Home Destinos InternacionaisAméricaBolívia Salar de Uyuni. Terceiro dia!

Salar de Uyuni. Terceiro dia!

por Fernanda
Salar de Uyuni

Nesse dia, todos os outros grupos madrugaram para ver os geysers e como nós já tínhamos visto, saímos um pouco mais tarde.

Vou ter que confessar que o clima entre o grupo já estava péssimo. O casal francês só falava que não via a hora de voltar para Uyuni, eu mal conseguia olhar na cara do motorista, o mexicano não falava nada e o casal belga só falava que tínhamos que reclamar na agência.

Então, o motorista apareceu e com um excelente café da manhã. Comemos pão duro todos os dias e, naquele dia, ele trouxe panquecas. Estranhamos o fato que ele estava de bom humor. Ele meio que pediu desculpas para o grupo (mas não pediu para mim) e percebemos na hora que ele viu a chance de ganhar uma gorjeta ir para o espaço.

Saímos em direção a algumas lagoas extras. Ele só falava que tudo era longe e que tínhamos que ser rápidos, mas estranhamente parou no meio da estrada quando o belga pediu. Forçamos mais um pouco a amizade e pedimos para ele parar mais algumas vezes e ele parou.

Já estávamos desistindo das nossas reclamações, porque tudo estava parecendo perfeito e parecia que ele estava nos recompensando pelo stress dos últimos 2 dias.

Chegamos na primeira lagoa e ele disse que ficaríamos apenas 5 minutos ali. Vou dizer que foi a lagoa mais linda que eu vi. Os flamingos deram um show a parte, voavam de um lado para o outro, mas obviamente que não conseguimos registrar essa cena porque ele não parou o carro com a desculpa que não era seguro. Qual era o perigo? Um ataque de flamingos?

Uma pena que a câmera não conseguiu registrar a beleza do lugar e a verdadeira cor da água. Pelo menos na minha memória, ainda consigo enxergar o verde esmeralda e o balé dos flamingos.

Salar de Uyuni

Salar de Uyuni

Os flamingos

 

Para amenizar um pouco o clima, ele nos ofereceu uns pirulitos. Não posso negar que o cara era esperto e quando ele percebia que ficaria sem gorjeta, ele tentava nos subornar.

Depois, paramos numas formações rochosas bem interessantes, com umas plantas verdes muito estranhas.

Salar de Uyuni

E fomos seguindo viagem para a tão esperada Laguna Negra. Essa lagoa é escura e tem vários patos pretos que fazem um barulho que parece risada, então os bolivianos costumam dizer que os patos riem dos turistas.

Laguna Negra

Laguna Negra

Não perca:

Salar de Uyuni: Primeiro Dia

Dicas para não cair em Ciladas no Salar de Uyuni

Salar de Uyuni: Segundo Dia

Todos os textos e dicas sobre o Salar de Uyuni

Laguna Negra

Os patos ali na água

 

O lugar também era lindo. Os meninos queriam descer para tirar fotos mais perto dos patos e para variar, o motorista disse que não dava tempo.

Entramos todos no carro, ele pegou uma nova estrada e uns 5 minutos depois, ele disse que faltavam 2 horas para a gente chegar em Uyuni. Detalhe, eram 10 hs e o tour supostamente deveria acabar às 17 hs.

O mexicano se revoltou e falou que a gente não queria voltar para Uyuni meio-dia e que queríamos voltar para a Laguna Negra. Ele alegou que não tinha combustível suficiente para voltar até lá.

Os franceses e belgas falavam um espanhol básico, mas também entraram na discussão e o motorista insistia que não tínhamos motivos para reclamar, pois ganhamos um extra. Aí eles pediram uma ajuda para mim e para o mexicano para explicar que eles tinham perdido de conhecer a Laguna Verde à toa, porque tinha tempo de sobra no terceiro dia para ver os geysers que vimos no segundo dia (e, de fato, eles estavam certos).

Aí eu não me controlei e não sei como, lembrei dos 2 anos que fiz espanhol e  falei num espanhol fluente para o motorista que ele era um idiota, mal educado, mal preparado e que se ele não gostava do que fazia, deveria mudar de profissão. Falei que se ele quisesse nos levar de volta meio-dia para Uyuni, tudo bem. Nós iríamos direto na Polícia Turística, reclamar de tudo que ele fez nos últimos dias, inclusive do assédio e das grosserias gratuitas com o grupo.

