Home Destinos InternacionaisEuropaFrançaParis As Catacumbas de Paris

As Catacumbas de Paris

por Manu

Atualizado em

Um dos lugares não tão famosos como o Louvre ou a Torre Eiffel, as Catacumbas de Paris são uma atração interessantíssima. Cheio de história, esse local oferece ao visitante a possibilidade de conhecer um local diferente na cidade.

Que Paris tem lugares lindíssimos nós já sabemos. Mas, existe um lugar em específico carregado – literalmente – de cultura e história parisiense. Apesar de muitos julgarem como um local “macabro”, as Catacumbas de Paris representam uma fase histórica importantíssima pela qual passou a cidade nos idos do Século XVIII.

A atração está aberta para visitação desde o início do século XIX e conta com ossadas de mais de 5 milhões de parisienses! Quer saber um pouco mais sobre a história de como surgiram as Catacumbas de Paris? Acompanhe.

catacumbas de parisTudo sobre as Catacumbas de Paris

Qual é a História das Catacumbas de Paris?

A história das catacumbas começa a partir de uma superlotação dos cemitérios parisienses! No final do século XVIII, a maioria dos cemitérios de Paris estavam muito cheios. E isso estava adoecendo os moradores do entorno desses cemitérios.

O que o governo francês decidiu fazer então? Decidiu construir novos cemitérios no entorno de Paris. Mas, o que fazer com os cemitérios que já existiam? Um chefe de polícia da época sugeriu que se utilizassem os túneis das pedreiras parisienses para lá depositar as ossadas que se encontravam nos cemitérios.

E o que seriam essas pedreiras? Trata-se na verdade de um extenso e complexo sistema de túneis no subsolo de Paris. Esses túneis eram utilizados para a extração de calcário, que viria a ser utilizado na construção de obras e monumentos na cidade.

As galerias subterrâneas em Paris foram criadas há muito tempo. Elas estão geralmente a cerca de 20 metros abaixo do nível da rua. Elas foram construídas ainda no período romano e eram utilizadas para exploração de materiais de obras e também para abrigar passagens de água. Foram fechadas por representarem uma ameaça, pois alguns trechos estavam desabando. Até hoje, não se tem ideia da real extensão dos túneis. Quando resolveram reutilizar as galerias, efetuaram obras de reforço das paredes e dos tetos, construíram escadas e desobstruíram algumas passagens.

Um dos primeiros cemitérios que teve suas ossadas transferidas para as catacumbas foi o Saints-Innocents (Santos Inocentes). Esse era o cemitério mais importante da época. Chegou a abrigar corpos de cidadãos desde o século V. A superlotação era tanta, que no final do século XVIII, as covas coletivas tinham cerca de 10 metros de profundidade e estavam atingindo 2 metros de altura acima no nível do solo.

Importante registrar que, de início, as ossadas foram sendo jogadas de qualquer forma nas catacumbas. A partir de 1810 começou-se a dispor os ossos de uma forma mais “organizada”. Apesar das Catacumbas de Paris ocuparem uma pequena parte dos túneis, eles possuem mais de 300 quilômetros de extensão.

ossos catacumbas de parisComo é a visita e o que eu preciso saber antes de visitar as Catacumbas de Paris?

Trajeto dentro das Catacumbas

A minha primeira dica é: faça o passeio com o guia de áudio disponível nas seguintes línguas: inglês, francês, alemão ou espanhol. Eu escolhi o áudio em inglês. Achei muito válido ir com o áudio para entender bem a história das Catacumbas.

Após uma descida desesperadora em que achei que fosse desmaiar, começou um túnel escuro e SEM ossos. É possível ver poços com água em algumas partes, escritas romanas e muitos “desenhos” mórbidos com as caveiras.

paris catacumbas

Primeira parte do trajeto

É importante que você mantenha-se no trajeto estipulado . Saiba também que nas catacumbas há 130 degraus para descer no início do percurso e 83 degraus para subir e sair do local. A entrada e saída são em lugares diferentes.

paris catacumbas

Poços com água

Para que sua visita seja excelente, é sempre bastante importante que você conheça um pouco sobre o local que pretende visitar. Assim, é interessante que você se prepare com informações básicas como horário de funcionamento e quais as proibições, por exemplo.

