Home Hospedagem Onde ficar no Algarve

Onde ficar no Algarve

por Fernanda

Atualizado em

Quando estava pesquisando onde ficar no Algarve basicamente havia uma “disputa” entre Lagos e Albufeira, as principais cidades da região. Acabei optando por ficar em Carvoeiro (Lagoa) no meio do caminho entre Albufeira e Lagos. Por que fui contra a maioria? Porque vi uma foto do hotel Tivoli Carvoeiro (RESERVE AQUI) na internet e me encantei com a vista. Estava decidido: eu precisava ficar lá.

De qualquer maneira, visitei Lagos e Albufeira e digo que para quem não vai alugar carro no Algarve a melhor opção é sim Lagos.


Leia também


Entenda as regiões e veja onde ficar no Algarve

O Algarve é uma região de belíssimas praias e a região mais turística de Portugal. Há hospedagem no Algarve para todos os gostos e todos os bolsos. Se você estiver de carro, o céu é realmente o limite. Dá para escolher hotéis um pouco mais afastados e com praias praticamente exclusivas (como eu fiz). Se estiver sem carro, você deve levar em consideração o fácil acesso do aeroporto (que é em Faro) e/ou das estações de trem e ônibus.

1) Albufeira

2) Lagos

3) Lagoa

4) Portimão

5) Tavira

6) Faro

7) Outras Regiões do Algarve

Agora vou detalhar cada uma das regiões do Algarve e indicar alguns hotéis em cada uma delas.

Melhor região para se hospedar no Algarve

1) Albufeira

Albufeira é a praia mais agitada do Algarve e tem uma vida noturna fervilhante. É a opção preferida dos ingleses e de muitos outros turistas. Eu adorei Albufeira, achei uma gracinha o centro histórico e dei uma boa percorrida pelas praias e fiquei de queixo caído com a Praia da Falésia. Maravilhosa!

onde ficar no algarve

A maravilhosa Praia da Falésia

Boas opções de hospedagem em Albufeira: Hotel Baltum (RESERVE AQUI); Hotel Vila Galé Cerro Alagoa (RESERVE AQUI); Pousada Al-Buhera Palace (RESERVE AQUI), Hotel Epic Sana Algarve (RESERVE AQUI).

2) Lagos

É na região de Lagos que ficam as praias mais famosas do Algarve. Lagos ficou bastante popular entre os turistas depois que a Praia da Dona Ana foi eleita uma das mais bonitas do mundo. Para quem não está de carro e quer fazer muita coisa a pé, Lagos é certamente a melhor opção de hospedagem. É possível ir a pé do centro de Lagos até belíssimas praias em menos de vinte minutos de caminhada.

Saiba o que fazer em Lagos no Algarve

Em Lagos eu já fiquei no maravilhoso Hotel Dom Manoel I (RESERVE AQUI). É um hotel exclusivo para adultos, tem ótima localização, piscina e um café da manhã dos deuses com produtos de excelente qualidade. Foi um dos melhores hotéis que já fiquei em Portugal. Não é à toa que tem nota 9,2 no Booking. O quarto é tipicamente português com uma decoração linda de azulejos. Diria que o único problema do hotel é a quantidade de vagas de estacionamento disponíveis em frente ao hotel. Na maioria das noites, tive que deixar o carro na lua lateral. Importante: não deixe nada de valor dentro do carro. Os carros alugados possuem um adesivo enorme da locadora e são verdadeiros chamarizes para os ladrões.

hotel dom manoel I Lagos Algarve

Área externa do Hotel Dom Manoel

hotel dom manoel I Lagos Algarve

Hotel Dom Manoel I

Outras boas opções de hospedagem em Lagos: Cascade Wellness & Lifestyle Resort (RESERVE AQUI); Costa d’Oiro Ambiance Village (RESERVE AQUI).