Ele realmente ficou preocupado, porque ligou para a agência e já avisou que estávamos revoltados, queríamos ir na polícia e obviamente já disse que ele não tinha culpa e que nós é que éramos “exigentes” demais.

Até então, ele estava dirigindo a 60 km por hora e depois da discussão, teve a cara de pau de começar a dirigir a 30 km por hora. Como eu estava na frente, continuei discutindo que agora quem queria voltar o mais rápido possível éramos nós e que era para ele acelerar. Ele fingiu que não escutou e nós passamos a falar inglês entre a gente decidindo o que fazer.

Paramos para almoçar e o mexicano estava com medo que ele fosse nos abandonar no meio da estrada. Então, o mexicano ficou dentro do carro e nem almoçou para garantir que chegássemos em segurança (achei exagero). O motorista era um idiota, mas não seria burro de deixar 6 turistas abandonados no meio da estrada (mas o mexicano continuava com medo).

Bom, chegamos em Uyuni já com uma notícia bombástica. Os mineiros bolivianos tinham bloqueado todas as estradas do país e não daria para sair de Uyuni. Eu já estava preocupada, porque precisava voltar para La Paz para pegar meu voo para São Paulo e só tinha 2 dias para isso.

Mas, antes de resolver a saga da volta para La Paz, nós precisávamos resolver a saga do tour. Eu e o mexicano contamos tudo o que aconteceu para a dona da agência (Tours y Bol). Ela pediu mil desculpas, disse que o motorista (Franz) tinha ótimas recomendações e que ela não sabia o que tinha acontecido.

Contei do episódio do assédio. Ela ficou bem chocada e o motorista teve a cara de pau de negar. Meu sangue ferveu e novamente comecei a bater boca com ele na frente de todo mundo e a dona da agência veio pedir para eu me acalmar.

Passamos 2 horas conversando e falando que se a Bolívia quer receber mais turistas, eles tem que estar preparados para isso. A dona da agência deu uma mijada no Franz na nossa frente, mas percebemos que era um joguinho deles, afinal ela não queria nos devolver o valor do tour.

O mexicano falou que nós queríamos que o motorista não recebesse nada pelo tour e que ela repassasse o dinheiro dele para a gente. Além disso, ele citava que tinha amigos no México, EUA e Japão e que não indicaria a agência para ninguém e ela pareceu não se importar.

Eu mencionei que tinha um blog de viagens no Brasil e que iria contar essa história por aqui e ela também pareceu não se importar. Depois de 2 horas, finalmente chegamos num acordo. Ela devolveu entre 50 e 100 bolivianos para todos. Como eu paguei menos pelo tour, eu recebi só 50 bolivianos. E o mexicano e os franceses que pagaram mais, ganharam 100 bolivianos.

Essa quantia não muda nossas vidas, mas espero realmente que o Franz tenha aprendido a lição. A dona da agência garantiu que ele foi demitido, mas sabemos que é mentira porque ela só falou isso depois que os belgas falaram que estavam indo na Polícia Turística. Olha, eu acho que todo mundo tem o direito de errar, mas também sou obrigada a citar o fato que se isso tivesse acontecido em um lugar mais preparado para o turismo, o motorista de fato teria sido demitido.

Tenho que reconhecer que a Ada (dona da agência) pediu desculpas, nos devolveu parte do dinheiro e depois nos ajudou a encontrar soluções para voltar para La Paz, mas vou escrever aqui o que eu falei para ela. Não posso indicar a Tours y Bol para ninguém. Foram 3 dias de inferno. Eu vou lembrar para sempre das paisagens maravilhosas do deserto, mas ao mesmo tempo, vou lembrar para sempre que o motorista estragou nosso tour desde o primeiro dia.

Também não posso deixar de escrever sobre o despreparo da Bolívia para receber os turistas. Tudo bem que é um país miserável e as pessoas ganham muito pouco e aí o cara vira motorista do tour do Salar porque essa era a única opção disponível na cidade em que vive, mas treinamento é essencial. Não dá para tratar mal quem traz dinheiro para o país. Não dá para chamar uma turista de velha porque ela tem 30 anos e é solteira e principalmente não dá para querer apressar um tour porque o motorista queria descansar mais cedo.