Por se tratar de um local diferenciado, as Catacumbas de Paris requerem alguns cuidados por parte do turista. Então vamos trazer aqui todas as informações que você deve saber antes de visitar as Catacumbas.

 Compre seu ingresso fura-fila para as Catacumbas 

Horário de Funcionamento

Primeiramente é importante que você saiba que as catacumbas de Paris não abrem nas segundas-feiras, nem em feriados. Portanto, verifique seu roteiro para não incluir a visita nesses dias!

Então, o local pode ser visitado de terça a domingo, das 10h às 20h30. Ressaltando que a última entrada se dará às 19h30, então chegue antes desse horário!

Duração do Passeio e Condições Gerais

As Catacumbas de Paris têm um percurso geral de 1,5 quilômetros, que você deverá fazer entre 45 minutos e 1 hora de visita!

E preste atenção às condições físicas do local: há mais de cem degraus para descer ou subir por lá, portanto a visita não possui acessibilidade para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, infelizmente!

Outro ponto bastante importante é quanto a temperatura. No local faz cerca de 14ºC e é bastante úmido, então vá vestido adequadamente (leia: leve casaco). Em pleno verão parisiense, eu levei um moletom e mesmo assim passei frio lá dentro. Outra coisa importantíssima: use calçados adequados (um bom par de tênis, por exemplo).

Ademais, existe um limite de visitação ao mesmo tempo. Apenas 200 pessoas podem visitar o local a cada hora. Nos dias de chuva as entradas poderão ser interrompidas por certo período.

E atenção: no local não há banheiros! Eles estão disponíveis ao público apenas na saída do local. E aqui um adendo: os locais de saída e entrada são diferentes! Eles estão a cerca de 700 metros de distância.

catacumbas de paris

Catacumbas de Paris

As Catacumbas de Paris não são recomendadas para:

  • Cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida
  • Pessoas que sofram de insuficiência cardíaca ou respiratória
  • Mulheres gestantes
  • Pessoas muito sensíveis ou com claustrofobia
  • Crianças menores de 10 anos

Importante: as crianças e adolescentes menores de 14 anos de idade deverão estar acompanhadas de um adulto para poder entrar na atração.

Proibições dentro das Catacumbas de Paris

Como todo local turístico, algumas proibições são colocadas a fim de manter a ordem do lugar. E nas Catacumbas de Paris não poderia ser diferente.

A primeira proibição refere-se a bolsas e mochilas grandes. Por motivos de segurança e conservação das catacumbas, não é permitida a entrada de malas ou mochilas maiores que 40x30cm. Esse tamanho refere-se a uma mochila escolar, aproximadamente. Recomendamos que você cheque as medidas antes de ir para as Catacumbas, já que não há guarda-volumes por lá!

Além disso, as bolsas e mochilas devem ser transportadas na frente ou carregadas na mão. Isso evita que o visitante atrapalhe outro turista ou esbarre em algo sem querer.

Outra proibição é quanto a utilização de flash nas fotografias. As fotos particulares são totalmente permitidas, contudo, o visitante deverá se abster de usar o flash da câmera. Além disso, também não é permitido usar tripé ou algum outro acessório volumoso que possa incomodar outros visitantes.

paris catacumbasAtente-se também que, por razões de conservação do local, não é permitido comer ou beber durante a visitação. Pelo mesmo motivo, não é permitida a entrada de animais.

