Home Destinos InternacionaisEuropaPortugal Como é voar com a TAP para Portugal e Itália

Como é voar com a TAP para Portugal e Itália

por Fernanda

Atualizado em

Saiba como é voar com a TAP para Portugal e Itália. Vira e mexe a TAP (companhia aérea portuguesa) faz promoções muito boas para outros países da Europa (não entendo por qual motivo não faz promoções para os voos diretos para Portugal, mas tudo bem). Como eu estava procurando passagens para Milão ou Roma fiquei de olho em todas as promoções de todas as companhias. E acabei encontrando uma passagem ótima para voar com a TAP.

Eu acho que a grande vantagem de fechar com a TAP é que a companhia permite um stopover gratuito entre uma e cinco noites em Lisboa ou Porto (sem taxas extras de embarque). Ou seja, você visita dois países na Europa com apenas uma passagem. No meu caso, ficou assim: Voo 1: Curitiba – Brasília (Avianca). Voo 2: Brasília – Lisboa. Parada em Lisboa por uma noite (todas as despesas de hospedagem, alimentação, etc. pagas por mim). Voo 3 – Lisboa – Milão.

Stopover é uma excelente maneira de economizar em passagens. Sempre que possível utilizo para aproveitar o combo 2 países por 1 passagem.

Como é voar com a TAP para Portugal e Itália

Fique atento

A passagem mais barata da TAP não inclui mala despachada. Quando for comprar a passagem, verifique qual a classe tarifária e o que está incluso no valor da passagem.

Foi por isso que acabei comprando a passagem na Tarifa Basic que inclui apenas uma mala despachada de 23kg. Essa tarifa não inclui marcação de assentos. O sistema seleciona automaticamente o seu assento alguns dias antes da viagem. Fui “premiada” com o assento do meio.

Voo de ida para Lisboa

Check-in

O check-in foi feito pela Avianca em Curitiba (comprei a passagem conjugada direto no site da TAP).

O check-in foi tranquilo, mas a atendente questionou o fato de eu não ter passagem de volta. Na verdade eu tinha a passagem, só não tinha comprado junto com a passagem de ida. Acabei mostrando meu passaporte italiano e deu tudo certo.

Quando cheguei em Brasília fui no check-in da TAP tentar mudar meu assento. A atendente foi muito simpática e disse que eu poderia tentar mudar sem custo às 14h55. Como ainda faltava um tempinho, fui dar uma volta no aeroporto.

Voltei ao check-in no horário que a atendente disse que os assentos estariam disponíveis para remarcação sem custo e consegui um assento no corredor. Minha mãe pediu um assento na janela. Conseguimos ir lado a lado.

Configuração do avião

A configuração do avião que viajei era 2x4x2. Foi realmente ótimo ter conseguido mudar os assentos.

O avião era novo. Essa era minha maior preocupação, já que tinha lido muitos relatos a respeito de aeronaves bem antigas.

voar com a TAP

Entretenimento

Eu gostei bastante e achei que havia bastante opção. Consegui ver alguns filmes novos.

Tripulação

A tripulação era bem simpática. Já tinha viajado de TAP outras vezes (na época que morei em Lisboa) e acho que a tripulação está bem mais simpática (ou dei sorte).

Refeições

Foram servidas duas refeições: jantar e café da manhã. As opções do jantar eram massa ou peixe. Pedi massa e me arrependi profundamente. Estava horrível. Dei uma garfada e não consegui mais comer.

voar com a TAP

Jantar

 

voar com a TAP

Café da manhã

No geral, foi uma experiência bem positiva. O voo atrasou um pouquinho, mas nada que pudesse comprometer a viagem. Avião novo, boas opções de entretenimento, tripulação solícita. A comida poderia ter sido melhor.

Voo Lisboa – Milão

Estou acostumada a voar com companhias low-cost dentro da Europa, então voar com a TAP foi excelente. O avião era novo, na configuração 3×3, poltronas de couro e um lanchinho muito gostoso. Suco, sanduíche e balinhas de gelatina.

voar com a TAP

voar com a tapVoo Milão – Lisboa

Muito similar ao voo Lisboa – Milão.

Voo Lisboa – Recife

Foi mais fácil marcar os assentos no corredor e janela. O sistema permitiu essa opção na hora do check-in online (mesmo eu não tendo pago a tarifa extra para marcação de assentos). A configuração do avião também era 2x4x2. A volta parecia mais promissora do que a ida.

Pois é….parecia!

O voo Milão – Lisboa foi bem tranquilo. O avião chegou na hora prevista e inclusive chegou no mesmo terminal que sairia o voo de Milão para Recife. Só precisei mudar da ala nacional (voos da Europa são considerados nacionais) para a ala internacional.

Tudo estava indo tão bem, até que os problemas começaram a surgir:

1- O voo atrasou.

2 – O avião não era da TAP. Era um avião de uma companhia que nunca tinha ouvido falar – HiFly. A TAP em nenhum momento avisou que o voo não seria operado por ela.

Avião super antigo, as tomadas não funcionavam bem como os monitores de televisão individual. Não tinha nem a revista de bordo da TAP no bolsão dos assentos. Os comissários também eram da HiFly.

Só não foi pior, porque os comissários da HiFly distribuíram iPads com opções de entretenimento. Mas eram pouquíssimas opções.

voar com a TAP

iPad distribuído para entretenimento a bordo

A única coisa boa do voo foi o jantar. Estava bem melhor que o da ida.

voar com a TAP

O jantar tinha a marca da TAP

Diria que a experiência da volta deixou bastante a desejar. Foi realmente uma surpresa bem desagradável viajar com outra cia em um avião antigo e com poucas opções de entretenimento.

Continue planejando sua viagem para Portugal

Artigos Relacionados

3 comentários

Rosa Luisa de Farias 5 de novembro de 2018 - 00:46

Oi Fernanda boa noite, vou para Berlim no próximo ano e consegui uma tarifa boa pela TAP e acabei comprando sem analisar o que estava incluído na reserva. Vimos depois de feito a compra que a marcação dos assentos é paga, não tinha ideia disso. Vai eu e meu esposo e ficamos bastante tristes porque a marcação de todos os trechos aumenta o valor da passagem em mais de R$ 800,00. Não sei o que fazer porque não queremos ir separados. Você sabe informar se todas as marcações são pagas, independente dos assentos? Tem alguma dica para isso?

Reply
Fernanda 5 de novembro de 2018 - 20:53

Eles realmente cobram pela marcação. Uns dias antes do embarque eles enviam um e-mail com os assentos (escolhidos por eles). Se as duas passagens foram compradas juntas, eles devem colocar lado a lado (porém nos assentos do meio). Dá para tentar trocar sem custo no aeroporto. Na ida para Lisboa eu consegui.

Reply
Fernanda C A Souza 22 de novembro de 2018 - 07:06

Olá Fernanda! Ótimo post parabéns! Acho que é mal das Fernandas ser apaixonada pelo mundo e ter uma necessidade ávida por novas culturas.

Reply

Deixe um Comentário