Home Destinos InternacionaisEuropaPortugalLisboa Motivos para conhecer Lisboa

Motivos para conhecer Lisboa

por Fernanda

Atualizado em

Se o problema é falta de motivos, dou logo 20 motivos para conhecer Lisboa e se apaixonar por essa cidade encantadora. Sei que sou suspeita, mas acho Lisboa uma cidade carismática, animada, cheia de história e com um lado cinematográfico. Confira os motivos para conhecer Lisboa e comece a pesquisar a passagem 🙂

Motivos para conhecer Lisboa

1) Porta de entrada da Europa

Lisboa é a porta de entrada da Europa para nós brasileiros.  São 10 horas de viagem (voo direto) de São Paulo até Lisboa e  7 horas (voo direto) do Recife.

2) Segurança

Lisboa é uma cidade bem segura. Obviamente você deve tomar todos os cuidados que tomaria em grandes centros e ficar atento aos seus pertences nas áreas mais turísticas, mas, no geral, Lisboa é muito segura. Costumo andar tranquilamente pela cidade (inclusive de noite) sem grandes problemas. De qualquer maneira,  veja golpes comuns contra turistas na Europa.

3) Clima

Lisboa fica no sul da Europa, então os invernos não são tão rigorosos como no norte da Europa. Eu que sou do sul do Brasil acredito que os invernos são bem “toleráveis”. Continuo achando que a melhor época para visitar Lisboa é durantes os meses da primavera e outono (temperaturas mais amenas), mas já estive lá todos os meses do ano e digo que Lisboa vale a pena em qualquer época. Se for no verão, prepare o protetor solar porque Lisboa ferve.

4) Gastronomia

Come-se muito bem e com um preço justo em Lisboa. Mesmo com o euro caro, se você fizer a conversão, muitas vezes fica mais barato que comer no Brasil. E que comida deliciosa! Se você é fã de bacalhau, saiba onde comer bacalhau em Lisboa.

5) Pastel de Nata

Eu sei que os pastéis de nata também estão na parte da gastronomia, mas eles merecem um tópico próprio. Os pastéis de nata de Lisboa são os melhores de Portugal. Já escrevi aqui onde comer pastel de nata em Lisboa, mas minha opinião é que apesar dos Pastéis de Belém levarem a fama, os melhores são os da Manteigaria.

motivos para conhecer lisboa6) Azulejos

Não tem como falar de Lisboa e não falar de seus belos azulejos que decoram fachadas por toda a cidade. A capital de Portugal tem até o Museu Nacional do Azulejo. Vale a pena conhecer.

7) Arquitetura

Ruínas antigas, obras que homenageiam o período das Grandes Navegações, castelos, igrejas, mosteiros, praças e também monumentos bem modernos, como a estação Gare do Oriente em Lisboa. Isso é só um pouco do que você encontrará por Lisboa.

8) História

Lisboa respira história e conhecer Lisboa também nos permite conhecer um pouco mais da própria história do Brasil, já que a nossa história se inicia no período das Grandes Navegações, época em que Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novos territórios. É possível viver um pouco dessa história visitando museus, igrejas e monumentos que foram construídos para homenagear os navegadores.  O Padrão dos Descobrimentos é um deles.

9) Alfama

Não dá para falar de Lisboa sem falar de Alfama e seu amontoado de ruelas e becos sedutores. É um mix de roupas balançando nos varais e fado, muito fado. Perca-se pelas ruelas de Alfama e deixe-se levar pela melancolia do fado.

alfama lisboa

10) Vida noturna

A vida noturna de Lisboa é agitadíssima. De bares a baladas, encontra-se de tudo. Bairro Alto, Bica, Cais do Sodré, Santos, Docas são alguns dos lugares mais concorridos depois que o sol se põe. Em muitos bares a cerveja custa menos de €1.

11) Belém

A região de Belém é um pouco afastada do centro histórico de Lisboa, mas concentra alguns dos mais belos pontos turísticos da capital de Portugal: Mosteiro dos Jerônimos, Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém.