Por fim, apesar de bastante óbvio, não custa ressaltar: é proibido encostar nas ossadas lá dispostas! Afinal, tratam-se de restos mortais, fragilizados pelo tempo, de milhares de cidadãos parisienses, então por uma questão de manutenção e respeito, não se deve tocar em nada, certo? Também óbvio, mas me sinto na obrigação de informar: na saída, um segurança é encarregado de revistar todos os turistas, portanto, fica a dica: nada de lembranças “estranhas”.

paris catacumbas

Catacumbas de Paris

Onde ficam as Catacumbas de Paris? Como chegar nas Catacumbas?

As Catacumbas de Paris ficam na Avenue du Colonel Henri Rol-Tanguy, 1. 75014. O local fica a cerca de 1,2 quilômetros da Torre Montparnasse e a cerca de 1,5 quilômetros dos Jardins de Luxemburgo!

Para chegar até lá, você pode pegar um metrô até a estação Denfert-Rochereau. As linhas que passam nessa estação são as 4 e 6. A entrada para as Catacumbas é feita por uma pequena porta e fica bem em frente a saída do metrô. É possível ver uma fila se formando, desde antes do lugar abrir. Por isso, insisto no ponto que vale a pena comprar o ingresso antecipadamente.

Além do metrô, você pode chegar até as Catacumbas de Paris pelos trens (RER). Na mesma estação do metrô (Denfert-Rochereau) passa a linha B do RER.

Se você quer praticidade, também é possível chegar lá de Uber. Saindo das redondezas do Museu do Louvre, por exemplo, você gastará cerca de 15 euros pela corrida. O mesmo valor vale para quem estiver vindo da Torre Eiffel.

Quanto custa e onde comprar o ingresso?

Para ter acesso às Catacumbas de Paris, os preços dos ingressos variam. Segue valor de referência da bilheteria (julho/19):

  • Adultos: 29 euros. Está incluso nesse valor o audioguia.
  • Crianças e Adolescentes (de 5 a 17 anos): 5 euros. Não inclui o audioguia.

catacumbas de parisMuitos amigos que foram conhecer o local me falaram das longas filas para adquirir o ingresso.  Eu achei que era exagero e quis economizar no valor do ingresso. O que aconteceu?  Amarguei 4 horas (sim, 4 horas na fila em pleno verão parisiense – não recomendo!). Por conta do número limitado de visitantes por vez – como falamos anteriormente – as filas para comprar o ingresso e entrar nas Catacumbas são gigantescas. Eu fiquei 4 horas na fila até conseguir entrar nas Catacumbas. Só não desisti porque era algo que eu sempre quis fazer em Paris.  Quem avisa, amigo é: compre seu ingresso com antecedência.

Essa demora é justificada não só pelo número de visitantes limitados, mas também porque muitos turistas acabam adquirindo antecipadamente seus ingressos, através da internet (seja pelo site oficial que nem sempre funciona ou tem horários para dias próximos ou por sites revendedores oficiais que oferecem mais disponibilidade de bilhetes). E, fazendo isso, eles têm o direito de “furar a fila” e entrar nas Catacumbas antes, já que compraram o ingresso com horário marcado.

De qualquer maneira, eu recomendo muito a visita. As Catacumbas de Paris são interessantíssimas e é uma forma de você conhecer um pouco mais da história parisiense. Sugiro apenas que você evite a fadiga da fila e compre o ingresso antecipadamente.

Site oficial: http://catacombes.paris.fr/catacumbas-de-paris

Achou interessante a ideia de visitar Catacumbas? Então conheça também as Catacumbas de Roma.

 Conclusão sobre as Catacumbas de Paris 

✔ Eu adorei a visita. Apesar de ser sim um pouco macabro, conta uma parte importante da história de Paris.

✔ Indico a visita para quem não tem medo de esqueletos e nem é claustrofóbico.

✔ É um passeio que foge do circuito tradicional turístico parisiense, então indico para quem já conhece o “básico” de Paris ou tem um tempinho sobrando no roteiro.

✔ Recomendo fortemente a compra do ingresso online. Mesmo sendo um pouco mais caro vai te garantir uma economia enorme de tempo e isso não tem preço. Ninguém merece passar horas na fila e ainda correr o risco de não entrar.

