Home ChileSantiago Cajón del Maipo: passeio em Santiago

Cajón del Maipo: passeio em Santiago

por Fernanda

Atualizado em

O passeio para Cajón del Maipo praticamente definiu a minha segunda visita para Santiago. Estive em Santiago pela primeira vez em 2009 e naquela época nem sabia da existência desse lugar maravilhoso. Fui sem muita coisa programada para Santiago a não ser o passeio para Cajón del Maipo e Embalse el Yeso.

Passeio para Cajón del Maipo e Embalse el Yeso

Onde fica Cajón del Maipo

Cajón del Maipo é na verdade o nome dado a uma região do Chile e fica a 110 km de Santiago. A viagem entre o centro de Santiago e a represa propriamente dita (Embalse el Yeso) leva entre 1 hora e meia a 2 horas. Depende do trânsito. Acho importante frisar que parte do trecho é feito em estrada não asfaltada.

Como chegar

Dá para chegar com carro alugado, mas para quem não quer se estressar na estrada, o melhor jeito é contratar um dos inúmeros passeios existentes.

Eu contratei o passeio ainda no Brasil com a empresa Sousas Tour. Fiz todo o contato por email (mas eles atendem por WhatsApp também). Eles são especializados em brasileiros, muitos guias são brasileiros e os guias chilenos falam bom português. Em tempo: essa é uma indicação espontânea. Estou indicando porque gostei muito do serviço oferecido.

Quanto custa

Pelo que pesquisei, os passeios ficam entre 50.000 pesos e 60.000 pesos. Eu paguei 53.000 pesos chilenos em março/19 com a empresa Sousas Tour. Eles me deram a opção de pagar em pesos chilenos, reais, dólares ou cartão ao término do último passeio contratado com eles. Paguei em real mesmo, pois achei o câmbio deles bom (1 real = 171 pesos) sendo que cheguei em um sábado e só consegui trocar dinheiro em uma casa de câmbio do shopping e a cotação estava ruim (1 real = 165 pesos). Depois pesquisei no centro e o câmbio estava 1 real = 172 pesos.

O que levar

Mesmo que esteja fazendo 30 graus em Santiago (era a temperatura que estava fazendo no dia que fui), recomendo levar um bom casaco (se tiver um corta-vento é melhor), um calçado confortável (o chão é de pedrinhas), óculos de sol, protetor solar e água mineral.

Como é o passeio

O passeio é longo e você sai muito cedo do hotel. Eles passaram para me pegar às 6h20. Fiquei em Providencia no hotel Capital Bellet. Não consegui nem tomar café da manhã no hotel porque começavam a servir às 7h (#chateada). Depois, eles param em um posto de gasolina para o pessoal utilizar o banheiro e tomar café da manhã e só então seguimos em direção ao Cajón del Maipo. Na verdade, apesar do caminho ser muito bonito, o que todo mundo quer ver é o Embalse el Yeso, a represa que fica a 2.500 metros sobre o nível do mar.

O guia/motorista também faz algumas outras paradas no caminho para fotografar a região.

passeio para cajón del maipo

passeio para cajón del maipoUm pouco antes de literalmente pegar a pior parte da estrada é feita a última parada para quem precisa utilizar o banheiro. Já adianto que é limpinho, mas tem que pagar e custa 500 pesos. Só que é realmente a única opção. Lá no Embalse el Yeso não tem banheiro.

No fim das contas, o tour chega em Embalse el Yeso lá pelas 10h30/11h. Eu cheguei a perguntar para o guia porque sair tão cedo de Santiago e ele disse que é por conta do trânsito, visto que não há estrada específica para chegar na região e tem que se cruzar toda a cidade de Santiago.

Minha humilde opinião é que o tour poderia sair um pouquinho depois, mas pelo que notei é isso mesmo. Todos saem extremamente cedo.

Embalse el Yeso

A represa levou mais de 10 anos para ser construída. São 253 milhões de metros cúbicos de água de diversos tons de azul.

