Home Destinos InternacionaisEuropa Onde será sua imigração na Europa?

Onde será sua imigração na Europa?

por Fernanda

Atualizado em

Uma das perguntas mais frequentes aqui no blog é “onde farei minha imigração na Europa“? Muita gente fica preocupada porque o voo tem conexão, a conexão é curta e não sabe se passará pela imigração em apenas um país, em todos os países onde fará conexão e por aí vai.

Onde será sua imigração na Europa?

Entendendo o Tratado de Schengen fica bem fácil saber em que país você fará a sua imigração na Europa. O Tratado de Schengen facilita a vida dos turistas na Europa e também é importante por causa do seguro viagem obrigatório. Falarei do seguro mais abaixo.

Tratado de Schengen

O tratado garante a livre circulação de pessoas dentro dos países que assinaram o acordo. O que é importante saber: o tratado não é igual a União Europeia. Dois países que fazem parte da União Europeia não assinaram o acordo (Reino Unido e Irlanda) e outros que não fazem parte da União Europeia assinaram. Parece confuso, mas na prática se você circular pela Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Grécia, Hungria, Mônaco e San Marino fará imigração apenas uma vez.

Não entendeu nada?

Então, vamos exemplificar:

Viagem para Paris, Milão e Lisboa

Durante a sua viagem para a Europa, você passará por Paris, Milão e Lisboa e o voo do Brasil vai direto para Paris. Neste caso, sua imigração será em Paris e nas demais não haverá controle de passaporte (nem mesmo se você fizer voos internos dentro da Europa).

Viagem para Londres e Paris

Seu voo do Brasil é direto para Londres. Você passará uns dias lá e depois você viajará para Paris. Neste caso, haverá imigração nas duas cidades.

Viagem para Londres, Paris e Roma

Vamos supor que seu primeiro destino na Europa será Londres. Haverá imigração em Londres. Depois você vai pegar o trem para Paris. Haverá imigração em Paris também. E, por fim, irá para Roma. De Paris para Roma não haverá imigração.

Viagem de trem de Paris para LondresVoos com conexão

Agora vamos a um exemplo prático de voos com conexão com um país que faz parte do Tratado de Schengen e outro que não faz.

Destino final Londres com conexão em Paris. Onde será a imigração na Europa? Neste caso, a imigração será em Londres. Em Paris, você nem sairá da área de embarque internacional.

Destino final Lisboa com conexão em Londres. Onde será a imigração na Europa? Neste caso, a imigração será em Lisboa.  Em Londres, você nem sairá da área de embarque internacional.

Destino final Dublin com conexão em Londres. Onde será a imigração na Europa? Neste caso específico será necessário fazer imigração nas duas cidades, pois o Reino Unido e a Irlanda não fazem parte do Tratado de Schengen.

londres

Londres

Seguro Viagem

seguro viagem é obrigatório para entrar nos países da Europa que fazem parte do Acordo de Schengen. A exigência é que o turista possua um seguro com cobertura mínima de 30.000 euros que garanta assistência médica por doença ou acidente.

Se você comprou a passagem com um cartão de crédito de categoria Platinum (ou categoria superior) pode solicitar o seguro de forma gratuita tanto para você como para cônjuge e filhos menores de 23 anos.

Lembrando que é obrigatório ter comprado as passagens com o cartão de crédito da categoria Platinum ou superior ou pelo menos ter feito o pagamento das taxas de embarque no caso de passagens emitidas com milhas.

Se a sua passagem não foi comprada com um cartão Platinum ou superior, você terá que contratar um seguro viagem particular. Eu tenho um cartão Platinum, mas acabo sempre contratando um seguro viagem particular. Minha seguradora favorita é a Assist Card, (faça sua cotação) vendida com preços imbatíveis pela Seguros Promo. E você ainda tem até 10% de desconto utilizando o cupom PRECISOVIAJAR5. Usei durante toda a minha volta ao mundo e em viagens menores e nunca tive problemas. Sempre fui bem atendida e encaminhada para hospitais bons.

Quais documentos você precisará mostrar para entrar na Europa?

✓ Passaporte válido e com duração de pelo menos 3 meses após o término na viagem.

✓ Seguro viagem com cobertura mínima exigida pelo Tratado de Schengen (30.000 euros).

✓ Passagem de volta.

✓ Comprovante de Hospedagem (reserva dos hotéis/hostels ou carta-convite do seu anfitrião).

✓ Comprovantes Financeiros para se manter na Europa durante todo o período da viagem.

Dicas Finais

O agente pode não pedir nada, como pode fazer um monte de perguntas e exigir comprovantes. Sendo assim:

– Deixe tudo em uma pasta para facilitar.

– Só responda o que o agente da imigração perguntar.

– Fique tranquilo.

– Não minta.

Leia mais sobre a Europa

Roteiro 10 dias Portugal, Espanha e Itália

Roteiro 10 dias Portugal

Roteiro 5 dias Suíça

Roteiro 3 dias Eslovênia

O que é bom saber antes de ir para Portugal

O que é bom saber antes de viajar para Paris

O que é bom saber antes de viajar para Londres


Lembrou do seguro viagem? Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Você pode cotar na Seguros Promo sem compromisso e, caso opte pela contratação, ainda tem um desconto extra de 5% utilizando o cupom PRECISOVIAJAR5.


Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem.

Artigos Relacionados

Deixe um Comentário