Continue Planejando sua Viagem para Paris

Sainte-Chapelle e Conciergerie em Paris

Subida ao Topo do Arco do Triunfo

Onde comprar cosméticos em Paris

Onde fazer compras em Paris

Passeio para o Vale do Loire

18 comentários
0

Artigos Relacionados

18 comentários

Pedro 13 de março de 2015 - 16:52

Po, que aventura em. O problema são os pesadelos depois. kkkkk

sem duvidas um passei que vale muito apena

O custo da visita até que não é dos maiores..

Vou marcar no meu caderno este artigo, vai que um dia se ajeita e eu consiga ir visitar
este local sombrio de Paris.

Pedro

Reply
Daniel 9 de junho de 2015 - 01:45

Fui esse ano para as catacumbas. É um local desconhecido do grnade público, mas bastante interessante. Recomendo uns excelentes bares ao lado depois da visita. Ah, e suas fotos ficaram bem melhores que as minhas…..rs

Reply
Ana Clara 20 de março de 2016 - 21:15

Que achado esta dica! Adoro o filme do Corcunda e já me identifiquei!
Anotado!

Reply
Fernanda 20 de março de 2016 - 21:34

Obrigada!

Reply
Edison H. Junior 13 de outubro de 2016 - 22:22

Quero ir!!! Funciona em janeiro no inverno?

Reply
Fernanda 16 de outubro de 2016 - 17:25

Funciona.

Reply
Alessandra Fratus 22 de julho de 2019 - 17:30

Nossa, que lugar macabro e sensacional. Morro de vontade de conhecer as Catacumbas de Paris. Boa dica essa de comprar o ingresso com antecedência para evitar filas. Tem que levar impresso ou pode ser no celular, você sabe?!

Reply
Fernanda 22 de julho de 2019 - 20:30

Pode levar o bilhete no celular também.

Reply
Carolina Arellano 23 de julho de 2019 - 06:54

Adorei! Fui em janeiro visitar as Catacumbas e já é quarta catacumba que visito. Já fui também na de Roma, Viena e Milão (essas duas são igrejas com ossos na verdade), mas a de Paris é a maior e a que se demora mais tempo dentro, adoro!!! ahahaha sou a louca dos ossos. Amei seu post, obrigada.

Reply
Fernanda 23 de julho de 2019 - 19:26

Então você também vai adorar a Capela dos Ossos em Évora, Portugal.

Reply
ana paula 24 de julho de 2019 - 00:38

Esse passeio as Catacumbas de Paris parece ser interessante e é bem diferente, não conhecia. Mas vou pensar se quero hahahha

Reply
Fernanda 24 de julho de 2019 - 08:47

hahaha. Sim, é bem macabro mesmo.

Reply
Cynara Vianna 25 de julho de 2019 - 09:46

Eu não teria problema em ir, mas o marido tem um pouco de claustrofobia e com certeza não toparia. Como sempre viajamos juntos, acho que não conhecerei essa atração de Paris.

Reply
Fernanda 25 de julho de 2019 - 19:50

De fato não é indicado para quem tem claustrofobia.

Reply
Andrea 25 de julho de 2019 - 11:29

Que programa bacana…diferente e bacana….eu gosto…Uma pena eu não ter lido esse post antes de estar em Paris, pois com ctz iria conhecer…Quando volta à cidade com ctz estarei por lá.

Reply
Fernanda 25 de julho de 2019 - 19:51

Sim, super diferente. Vale a pena conhecer as Catacumbas de Paris.

Reply
Luciana Rodrigues 25 de julho de 2019 - 12:57

Passeios a Catacumbas são mesmo muito interessante. Já visitei algumas aqui em Roma, mas ainda devo visitar outras.

Reply
Fernanda 25 de julho de 2019 - 19:50

Sim, fogem do roteiro tradicional de turismo nas cidades. Quero conhecer as de Roma.

Reply

Deixe um Comentário