Mosteiro dos Jerônimos

12) Tejo

O rio Tejo é o maior rio de Portugal e em Lisboa e completa o cenário cinematográfico de Lisboa (seja na Baixa, no Oriente ou em Belém). Das margens do Tejo, você consegue ver as duas principais pontes de Lisboa: 25 de Abril e Vasco da Gama.

13) Ponte 25 de Abril

Em um primeiro momento, parece até que estamos em São Francisco, afinal a ponte 25 de Abril lembra a Golden Gate Bridge, mas a ponte teve sua inspiração na San Francisco-Oakland Bay Bridge. 

Essa ponte carrega um pouco da história de Portugal. Era chamada de Ponte de Salazar e só recebeu o nome 25 de Abril na Revolução dos Cravos (25/04/74) que resultou no fim da ditadura. Dia 25 de abril é feriado em Portugal.

Conheça um dos lugares mais bonitos para ver Lisboa e a Ponte 25 de Abril: Cristo Rei.

ponte 25 de abril lisboa14) Bondes

Os bondes ou “eléctricos” como são chamados pelos portugueses garantem um charme extra para Lisboa. Um passeio no bonde 28 vale a viagem.

roteiro de 3 dias em Lisboa

Lisboa e seus bondes

15) Oriente

Muita gente não dá a devida atenção para essa parte mais moderna de Lisboa ou então vai direto para o Oceanário, mas o Oriente merece uma visita. Recomendo um olhar atento à belíssima estação Gare do Oriente e depois um passeio pelo Parque das Nações e Pavilhão do Conhecimento. Para os mais empolgados, ainda dá para dar uma volta de teleférico e apreciar a Ponte Vasco da Gama.

motivos para conhecer lisboa

Foto: Shutterstock

16) Mirantes

A cidade das sete colinas nos presenteia com mirantes que garantem vistas belíssimas. Não faltam opções para ver Lisboa do alto. Encante-se! Veja algumas sugestões de Mirantes em Lisboa.

Largo das Portas do Sol

17) Rossio

A Praça do Rossio ou simplesmente Rossio para os portugueses é uma das principais praças da cidade. O movimento é constante. O calçadão já viu de tudo: de touradas a manifestações (incluindo a Revolução dos Cravos). Ah! E lá no Rossio o desenho das pedras portuguesas no calçadão simboliza o encontro do Rio Tejo com o Oceano Atlântico. Adivinha da onde surgiu a inspiração para o Calçadão de Copacabana? Bingo!

praça do rossio lisboa18) Praça do Comércio

A Praça do Comércio por si só já valeria a viagem. Ela é o coração da capital portuguesa. Praça com arquitetura deslumbrante, vista para o Rio Tejo e ainda conta com o vai e vem dos bondes. É aquela Lisboa do cartão postal.

roteiro de 3 dias em lisboa

Praça do Comércio

19) Lisboa Cool

É impressionante como Lisboa mudou (para melhor nos últimos anos). Engana-se quem pensa que só tem coisa antiga na cidade. A arte de rua está mudando a cara da capital portuguesa. Esse lado descolado não para nas fachadas: são muitas lojas de design de interiores (especialmente em Príncipe Real) e galerias de arte espalhadas por Lisboa.

20) Lx Factory

Lx Factory é um dos lugares mais interessantes que já conheci. Um antigo complexo industrial  transformado em galerias, estúdios de arte, lojas, cafés, restaurantes.

lx factory

Esses são só alguns motivos para conhecer Lisboa. Te digo que vale muito a pena conhecer a capital portuguesa.

Continue planejando sua Viagem para Lisboa

Roteiro 3 dias em Lisboa

Onde ficar em Lisboa

Como ir do aeroporto de Lisboa ao centro

Onde fazer compras em Lisboa

10 passeios de bate e volta a partir de Lisboa

30 atrações grátis em Lisboa

Onde comprar chip pré-pago em Portugal


Lembrou do seguro viagem? Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Você pode cotar na Seguros Promo sem compromisso e, caso opte pela contratação, ainda tem um desconto extra de 5% utilizando o cupom PRECISOVIAJAR5.


Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem.

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário