Home Destinos InternacionaisOceaniaAustráliaMelbourne Passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos

Passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos

por Fernanda

Conheça os 12 Apóstolos da Austrália. Todo mundo sabe que a Austrália é um país incrível e que tem paisagens de tirar o fôlego. Os Doze Apóstolos ficam a 227 km de Melbourne, portanto é uma atração popular para quem vai visitar a capital mais cosmopolita da Austrália (Melbourne). Apesar de não ser muito próximo de Melbourne, praticamente todas as agências de turismo oferecem passeios de 1 dia para os 12 Apóstolos na Austrália. Aliás, fica aqui os meus parabéns para a estrutura maravilhosa do turismo no país. Turistar por lá não é barato, mas é muito fácil.

Obviamente o ideal é estender o passeio e pernoitar em alguma das cidades do caminho da Great Ocean Road. Por falar nisso, a Great Ocean Road já vale a viagem. Vem comigo conhecer um dos lugares mais bonitos da Austrália e saiba todos os detalhes dos passeios para os Doze Apóstolos.

Passeio 1 dia 12 Apóstolos Austrália

Os 12 apóstolos pertencem ao Parque Nacional de Port Campbell em Victoria. Esse parque ainda tem outras atrações que valem a visita, como o Loch Ard George, que também é uma das paradas do roteiro.

Os Doze Apóstolos são resultado de uma erosão natural que escavou estruturas calvárias durante milhões de anos. Essas estruturas calvárias (que popularmente conhecemos como os Apóstolos) medem 45 metros de altura. As pedras ficam dentro do mar, lado a lado. Um fato interessante é que não são 12 pedras e sim 8 (pode contar).  Antigamente eram 9 pedras, mas uma foi levada pela erosão. O nome “Doze Apóstolos” surgiu em 1920 com fins turísticos, afinal era muito mais fácil (e marketeiro) convencer alguém a visitar os 12 Apóstolos do que conhecer 8 pedras no mar, né?


Leia também


Onde comprar o passeio

Como eu disse, a Austrália é super preparada para o turismo, então você consegue comprar esse passeio em uma das inúmeras agências de turismo de Melbourne. Os preços são bem similares e o roteiro de todas as excursões é praticamente idêntico. Mas se você gosta de viajar com tudo planejado e reservado ou então vai viajar na alta temporada, eu recomendo que você compre o passeio antecipadamente pela internet.

Importante: escolha um tour de van (minivan como chamam na Austrália). Quanto menos pessoas no tour, melhor. Vai por mim!

Itinerário 12 Apóstolos Austrália

Como são mais de 500 km entre ida e volta, a van passa nos hotéis muito cedo (entre 7h e 7h30). Na maioria dos passeios (já fiz essa excursão duas vezes), o motorista só confere o seu ticket e pede para você entrar na van. Depois que todos os passageiros estão a bordo, o motorista  – que também é o guia – se apresenta e explica como será o passeio e qual é o itinerário. Importante: todas as instruções são em inglês. Você pode procurar um passeio em espanhol também, mas desconheço a existência de passeios em português para os 12 Apóstolos.

Eu fiquei hospedada no centro de Melbourne (CBD), no hotel DoubleTree by Hilton (RESERVE AQUI), na frente da estação de trem da Flinders St. O motorista não me pegou na porta do hotel, mas o ponto de encontro para esperar a van ficava a uma quadra do hotel. Aliás, se você ainda não escolheu onde ficar em Melbourne, eu recomendo o centro de Melbourne, pois irá facilitar muito o seu deslocamento.

Café da Manhã/Morning Tea

Vou relatar aqui como é o passeio dos 12 Apóstolos clássico que foi o passeio que eu fiz. A primeira parada do passeio é em uma praia para o “morning tea”, que na Austrália é aquele lanche da manhã entre o café da manhã e o almoço. Minha dica é tomar café da manhã no hotel mesmo, porque o lanche é bem simples. Chá, café e umas bolachas.

Memorial Arch

Depois da parada para o lanche, seguimos em direção ao Memorial Arch, o famoso “letreiro” da Great Ocean Road. Fizemos uma parada rápida para fotos e para dar uma volta na praia. Aqui é o momento para garantir aquela foto clássica junto à placa de entrada de uma das estradas mais bonitas da Austrália.

Passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos

Great Ocean Road

Agora sim a aventura começa. Entramos na Great Ocean Road considerada uma das estradas mais bonitas do mundo. A dica de ouro é pegar um assento do lado esquerdo da van para garantir as melhores vistas da estrada. Acho importante mencionar que a estrada é extremamente sinuosa, então se você sente enjoo na estrada, leve remédio e tente sentar em um dos bancos da frente. Eu passei muito mal durante parte do trajeto e quase vomitei o “morning tea”.

Kennett River

Depois de todo o sufoco (enjoo) da estrada paramos na cidade de Kennett River para ver alguns coalas em seu habitat natural. Aliás, já faz alguns anos que tenho evitado qualquer tipo de atração que envolva animais e gosto de vê-los apenas em seu habitat natural. E, felizmente, na Austrália isso é possível. Foi incrível ver os coalas (mesmo que de longe) nas árvores e não em jaulas.

Passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos

Coala dormindo

Apollo Bay

Pode não parecer, mas boa parte do caminho já foi percorrida. Apollo Bay foi a cidade escolhida para a parada do almoço. Paramos em um restaurante bem legalzinho. Quando ainda estávamos no ônibus o guia passou uma lista com as opções de cardápio para o almoço. Minha mãe escolheu Fish & Chips (peixe e batata frita) e eu escolhi o cheeseburger. Na lista ainda tinha opção de pizza, frango, salada. Quando chegamos no restaurante, os garçons já sabiam quais pratos servir. O motorista/guia liga para o restaurante algumas horas antes, faz o pedido e avisa que horas a van vai chegar. Tudo muito bem organizado.

Rainforest

Bom, depois do almoço eu realmente achei que iríamos direto para os 12 Apóstolos Austrália, mas para minha decepção paramos em uma floresta tropical (rainforest). Demos uma volta por lá e só depois seguimos viagem para os 12 Apóstolos. Vou explicar o “para minha decepção”. Não é que o lugar seja feio, mas é que para quem mora no Brasil não tem nada de especial. É o tipo de coisa que já vimos algumas vezes na vida.

Parada para ver Cangurus

Tenho certeza que essa parada foi um “extra” do guia, mas paramos em um camping e vimos dezenas de cangurus em seu habitat natural. Eu pirei. Havia muitos cangurus. Foi incrível!

Passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos

Loch Ard George

Na verdade, a ideia era ter parado antes nos 12 Apóstolos, mas o guia viu muitos ônibus grandes de excursão e resolveu ir para o Loch Ard George e esperar parte da multidão dos 12 Apóstolos ir embora para depois voltar.

Loch Ard George é a praia do mais famoso naufrágio do país. A formação rochosa chamada London Bridge formava uma ponte natural até 1990, mas uma parte desabou deixando alguns turistas presos.

O lugar é maravilhoso. Arrisco a dizer até que é mais bonito que os 12 Apóstolos Austrália. Lembra bastante o Algarve em Portugal (se alguém já foi para lá vai identificar a semelhança).

Passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos

Passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos

12 Apóstolos Austrália

Chegamos nos 12 Apóstolos no final do dia, quase na hora do pôr do sol. Por um lado foi bom (para ver o pôr do sol), mas por outro lado é péssimo porque você já chega exausto. E é aí que entra minha recomendação (e deveria ter seguido meu instinto já que era esse passeio que vou sugerir aqui que eu queria ter feito): escolha o tour reverso. Por que? Porque o tour reverso vai direto para os 12 Apóstolos. Você chega lá antes do almoço e antes das multidões de todas as outras excursões. Eu caí na conversa que “dava na mesma” porque era baixa temporada, mas não dá na mesma não. Caso vá mesmo fazer o passeio para os Doze Apóstolos na Austrália faça o passeio reverso (é o mesmo preço ou no máximo uns 10 dólares mais caro). Enquanto todos os outros turistas estarão nas paradas que citei ao longo do post, você já estará nos Doze Apóstolos. Não pegará o lugar tão lotado e conseguirá aproveitar melhor a sua viagem.

Caso dinheiro não seja problema, dá para fazer um passeio de helicóptero pelos 12 Apóstolos. Eu não tive orçamento para isso, mas um amigo fez o passeio e me mostrou as fotos. Achei maravilhosas!

De qualquer maneira, mesmo vendo os 12 Apóstolos a partir dos mirantes que ficam no parque, eu garanto que a vista é linda.

Passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos

Terminamos o passeio em uma praia próxima aos 12 Apóstolos para ver o sol se por por completo.

Passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos

Depois de um longo dia, voltamos para Melbourne. O motorista ainda fez uma parada para comprarmos um lanche e irmos ao banheiro. A volta foi muito mais rápida do que a ida, mas deixo novamente a dica: faça o tour reverso.

Quanto custa o passeio para os 12 Apóstolos Austrália?

O passeio custa entre 120 e 150 dólares australianos e inclui o almoço. O valor depende da agência escolhida. Não é um passeio barato, mas é uma boa opção para quem viaja sozinho, para quem não quer dirigir na mão inglesa (foi meu caso) ou para quem tem pouco tempo e não conseguirá passar uns dias na região da Great Ocean Road.

Por que escolher o Passeio Reverso 12 Apóstolos Austrália em vez do Passeio Clássico?

Como dizem por aí, o blogueiro passa perrengue primeiro para te dizer para não passar. Apesar dos pesares eu gostei muito do passeio clássico, mas, como já disse, você chega completamente esgotado nos 12 Apóstolos. Além disso, outras centenas de excursões chegam ao mesmo tempo e o parque fica lotado de turistas. Essa é uma das atrações turísticas mais populares da Austrália, então é evidente que terá muitos turistas independente do horário. Mas acredito que chegando lá pela manhã, terá menos turistas. No passeio reverso, o motorista segue direto para os 12 Apóstolos, chegando lá ainda de manhã. E na volta vai parando em todos os pontos que citei aqui no post.