3) Lagoa

A região da Lagoa oferece muitas opções de resorts (alguns com praias privativas) e também fica próxima a praias mais selvagens do Algarve. Outra vantagem é que ela fica no meio do caminho entre Albufeira e Lagos.

Foi essa a região que escolhi para me hospedar no Algarve quando fui pela primeira vez. Como eu disse, estava determinada a ficar em um hotel específico – o Tivoli Carvoeiro (RESERVE AQUI). Como eu já tinha me convencido que alugar carro no Algarve era essencial para o meu roteiro não fazia muita diferença onde eu me hospedaria, já que teria mobilidade. Queria um hotel bacana, com estacionamento gratuito, com piscina (a água do mar no Algarve é bem gelada) e com fácil acesso às demais praias. Ficar no meio do caminho entre Albufeira e Lagos foi uma ótima opção.

Gostei muito do hotel Tivoli Carvoeiro. Fiquei nele em setembro de 2016. Na época era um hotel antigo, mas o quarto era super espaçoso (o meu tinha até sacada), a cama era muito boa, o banheiro enorme (e tinha uma banheira) e o café da manhã era delicioso. E – claro – tinha a piscina e a vista aérea do bar do hotel. Observação: fiquei no Tivoli Carvoeiro antes da reforma. A boa notícia é que o hotel foi reformado, está com uma decoração super moderna e ainda melhor. Em resumo: o que já era bom ficou ainda melhor.

hotel tivoli carvoeiro

Tivoli Carvoeiro

A praia era praticamente exclusiva para os hóspedes, mas devo admitir que o acesso não era tão simples. De qualquer maneira foi uma experiência realmente incrível ter a sensação de ter a praia praticamente só para mim.

carvoeiro portugal

Lado ruim de ficar nessa região é que a vida noturna é praticamente inexistente. Tem que pegar muita estrada para pegar qualquer “centrinho” mais agitado. O bom é que há restaurantes na região. Alguns deles dava até para ir a pé.

Outras boas opções de hospedagem em Lagoa: Carvoeiro Hotel (RESERVE AQUI); Casa Azul Oasis (RESERVE AQUI); Pestana Palm Gardens (RESERVE AQUI).

4) Portimão

Portimão é uma cidade super movimentada do Algarve e é lá que fica o maior shopping da região (caso queira fazer umas comprinhas). O Centro Comercial Aqua Portimão é bem grandinho, é aberto e tem lojas que o brasileiros adoram, como H&M, Lefties, Primark e Mango. Para quem está com saudades da comida brasileira tem um restaurante “Sabores do Churrasco”. O preço é ótimo.

Boas opções de hospedagem em Portimão: Happy Moments Guest House (RESERVE AQUI); Hotel da Rocha (RESERVE AQUI); Hotel Santa Catarina Algarve (RESERVE AQUI).

5) Tavira

Tavira fica no leste do Algarve e é uma graça de cidade. Tem como atrações as ruínas de um castelo na colina, uma ponte romana e igrejas góticas renascentistas. É uma boa opção para quem procura um lugar calmo para ficar no Algarve. Para aproveitar a praia, a Ilha de Tavira está “logo ali” em balsas que fazem viagens de 5 minutos até a ilha. Tavira também é uma boa base para quem está indo ou vindo do sul da Espanha.

Boas opções de hospedagem em Tavira: Pousada da Juventude Tavira (RESERVE AQUI); Formosa Guest House (RESERVE AQUI) e Calçada Guesthouse (RESERVE AQUI).

Se você quiser ficar hospedado na Ilha de Tavira, a única opção é acampar no único camping disponível na ilha. Eu já acampei lá e foi realmente inesquecível. Nunca vi um céu tão estrelado.