Além do Brasil, já conheço 42 países. Passei 100 dias no Sudeste Asiático que é uma região tão pobre como a Bolívia e eles estão muito na frente nessa questão de preparo e estrutura para o turista. Eles falam inglês, os tours são bons, os preços são justos e quem trabalha com turismo está sempre um sorriso no rosto. Não posso fazer muita coisa pelo turismo na Bolívia além de publicar esse relato. Espero que eles melhorem porque o país é realmente lindo.

Apesar de tudo, eu amei o Salar e espero um dia voltar, mas definitivamente farei um tour mais caro e com certeza, um tour privativo.

VOCÊ PODE GOSTAR

82 comentários

Alice 19 de dezembro de 2012 - 21:54

Nossa, quanta experiência …. parabéns mesmo pelo blog!!!!!! Relatos muito precisos e completos!Obrigada

Responder
Caio 13 de abril de 2013 - 16:51

Li todas as partes do relato sobre a Bolívia, no começo nem imaginava que havia algo bonito por lá, um grande engano vendo todas as fotos, realmente é um lugar muito bonito e que agora fiquei com vontade de conhecer num mochilão america do sul que pretendo fazer futuramente. Parabéns pela coragem e pelo relato.

Responder
Fernanda 14 de abril de 2013 - 03:18

Oi Caio! Tem muita coisa linda e tudo é muito barato, mas a infraestrutura realmente não é das melhores (mesmo assim vale a pena).

Responder
Evaristo Almeida da Silva 20 de maio de 2013 - 01:26

Fernanda boa noite.

Estou para ir ao Peru e Bolívia em julho, o salar de Uyuni está no meu roteiro. Gostaria de saber se preciso levar um saco de dormir para o salar???? Você me aconselha a leva-lo ou não????

Obrigado.

Evaristo

Responder
Fernanda 20 de maio de 2013 - 10:34

Em julho é bom sim, porque vai estar muito frio. Você vai fazer o tour mais econômico, tipo o que eu fiz? Se sim, leve. Eu aluguei um.

Responder
Diego 9 de setembro de 2013 - 22:02

Seu site é espetacular.
Lamento essa experiência não tão desejável e espero não tê-la quando passar por lá, agora em novembro!

Responder
Fernanda 10 de setembro de 2013 - 13:03

Acho que foi azar meu mesmo Diego. Boa viagem para você. O Salar é demais!

Responder
amanda 17 de novembro de 2013 - 21:25

Adorei seu relato, pena que vc teve problemas com o guia. Você sabe mais ou menos o preço de um tour privado? E as empresas que oferecem? 😀

Responder
Fernanda 17 de novembro de 2013 - 21:42

Não sei Amanda, mas os tours mais tops (e que saem do Atacama) chegam a custar uns U$1.000 por pessoa.

Responder
Carol 7 de julho de 2014 - 12:27

Muito legal seu blog! Conheci hoje e já coloquei nos favoritos! Me diga uma coisa, seus hotéis não foram legais, mas vc chegou a ver se pelo menos tinham outros hotéis que pareciam melhores (ou beeem melhores? Rs). Ou o lugar é
Inóspito demais e só parece ter hotéis bem precários mesmo? (Mesmo para os tours privados e caros?). Valeu!!

Responder
Fernanda 7 de julho de 2014 - 20:49

Tem uns mais caros que parecem ser bons sim. Os dos tours mais baratos parecem ser todos desse nível que fiquei.

Responder
Carol 9 de julho de 2014 - 17:05

Legal saber! Obrigada, Fernanda!

Andréia 26 de novembro de 2013 - 15:26

Oi Fernanda, li todo o relato do Salar e ri d+ de como você escreve. Apesar de você ter passado por essas situações tensas, valeu a experiencia e o relato. Estou planejando meu primeiro mochilão e o Salar está no roteiro. Seu relato foi extremamente útil, pois mostrou os pontos negativos da viagem, o que é sempre bem saber para ficar esperta. Você sabe me dizer em média quanto gastou na viagem inteira?
Obrigada e parabéns pelo blog!
Abraços!!

Responder
Fernanda 26 de novembro de 2013 - 16:05

Não lembro. Fui para o Peru antes, emiti passagem com milhas, etc. Mas a parte da Bolívia foi bem barata. O tour de 3 dias do salar custou uns U$90 e os hostels e hotéis que eu fiquei não passaram de U$10 a noite.

