Home Destinos InternacionaisEuropaPortugal Seguro Viagem para Portugal: é obrigatório?

Seguro Viagem para Portugal: é obrigatório?

por Fernanda

Atualizado em

Precisa de seguro viagem para Portugal? Essa é uma pergunta que aflige muitos turistas. Já adianto que a resposta é sim, porém é necessário explicar alguns pontos. De forma resumida, vou detalhar as exigências do Tratado Schengen e também o acordo PB4 assinado entre Brasil e Portugal.

Seguro Viagem para Portugal

documentação para viajar para portugal
Torre de Belém em Lisboa

 Leia também  

Tratado de Schengen

Como eu já disse, Portugal faz parte do Tratado Schengen, que é um acordo firmado entre 26 países europeus para estabelecer a livre circulação das pessoas nos países participantes. Esse Tratado é muito importante para a Europa, pois estabeleceu a obrigatoriedade de um seguro viagem no valor mínimo de 30.000 euros para os turistas. Por qual motivo essa regra foi criada? Para garantir que o turista possa pagar possíveis despesas médicas durante a viagem, inclusive em caso de óbito.

documentação para viajar para portugal
Países que fazem parte do Tratado de Schengen

PB4 ou CDAM

O PB4 ou CDAM é um seguro saúde gratuito firmado entre o Brasil e Cabo Verde, Itália e Portugal. É importante frisar que é o PB4 é um seguro saúde e não seguro viagem (o seguro viagem tem muito mais coberturas, como cobertura odontológica, assistência jurídica, cobertura para extravio e perda de bagagem, cancelamento de voos, repatriamento de corpo, etc.).

Sei que você deve estar se perguntando: então basta fazer o PB4 e estou protegido em Portugal? O PB4 garante o atendimento na rede de saúde pública de Portugal, mas, mesmo sendo pública, um determinado valor é cobrado dos usuários. É um valor reduzido por consulta/atendimento, mas é cobrado. Ou seja, o atendimento não é gratuito como muita gente espalha por aí.

porto portugal
Porto, Portugal.

Considerações sobre o PB4

– O PB4 possibilita o acesso aos brasileiros para consultas no sistema de saúde pública de Portugal, porém o “SUS” português não é gratuito.

– Não é seguro viagem. É apenas assistência médica.

– Se você for visitar outro país da Europa que exige o seguro viagem, o PB4 sozinho não servirá.

– Por fim, minha opinião é que o PB4 sozinho não vale a pena. O barato pode sair caro.


 Leia também  

Minha experiência com seguro viagem em Portugal

Por mais que eu tenha cidadania italiana e não precise fazer seguro viagem para a Europa, eu sempre faço porque já precisei utilizar algumas vezes durantes as viagens. Imprevistos e acidentes acontecem, por mais que a gente não queira. Ninguém faz seguro pensando em usar (eu pelo menos não faço), mas o seguro já me fez economizar muito.

Só para exemplificar, já que sou um pouco azarada em viagens: já tive alguns episódios de intoxicação alimentar, amigdalite, já torci o tornozelo e tive que fazer raio-x, já fui picada por aranha. Costumo usar os seguros da Assist Card. Sempre fui muito bem atendida e encaminhada para boas clínicas e hospitais. Também já consegui reembolso da medicação que precisei comprar. A Seguros Promo é um comparador de preços (vende Assist Card) e ainda dá um desconto para os leitores aqui do Preciso Viajar. Basta usar o cupom PRECISOVIAJAR5.

seguro viagem

Quanto custa um seguro viagem para Portugal?

Com o desconto oferecido aos leitores aqui do Preciso Viajar, um seguro viagem para Portugal pode custar menos de R$10,00 por dia de viagem. Isso dá pouco mais de 2 euros por dia. É um valor bem razoável e que ainda pode te poupar de muita dor de cabeça em caso de emergência odontológica, extravio de bagagem, cancelamento de viagem (em caso de morte de parente de primeiro grau e internação do próprio segurado 48 horas antes da viagem).

seguro viagem portugal

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário