Home CroáciaSplit O que fazer em Split na Croácia

O que fazer em Split na Croácia

por Fernanda

Atualizado em

Tem curiosidade para saber o que fazer em Split? Essa é a segunda maior cidade da Croácia, perdendo apenas para a capital Zagreb. Vale pontuar também que Split é a maior cidade da região da Dalmácia e também serve de base para quem quer visitar as badaladas ilhas do Mar Adriático.

E, mesmo sendo uma cidade grande, pode acabar sendo pequena para os padrões brasileiros, afinal são menos de 200 mil habitantes. Todos os anos milhares de pessoas viajam para Split para conhecer suas belezas.

Mostrarei ao longo do post tudo o que você precisa saber sobre Split: quais são os principais pontos turísticos, informações sobre a localização e como chegar até a cidade, passeios a cidades próximas e um pouco da cultura local, para que você possa fazer uma viagem perfeita.

o que fazer em split
Split, Croácia. Foto: Shutterstock por Dreamer4787
 Leia também  

Um pouco sobre a História de Split

Muitos turistas que visitam a Croácia acabam considerando Split como destino ou ao menos como uma parada antes de seguir viagem para outras cidades e ilhas croatas. Apesar de Split ser bem grandinha, os pontos turísticos ficam concentrados no centro histórico.

Aliás, essa seria a minha recomendação para hospedagem: o centro histórico. Eu fiquei no excelente e moderno Pellegrini Luxury Rooms (RESERVE AQUI), bem pertinho do Palácio de Diocleciano. Fiz tudo a pé e adorei a hospedagem.

Antes de falarmos sobre o que fazer em Split, vale a pena conhecer as origens dessa cidade. Split foi construída em volta do Palácio de Diocleciano. Trata-se de uma grande fortaleza construída no século IV pelo imperador romano. Por isso mesmo, é um dos principais cartões postais da cidade.

Atualmente o Palácio de Diocleciano abriga, dentro de suas grandes paredes fortificadas, uma série de construções. É possível encontrar lojas, cafés, casas e até mesmo hotéis. Há também uma catedral que pode ser visitada pelos turistas.

o que fazer em split

O que fazer em Split: principais pontos turísticos

Palácio de Diocleciano

Essa é sem dúvidas uma das principais atrações da cidade de Split. O Palácio de Diocleciano é uma grande fortaleza rodeada por muros elevados e protegidos.

Foi o imperador romano Diocleciano que ordenou a construção dessa grande estrutura, erguida entre os anos 293 e 305 d.C. De tão imponente, o Palácio já foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Agora é possível encontrar várias construções dentro da grande fortaleza, pois no século VII os moradores de Salona abandonaram a colônia e começaram a construir suas casas dentro do Palácio, que estava abandonado por esse período.

Por esse motivo, a cidade de Split foi crescendo ao redor do Palácio. Atualmente, além das casas, é possível encontrar muitas boas opções lá dentro, como bares, restaurantes, lojas.

Dentro do Palácio você encontrará também a Catedral de São Dômnio (Katedrala Svetog Duje) e Catacumbas e o Museu da Cidade (Muzej Grada Splita), dois pontos imperdíveis em qualquer passeio.

o que fazer em split

Riva de Split

A Riva de Split é a tal “beira-mar” da cidade, ou seja aquele calçadão construído pertinho do mar (só não tem praia nesse trecho). Para você ter uma ideia da história que esse calçadão carrega, saiba que ele foi construído no período da ocupação de Napoleão.

Esse grande calçadão fica bem pertinho do Palácio. Inevitavelmente você passará por ele em algum momento durante seu passeio. Além de poder caminhar contemplando as belezas naturais, você vai ter à sua disposição uma série de pontos comerciais, como restaurantes e bares. Só fique atento, porque grande parte é bem “pega-turista” e os preços são elevados. Vale a pena pesquisar as opções antes de entrar e sentar no estabelecimento.

o que fazer em split

Marjan

Marjan é nome dado a colina que oferece as melhores vistas de Split. O acesso à colina pode ser feito de duas maneiras distintas. Uma delas é pelas ruas residenciais que ficam atrás do Palácio de Dioclesiano . O outro acesso pode ser feito pelas escadarias localizadas na rua Šetalište Ivana Meštrović.

marjan split
Marjan, Spilt.

Praias de Split

Eu não dei sorte com o clima na Croácia, pois peguei chuva todos os dias da minha viagem. Como resultado, acabei não conhecendo as praias de Split.

De qualquer maneira, seguem as principais praias de Split caso São Pedro colabore no seu roteiro: Bačvice, Ovčice, Firula e Uvala Ježinac.

O comentário geral é que se você pretende visitar as ilhas próximas de Brač, Hvar ou Vis não vale a pena visitar as praias de Split. Fica a dica!

 Leia também  

Informações práticas sobre Split

Documentação para viajar para Split na Croácia

O país faz parte da União Europeia. Sendo assim, para poder ingressar na Croácia, não é necessário visto prévio para viagens a turismo com duração de até 90 dias. Basta possuir um passaporte com validade mínima de pelo menos 90 dias após o término da viagem.

Detalhe: a Croácia ainda não faz parte do Espaço Schengen, então há uma nova imigração caso esteja vindo de outro país que faz parte do Tratado.

É recomendável a contratação de um seguro viagem para a sua visita a Croácia. É possível encontrar seguros por até R$10/dia. É um valor bem acessível. Faça sua cotação e ainda ganhe 5% de desconto. Quero meu seguro viagem com desconto

Como chegar em Split

Tão importante quanto saber o que fazer em Split é saber como chegar até lá, não é mesmo?

Existem voos saindo diariamente de várias cidades da Europa. Comprando com antecedência é possível encontrar preços bem razoáveis. O aeroporto de Split é afastado do centro, mas há um ônibus que faz o trajeto até o centro histórico. Eu peguei esse ônibus para ir até o aeroporto. Foi bem tranquilo.

Eu cheguei em Split vindo de Dubrovnik. Fiz o trajeto de ônibus intermunicipal. Dependendo da época do ano também é possível fazer esse mesmo trajeto de ferry.

Também é possível chegar em Split de carro. Uma ótima opção, especialmente se pretende conhecer outros destinos na Croácia.

Moeda da Croácia

A Croácia faz parte da União Europeia, porém não está na zona euro. A moeda do país é a Kuna Croata (HRK). Em maio de 2019, a melhor cotação que consegui foi de 1 euro = 7,30 Kunas. Precisa trocar a moeda ou eles aceitam euros? Precisa trocar. Os poucos lugares que aceitam euro não usam um câmbio muito favorável. Há também a opção de utilizar o cartão de crédito.

kuna croata
Kuna Croata. Foto: Shutterstock.

Melhor época para visitar Split

De maneira geral, diria que é melhor visitar Split durante os meses do verão europeu (julho, agosto e setembro) para poder aproveitar as praias e ilhas próximas. Historicamente, julho e agosto são os meses mais secos na Croácia, mas vá preparado porque as cidades ficam lotadas de turistas.

Os meses de primavera e outono também podem ser interessantes, mas são instáveis. Eu, por exemplo, estive na Croácia no final de maio/19 (primavera) e peguei chuva todos os dias. Foi horrível!

split croácia
Só peguei chuva na Croácia

Passeios bate-volta a partir de Split

Split também é bastante utilizada como cidade-base para quem deseja fazer passeios bate-volta. Embora longe, eu fiz um passeio bate-volta para os Lagos Plitvice. Era minha única oportunidade de conhecer os lagos e apesar do pouco tempo e de um dia chuvoso horroroso, eu não me arrependo de ter feito o passeio.

Contudo, se você tiver mais tempo que eu, vale a pena fazer outros passeios próximos de Split. São eles: tour 5 ilhas de Hvar e Gruta Azul, Cachoeiras de Krka e Excursão de 1 dia para Mostar


Lembrou do seguro viagem? Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Você pode cotar na Seguros Promo sem compromisso e, caso opte pela contratação, ainda tem um desconto extra de 5% utilizando o cupom PRECISOVIAJAR5.


Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem.

Deixe um Comentário