6) Faro

Faro é a capital do Algarve e onde fica o aeroporto que conecta o Algarve a diversas cidades da Europa. Acabei dormindo em Faro uma noite, pois peguei um voo “madrugueiro” para o Porto. Fiquei no Hotel 3K Aeroporto (RESERVE AQUI). Um hotel simples, próximo ao aeroporto e que atendeu bem ao meu propósito que era ter uma boa noite de sono antes de embarcar para o Porto. Outra vantagem desse hotel é que ele fica ao lado de um supermercado da rede Pingo Doce (o meu preferido em Portugal).

As principais atrações de Faro são: Cidade Velha (destaque para o Arco da Vila e a Sé), a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Capela dos Ossos, a Igreja de São Francisco, a Igreja de São Pedro e a Praia de Faro.

Outras boas opções de hospedagem em Faro: Stay Hotel Faro Centro (RESERVE AQUI); Eva Senses Hotel (RESERVE AQUI); Aqua Ria Boutique Hotel (RESERVE AQUI).

7) Onde ficar no Algarve: outras regiões

Outras cidades para se hospedar no Algarve, mas que não considero tão interessantes para quem vai fazer turismo são: Olhão (a uma curta distância de Faro e o maior porto de pesca do Algarve), Loulé (uma das maiores cidades do interior do Algarve), Silves (conhecida por seus telhados laranja), Sagres (famosa por sua fortaleza), Odeceixe (já na divisa com o Alentejo).

Resumo de onde ficar no Algarve

✓ Lagos é a melhor opção para quem está sem carro.

✓ Albufeira é a melhor opção para quem procura agito.

✓ Lagoa é a melhor opção para quem está de carro e quer ficar no meio do caminho entre Lagos e Albufeira.

✓ Tavira é a melhor opção para quem procura um lugar sossegado.

✓ Faro é a melhor opção para quem quer ficar próximo do aeroporto ou da estação ferroviária.

✓ Portimão é uma boa opção para quem quer fazer compras.

Gostou dessas dicas de onde ficar no Algarve?

Continue planejando sua Viagem para o Algarve

Motivos para conhecer o Algarve

Roteiro 4 dias no Algarve

Alugar carro no Algarve

Roteiro pelo Algarve

Dica de hotel em Carvoeiro

51 comentários
3

Artigos Relacionados

51 comentários

Martinha Andersen 19 de outubro de 2016 - 14:45

Ótimo post Fernanda. Ainda não conheço a Algarve (nem gosto muito de praia) mas com essas fotos belíssimas já quero. Só não saberia qual praia escolher. Beijos =)

Reply
Fernanda 22 de outubro de 2016 - 14:32

Realmente não é uma escolha fácil. São todas lindas 🙂

Reply
Liz 24 de outubro de 2016 - 23:38

Oi Fernanda! Vou para lá e não aluguei carro. A melhor opção é Lagos?

Reply
Fernanda 25 de outubro de 2016 - 20:35

Sim, sem carro no Algarve a melhor opção de hospedagem é em Lagos.

Reply
LARISSA 25 de Maio de 2017 - 21:46

Boa noite, Fernanda!

Qual é a média de gasto pra quem vai passar 01 mês na Região?? Lagos fica distante de ALbufeiras?? É viável alugar um carro para conhecer toda a região?? Obrigada e desculpa por fazer tantas perguntas. Abs

Reply
Fernanda 9 de junho de 2017 - 20:26

Eu aluguei carro. Em relação à média de gastos varia muito de perfil para perfil, qual o tipo de hospedagem, quantas refeições em restaurante, etc.

Reply
Mônica 16 de junho de 2017 - 08:38

Olá, Fernanda!
O que você acha de ficar numa região mais central como Vilamoura? Pretendo alugar carro. Imagino que ficando numa região central os deslocamentos sejam mais rápidos. Vou no inverno. Vou conhecer as praias, mas o objetivo é conhecer a região como um todo. Abs

Reply
Fernanda 16 de junho de 2017 - 09:29

De carro, na verdade, você pode ficar em qualquer lugar. E no inverno não tem tanto trânsito como na alta temporada. Dá para ficar lá sim.

