Home Destinos InternacionaisEuropa Planejamento viagem para a Europa

Planejamento viagem para a Europa

por Fernanda
planejamento viagem para a Europa

Planejamento viagem para a Europa exige pesquisa, muita pesquisa. A Europa é um dos melhores lugares do mundo para se viajar. É um continente completo onde é possível encontrar lugares carregados de História, praias paradisíacas, montanhas, estações de esqui e belíssimas paisagens onde quer que você vá.  Se você está planejando sua primeira viagem para a Europa é bom levar em consideração algumas coisas.

Planejamento viagem para a Europa

Documentos necessários para Viajar para a Europa

Embora brasileiros não precisem de visto para entrar na Europa, a entrada é concedida na hora por um agente de imigração. Veja todos os documentos que você precisa para viajar para a Europa e não ter problemas na hora da entrada.

[symple_box color=”blue” fade_in=”false” float=”center” text_align=”left” width=””]
O seguro viagem com cobertura mínima de € 30.000 é obrigatório para entrar na Europa. Eu gosto muito do seguro da Assist Card. Faça sua cotação e encontre o seguro ideal para sua viagem. Você pode parcelar no cartão ou pagar à vista com desconto no boleto. Ganhe um desconto extra de 5% com o código PRECISOVIAJAR5.
[/symple_box]

Mitos

Por mais que role a lenda que “tudo” na Europa é pertinho, a realidade não é bem essa. Morei 2 anos na Europa e, como todo mundo, também achei que era fácil abraçar o continente nos famigerados “mochilões”. A gente tem a ilusão que trem é a solução de todos os problemas logísticos na Europa, mas não é bem assim. Nem todos os trens são de alta velocidade. Nem todos os trens têm passagens baratas. Nem todos os países têm uma estrutura ferroviária decente e com fácil acesso internacional (Portugal, por exemplo).

Trem na Europa

Em alguns países é perfeitamente possível fazer todo o roteiro de trem. A Suíça é um ótimo exemplo. Veja meu roteiro de viagem pela Suíça de trem. Uma dica que eu dou é não pesquisar somente no site da RailEurope. Pesquise nos sites de cada país. Na Itália, por exemplo, as passagens são muito mais baratas no site da Trenitalia.

 

planejamento viagem para a europa

Suíça

Low cost na Europa

Se as distâncias a serem percorridas na Europa forem muito longas, vale a pena considerar voar entre esses trechos. Nem sempre vale a pena voar com uma low cost, mas aqui você encontra todas as dicas para realmente economizar com as low cost na Europa.

Planejamento viagem para a Europa

Foto: Shutterstock

Como escolher o roteiro de viagem para a Europa

Cada um tem seu sonho de consumo e o roteiro deve incluir esses lugares tão sonhados. Se seu sonho é conhecer a Itália, vale a pena focar na Itália. Tudo bem, eu entendo que é uma viagem cara e a gente quer aproveitar ao máximo, mas é melhor aproveitar ao máximo poucas cidades do que ficar correndo, carregando mala, sofrendo para pegar os trens ou os voos. Algumas cidades como Londres e Paris, por exemplo, exigem mais dias. Tem que levar isso em consideração na hora de planejar o roteiro, assim como o tempo de deslocamento entre as cidades.

O que eu faço: pego um mapa, vejo quais cidades são próximas e quais seriam viáveis de conhecer no mesmo roteiro. Vejo se dá para fazer o trecho de trem e/ou voo e quanto custa a passagem. Pesquiso, pesquiso e pesquiso até definir o roteiro final.

Às vezes é o “roteiro dos meus sonhos” e às vezes é o roteiro da promoção de passagem que apareceu (sendo bem honesta).

Dá para montar todo o roteiro de forma independente, mas lógico que isso dá um certo trabalho e exige tempo e muita pesquisa.

Veja algumas sugestões de roteiro já publicadas aqui no blog:

Roteiro 10 dias Europa

Roteiro 15 dias Leste Europeu

Roteiro 5 dias Suíça

Roteiro de 3 dias na Eslovênia

Truque para gastar menos nas passagens para a Europa

Stopover

Um truque para gastar menos nos deslocamentos internos da Europa é não voar direto para o seu destino de origem. Explicando: cada país europeu tem uma companhia aérea nacional. Por exemplo, Portugal tem a TAP, a Holanda tem a KLM, a França tem a Air France e assim por diante. Se você quer ir para a Holanda, você pode pegar o voo direto da KLM, ou pode pegar um voo da TAP e fazer escala em Portugal ou pegar um voo da Air France e fazer escala na França.