Responder
Ana Claudia 16 de dezembro de 2013 - 16:56

Oi Fernanda! Que aventura! Q sorte a minha de encontrar teu blog. Estou lendo muito sobre a Bolívia, estou com passagem marcada pro dia 29/12. Obrigada por compartilhar sua experiência, anotei muita coisa e com certeza levarei o nome dessa agência para NÃO contratá-la, rs. Estou muito ansiosa pra ver de perto tudo isso. 😉

Responder
Fernanda 17 de dezembro de 2013 - 09:37

Você vai curtir. O lugar é lindo demais.

Responder
Luciana 4 de janeiro de 2014 - 16:53

Adorei o blog, pena que não foi cumprido o prometido, devo agradecer por compartilhar sua experiência conosco. Isso é importante para não irmos tão inocente.
Enfim, parabéns pelo blog. Adorei!

Responder
Veronica 5 de fevereiro de 2014 - 00:37

Olá Fernanda, parabéns pelo blog!!
Me diz uma coisa, quer dizer que os passeios saindo do Atacama são melhores? É de lá que sairei mesmo…e não viso nem de longe me hospedar em lugares como esses que vc ficou!! Não viso pagar 1000 dolares mas pode ser mais que 90…hehehe Alguma sugestão?
beijos e obrigada

Responder
Fernanda 5 de fevereiro de 2014 - 13:11

Sim, tenho a impressão que saindo de lá são melhores. Tem passeios intermediários por U$250-350 por pessoa.

Responder
Flavio Almeida 25 de março de 2014 - 10:12

Fernanda,
Parabens pelos detalhes de seu blog.
Os lugares são realmente lindos. Infelizmente sua estada não foi das melhores.
Gostaria de saber se posso fazer esse passei de forma particular?
Posso ir com meu carro?
Abraços e aguardo seus novos comentarios.

Responder
Regina 21 de maio de 2014 - 18:08

Amei seu blog.. parabéns.. e para falar a verdade, nós aquarianas (tb sou) gostamos mesmo dos imprevistos…se fosse tudo certinho não teria muita graça, não é… Bjs

Responder
Herisson 28 de maio de 2014 - 11:36

a maioria dos Bolivianos, e outros países, gostam de dar golpes nos turistas, o motorista podia muito bem deixar vocês lá enquanto almoçava, ele só estava esperando a hora certa, mais confesso que gostei muito de saber sobre esse tour, espero mais

Responder
ROGÉRIIO 1 de junho de 2014 - 04:38

Infelizmente a América do Sul com belezas únicas esta completamente despreparada para o Turismo, inclusive o Brasil, que além de péssimo no atendimento para o turismo é caro e cheio de picaretagem e ladroes e gente querendo levar vantagem em tudo. Mas pela pechincha que se paga na Bolívia eu até compreendo a precariedade do atendimento e dos serviços. Se você souber me informar alguma agencia que oferte algo mais confortável, mesmo que mais caro, por favor, não quero passar pelo que vc passou, prefiro gastar um pouco mais. Parabéns pelas fotos, ficaram lindas!

Responder
Fernanda 1 de junho de 2014 - 22:01

Não sei de nenhuma outra.

Responder
Camila 27 de junho de 2014 - 11:01

Oi Fernanda… que bad esse perrengue hein =/ Eu fiz o tour e deu tudo certo (ufa!). Tô escrevendo no meu blog um post falando como foi e tô citando algumas experiências traumáticas da galera, você vê algum problema em linkar a sua história?

Beijoo

Responder
Fernanda 3 de julho de 2014 - 19:53

Oi Camila!

Pode postar sem problemas.

Responder
Thiago 13 de agosto de 2014 - 19:40

Camila, você poderia postar o endereço do seu blog? Peguei algumas dicas aqui com a Fernanda (principalmente do que NÃO fazer na Bolivia) e queria mais informações.
Obrigado

Responder
Joao 6 de julho de 2014 - 17:54

Adorei ler sua narracao. Parabens pelo blog.
Um abraco
Joao

Responder
rafael jonard 28 de julho de 2014 - 16:09

Oi fernanda.
Gostaria de saber se eu posso fazer somente um tour e nao tres.
gostaria mesmo de ir somente nos lugares que voce foi no primeiro dia.
Voce me indicaria alguma agência para eu nao cair nesta enrrascada que voce comentou?

Responder
Fernanda 31 de julho de 2014 - 21:24

Tem tour de 1 dia sim. E não tenho nenhuma outra agência para indicar.