Reply
CAMILA FERREIRA 17 de julho de 2017 - 21:52

Oi fernanda tudo bem? como eu faço para obter descontos no site CP Comboios de Portugal?
Sou nova no site e não sei ainda direito. Fiz o cadastro, foi calculadotudo sem desconto!que eu saiba tem desconto pra quem compra passagem com antecedência. sabes como utilizo? OBRIGADA PELA AJUDA

Reply
Fernanda 17 de julho de 2017 - 22:00

Quando você faz a simulação, aparece o preço normal e o preço com o desconto, certo? E quando você clica em comprar não consegue comprar a passagem com o desconto da antecedência?

Reply
Lucia Esteves 31 de janeiro de 2018 - 18:05

Oi, Fernanda! Adorei as dicas. Vamos sair de Aveiro, de carro, rumo a Lagos, onde ficaremos hospedados na Dona Ana Garden. Optamos por essa hospedagem porque levaremos nosso pet. A dúvida é se podemos levá-lo às praias e restaurantes como fizemos na França. Obrigada. Bj.

Reply
Fernanda 4 de fevereiro de 2018 - 22:38

Puxa, agora você me pegou. Mas acredito que levar para a praia não é permitido. Pelo menos não vi nenhum cão na praia.

Reply
Nelson 13 de fevereiro de 2018 - 18:34

Fernanda, gostei dos seus comentários práticos e objetivos. Pretendemos ir para Algarve em julho. Do que vi até o momento, tenho a intenção de curtir a Praia de Setúbal e a princípio, apenas conhecer as demais. Se possível (se o preço permitir), gostaria de me hospedar próximo de Setúbal. Aí eu te pergunto: Mesmo em pleno verão as águas são frias? Quais são as prais mais fáceis e mais difíceis para estacionar o carro? Obrigado!

Reply
Fernanda 13 de fevereiro de 2018 - 22:08

Sim, a água é gelada mesmo no verão. Só que Setúbal não fica na região do Algarve. Fica a 40 km de Lisboa.

Reply
Donizete 15 de fevereiro de 2018 - 17:28

Oi Fernanda, irei em julho para a região de Algarve. Irei de carro alugado, partindo de Lisboa. Quantos dias você acha necessário para conhecer bem a região?

Reply
Fernanda 25 de fevereiro de 2018 - 22:04

Depende se você vai querer curtir as praias. Eu gostaria de ter ficado uns 7 dias, mas poderia ter ficado muito mais porque amei tudo que vi.

Reply
fred 16 de março de 2018 - 01:09

olá ! bom.. dia, noite… enfim… A gente vai de CARRO pro algarve em julho. Então dá pra ficar num hotel só e rodar pra lá e pra cá, não é isso ?!?! obrigado desde já !

Reply
Fernanda 18 de março de 2018 - 21:44

Eu fiz isso. Aluguei um carro e fui rodando pelas praias.

Reply
GEORGIA 30 de abril de 2018 - 23:44

Olá Fernanda tudo bem?

Adorei seu blog 🙂
Mas preciso de toda a sua sinceridade porque estou em duvida se vou para Algarve ou nao. Estarei de 18 a 20 de setembro com disponibilidade para conhecer a regiao, mas estarei viajando com meu marido e minha bebe de 1 ano e 7 meses na epoca alem de um outro casal com um bebe de 2 anos. Voce acha que da para conhecer Algarve com bebes?
Beijos e obrigada desde ja.

Reply
Fernanda 30 de abril de 2018 - 23:53

Oi, Georgia! Vocês vão alugar carro? Se sim, dá para chegar em muitas praias de carro com tranquilidade. O Algarve é um destino muito popular para famílias com crianças e as praias maiores têm estrutura de cadeira/guarda-sol. Só não recomendaria entrar com as crianças no mar, porque ele é bem gelado.