Qual a vantagem de fazer isso?

Normalmente essa parada (stopover) é grátis nas companhias. Eles só te cobram mais uma taxa de embarque, afinal você vai descer por alguns dias em um país e irá embarcar novamente, mas ainda é muito mais barato pagar essas novas taxas de embarque do que um novo voo.

Passagens com múltiplos destinos

Também gosto muito de pesquisar passagens com múltiplos destinos. Tenho usado bastante o Google Flights, Momondo e Kayak para essas pesquisas.

Exemplo:

Você quer ir de São Paulo para Londres, Paris e Amsterdam. O melhor jeito para esse roteiro seria pesquisar essas opções de passagens:

Ida: São Paulo – Londres

Volta: Amsterdam – São Paulo

E fazer “por conta” os trecho Londres – Paris (de trem) e Paris – Amsterdam com uma low cost, por exemplo.

Também pesquiso essa opção de passagem porque às vezes fica mais barato do que comprar os trechos avulsos com uma cia low cost.

Ida: São Paulo – Londres

Ida: Paris – Amsterdam

Volta: Amsterdam – São Paulo

Hospedagem na Europa

Hostels (eu não gosto do termo albergue) são bastante comuns e difundidos na Europa. Ao contrário do que todo mundo pensa, não é só adolescente ou gente com pouco dinheiro que utiliza essa forma de hospedagem. Tem muito casal e gente de mais idade que gosta e fica em hostel, até porque vários deles possuem quartos privativos. Se você ainda tem preconceito com hostel ou nunca ficou em um e não sabe como funciona, sugiro que leia esse post: Hostels, precisamos falar sobre eles

Hotéis – tem de todos os tipos e para todos os bolsos. Redes internacionais e redes locais. Eu costumo reservar pelo Booking, porque a maioria dos hotéis tem cancelamento grátis.

Bed & Breakfast – tradução Cama & Café-da-manhã. Seria o equivalente às nossas pensões. São hotéis pequenos bem simples e muitas vezes são casas de pessoas que abrem alguns quartos para hóspedes. São muito comuns nos países europeus, são um pouco mais caros do que os hostels e um pouco mais baratos que os hotéis. Já fiquei em alguns e ano passado, montei um roteiro para a minha mãe na Itália e ela ficou em alguns e adorou.

Couchsurfing – eu sou registrada, mas nunca recebi ninguém na minha casa e tampouco me hospedei na casa de outras pessoas. É uma comunidade séria, onde várias pessoas oferecem o sofá (ou quarto extra) de suas casas para outros viajantes, e o melhor, de graça. A intenção não é nem a economia em si, mas a troca de experiências culturais.

Resumo Planejamento Viagem para a Europa

✓ Fique de olho nas promoções de passagens para a Europa no Melhores Destinos, Viajando Barato pelo Mundo e crie alertas de preços no Google Flights, Skyscanner, Kayak e Momondo.

✓ Pesquise passagens com múltiplos destinos.

✓ Veja se o roteiro permite viagens de trem ou é melhor utilizar as cias low cost.

✓ Pesquise, pesquise, pesquise!

*Imagem em destaque: Shutterstock

*Post atualizado em outubro/16

VOCÊ PODE GOSTAR

30 comentários

Adri 18 de agosto de 2012 - 17:35

Ótimas dicas para a Europa Fernanda. Valeu!
Adri.

Responder
Fernanda 18 de agosto de 2012 - 20:39

Oi Adri! Tá saindo uma série de posts da Europa. Hoje postei sugestões de roteiro e vou começar uma série de histórias engraçadas e perrengues.

Responder
Fábio 12 de março de 2013 - 12:51

Olá Fernanda! Parabéns pelo blog, é excelente!! E por isso, gostaria de algumas dicas!

Após casar, vamos prá Europa no dia 16/05. Começamos a viagem num congresso antroposófico em Dornach, Basel, Suíca. Ficaremos 12 dias nele, q acaba em Stuttgart, pois tem um tour nos institutos.

De lá, começamos efetivamente a viagem e temos 16 dias. Depois de dicas do sogrão, possivelmente iremos prá:
Strassbourg, Colmar (FRA).
Zurich, Lausanne, Geneve (SWI).
Lyon ou Grenoble, Orange, Avignon, Aix en Provence, Mareseille, St.Tropez, Cannes, Nice e Monaco (FRA).
Porto Fino, Pisa/Lucca, Florence, Venice, Verona (ITA).
Lugano e Zurich (SWI).

