Home Destinos InternacionaisEuropaSuíça É bom saber antes de viajar para Suíça

É bom saber antes de viajar para Suíça

por Fernanda

Atualizado em

A Suíça é um dos países mais belos da Europa. É um país famoso por seus alpes, relógios, queijos,  chocolates e belos lagos e faz parte do “sonho de consumo” de muita gente. Embora seja muito tranquilo e seguro viajar para Suíça é bom saber alguns itens básicos para ter uma viagem excelente e sem transtornos.

viajar para suíça
Interlaken. Foto Shutterstock por 9MOT

Viajar para Suíça: tudo o que você precisa saber

A Suíça fica localizada no centro da Europa e faz fronteira com os seguintes países: Itália (ao sul), França (a oeste), Alemanha (ao norte), Áustria e Liechtenstein (a leste).

Para chegar na Suíça saindo do Brasil saiba que a única companhia que opera voos diretos do Brasil para a Suíça é a Swiss. Também é possível voar com outra companhia e fazer conexão em alguma outra cidade da Europa antes de chegar na Suíça. Sobre os aeroportos do país: há 7 aeroportos na Suíça, sendo os mais movimentados os aeroportos de Zurique, Genebra e Basileia.

Caso você já esteja na Europa, é possível chegar na Suíça de trem, ônibus ou carro.

Voltando ao que você precisa saber antes de viajar para a Suíça, vamos começar com os itens básicos: visto, vacina, moeda oficial e se é caro viajar para a Suíça (perguntas sempre recorrentes aqui no blog). 

Precisa de visto para viajar para Suíça?

Brasileiros não precisam de visto de turismo para viagens com duração de até 90 dias.

Precisa tomar vacina para viajar para Suíça?

No momento, nenhuma vacina é exigida dos brasileiros para viajar para a Suíça. Fica a dica de sempre consultar os órgãos oficiais, pois esse é o tipo de coisa que pode mudar a qualquer momento.

Qual é a moeda oficial da Suíça?

A moeda oficial da Suíça é o franco suíço. Você pode comprar franco suíço no Brasil. Em tempo: a cotação do franco suíço é mais próxima do dólar do que do euro. Veja a cotação nesse site: https://www.ubs.com/global/en/quotes.html.
Caso leve dólares ou euros para trocar por francos na Suíça é bom saber que bancos e Western Union (onde troquei um pouco de franco suíço que sobrou da minha viagem por dólar americano) cobram uma taxa entre 4 a 5 francos para fazer a conversão.

Quanto custa uma viagem para a Suíça?

Vou direto ao ponto: a Suíça é cara. Isso é um fato. Além da hospedagem que encarece bastante o orçamento da viagem, demais itens como transporte, passeios e alimentação também são caros. Um almoço, por exemplo, fica na faixa dos CHF 25 a 35 por pessoa em um restaurante. Uma opção para fugir desses preços é comer nos supermercados. As redes de mercado Migros e Coop oferecem opções de lanches e comida (alguns supermercados têm restaurantes) a preços mais amigáveis.

A linda cidade de Berna na Suíça
 

Agora vamos a outros pontos essenciais que você precisa saber sobre a Suíça: idioma, seguro viagem obrigatório, transporte, segurança, qual a melhor época para viajar para Suíça e como economizar na sua viagem. Como eu já disse, o país é caro, mas sempre podemos dar um jeitinho para economizar.

Idioma

A Suíça tem 4 idiomas oficiais: alemão (na verdade o franco-alemão), italiano, francês e romanche (este falado por uma minoria). Visitei só a parte alemã e embora o inglês não seja uma língua oficial no país não tive problemas e falei em inglês nos hotéis, restaurantes e atrações.

Seguro Viagem Obrigatório

A Suíça faz parte do Tratado de Schengen e exige um seguro viagem obrigatório com cobertura mínima de 30.000 euros que garanta assistência médica por doença ou acidente. É possível encontrar seguros por até R$10/dia. É um valor bem acessível.

seguro viagem

Qual a melhor época para viajar para Suíça

Apesar da Suíça ser famosa por seus alpes e estações de ski e ser um destino bastante popular durantes os meses de inverno, a resposta sobre a melhor época para visitar a Suíça depende. Depende do que? Dos seus objetivos ao conhecer o país. Apesar de ser um país pequeno é um país com muitos atrativos e muitas belezas naturais.

Inverno na Suíça

Como eu já disse, muita gente associa Suíça ao inverno. Para quem quer praticar esportes na neve ou tem quer ver os alpes completamente nevados, o inverno é a melhor época para conhecer a Suíça.

O inverno também é uma boa época para visitar os famosos mercados de natal que ocorrem no mês de dezembro.

Verão na Suíça

Os dias são longos e o sol anima o ânimo dos suíços e dos turistas. É possível nadar nos lagos, fazer caminhadas nas montanhas, curtir os festivais de música e muito mais.