Reply
Mariana Ribeiro 2 de Maio de 2018 - 18:49

Olá Fernanda, obrigada pelas dicas, super úteis!!!
Me apaixonei pelas fotos do Tivoli Carvoeiro ainda mais agora depois da reforma. Vou em julho desse ano mas ainda estou em dúvida se fico no Tivoli ou se pego algum hotel em Lagos em razão da vida noturna ser mais animada por lá…. Você achou que em Carvoeiro havia variedade de locais para sair a noite (bares e restaurantes)? Era animado? Ficava próximo do hotel? Porque me disseram que Carvoeiro não tem nada para fazer a noite e isso me deixou em dúvida. Ao mesmo tempo, quero fugir da bagunça de Albufeira, por isso queria um meio termo. Outra coisa: no booking diz que o Tivoli não tem estacionamento privativo, só de rua…. será que em alta temporada fica um caos para achar lugar ou a região ali perto é tranquila? Muito obrigada pela ajuda!!! bjos

Reply
Fernanda 2 de Maio de 2018 - 19:31

O estacionamento do hotel é bem grandinho e é realmente aberto, mas em teoria só para os hóspedes. A vida noturna lá é quase inexistente. O hotel é lindo, mas se você quer agito sugiro ficar em Lagos mesmo.

Reply
Mariana Ribeiro 3 de Maio de 2018 - 12:13

Super obrigada pelo retorno!!!!

Reply
Fernanda 3 de Maio de 2018 - 19:33

De nada! 🙂

Reply
mario altieri 25 de Maio de 2018 - 16:30

ola fernanda.sou aposentado recebo em media 4 mil euros.daria para viver nessa regiao com esse salario.como e a parte de saude,tenho 82 anos e esposa 77,um grande abraço.mario obs,temos dupla cidadania brasil e italia

Reply
Fernanda 3 de junho de 2018 - 18:38

É um ótimo salário para Portugal.

Reply
Gustavo 11 de junho de 2018 - 21:20

Fernanda, boa noite. Estou em dúvida entre Lagos e Albufeira. Gosto de mais agito e você disse que Albufeira é superior nesse sentido. Poderia dizer se Lagos deixa a desejar? Obrigado!

Reply
Fernanda 11 de junho de 2018 - 21:42

Olá, Gustavo! Albufeira tem mais baladas (se é isso que você está procurando). Lagos também tem vida noturna, mas a concentração maior é de bares.

Reply
Fabio 24 de março de 2019 - 02:14

Olá!
Ótimas dicas Fernanda. Estou indo em junho para Algarve. Fico quase uma semana. Vi que vc não comentou sobre Olhão! Tem alguma dica? Vale a pena ficar la? Estou em dúvida!! Lagos, Albufeira, Faro e Olhão.

Reply
Fernanda 24 de março de 2019 - 06:54

Olá! Depende de quais praias você pretende visitar e se está de carro. Para o meu roteiro ficar em Olhão era bem fora de mão.

Reply
Lazaro Silva 31 de março de 2019 - 21:02

Olá Fernanda, parabéns pelo seu site. Ajuda muito a decidirmos. Gostaria de saber, nas praias como poderemos estacionar? Muito grato.

Reply
Fernanda 31 de março de 2019 - 21:09

Olá! Há muitos estacionamentos públicos próximos às praias. Só recomendo não deixar nada no carro, pois há gangues especializadas em furtar pertences dos veículos.

Reply
Angélica 2 de julho de 2019 - 12:38

Olá, vale a pena ir para o Algarve no fim de dezembro?
Será que é possivel (e agradável) fazer passeio de barco?
Gostaria de visitar a gruta de Benagil de barco…

Parabéns pelo blog! estou adorando as dicas…

Reply
Fernanda 2 de julho de 2019 - 19:59

Eu fui em novembro e a temperatura estava bem agradável até para a época (uns 20 graus). Eu fiz o passeio de barco. Foi um pouco gelado (muito vento), mas valeu a pena. Só que dezembro não tem como prever. Pode estar muitooooo frio.