Responder
Marcela Baldissera 4 de agosto de 2014 - 17:09

Oi Fernanda,
Estou começando a pesquisar minha viagem para a Bolívia e achei bem interessante os posts sobre Uyuni.
Mas com sinceridade achei tudo muito pessoal, vi que você passou um perrengue, etc. mas esperava infos mais úteis/práticas e objetivas para quem planeja uma viagem.
É só uma dica, no resto está tudo ótimo, incluindo as fotos divertidas!

Responder
Fernanda 4 de agosto de 2014 - 17:20 Responder
Marco Moriguti 25 de setembro de 2014 - 21:36

Também fiz uma viagem pelo Salar de Uyuni em março do ano passado. Realmente, a estrutura das hospedagens não é grande coisa e não existe restaurante. Mas acho que quem pretende viajar para essa região não pode ficar exigindo grandes luxos. Melhor mesmo é pegar o pacote de 3 dias e ver todos os lugares com mais calma. A reserva Eduardo Avaroa é fantástica e o Arbol de Piedra também é interessante! O melhor hotel que vi por lá foi o http://www.mallkucueva.com, mas não é muito próximo do Salar ou dos vulcões. O teu blog é bem legal, Fernanda! Gostei da tua narrativa, apesar de vc não ter tido muita sorte no passeio…

Responder
Fernanda 26 de setembro de 2014 - 07:29

Eu concordo com você. É um tipo de viagem bem roots mesmo. Tem que ir com o foco nas paisagens. Eu mesma tive vários perrengues e digo que foi um dos lugares mais lindos que já vi.

Responder
Thais Rocha 27 de outubro de 2014 - 13:48

Boa tarde Fernanda, eles te levam de volta no fim da viagem, qual o destino final?

Responder
Fernanda 30 de outubro de 2014 - 17:21

Destino final é Uyuni mesmo se você decidir ficar na Bolívia. Alguns passeios seguem até o Atacama no Chile.

Responder
miriam 27 de outubro de 2014 - 22:40

Nossa acho que tive sorte, pois nao pagamos caro no tour. Foi tudo muito legal e superou as expectativas, pois ja tínhamos lido esse tipo de perrengue em outros blogs tbm. Nosso guia tbm nos ofereceu pirulitos Fer kakaka.
Se eu nao me engano o nome da agencia era Thiagos Tours.
Eu adorei o passeio.

Responder
Andressa Crossi 14 de abril de 2015 - 14:15

Nossa, fiquei pasma com os relatos, mas está ajudando muito para o meu primeiro mochilão, obrigada por compartilhar.

Bjs

Responder
Marília 12 de junho de 2015 - 00:21

Caramba, que medo de cair em cilada… Já vi duas agências que não cogitarei, a sua e uma outra que o motorista correu tanto que o jipe capotou. Que medo!!! Essa escolha da agência é muito roleta russa, né? =(

Responder
Fernanda 12 de junho de 2015 - 07:50

Sim, Marília! Infelizmente eles não estão muito preparados e certamente o motorista faz toda a diferença.

Responder
Marília 12 de junho de 2015 - 01:40

E acabei de ler que não adianta nada a agência ter boa reputação se o motorista for sem noção, bêbado, grosso, etc.

Responder
Fernanda 12 de junho de 2015 - 07:50

Com certeza, porque você faz o tour com o motorista.

Responder
Marcos 29 de junho de 2015 - 13:01

Fernanda que perrengue em =/ … vou indo para la agora em Ago deixa eu tirar umas duvidas com vc ….
1. vc levou a sua mochila inteira ou so uma de atack?
2. tem alguma opcao em que eu possa fazer o salar e ir para o deserto do atacama para de la ir para Cuzco ou melhor voltar para LaPaz?
3. melhor levar papel e cobertores agua né?

obrigado

Responder
Fernanda 29 de junho de 2015 - 13:28

1) levei o mochilão mesmo. 2) se você quer fazer Cusco também, é melhor começar o tour no Atacama, terminar em Uyuni, ir a La Paz e depois seguir para o Peru. 3) recomendo levar lenço umedecido, papel higiênico e um saco de dormir (se você tiver). Agosto é bem frio.