Primavera na Suíça

Eu escolhi visitar a Suíça na primavera e não me arrependi. Como fui em meados de abril ainda estava frio e peguei alguns dias de chuva, mas mesmo assim vi paisagens lindíssimas e muitas flores por todos os locais que visitei.

A cidade de Thun na primavera

Outono na Suíça

O outono transforma a Suíça com a coloração das folhas das árvores que ficam amarelas ou vermelhas. Embora seja frio, as temperaturas ainda são suportáveis, especialmente se você não está acostumado com o frio da Europa.

Wi-fi grátis

Hoje em dia é difícil viver sem internet, ainda mais durante as viagens já que vira e mexe precisamos pesquisar a localização de algumas atrações turísticas, horário de funcionamento de museus, horário de trens, etc. Caso já queira sair do Brasil com um chip de celular, verifique os planos disponíveis da EasySim4u.

Mas, se quiser usar única e exclusivamente o wi-fi na Suíça, saiba que a dificuldade não é encontrar wi-fi grátis e de qualidade na Suíça, a dificuldade é se conectar na rede já que os lugares costumam enviar um sms para o seu celular para fazer o primeiro acesso. Ou seja, se você não está com o roaming ligado, o sms não chega e você não consegue conectar. Os únicos lugares que eu consegui conectar sem problemas e que seguiam o fluxo normal de “escolher uma rede e digitar uma senha” foram os hotéis que me hospedei.

Como tive muitos problemas para me conectar com as redes de wi-fi na Suíça, acabei comprando um chip pré-pago lá mesmo. Paguei CHF 19,9 em um plano de internet para 7 dias.

Foto: Shutterstock por Wright Studio

Beba água gratuitamente na Suíça

Essa é uma dica que considero ótima, porque até a água mineral é cara na Suíça. O que muita gente não sabe é que há muitas fontes de água potável espalhadas pelas cidades da Suíça. Vale a pena carregar uma garrafa de água vazia na bolsa e/ou mochila e ir abastecendo ao longo do dia. A água é geladinha e uma delícia. Pensa! Água suíça direto da fonte e de graça!

Transporte na Suíça

A melhor maneira para se locomover na Suíça é de trem. A malha ferroviária é realmente impecável, os trens são confortáveis e rápidos. Muitos trens são panorâmicos e a viagem por si só já vale o passeio.

Trem na Suíça

Se a intenção é se deslocar por várias cidades durante os dias da viagem, não tenha dúvidas e compre o Swiss Travel Pass. Em um primeiro momento os valores assustam, mas compensa muito e é uma ótima economia, até porque inclui não só o transporte ilimitado nos trens, como o uso gratuito do transporte público na maioria das cidades, passeios de barco e descontos em muitas atrações.

Dica: baixe o app da SBB/CFF para poder ver os horários dos trens.

Alugar carro também é uma opção dependendo da quantidade de pessoas que farão a viagem. Pode ficar mais barato do que os passes de trem. Fique atento às sinalizações da estrada e limites de velocidade para evitar multas.

É seguro viajar para a Suíça?

A Suíça é um dos países mais seguros que já conheci. Não tive nenhum tipo de problema. Obviamente é sempre bom tomar cuidado com seus pertences pessoais e não dar bobeira, mas é um país super seguro. Pode viajar tranquilo.

Zurique

Hospedagem na Suíça

O padrão de hospedagem na Suíça é ótimo tanto para hostels como para hotéis. Para quem quer economizar a dica é se hospedar em um hostel (albergue). Passei na frente de um em Interlaken e fiquei impressionada com a estrutura.

Em relação aos hotéis dá para encontrar hotéis com preços bons (para o padrão Suíça obviamente). Em Zurique, os valores dos hotéis reduzem consideravelmente durante os finais de semana, então fica a dica: programe sua viagem para Zurique durante um fim de semana.

Reserve seu hotel na Suíça com condições especiais e cancelamento gratuito.

Gostou dessas informações sobre a Suíça? Então continue lendo mais informações sobre esse país único e um dos mais bonitos que eu já conheci.

Leia mais sobre a Suíça

Suíça de trem, veja como funciona o Swiss Travel Pass

Roteiro de 5 dias na Suíça

Dica de hotel em Zurique

Hotel Sheraton Zurique

Fábrica de chocolate suíço Maison Cailler

 

42 comentários
0

Artigos Relacionados

42 comentários

Alessandra Fratus 1 de outubro de 2016 - 12:10

Ótimas dicas! É bom planejar bem antes de viajar, pra não ter nenhuma surpresa, não é mesmo?!

Reply
Fernanda 1 de outubro de 2016 - 16:49

Exatamente.

