Home Destinos InternacionaisÁsiaCambojaSiem Reap Siem Reap e os templos de Angkor Wat

Siem Reap e os templos de Angkor Wat

por Fernanda

Cheguei no Camboja com expectativa quase zero. Minha ideia era ficar poucos dias, mas me apaixonei pelo país e posso dizer que Angkor Wat foi uma das coisas mais impressionantes que vi na minha volta ao mundo.

Adotei uma estratégia meio radical e visitei os templos em apenas um dia. Na verdade, eles dividem os templos em duas categorias: small tour, que são os templos mais próximos de Siem Reap e big tour, que são os templos mais distantes e ficam a mais ou menos 30 km de Siem Reap. Visitei apenas os templos do small tour.

Sinceramente? Se tiver disponibilidade e dinheiro, separe pelo menos três dias para visitar os templos. A entrada de um dia custa U$20, a de três dias custa U$40 e a de uma semana custa U$60. Além disso, você tem que acrescentar o valor dos transportes. Caso você tenha pique, pode alugar uma bicicleta para o dia inteiro (valor entre U$1 e U$2) ou pode contratar um motorista de moto (U$9/dia inteiro) ou tuk tuk (U$12 com muita barganha). Também recomendo contratar um guia (não contratei e me arrependo).

Os preços são em dólar mesmo. A moeda cambojana existe só para eles te darem troco quando o valor envolve centavos. Até mesmo nos caixas eletrônicos, você consegue sacar em dólar.

Os templos

Visitar os templos de Angkor Wat em um dia tem seu preço e esse preço é ter que escolher ver o nascer ou o pôr do sol. Eu pelo menos não consegui ver os dois, porque o cansaço depois de horas caminhando e subindo os degraus dos templos era enorme.

Escolhi o nascer do sol. Para me tirar da cama às 4:30 hs da manhã, o negócio tem que ser muito, mas muito bom mesmo. E Angkor Wat não decepcionou. Com certeza, está entre os top 10 das coisas mais inesquecíveis da minha vida. Tem que chegar cedo e tentar pegar um bom lugar para ver o espetáculo da natureza. Sugiro levar uma lanterna, pois estava bem escuro.

Siem Reap

Angkor Wat
Depois que o sol apareceu, resolvi explorar o Angkor Wat enquanto ele estava relativamente vazio. É surreal, de cair o queixo mesmo.

Siem ReapSiem Reap

Depois, segui para Tha Phrom, que é o templo onde as árvores são a principal atração. Foi lá que várias cenas do filme da Angelina Jolie (Thomb Rider) foram gravadas.

Siem Reap

Segui viagem para outros três templos. Ao final de 9 horas, confesso que já não conseguia mais subir todos os degraus, porque o calor era escaldante. Por sorte (ou azar) estava com uma blusa sem manga e o guarda não me deixou entrar no último templo (você deve cobrir os ombros). Voltei para o hotel antes do pôr-do-sol para descansar.

Bayon

Siem Reap

No outro dia, resolvi explorar a cidade de Siem Reap, que não tem muita coisa, fora o “same same” da Ásia. Mercados com camisetas, souvenir, pashminas, lenços e um monte de coisas falsificadas.

Outras coisas para fazer em Siem Reap

Fiz uma aula de culinária que custou U$10 e dava direito a uma camiseta, entrada, prato principal e sobremesa. Fiz no Temple Bar que fica em cima do restaurante Cambodian Soup na Pub Street.

Fui várias vezes na Pub Street, uma mini Khao San Road de Bangkok. É uma rua cheia de restaurantes e barzinhos.

Visitei diversos orfanatos na cidade e também fui até a floating village, uma vila flutuante, que não me atraiu muito.

26 comentários

Juliana 24 de abril de 2013 - 03:28

Oi Fernanda, tudo bem?

Estava querendo ficar so na Tailandia mas depois de ler sobre Camboja estou louca para conhecer esse lugar!
Quantos dias (so poderei ficar no maximo 4) vc acha que e necessario para conhecer Siem Reap e Phnom Penh?