Responder
Gaby 10 de julho de 2015 - 15:11

Sou boliviana, moro no Brasil desde criança, adoro viajar pela América e o turismo na Bolivia nem se compara com o do Brasil, onde o pessoal é muito simpático. Infelizmente o turismo na Bolivia geralmente é desse jeito, eles na maioria são mal humorados, ainda mais qdo se trata de mochileros. Pena Fernanda q vc teve esse desgosto. Eu fui p o Salar em 2008 em tour privativo e foi perfeito, mas se paga caro, paguei um tour desde La Paz e de repente pelo fato de eu ser boliviana eles tratam melhor. O Salar é lindoooo e agora em 2015 vou novamente com minha filha, mas queria fazer um passeio mais barato. Depois de ver seu post fiquei um pouco desanimada. Obrigada pelas dicas

Responder
Fernanda 10 de julho de 2015 - 16:37

Gaby, mas veja os blogs que linkei. Pegue o nome das agências deles. A minha agência que foi horrorosa. Não significa que todas sejam.

Responder
Ronaldo Ramos 15 de julho de 2015 - 17:53

Gaby !!

Se vc for, pode compartilhar comigo a experiência. Saudações !!!

Responder
Ronaldo Ramos 15 de julho de 2015 - 17:50

Oi Fernanda !! Que stress nesse salar de Yuni hein .. até desanimei, sinceramente. Vc deve ser bem alto astral para ter suportado tudo isso.
Saudações !!!!

Responder
Fernanda 15 de julho de 2015 - 19:52

As paisagens compensam. Foi um dos lugares mais lindos que já vi.

Responder
Camila 16 de julho de 2015 - 18:37

Fernanda,

Obrigada pelo relato, sinto que não tenha sido uma boa experiência com a agência, mas obrigada por compartilhar, pretendo ir lá agora em Setembro e já tenho uma idéia dos lugares e o que devo procurar.

Responder
Fernanda 16 de julho de 2015 - 23:21

De nada! 🙂

Responder
Andréia Nobre 22 de julho de 2015 - 17:58

Olá Fernanda, obrigada pelas dicas. Iremos para Bolivia em Setembro também, e pode ter certeza, vou passar nessa agencia e dizer que seu blog é um sucesso no Brasil e que ninguém vai fazer tour com eles kkkkkk só para ela ficar com um medinho e nunca mais contratar esse Franz. Farei isso por você e para que os próximos não sofram desse mal.

Bjokass

Responder
Fernanda 22 de julho de 2015 - 22:08

hahaha. Foi o melhor comentário do blog. 🙂

Responder
Saulo 10 de agosto de 2015 - 20:37

Fernanda, li todo o seu relato, mas a minha dúvida é – dá para fazer todo esse roteiro sem depender de agência (tipo, indo de moto)?

Responder
Fernanda 10 de agosto de 2015 - 20:42

Saulo, acho que até dá, mas teria que ser num 4×4. De qualquer maneira, não é recomendável. Eu não recomendaria.

Responder
Gustavo Lima 6 de setembro de 2015 - 21:10

Oi Fernanda. Antes de tudo, obrigado por compartilhar (em detalhes!) toda essas experiências em Uyuni!
Tenho grande interesse em viajar em Janeiro de 2016. E para essa viagem já estudei o Brasil e alguns países da América do Sul. Atualmente moro em Angra dos Reis e faço algumas pequenas viagens para o Rio de Janeiro, Paraty e Ilha Grande, pois as três são bem turísticas e conseguem atender bem um viajante sozinho. Devido ao clima desses locais e o que podem oferecer, não gostaria de ir ao nordeste brasileiro. Acho trilhas sensacionais e fiz muitas em Ilha Grande e Rio de Janeiro, sempre focando na recompensa depois de andar, escalar, abaixar e pular por um caminho nem sempre fácil.
Enfim, Salar de Uyuni me atraiu pelas fotos e admito que seus relatos me desanimaram um pouco. Tenho algumas particularidades que não mudarei por conta de uma viagem (como deixar de ser vegetariano), mas sei me preparar para isso. O que eu sinceramente gostaria de saber de você, tão vivida em viagens, é o que recomenda além de Uyuni para um homem que vai viajar sozinho em Janeiro de 2016. Que não tem frescura e gosta de qualquer ambiente (praia, cidades, natureza, montanhas). E que, principalmente, tem sede de ambientes, pessoas e culturas novas. Muitíssimo obrigado e parabéns novamente!

Responder
Fernanda 13 de setembro de 2015 - 12:12

Difícil opinar. Tem tanto lugar legal no mundo com praia bonita. Alguma praia do Caribe, talvez?

Responder
Gustavo Silva 12 de setembro de 2015 - 13:24

Fernanda, é possível começar em uyuni e terminar em san pedro de Atacama?