Lembre que esse passeio bate-volta de Melbourne é bem puxado. São 13 horas de passeio. Leve uma mochila com água, alguns snacks e um casaco. Venta bastante na região.

Leia mais sobre a Austrália

Roteiro 14 dias Austrália

Tax free na Austrália: como solicitar o reembolso

Hotel no centro de Melbourne

Onde ficar em Sydney

Restaurante brasileiro em Sydney

25 comentários
0

Artigos Relacionados

25 comentários

Manuela 17 de maio de 2018 - 16:52

Olá Fernanda, por qual companhia voce fez o passeio aos 12 apostolos?

Reply
Fernanda 19 de maio de 2018 - 20:27

Com a wildlife tours.

Reply
Claudia Bento 26 de julho de 2018 - 18:14

Obrigada pelas dicas !!

Reply
Fernanda 26 de julho de 2018 - 21:50

De nada 🙂

Reply
Ana carolina 21 de julho de 2019 - 11:00

Que passeio maravilhoso!!! Adorei a dica, pois adoro lugares repletos de beleza natural e esse passeio parece ser perfeito.

Reply
Fernanda 21 de julho de 2019 - 16:41

12 Apóstolos é muito lindo. Vale a visita!

Reply
Ruthia Portelinha 22 de julho de 2019 - 04:25

A paisagem dos 12 apóstolos é maravilhosa. Suponho que as fotos fiquem mais bonitas ao pôr-do-sol mas chegar lá exausto estraga o passeio. Excelente dica sobre o passeio reverso. Quero muito conhecer a Austrália, mas o meu bolso não concorda!

Reply
Fernanda 22 de julho de 2019 - 08:31

Pois é! Infelizmente a Austrália é muito cara mesmo. Uma pena, pois gostaria de ir para lá todos os anos. rs

Reply
Alessandra De Lima 22 de julho de 2019 - 09:33

Adorei este passeio de 1 dia para os 12 Apóstolos, o lugar é lindo. Austrália está na minha lista de viagens dos sonhos. Obrigada pelas dicas.

Reply
Fernanda 22 de julho de 2019 - 20:32

Vale muito a pena conhecer a Austrália.

Reply
Rayane 22 de julho de 2019 - 13:18

Que lugar! Parece um pintura de tão lindo! A natureza é perfeita…
13h de passeio é bem cansativo, hein? Mas por outro lado, cada minuto deve valer a pena. Gostei da ideia do passeio reverso para fugir um pouco dos locais lotados de turistas.

Reply
Fernanda 22 de julho de 2019 - 20:32

Muito cansativo, mas as paisagens compensam.

Reply
Diego Arena 22 de julho de 2019 - 13:53

Adorei as fotos do Loch Ard George. E esse por do sol? Incrível. Vontade de estar ai neste momento e esquecer da vida.

Reply
Fernanda 22 de julho de 2019 - 20:31

Nem me fala…pôr do sol lindíssimo!

Reply
Luciana Rodrigues 22 de julho de 2019 - 14:17

Olha, nunca tinha escutado falar nos 12 Apóstolos… E você tem razão: parece mesmo com o Algarve.

Reply
Fernanda 22 de julho de 2019 - 20:30

Parece mesmo o Algarve, né?

Reply
Paula Augot 22 de julho de 2019 - 20:26

As fotos ficaram maravilhosas! Realmente a desvantagem desse passeio é a multidão, e o passeio reverso deve ser mais tranquilo nesse quesito.

Reply
Fernanda 22 de julho de 2019 - 20:34

Nem me fala. Super me arrependi de não ter feito o passeio reverso. Vale muito mais a pena.

Reply
Nadine 23 de julho de 2019 - 05:17

Australia pra mim eh um sonho distante… sempre morro de vontade e vendo essas fotos e posts recheados de dicas como esse fazem essa vontade crescer ainda mais! Quem sabe um dia!

Reply
Fernanda 23 de julho de 2019 - 08:55

Pois é! Pena que a Austrália seja tão longe e tão cara. É um dos países mais lindos que conheço.

Reply
Andrea 23 de julho de 2019 - 19:12

Que lugar lindo, não conhecia 12 Apóstolos, mas com certeza agora ele entra em um roteiro pela Austrália.

Reply
Fernanda 23 de julho de 2019 - 19:25

Vale a pena. É muito bonito mesmo.

Reply
TATIANE RODRIGUES DIAS 24 de julho de 2019 - 16:34

Olha, se nas fotos está lindo, imagina vendo diretamente no local.

Vou anotar essa dica do passeio reverso aos 12 Apóstolos, que bom saber dela antes de ir.

Reply
Fernanda 24 de julho de 2019 - 20:31

Ao vivo é muito mais lindo.

Reply
Julia 3 de agosto de 2020 - 11:22

que lugar lindo! Vale a pena visitar.

Reply

Deixe um Comentário