É uma volta na Suíca, sul da França e norte da Itália.

A idéia era fazer isso tudo de carro prá ter mais flexibilidade e como é uma espécie de lua-de-mel não estou tão preocupado em ser extrema/te barato. Mas curto mto experiência locais e interculturais e adoro hostels!

Estamos vendo com uma agência, mas queria ver contigo se nessa época – Maio, dá prá ir viajando e achando lugares prá ficar (hostels ou guesthouses) pelo caminho, sem reservar?

E vc acha mto corrido? O que vc tiraria, considerando q temos apenas 16 dias?

Brigadão!

Responder
Fernanda 12 de março de 2013 - 19:29

Oi Fábio,
Maio é baixa temporada, então você não deve ter problemas com hospedagem sem reserva.
Olha, vai do estilo de cada um e como você gosta de viajar. Das cidades que você quer fazer, só conheço as da Itália, mas Pisa, Lucca e Firenze não são no norte. Ali perto de Firenze vale muito a pena fazer Cinque Terre.
Bom, eu cortaria Cannes, Nice e Mônaco, mas isso é gosto pessoal e tentaria encaixar Cinque Terre.

Aproveitando, estou participando de um concurso para trocar de lugar com outro blogueiro por 10 dias. Acho que vai ser bem legal e preciso dar um gás na votação. Para votar, é bem fácil. É só colocar o e-mail, clicar no botão rosa e depois confirmar o voto por um link que eles mandam por e-mail. Vc poderia me ajudar? Obrigada! http://www.bigblogexchange.org/blog/94001

Responder
Fábio 12 de março de 2013 - 23:51

Fernanda, brigadão pela resposta!
Já votei e confirmei!! Boa sorte!! Espero q ganhe, pq depois vai ter q contar tuudo!

Responder
Fernanda 13 de março de 2013 - 11:28

Obrigada Fábio! Se eu ganhar, é lógico que contarei tudo aqui no blog.

Responder
Paula 6 de abril de 2013 - 16:10

Fernanda, vou passar 27 dias na Europa. Chego dia 02 de julho em Madri, e saio de Madri de volta ao RJ dia 29. Gostaria de uma ajuda pra fazer meu Roteiro, n abro mao de conhecer Madri (q é o meu pais de chegada),Paris, Londres e o Porto! Quais outros paises nessa rota, vc me indicaria? beijos e obrigada

Responder
Fernanda 8 de abril de 2013 - 04:53

Tenho vários posts da Europa aqui. Veja o que te agrada. Estou viajando e com acesso bem restrito a internet.

Responder
Sinthia Fernandes 11 de maio de 2013 - 17:52

Oi Fernanda!

Muito bom o seu blog, adorei as dicas que vc dá por aquí, já está entre meus favoritos!
Quería te perguntar uma coisa. É que eu tô indo viajar agora em junho pra Holanda, só que não vou ter gastos com hospedagem e nem alimentação, pois vou ficar na casa do meu namorado que mora lá, então não sei quanto preciso levar em dinheiro. Vou ficar por três meses, mas lógico que vamos aproveitar pra viajar por otros lugares tanto dentro da Holanda como países próximos como Alemanha e Belgica. Por isso tá um pocuo complicado calcular quanto posso precisar. Também tenho dúvida se devo levar tudo em euros ou levo apenas uma certa quantia para gastos iniciais e depois vou trocando lá conforme for precisando?
Bom espero que vc possa me ajudar, porque realmente não tenho idéia do que fazer! Coisa de marinheira de primeira viagem, literalmente! rsrsrs Sabe como é né! xb
Beijos e obrigada por compartilhar com a gente suas experiencias!

Responder
Fernanda 12 de maio de 2013 - 10:27

Leve tudo em euros com certeza para não perder na conversão. Complicado eu te dizer quanto levar porque não tenho a mínima ideia do seu perfil. Mas 3 meses é um tempo considerável.