Responder
Fernanda 12 de setembro de 2015 - 17:38

Sim, é possível

Responder
Julianna 10 de outubro de 2015 - 23:00

Obrigada Fernanda por compartilhar a sua experiência em Salar! Concordo com a Andréia Nobre, quando eu for a Uyuni farei a mesma coisa (isso se a agência ainda existir)!

Responder
Fernanda 11 de outubro de 2015 - 00:34

Obrigada 🙂 o salar é lindo, mas eu contrataria outra agência. rs

Responder
Eliana B. 11 de outubro de 2015 - 00:26

Fernanda,
Li todos os posts referentes ao Salar e achei o máximo! Adoro ler relatos que nos fazem participar da historia!
Concordo com a Andreia Nobre e acho q vc merece todo nosso apoio!
Farei Atacama-Uyuni-Potosi-LaPaz-Titicaca-Cusco-MP-Lima em outubro-novembro e também faço questão de ir lá na Tours y Bol falar do sucesso desse blog no Brasil e que ninguém nunca mais vai contratar essa agência depois de TUDO que vc passou com eles. rsrs. E ainda vou procurar saber se o tal Franz ainda trabalha por lá. rsrs.
Pelo que saquei, vc só foi pra Uyuni e La Paz na Bolivia. Quero incluir Potosi e talvez Sucre, parecem ser interessantes. Alguma referência de lá?
Vc acha q vale a pena fazer algum trecho aéreo (tipo Potosi-La Paz ou Uyuni-La Paz) para salvar tempo de perrengue em bus-estrada? Não avaliei a relação custo-benefício, mas pretendo ponderar essa opção.

Bom, agora vou ler os posts do Peru e Machu Pichu. 🙂
Parabéns pelo blog! Super util para quem está organizando viagem para este destino.
Abraço!

Responder
Fernanda 11 de outubro de 2015 - 00:33

Eu fui para Copacabana e Isla del Sol também. Passei por Potosi na volta de Uyuni, mas não saí do ônibus. Em relação ao avião: se você não tiver medo de voar em aviões BEM pequenos, eu acho que vale. As estradas realmente não são boas na Bolívia.

Responder
Raquel 3 de novembro de 2015 - 20:34

Olá Fernanda! Li sua saga a Bolívia, realmente eu tbm tive péssimas experiências lá. O país é lindo mas a recepção aos turistas é péssimo. Eles precisam, urgentemente, ter preparo e serem honestos. Bom saber dessas cosias que vc contou, por ser Bolívia não me assustei muito com sua história, mas foi muito bom ler para eu me preparar para ir ao Salar. Irei em Dezembro, estou lendo muita coisa de lá, o seu Blog é muito bom pelos detalhes existentes em sua narrativa! Obrigada por compartilhar suas experiências!!! Bjao Fernanda

Responder
Fernanda 5 de novembro de 2015 - 18:44

Obrigada você pelo comentário, Raquel.

Responder
Gabriel 13 de novembro de 2015 - 00:30

Oi Fernanda. Vc sabe se em Fevereiro (época de chuvas), há tours saindo de Uyuni? Esse é o único mês que posso viajar! Parabéns pelo blog. Excelentes informações! Abraço! =)

Responder
Fernanda 13 de novembro de 2015 - 07:33

Até sai, mas eles decidem diariamente de acordo com o perigo das estradas.

Responder
adriana 28 de dezembro de 2015 - 21:47

Muito legal ler suas experiências!!! já que não tenho condições de viajar ( nunca sai da minha cidade)…me realizo lendo…Quem sabe um dia, quem sabe…Mas parabéns Fernanda, as fotos ficaram lindas!!!

Responder
Milton 21 de março de 2016 - 00:07

Que aventura…….

Responder
Vanessa 11 de abril de 2016 - 17:31

Muito obrigada por dividir sua experiência conosco! Tenho muita vontade de conhecer o Salar, e seu relato foi muito importante pra se ter uma ideia do que esperar! Tanto das maravilhas, como dos possíveis imprevistos! Grande abraço!

Responder
Gaby Scheunemann 10 de julho de 2016 - 11:59

Olá Fernanda,
Ecxelente relato, você indicaria alguma agencia para fazer o tour?