Obrigada!

Responder
Fernanda 24 de abril de 2013 - 13:30

Dá para fazer bem corrido, mas bem corrido mesmo em 4 dias, mas não recomendo. Fique 2 ou 3 em Siem Reap. Vale a pena. Ir até Phnom Penh, só se você fizer muita questão de ver os museus do genocídio (khmer vermelho) e puder voar de volta para a Tailândia.

Responder
Juliana 24 de junho de 2013 - 22:21

Fernanda, como você fez pra ir de Siem Reap até Angkor Wat? Os tickets de entrada você pagou na hora mesmo? Você visitou os templos com um guia ou só um mapa? Vale a pena fazer o passeio com um guia?

Obrigada!

Responder
Fernanda 25 de junho de 2013 - 10:12

Tuk Tuk. Dá uns 20 minutos até a entrada dos templos. Compra na hora mesmo. Fiz com mapa, mas recomendo sim o guia.

Responder
Livia 28 de novembro de 2013 - 17:52

Oi, Fernanda,
O guia, vc consegue na entrada dos templos ou é necessário contratar previamente?
Por exemplo, em Machu Pichu, na entrada tinham vários guias oferecendo os serviços. Em Angkor é assim também?
Obrigada!

Responder
Fernanda 2 de dezembro de 2013 - 13:44

Consegue sim.

Responder
Igor Carneiro 1 de outubro de 2013 - 16:58

Então você conseguiu mesmo ver todos os templos em 1 dia? Vou para o Vietnã fazer um trabalho voluntário e depois vou passar uns 4 dias no camboja e queria saber se da tempo de ver todos os templos em Angkor Wat e os museus e outras coisinhas em Phnom Penh. Você comprou um mapa de Siem Reap lá mesmo?

Responder
Fernanda 1 de outubro de 2013 - 21:45

Todos não. Só os do circuito mais próximo. E logicamente que não deu para explorar com tanta riqueza de detalhes. Se tudo que você tem é 4 dias, fazer o que. Escolhe alguns templos para visitar em 1 dia e depois vai para a capital.
Eu contratei um tuk tuk para me levar e o motorista me deu umas coordenadas. Mas acho que vale a pena contratar um guia para o dia inteiro.

Responder
Cadu 4 de dezembro de 2013 - 15:10

Oi Fernanda. Fiquei com uma dúvida. Você foi de um templo para outro andando ou contratou o tuk tuk o dia todo para te levar de um a outro? Agora umas perguntas se você puder ajudar. De bicicleta fica muito longe? Tenho como alugar uma na entrada dos templos? Sabe dizer qual o melhor local dentro dos templos para ver o nascer e o por do sol? Obrigado desde já.

Responder
Fernanda 4 de dezembro de 2013 - 20:05

Contratei um tuk tuk. Os templos mais próximos dá para ir de bike sim.

Responder
Monique 22 de novembro de 2014 - 23:03

Oi Fernanda tudo bem? Estou indo para o Camboja no começo do ano, e também terei 1 dia para explorar Angkor Wat. Quais foram os templos que vc conseguiu ir? Vou tentar fazer também.

Obrigada! Beijão.

Responder
Fernanda 24 de novembro de 2014 - 19:47

Fui nos mais próximos do centro, uns 3 ou 4. Não lembro todos os nomes. Não tem no post?

Responder
Ruben 18 de março de 2015 - 15:10

Olá Fernanda. Parabéns pelas excelentes e práticas dicas que nos deixa 🙂
Tenho umas dúvidas quanto ao Camboja, se me pudesse responder agradecia.
1.º – Estava a pensar ir de Seam Reap para Angkor Wat de bike, penso que sejam cerca de 7km.
– É fácil alugar bikes em Siem Reap?
– Chegando ao tempo de bike, é possível andar por lá sempre com a bike? Suponho que não deve ser seguro encostar a bike à chegada e voltar mais tarde para a buscar…
2.º – Estou a pensar voar a partir de Bangkok
– Para obter o visto no aeroporto tem de se levar uma foto ou só é necessária se for via terrestre?
– Sabe se aceitam Euros para pagar o visto, ou terá mesmo de ser em dólares?
– Já agora, tanto na Tailândia como no Camboja, os pagamentos em Euros são aceites ou tem de ser dólares ou moeda local?
Obrigado 🙂