Reply
Gabi Torrezani 1 de outubro de 2016 - 12:18

Obrigada pelo guia, bastante completo e vai ajudar muito quando formos à Suiça! 🙂

Reply
Fernanda 1 de outubro de 2016 - 16:49

De nada 🙂

Reply
Ana Carolina Miranda 1 de outubro de 2016 - 12:50

Viajar para Suíça deve estar nos planos de todos que adoram viajar. Estive em Lucerna e Zurique e amei!!! O país é lindo! Gostei muito das dicas para quem pretende ir até lá!

Reply
Fernanda 1 de outubro de 2016 - 16:49

É lindo mesmo. Obrigada 🙂

Reply
Maria João Proença 1 de outubro de 2016 - 14:01

A Suíça é mesmo daqueles países que parecem de outro mundo. Super organizado, com paisagens lindissimas… Um dia tenho de pensar a sério em ir lá. Obrigada pelas dicas!

Reply
Fernanda 1 de outubro de 2016 - 16:48

Sim, não irá se arrepender se for. É um país realmente maravilhoso.

Reply
Nanda Castelo Branco 1 de outubro de 2016 - 14:53

Esse é um país que eu sonho em conhecer – a arquitetura, os lagos, os chocolates… hmmm! ♥

Reply
Fernanda 1 de outubro de 2016 - 16:48

A Suíça é um encanto. Não vejo a hora de voltar.

Reply
Naiara Back 1 de outubro de 2016 - 17:18

Top! Agora já podemos viajar para a Suíça ???

Reply
Fernanda 1 de outubro de 2016 - 18:56

🙂

Reply
Marina Heimer 1 de outubro de 2016 - 17:36

Post providencial! A Suíça tá nos planos faz tempo e nos últimos dias começamos a tirar as ideias do papel… nada melhor que encontrar todas as informações fundamentais reunidas em um só lugar! Adorei.

Reply
Fernanda 1 de outubro de 2016 - 18:56

Obrigada 🙂

Reply
Camila Lisbôa 1 de outubro de 2016 - 22:10

Tudo mastigadinho pra planejar a viagem! Agora só falta juntar (MUITO) dinheiro! =)

Reply
Fernanda 1 de outubro de 2016 - 23:02

Pois é, infelizmente a Suíça é um país carinho. Mas vale cada centavo economizado 🙂

Reply
Luiz Jr. Fernandes 3 de outubro de 2016 - 14:50

Belo post! Eu piro pras coisas que você consegue fazer e como tem tanta clareza em documentar tudo perfeitamente aqui no Preciso Viajar, viu Fernanda, parabéns amiga 😉

Reply
Fernanda 3 de outubro de 2016 - 18:11

Que bom que gostou. Muito obrigada, Luiz!

Reply
Edson Amorina Jr 4 de outubro de 2016 - 11:18

Nós voltamos ontem de Zurique e seu post realmente ajuda muito quem quer visitar o país. Muito boas e uteis informações.

Reply
Fernanda 4 de outubro de 2016 - 11:48

Obrigada, Edson!

Reply
Marcella Pacca 4 de outubro de 2016 - 12:52

Fe, que post completo!!
Obrigada pelas dicas!
Adorei em especial a menção dos supermecados!
Fui pra lá em 2012 visitar uma amiga que é da Suíça e ela me disse uma coisa que achei muito curiosa. Quando perguntei: qual o melhor chocolate aqui da Suíça pra comprar, ela me respondeu: os chocolates normais e baratos do Coop e do Migros. Dai falei: sério? E ela disse: esse é o verdadeiro chocolate suíço que nós aqui comemos!
Fui lá e comprei zilhões de chocolates, todos super baratos (tipo 1 franco) e todos muito bons!! Não sei o que acontecia que uma barra de chocolate ao leite não era simplesmente uma barra de chocolate… era uma das sete maravilhas gastronômicas do mundo!
Quando li o seu post com a dica dos dois supermercados, me veio essa lembrança e a vontade de comer de novo esses chocolates! ❤

Reply
Fernanda 4 de outubro de 2016 - 12:55

Ah! Eu comi também os supermercados da marca do mercado. Todos realmente ótimos e muito melhores que os “de marca” aqui do Brasil.
Suíça é um sonho. Também deu saudades agora.

Reply
Rafael Amaral 24 de outubro de 2016 - 23:24

Vou em fevereiro pra suíça. Me ajudou muito. Obrigado!

Reply
Fernanda 25 de outubro de 2016 - 20:40

De nada 🙂

Reply
Lyvia Valdetaro 23 de abril de 2017 - 20:23

Fernanda, pra ir por 90 dias e ter uma casa e alimentação garantidas é necessário comprovar quantia de dinheiro ou de crédito?

Reply
Alessandra maracci 3 de janeiro de 2018 - 14:51

Oi Fernanda, eu minha família pretendemos ir para Suíça, será um casamento. Não ficaremos em hotel, mais sim na csa de família lá. Adorei suas dicas, estou pesquisando tudo. Obrigada
Se vc tiver mais algumas dicas agradeço. Estou nervosa com tudo isso, é muita coisa pra resolver.

Reply
Fernanda 4 de janeiro de 2018 - 10:09

Su

Reply
Fernanda 4 de janeiro de 2018 - 10:10

Suíça é linda demais! Tenho certeza que irão adorar.

Reply
JULIANA RAMOS 28 de fevereiro de 2018 - 16:08

Oie Fe! Estou visitando seu blog 350 vezes por dia rsrsr Pretendo ir a Suiça em Junho…. Queria combinar a Suiça com Londres (por voo), mas tenho uma filha de 1,5 anos e tenho medo dela cansar muito. Pensei em fazer só suiça, 7 dias – vc acha que vale a pena fazer só um pais?

Reply
Fernanda 1 de março de 2018 - 20:34

A viagem para Londres não é longa. Sou suspeita para falar de Londres porque é a mi na cidade favorita no mundo. Mas 7 dias na Suíça é muito bom também. Amei a Suíça.

Reply
Sonia Maria Gazzo Albertini 26 de abril de 2018 - 21:19

Olá Fernanda eu e meu marido pretendemos ficar 3 meses na Suíça. Gostaríamos de alugar uma pequena casa. Tipo 1 quarto, sala cozinha e banheiro. Bem pequena. Vc acha uma boa??? E o valor do aluguel? Sabe me dizer se é muito caro???

Reply
Fernanda 27 de abril de 2018 - 08:24

Para 3 meses com certeza é a melhor opção. Não tenho ideia dos valores, mas infelizmente nada na Suíça é barato. Já viu no Airbnb se tem alguma opção de aluguel de temporada?

Reply
Renata 17 de maio de 2018 - 16:13

Boa tarde, Fernanda!

eu e meu marido vamos para a Suíça em outubro e queremos visitar outros países, como França, Inglaterra, Alemanha. como faço esses passeios? é muito burocrático ir de um país para o outro. tendo claro como ponto de partida a casa da minha prima em Zurique

Reply
Fernanda 24 de maio de 2018 - 21:21

Não é burocrático. Dependendo das cidades que pretende visitar na Alemanha e França dá para ir de trem. E de Paris para Londres tem o Eurostar (trem de alta velocidade). Depois pode voltar para Zurique de avião.

Reply
Paula 27 de maio de 2018 - 17:13

Olá Fernanda, poderia me informar, quanto em R$ tenho que economizar para ficar 22 dias na Suíça, pensei em ficar em Hostel, ( não falo outro idioma) é tranquilo?
Valor só para comprovar minha estadia no país. Sem seguro, passagem ida e volta e mais alguma coisa que eu venha precisar ( comecei a olhar sobre a viagem a pouco). Ainda estou meio perdida. Vc pode me ajudar na questão financeira me dando informaçõe… Uma outra dúvida, depois quero conhecer Londres, é complicado? Obrigada

Reply
GISELLE 7 de agosto de 2018 - 12:31

Olá, sabe me informar, qto tenho que levar para apresentar em Zurique?

Reply
Amanda Nogueira 14 de agosto de 2018 - 19:11

Você sabe me informar qual a quantidade mínima de dinheiro que preciso comprovar que tenho em mãos (e se preciso)?

Reply
Bruna Siqueira Oroña 24 de fevereiro de 2019 - 20:55

Olá Fernanda. Qual é o melhor e mais barato meio de transporte para chegar na Suiça? Obrigada

Reply
juliana 15 de julho de 2019 - 10:38

Oi Fernanda…Estou indo a Suiça e ficar e rodar por 12 dias e gostaria de saber onde vc comprou esse chip? qual operadora? enfim..informações sobre o chip para esses dias.
obrigada

Reply
Patrícia Azevedo 19 de agosto de 2019 - 15:16

Onde posso comer um fondue de queijo sozinha em Zurique barato? Não estou achando por menos de CHF30…

Reply
Fernanda 19 de agosto de 2019 - 18:02

A faixa de valor é essa mesma. Eu também não achei fondue mais barato do que isso em Zurique.

Reply
Aparecido 3 de janeiro de 2020 - 17:54

Bom dia Fernanda, tudo bem? estou com planos de ir para Suíça daqui a 3 ou 4 anos, estou me preparando em todos os sentidos, tenho intenção de ir para trabalhar e sei que no começo não será fácil, mas quanto de dinheiro você acha que preciso para ir ficar de 3 a 6 meses? E qual a média de tempo para conseguir um trabalho? Sou Formado em Logística e tenho pós graduação em Gestão em Processos Gerenciais.

Reply

Deixe um Comentário