Responder
CARLOS A S DE SOUSA 9 de novembro de 2016 - 17:46

Olá Fernanda, como vai….
Cara, me derreti aqui de tanto rir, não de voce mas, de todas as confusões do grupo e do motorista kkkkkk . Fiquei me imaginando nesse grupo, sendo estressado eu ia bater nesse sujeito e pilotar o chevette kkkkk.
Cheguei ao seu blog, pois estou me preparando para ir ao Atacama em 2017 e vistar o Salar de Uyuni mas, quero pagar bem pouco sem passar por esses perrengues que voce passou kkkk. Eu pretendo fazer uma viagem básica (não sofrida) de uns 8 dias, saindo do RJ x SP x Santiago x Calama x S P Atacama… ficar uns 3 dias em SP Atacama e pegar um tour pra Uyuni de 3 ou 4 dias e voltar para casa depois disso…entrei em contato com uma agencia de lá e me responderam nas mesmas malandragens…. q seu eu fosse sozinho, teria que pagar equivalente a um grupo de 4 pessoas rssss. Não sei se pego um voo para La Paz e faço o mesmo caminho que vc fez, sendo que, ficaria em Atacama… enfim, nada resolvido ainda… pretendo viajar SOZINHO em junho de 2017 e ate lá eu vou decidindo o que levar e o que mudar …. j

Responder
Fernanda 9 de novembro de 2016 - 20:48

Ir sozinho no carro eu acho que tem que pagar o preço do carro mesmo (4 a 6 pessoas). Mas muitos amigos e leitores já me falaram que os tours que saem do Atacama e vão para Uyuni são melhores que os de Uyuni para o Atacama. São um pouco mais caros, mas bem melhores. Acho que valeria a pena ir em grupo e economizar. E, claro, torcer para pegar um grupo melhor que o meu. hahaha

Responder
CARLOS A S DE SOUSA 9 de novembro de 2016 - 23:06

Me ofereceram a opção de pagar bem caro, pagando por todos, apenas pelo fato de eu viajar sozinho ao Atacama rsss viajaram………. eu perguntei se eles nao me encaixariam em outro carro que estivessem outras pessoas e me disseram que nao :(……..
To rindo ate agora do seu relato 🙂 … foi muito divertido

Responder
Fernanda 10 de novembro de 2016 - 21:49

Aff! Não encaixar em outro carro com outras pessoas é dose. Sozinho fica muito caro.

Responder
Wagner Cintra 13 de dezembro de 2016 - 13:00

Eu estou na Bolívia neste momento pela 4a ou 5a vez. E primeiro lugar meus parabéns pelo blogue. Julgo que o pior que tem no turismo em um país eh o que parte de seres humanos que maltratam e desprezam os outros. Greves, atentados, assédios, estupros e assassinatos são os verdadeiros perrengues tanto para homens e mulheres. As dificuldades sazonais.estruturais e climáticas envolvendo a natureza faz parte da aventura e trará muitos risos e boas recordações. Já sofri assédio sexual por um “homem”, gerente de hotel na Índia. Eh só chutar o saco, socar as costelas e a cara. Funciona muito bem!

Aproveitem, o planeta eh lindo, mas o ser humano é uma grande incógnita!

Responder
Lucas França 13 de fevereiro de 2017 - 01:34

Desculpa, mas eu ri bastante com os seus relatos. Uma pena essas coisas terem acontecido, mas infelizmente né… to planejando ir a Uyuni em 2018. Já li muuuito sobre a cidade, sobre o tour, Santa Cruz de La Sierra, preços, etc. Espero que eu não passe tantos perrengues (apesar de ser quase inevitável) kkk, além disso, será minha primeira viagem (SOZINHO E PRO EXTERIOR), com 19 aninhos. Sucesso pra você!

Responder
Fernanda 13 de fevereiro de 2017 - 20:19

Acho que você vai curtir.

Responder
Heloise 20 de fevereiro de 2017 - 01:24

Nossa, que saga!!! Fiquei muito chocada com a questão do assédio e por ele falar que estás velha para casar (com 30 anos, socorro néam). Cultura machista do caramba! Mas seu relato foi de grande ajuda, com certeza evitará que outros episódios como esse ocorram.

Responder
Leticia 11 de julho de 2017 - 16:49

Nossa!!perrengue mesmo!!que despreparo dessa agência f@#$%%% ! absurdo!estragou tudo! me revoltei com seu relato! obrigada por compartilhar com a gente!

Responder
Tiago 12 de março de 2018 - 23:36

Nossa! Amiga que perrengue…
Tava lendo e tava tipo filme de suspense…
Adorei o relato, boa sorte nas próximas!

Responder

Deixe um comentário