. Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem (para citar alguns exemplos). Uso o seguro da Assist Card há anos (faça sua cotação). Precisei utilizar 4 vezes durante minha volta ao mundo e sempre fui muito bem atendida. Você pode cotar com eles sem compromisso e, caso opte pela contratação, ainda tem 5% de desconto utilizando o cupom PRECISOVIAJAR5.