É ainda mais lindo do que a gente vê nas fotos e é enorme. Eu realmente não imaginava que era uma imensidão.

Eu fui no início de março (verão) e nenhuma montanha estava nevada, mas fiquei completamente maravilhada com a paisagem.

E olha que quando eu cheguei o sol estava tímido. Foi abrindo aos poucos. Depois foi difícil controlar os dedinhos na câmera. Tirei centenas de fotos desse lugar absolutamente maravilhoso.

passeio para cajón del maipo

Estava nublado quando cheguei

passeio para cajón del maipo

passeio para cajón del maipo

Piquenique

O passeio que eu fiz inclui um piquenique na beira da represa. Enquanto o guia fica organizando os ‘comes e bebes’ você tem bastante tempo disponível para explorar a região, fazer aquele “book” esperto e ostentar fotinhos no Instagram.

passeio para cajón del maipoNão esperava muita coisa do piquenique, mas admito que me surpreendeu. Os vinhos eram da vinícola Undurraga (aliás, recomendo visitar essa vinícola) e tantos os queijos como demais petiscos estavam excelentes. Ah! E tem vinho à vontade, viu?

passeio para cajón del maipo

Mesa do piquenique

Em dias normais (não foi meu caso porque era carnaval e tinha mais de 10 vans da empresa fazendo passeio por lá), a Sousas Tour disponibiliza um fotógrafo para tirar fotos durante o passeio. O preço é combinado com o fotógrafo, mas me falaram que gira em torno de 15.000 pesos por pessoa. Eu até levei o dinheiro porque estava bem interessada em contratar o serviço, mas infelizmente no dia do meu passeio esse serviço extra não foi oferecido. Dica: se estiver viajando sozinho, peça para o guia tirar algumas fotos suas (e sempre há a opção de apelar para um pau de selfie).

passeio para cajón del maipo

Venta muito por lá

Volta para Santiago

Na volta paramos novamente lá no local que tem o banheiro que custa 500 pesos. Depois de tanto vinho, todos que estavam no meu tour tiveram que usar. Demoramos um tempinho nessa parada.

Saímos de Embalse el Yeso por volta das 14h e chegamos em Santiago por volta das 16h.

Melhor época para fazer o passeio para Cajón del Maipo

Por incrível que pareça esse é um passeio mais popular nos meses mais quentes, até porque a maioria das agências não faz o passeio durante os meses de inverno (a estrada fica muito perigosa). Eu achei a paisagem linda no verão, mas imagino que com um pouco de neve deve ficar ainda mais bonito (nos meses de primavera/outono).

passeio para cajón del maipoResumo

O passeio para Cajón del Maipo e Embalse el Yeso não é um passeio barato, mas se eu só tivesse 1 dia em Santiago seria o único passeio que eu faria. O lugar é realmente muito lindo. Vale a pena conhecer. O passeio é cansativo, especialmente porque saímos muito cedo de Santiago, mas sem querer ser repetitiva (porém já sendo) vale a muito a pena.

passeio para cajón del maipo

 

Artigos Relacionados

2 comentários

JULIANA 15 de março de 2019 - 09:11

Olá Fernanda!!!Parabéns pelo post!!!Muito detalhado!!!!Estarei em Santiago em maio com meus pais e se Deus quiser faremos esse passeio!! amei!Você comentou da vinícola Undurraga …nós não bebemos, mas gostaríamos de conhecer uma vinícola…falam muio da Concha y Toro…qual seria mais interessante na sua opinião? Muito obrigada!!

Reply
Fernanda 15 de março de 2019 - 19:22

Oi, Juliana! Obrigada 🙂

O passeio da Concha y Toro é mais turístico e mais estruturado. E também achei os vinhos servidos melhores (não faz diferença já que vocês não bebem). Mas a vinícola Undurraga é mais bonita (especialmente os jardins). Vou escrever sobre as duas vinícolas aqui no blog. Visitei as duas.

Reply

Deixe um Comentário