Home Destinos InternacionaisEuropaItália Vantagens da Cidadania Italiana

Vantagens da Cidadania Italiana

por Fernanda

Atualizado em

Muitas são as vantagens da cidadania italiana e por esse motivo muitos brasileiros entram com processo de reconhecimento da cidadania italiana seja pelos Consulados Brasileiros ou diretamente na Itália. Eu reconheci a minha cidadania em 2005, direto na Itália e minha família no Consulado de Curitiba em 2012. Se você ainda tem dúvidas se vale a pena investir tempo e dinheiro no processo, eu digo que vale muito a pena principalmente se você tem planos de estudar ou morar na Europa e também se gosta de viajar.

7 Vantagens da Cidadania Italiana

1) Possibilidade de morar legalmente na União Europeia

Ser um cidadão italiano abre um mundo de possibilidades, literalmente. Você pode morar legalmente em qualquer um dos países da União Europeia.

Importante: com o Brexit, os países do Reino Unido irão deixar a União Europeia, mas pelo menos por enquanto (agosto de 2017), os cidadãos italianos podem residir legalmente no Reino Unido.

2) Estudar na Europa

Outra vantagem da cidadania italiana é poder estudar nas melhores instituições de ensino da Europa por preços mais atrativos. Há diferenciação de preços nas universidades para europeus e estrangeiros.

Além disso, você não precisará gastar com visto de estudo, já que pode residir legalmente em qualquer país da União Europeia sendo um cidadão italiano.

E ainda tem chance de conseguir uma bolsa de estudos para italianos.

3) O passaporte italiano é o 4° melhor passaporte do mundo

Essa é a principal vantagem para quem gosta de viajar, já que o passaporte italiano garante isenção de visto para 155 países, incluindo os Estados Unidos. Você precisa apenas de uma autorização eletrônica chamada Esta. Veja como viajar para os Estados Unidos com o passaporte italiano.

4) Fila especial quando vai para a Europa

Um pequeno detalhe que faz uma grande diferença, principalmente após uma viagem cansativa de avião. Italianos assim como todos os demais cidadãos da União Europeia passam por uma fila especial na imigração. Em muitos aeroportos você faz a imigração nas máquinas, colocando o passaporte para validação. É tudo muito rápido e tranquilo. Sem perguntas, sem stress.

5) Possibilidade de passar a cidadania para seus descendentes

Como não há limites de gerações para a transmissão da cidadania italiana jus sanguinis, uma vez que você é reconhecido italiano, garante o direito aos seus filhos, eles garantirão aos seus netos e assim por diante. É a chance de dar uma “nova vida” para todos os seus descendentes.

6) Possibilidade de fazer concurso público na Itália

Para quem tem fluência na língua italiana e a respectiva cidadania é possível fazer concurso público na Itália.

7) Working Holiday Visa Austrália

Esse é para os italianos entre 18 e 30 anos que querem morar legalmente na Austrália durante 1 ano. Esse visto temporário de trabalho permite ficar legalmente na Austrália por até 12 meses. O WHV tem algumas restrições, como por exemplo permanecer no máximo 6 meses com cada empregador. Saiba mais sobre o Working Holiday Visa Austrália.

Essas são só algumas das vantagens da cidadania italiana. Se você é descendente de italianos e ainda não reconheceu a sua, vale a pena correr atrás da papelada.

*Foto em destaque retirada do site Shutterstock.


Lembrou do seguro viagem? Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Você pode cotar na Seguros Promo sem compromisso e, caso opte pela contratação, ainda tem um desconto extra de 5% utilizando o cupom PRECISOVIAJAR5.


Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem.

Artigos Relacionados

9 comentários

Gabi 21 de agosto de 2017 - 05:58

Estou aqui batalhando com a minha cidadania. A vida na Suíça pode ficar muito mais fácil se você tiver um passaporte europeu…

Reply
Fernanda 21 de agosto de 2017 - 09:24

Com certeza. Facilita muito. Como está a vida na Suíça? Tá gostando?

Reply
Gabi 21 de agosto de 2017 - 14:11

Depois de muita crise, de muio mimimi, ede muito bater cabeça, estou gostando sim hahaha.. Adaptação é mais complicada, ainda mais com a questão da língua. Já faz um ano que mudamos, mas digo que estou curtindo mesmo viver aqui desde janeiro. Agora falta arrumar emprego, e aí entra a parte da cidadania, que teria resolvido minha vida. No momento tenho um visto bem mala, e só daqui um ano que as coisas vão mudar. Se já tivesse a cidadania, resolvia. Tem planos de vir passear?

Reply
Fernanda 21 de agosto de 2017 - 20:25

Tenho uma amiga que também sofreu muito no início com o alemão suíço. Vou para a Europa em novembro, mas por enquanto só Paris e Lisboa. Vontade de ir para a Suíça não falta. O que está faltando mesmo é dinheiro. haha.

Reply
Edilaine Rita da Mata Tagliari 9 de fevereiro de 2019 - 01:10

Meu sonho conhecer Paris e Suíça, um dia ñ muito longe irei realizar esse sonho, se Deus quiser😊🙏🙏

Reply
Fernanda 10 de fevereiro de 2019 - 20:51

Fico na torcida para que em breve conheça, pois vale muito a pena.

Reply
Marcose 11 de fevereiro de 2019 - 21:29

Meu nome é Marcos Roberto Balbo, nesse momento estou em processo da cidadania italiana, recebi uma correspondência da Associação Cristã dos Trabalhadores Italianos para eu levar o meu processo que já está montado, para tomar as primeiras providências dos documentos e assim que o consulado chsmary, esses documentos terão que estarem corretos, se tudo correr bem até o final do ano 2029 já estarei com a minha cidadania italiana e aí é só projetar e tentar ir pra Europa e conseguir um trabalho, esse é o meu objetivo!

Reply
Eliama 21 de fevereiro de 2019 - 13:42

Tenho dupla cidadania. As vantagens que tenho tbem se estendem o meu marido?

Reply
Jennifer 10 de março de 2019 - 22:14

Oi Fernanda tudo bem?? Li seu post aqui no site… seria possível vc me tirar umas dúvidas ?? Obg

Reply

Deixe um Comentário