Reply
Aline Cristina 16 de agosto de 2019 - 02:06

Super ansiosa para minha viagem para o Algarve. Reservei o Tivoli Carvoeiro seguindo suas orientações. Obrigada!

Reply
Fernanda 17 de agosto de 2019 - 19:25

Eu adorei o Tivoli Carvoeiro e ele deve estar muito melhor depois da reforma.

Reply
Luciano Antunes 16 de agosto de 2019 - 02:08

Fiquei no Dom Manoel I. O hotel é realmente muito bom.


Reply
Fernanda 17 de agosto de 2019 - 19:24

Eu amei o Dom Manoel I. Um dos melhores hotéis que já fiquei em todas as minhas viagens.

Reply
Andressa 16 de agosto de 2019 - 02:09

Fernanda, quero muito ficar no Tivoli Carvoeiro. Estou alucinada com essa piscina. Mas tem restaurante próximo ou vou ter que comer só no hotel?

Reply
Fernanda 17 de agosto de 2019 - 19:24

Sim, Andressa. Há restaurantes nas proximidades. Se estiver de carro é melhor ainda, pois facilitará muito o deslocamento.

Reply
Marcela Monteiro 16 de agosto de 2019 - 02:10

Esse foi o melhor artigo que encontrei sobre hospedagem no Algarve. Vou ficar em Lagos mesmo porque não vou alugar carro.

Reply
Fernanda 17 de agosto de 2019 - 19:23

Melhor opção ficar em Lagos mesmo já que não vai alugar carro.

Reply
Carmen 16 de agosto de 2019 - 02:11

Fernanda, sua mãe me indicou seu blog e estou amando. Já li tudo sobre o Algarve. Que paraíso! Vou mês que vem e vou seguir suas dicas incluindo a hospedagem no Tivoli Carvoeiro. Depois te conto como ficou depois da reforma. 


Reply
Fernanda 16 de agosto de 2019 - 08:44

Olá, Carmen! Minha mãe me falou mesmo que você está indo para o Algarve. Boa viagem! Espero que goste muito do Tivoli Carvoeiro. Eu amei!

Reply
Raíssa 15 de outubro de 2019 - 09:47

Bom dia Fernanda!
Eu e meu marido iremos para Porto a Lisboa de carro e queremos esticar para conhecer o Algarve. Você acha legal deixar quantos dias para conhecer a região?

Obrigada

Reply
Fernanda 15 de outubro de 2019 - 20:00

Olá, Raíssa! Em qual época do ano será a viagem? Depende do quanto vocês gostam de praia e se a visita for em um mês quente. Mas eu recomendaria pelo menos 4 dias. Dá para ficar muito mais, porque são muitas praias bonitas.

Reply
Raíssa 16 de outubro de 2019 - 08:51

Gostamos bastante. Estaremos em Portugal de 11 a 22 de abril. Tinha pensado 2 dias em Porto, passar pra conhecer Coimbra e Fátima na descida, dormir em Sintra e sair bem cedo para o Algarve. Ficar 3 dias e deixar os 4 últimos para Lisboa.

Reply
Fernanda 16 de outubro de 2019 - 18:29

Em abril geralmente não está tão quente para ficar na praia, então 3 dias estaria bom para o Algarve.

Reply
Marcia 20 de outubro de 2019 - 23:12

Olá Fernanda, parabéns pelo post! Irei estar em Algarve no dia 10/05 aproximadamente. É uma época muito fria? 04 dias nesta época seria muito?

Reply
Fernanda 20 de outubro de 2019 - 23:20

Não, maio já começa a esquentar. Dependendo do ano pode até dar praia nessa época. Mas realmente não tem como prever se estará realmente quente para praia.

Reply
ALEXANDRE BORGES BRIONES 24 de janeiro de 2020 - 13:45

Excelentes dicas. Exposição clara e objetiva.
Parabéns

Reply

Deixe um Comentário