Muralha da China

por Fernanda

Acredito que quase todo mundo quando pensa em China, pensa na Muralha. Uma vez em Beijing, fica fácil conhecer uma das mais impressionantes obras construídas pelo homem.

Existem vários caminhos para chegar até lá. O mais popular (e mais lotado também) é o caminho de Badaling. É o mais perto, o mais barato, dá para ir com ônibus público e você ainda pode fazer parte da subida com um teleférico. O problema é que esse caminho é lotado, muito lotado. Conheci um casal de chineses em Kyoto (Japão) e eles me falaram para evitar essa parte da muralha principalmente durante o final de semana, porque é o dia que os chineses vão para lá. Uma coisa interessante é que a China é lotada de turistas, mas todos em sua maioria são asiáticos.

 
Eu fiz outro caminho. Um amigo já havia me recomendado o caminho de Simatai e era esse o caminho vendido no hostel que fiquei. Custou RMB  280 (um pouco menos de U$50). O tour não inclui almoço, mas tinha um guia local que só falava mandarim e foi nos ajudando na travessia. Fizemos a travessia de Jinshanling para Simatai.
O caminho que eu escolhi

O caminho que eu escolhi

Importante: não é uma caminhada simples. É bem puxada, são 22 torres (percursos), muita subida, sendo que as últimas 4 torres são bem complicadas. Você tem que subir de joelhos, porque nem todos os degraus estão lá. Essa é a parte original da Muralha que não foi restaurada. Precisa estar preparado fisicamente para fazer esse percurso. Leve seu lanche, água e barras de chocolate e cereal porque você vai precisar. 
Absurdamente incrível

Absurdamente incrível

P1050631

Existe um ditado chinês que diz que um homem só se torna homem de verdade quando caminha pela Muralha da China. Confesso que quando eu cheguei lá, lágrimas começaram a escorrer do meu rosto. Percebi o quão longe eu tinha chegado e que de fato estava realizando um sonho de vida.
P1050624
O caminho estava praticamente vazio

O caminho estava praticamente vazio

A Muralha é realmente incrível. Até hoje não tenho palavras para descrever a grandeza daquilo tudo. 
P1050657
 

VOCÊ PODE GOSTAR

10 comentários

Milena F. 27 de agosto de 2012 - 13:52

A Muralha foi o ponto alto da viagem, não tinha como não me emocionar! Queria muito ir a Simatai, mas está fechada para reformas até 2013, então não deu…

Responder
Fernanda 27 de agosto de 2012 - 14:07

Oi Milena! você não conseguiu nem fazer a travessia de Jinshanling para Simatai? Eu fiz essa e quando cheguei na parte de Simatai, o trecho acabou. Eu chorei na Muralha. Foi um dos melhores momentos da minha volta ao mundo.

Responder
Milena F. 31 de agosto de 2012 - 06:33

Não, acabei indo um dia a Mutianyu e outro em Badaling!!! Ambos os treços foram fantásticos!

Responder
Jorge Baptista 8 de janeiro de 2014 - 21:04

Olá Fernanda…Estarei indo para a China a negócios em Abril, mas estou reservando uns 2 ou 3 dias(não posso mais do que isso) para visitar Pequim (vou para HK e Guangzhou 2 feiras de negócios). Você me indica algum hotel, que não precisa ser de alto luxo, e que eu posso lá conseguir um carro para ir á Muralha, e também á cidade proibida? Me dá umas dicas. É a primeira vez que vou á China e queria aproveitar esses 2 ou 3 dias. Te agradeço desde já.

Jorge Baptista

Responder
Fernanda 9 de janeiro de 2014 - 20:23

Jorge,
Fiquei nesse hostel aqui e gostei muito http://www.hihostels.com/dba/hostels-Beijing—Peking-Youth-Hostel-024648.en.htm. O padrão de hostels na China é excelente e não se preocupe, pois eles têm quartos privativos. Lá mesmo no hostel eles têm um tour para uma área não tão movimentada da Muralha. Recomendo esse tour. Mas, caso não queira, tenho certeza que eles podem te indicar um motorista de confiança.

Responder

Deixe um comentário