Responder
Sinthia Fernandes 12 de maio de 2013 - 22:41

Oi Ferndanda, valeu por me responder!
É verdade não te dei nem uma dica do que pretendo fazer e talz hehe, assim fica difícil né! rsrs
Mas mesmo assim vc já me ajudou bastante.Havia pensado que trocar por lá me renderia mais, mas tinha minhas dúvidas. Então levarei tudo já trocadinho em euros.
Então, eu me referia a gastos como transporte,(trem, ônibus, taxi..) hospedagens(em lugares baratinhos claros)e alimentação(ocasionalmente jantar fora). Eu tava pensando em converter uns R$4.000, será que dá pra três meses? (Fazendo muita economia claro)
Pensei que talvez seja suficiente, já que as despesas mais pesadas digamos assim(hospedagem e alimentação diária) ficará por conta do namorido xb, e assim conseguiria poupar bastante no tempo que esteja por lá, meus gastos seriam mais quando fossemos passear em algum lugar, tipo entrada em museus, parques,algum show, não sei. Ele não mora em Amsterdam, ele mora no sul da Holanda, numa cidade que faz fronteira com a Alemanha, tipo dá pra ir de bicicleta. Então as idas a Alemanha seria em lugares bem próximos, e não nos grandes centros turisticos. Não pretendo fazer aquele turismo clássico em lugares super conhecidos, então acredito que assim também economizarei bastante. Mas pretendo dar uma volta por Amsterdam por que né, não tem como deixar passar essa oportunidade né.
Além do mais, como ele é de lá, ele saberá me orientar pra eu não perder din-din. ^^
Bom, é isso, espero que com essas informações básicas vc possa me dar mais alguma dica preciosa.
Mais uma vez, muito obrigada pelas dicas! Vc não imagina quanto nos ajuda! Beijos!

Responder
Fernanda 12 de maio de 2013 - 23:33

Quanto vai dar isso em euro? Uns 1500 euros, será? Olha, de forma bem econômica mesmo e sem viajar muito, acho que dá. Assim, se você fosse viajar por lá todos os dias, eu diria que 50 euros por dia já ficaria bem no limite da economia, até porque a Holanda não é o país mais barato da Europa. Tipo, teria que encarar hostel, quarto compartilhado, comer na rua e etc.

Responder
Sinthia Fernandes 20 de maio de 2013 - 18:44

Fernanda muito obrigada de verdade, vc me ajudou demais!
Mas sem querer abusar da sua boa vontade, dava pra vc me dar só mais uma dica?
Qual seguro de viagem mais barato vc já encontrou? Eu tô balançada a comprar o AXA Schengen Low Cost, que vai me sair a 0,99 € por dia, como vou ficar 3 meses, vai dar uns 89 euros. Mas ele é bem básico, só cobre assistencia médica e hospitalização em caso de emergencia, assistencia e repatriação em caso de falecimento e aluns outros intens bem básicos. Mas como não vou praticar nem um esporte radical, nem planejo viajar tanto assim, pensei que era suficiente. Mas mesmo assim ainda tô em dúvida porque não sei se ele é bom mesmo,tipo se cumpre o que promete, sabe. Aí pensei que talvez pesquisando mais pudesse achar um mais completo e quem sabe mais barato. Mas até agora nada, só não decidi por esse mesmo ainda porque ainda tenho alguns días pela frente. E aí,o que vc acha? Vale a pena esse mesmo ou devo procurar mais?
Se puder me responder mais essa dúvida te agradecería demais!
Beijos e mais uma vez muito obrigada pela ajuda!

Fernanda 20 de maio de 2013 - 18:55

O da Assist Card. Precisei usar algumas vezes e foi OK. Você tem que ver qual o valor que ele dá de assistência médica, principalmente se você for internada (porque em euro, é caro).

Sinthia Fernandes 21 de maio de 2013 - 15:05

Eu até tinha pesquisado o seguro do cartão, mas descobri que o meu é o mais básico e não oferece esse serviço. Além do que, a passagem não foi comprada com ele, então de todo jeito não daria. Mas enfim, vou checar o valor que esse AXA oferece e se for igual ao da maioria acho que vou optar por ele mesmo. Mais uma vez, muito obrigada pela ajuda!

Fernanda 21 de maio de 2013 - 15:09

De nada!

Claudia 3 de junho de 2013 - 23:33

Olá Fernanda, parabéns pelo Blog.Veja se vc pode me ajudar a montar este roteiro.Vamos para a Itália em janeiro de 2014, meu marido e eu, mais o nosso filho de 8 anos.Chegamos e voltamos por Roma, e teremos 12 dias livres , excluindo dia da chegada e partida.A princípio queremos conhecer Roma, Milão, Florença , Verona , Veneza, Piza e Assis.Chegamos num sábado ‘a noite e voltamos numa sexta e queremos ver o Papa Francisco, de preferência numa quarta-feira.A dúvida é, vc acha que vale a pena chegar de viagem( que terá uma conexão em Lisboa)e pegar um trem direto para Florença, por exemplo, ou devemos ficar em Roma e de lá seguir viagem ? Desde já agradeço sua contribuição.Uma Abraço. Claudia

Responder
Fernanda 3 de junho de 2013 - 23:46

Roma vale muito a pena. De todas essas que você quer ir, eu só não gosto de Milão.

Responder
Leila 27 de janeiro de 2014 - 23:12

Olá!
Como posso solicitar esse “stopover” nas companhias aéreas?
Pelo que entendi, posso comprar uma passagem pela Tap por exemplo, de Recife para Madrid com parada em Lisboa, podendo programar uns dias em Lisboa para depois seguir para Madrid. Correto?

Responder
Fernanda 29 de janeiro de 2014 - 20:01

Exatamente isso. Na hora de comprar a passagem, você seleciona a opção múltiplas cidades. Coloca a ida parando em Lisboa por exemplo e a volta por Madrid.

Responder
Verena 15 de março de 2014 - 16:00

Oi Fernanda. Adorei seu blog. Gostaria de umas dicas. Estarei viajando em dezembro pra Portugal e queria conhecer tb a espanha.
Sairei do Brasil dia 30 novembro em voo pra Lisboa ai quero conhecer sintra, Obidos, Fatima, Batalha, Coimbrs, Porto. Entao, o que fica mais barato? fazer bate volta ou alugar um carro? e de porto pra santiago qual a melhor forma de ir? e de santiago a Madrid? Ah, e se vc pudesse escolher entre Madrid ou Barcelona o que escolheria?
Volto dia 13 dezembro entao sera 12 dias. Me ajuda!!!! bjaO

Responder
Fernanda 16 de março de 2014 - 15:03

Não sei. Você vai ter que fazer as pesquisas e cotações para ver qual forma sai mais barato. Eu fui de ônibus do Porto até lá, mas dá para ir de carro também (só não sei como fica com a locadora a questão de mudar de país).

Madrid e Barcelona é uma briga que prefiro não me envolver. Estive recentemente em Madrid (pela terceira vez) e nessa última curti muito. Mas, dependendo da época que você for (se for no verão) tem que levar em consideração que Barça tem praia. Aí é ver o que se encaixa mais no seu perfil.

Responder
verena 16 de março de 2014 - 15:10

Obrigada. Mais uma pergunta, quantos euros em media gasto por dia? Tirando hospedagem ? Eu sei que isso é bem pessoal mas pode dizer uma média em portugal e espanha?

Grata

Responder
Fernanda 16 de março de 2014 - 23:31

Olha, dava para comer MUITO bem em Madrid por 10 euros (almoço ou jantar). Café da manhã eu tomava todo dia por 3,5 euros. Portugal é tão barato quanto para comida.

Responder
Priscyla 20 de abril de 2014 - 17:36

Olá Fernanda,

Pretendo ficar em hostels ano que vem na minha primeira viagem à Europa. Gostaria de saber se você considera viável eu levar uma mala,média ou se considera melhor levar o “mochilão”mesmo.

obrigada

Responder
Fernanda 20 de abril de 2014 - 19:17

Oi! É possível. Dessa última vez que estive na Europa fiquei em 2 hostels e levei uma mala média. O que acontece é que nem sempre ela cabe no armário, então é bom sempre levar um cadeado.

Responder
Taiza 10 de julho de 2014 - 21:50

Oi Fernanda! Eu e mais duas amigas estamos planejando ir pra Europa em junho /15. Gostaríamos de conhecer Portugal, Espanha, França, Itália, Londres e Grécia . Temos 35 dias, acha que é pouco tempo ou conseguimos aproveitar bem? Caso seja muito que país consideraria tirar? Menos a Grécia, por favor! Rs
Obrigada!! 🙂

Responder
Fernanda 14 de julho de 2014 - 19:39

Você diz fazer as capitais e em alguns escolher mais umas cidades né? Dá sim.

Responder
niny vieira 23 de janeiro de 2017 - 23:46

Ola! Estou planejando uma viagem pra Europa..passando por Paris, Roma..e Florença ou Veneza(ou se der..os dois). Queria sugestões de como fazer esse roteiro e melhor opção de entrada e saída na Europa. O que vc sugere?

Responder
Fernanda 25 de janeiro de 2017 - 21:47

Na Itália você pode se locomover de trem. O ideal seria entrar por Paris e sair por Roma ou vice-versa. Faça simulações de passagens múltiplos destinos.

Responder

Deixe um comentário