Responder
Fernanda 19 de março de 2015 - 08:36

Muita gente vai de bike sim. E é fácil alugar.
Acredito que a foto seja necessária nos 2 casos. No Camboja em específico, a moeda usada é o dólar. Na Tailândia você paga com o baht, mas é fácil encontrar casa de câmbio em todos os lugares.

Responder
Giuliana 14 de fevereiro de 2016 - 17:40

Ola Fernanda, primeiramente parabens pelo blog ! Dicas incriveis, me ajudando bastanta no planejamento da minha viagem !

Eu resservie très dias inteiros para ficar em Siem Reap, voce acha que o suficiente? Sugere mais tempo, ou da pra fazer tudo?

Outra coisa, tenho apenas 25 dias de viagem, e por isso vou ter que cortar bastante coisa. Fiquei na duvida se eu faco tailandia + 3 dias em camboja, ou se corto a parte das praias na tailandia e faco bangkok, Chiang Mai, Laos, Camboja e Vietnam. Na sua opiniao, quais sao os melhores paises? vale a pena fazer tudo corrido e conhecer os 4 paises, ou focar so na regiao da tailandia e voltar em uma outra oportunidade?

Muito obrigada =)

Responder
Fernanda 14 de fevereiro de 2016 - 19:19

Giuliana, eu não tenho como responder. Gosto é muito pessoal. Tem gente que ama praia e tem gente que não faz questão de ir. Para mim, o ponto alto da Tailândia é o litoral. Tem gente que discorda e fala que o norte é mais interessante. Todos os países do Sudeste Asiático possuem encantos. Na minha primeira viagem para lá, foquei só na Tailândia e não me arrependi. Mesmo que você corte a parte das praias, ainda vai ficar muito corrido fazer 4 países em 25 dias. O problema é o deslocamento. Perde-se muito tempo na estrada e até mesmo nos aeroportos, pois não há voos diretos entre muitas cidades que queremos ir.
Siem Reap em 3 dias dá sim. Lógico que vai ficar corrido visitar os templos e você terá que selecionar alguns, mas é viável.

Responder
Giuliana 15 de fevereiro de 2016 - 09:48

Muito Obrigada Fernanda ! Acho que vou acrescentar um dia em Siem Reap e vou ficar o resto da Viagem so na Tailandia mesmo. Volto em uma proxima vez para conhecer o resto =)

Responder
Diego Leandro 26 de junho de 2016 - 11:18

Oi Fernanda!
Moro na Australia e estou programando minha viagem para o sudeste asiatico para dezembro.
Tenho 15 dias e quero fazer Tailandia, Camboja e Vietna. Minha duvida e com relacao aos vistos. Li no seu post que consigo aplicar o visto do vietna no Camboja mesmo, mas e com relacao ao visto do Camboja, voce fez no aeroporto mesmo quando chegou? (Quando estive em Bali apliquei na chegada mesmo, seria a mesma situacao?).

Obrigado!

Responder
Fernanda 26 de junho de 2016 - 19:32

Como eu entrei pela fronteira terrestre fiz o visto lá na hora. Custou U$25. Mas acho que dá para fazer antes se você for voar. Olha, acho 15 dias bem corrido para os 3 países. Eu visitaria só 2 deles.

Responder
Mariana Milan 3 de julho de 2016 - 11:23

Fernanda, tenho 18 dias para fazer Tailandia + Camboja.
Acredita que em dois dias consigo ver os templos de Siem Reap?
Obrigada

Responder
Fernanda 3 de julho de 2016 - 17:09

2 dias dá para conhecer os principais.

Responder

Deixe um comentário