Home Destinos InternacionaisEuropaPortugalLisboa Passeios bate-volta a partir de Lisboa

Passeios bate-volta a partir de Lisboa

por Fernanda

Atualizado em

Lisboa é a minha cidade favorita em Portugal, então acabo sempre puxando a sardinha para ela. Acho que só Lisboa merece uns 3 dias, mas quem puder ficar ainda mais tempo conseguirá conhecer cidades próximas e bastante interessantes. Separei aqui 10 passeios incríveis de bate-volta a partir de Lisboa acessíveis por trem, ônibus ou carro.

Passeios bate-volta a partir de Lisboa

1- Estoril

Estoril fica a apenas 27,6 km de Lisboa. A cidade é famosa por causa do seu cassino, mas eu recomendo a visita por causa das praias. Sem contar que Estoril é muito próxima de Cascais. Dá para ir andando por um calçadão à beira-mar. A vista é maravilhosa!

Como chegar em Estoril saindo de Lisboa? Para chegar em Estoril há trens partindo da estação Cais do Sodré em Lisboa. Pegue a linha de Cascais. Você vai precisar do cartão Viva Viagem. Veja como utilizar o transporte público em Lisboa e arredores. Também é possível chegar em Estoril de carro.

Dica: você pode combinar esse passeio com Cascais e Boca do Inferno.

Estoril. Foto: Shutterstock por Artur Bogacki

2- Cascais e Boca do Inferno

Cascais fica a 30,6 km de Lisboa e é um bate-volta bem popular, principalmente nos meses de calor. Cascais é maior e mais agitada do que Estoril e tem mais opções de restaurantes e entretenimento. Vale a pena dar um passeio pelo calçadão e centrinho de Cascais antes de estender uma toalha em alguma das praias 🙂

Eu gosto de alugar uma bicicleta para passear por Cascais. Veja meu relato completo sobre o passeio para Cascais e Boca do Inferno. 

dica de passeio a partir de lisboa
Centrinho de Cascais

A Boca do Inferno é uma falésia impressionante. Foi nomeada assim porque a abertura da rocha tem um formato que lembra uma boca e também porque as ondas do mar batem ali e produzem um barulho assustador.

passeios de bate-volta a partir de Lisboa
Boca do Inferno

Como chegar em Cascais? Para chegar em Cascais há trens partindo da estação Cais do Sodré em Lisboa. Pegue a linha de Cascais. De Cascais siga andando (ou pedalando) até a Boca do Inferno. São uns 20 minutos de caminhada. Também é possível chegar em Cascais e Boca do Inferno de carro.

Dica: você pode combinar esse passeio com Estoril e Praia do Guincho (o último se estiver de bicicleta ou carro).

3- Praia do Guincho

A Praia do Guincho fica a 32,9 km de Lisboa e a 7 km de Cascais. Se alugar uma bicicleta em Cascais, vale a pena ir pedalando até lá. A praia é lindíssima e bastante frequentada por surfistas.

passeios de bate-volta a partir de Lisboa

Como chegar na Praia do Guincho saindo de Lisboa? Para chegar na Praia do Guincho com o transporte público, pegue o trem em direção a Cascais na estação Cais do Sodré em Lisboa. Em Cascais, pegue os ônibus 405 ou 415 em direção à Praia do Guincho (eles param em frente ao Shopping Cascais Villa). Se alugar uma bicicleta em Cascais e tiver disposição, dá para ir pedalando até a Praia do Guincho. Também é possível chegar na Praia do Guincho de carro.

Dica: você pode combinar esse passeio com Cascais, Boca do Inferno e Cabo da Roca.

4 – Cabo da Roca

Cabo da Roca é o ponto mais ocidental da Europa e fica a 40 km de Lisboa. O lugar é lindíssimo e tem umas vistas matadoras, mas vai preparado para o vento. Como venta naquele lugar!

Como chegar ao Cabo da Roca com o transporte público saindo de Lisboa? Há duas opções: pegar o trem até Cascais e em Cascais pegar o ônibus 403 ou pegar o trem até Sintra e em Sintra pegar o ônibus 403. Os mais empolgados podem pedalar de Cascais até o Cabo da Roca (18km). Eu particularmente sugiro ir para o Cabo da Roca de carro ou comprando algum passeio de excursão. Veja uma opção de passeio contratado para Cabo da Roca.

Dica: Você pode combinar esse passeio com Cascais e Boca do Inferno caso esteja de carro.

passeios de bate-volta a partir de Lisboa
Cabo da Roca

Onde se hospedar em Lisboa:  se você ainda não sabe onde ficar em Lisboa, eu sugiro a hospedagem na região central (Baixa ou Rossio). Eu já fiquei no Hostel Travellers (RESERVE AQUI) e no Hotel Brown’s Downtown (RESERVE AQUI).

Outra boa opção para hospedagem em Lisboa é a região de Marquês de Pombal e Avenida da Liberdade.  Alguns hotéis que já fiquei na região: Hotel Expo Astoria (RESERVE AQUI) Hotel Exe Liberdade (RESERVE AQUI), no HF Fenix Garden (RESERVE AQUI) e no Ibis Liberdade e gostei bastante (RESERVE AQUI). Ele fica a poucas quadras da avenida de mesmo nome. 


 

5- Sintra

Esse é definitivamente o bate-volta a partir de Lisboa mais popular e um dos meus preferidos. Sintra é encantadora. O passeio vale muito a pena e certamente você sairá encantado. Leia mais sobre meu passeio de 1 dia para Sintra.

o que fazer em sintra

Como chegar em Sintra saindo de Lisboa? Para chegar em Sintra há trens que partem da estação de trem do Rossio. Pegue a linha de Sintra e desça na estação final. São 40 minutos de viagem.

Eu sugiro 1 dia inteiro para Sintra, mas caso você queira combinar o passeio com outra cidade eu sugiro Azenhas do Mar.

roteiro portugal e espanha
Azenhas do Mar

6- Óbidos

Esse é um dos passeios de bate-volta a partir de Lisboa que mais gosto. Óbidos é uma vila medieval e um daqueles lugares fofinhos que parece ter parado no tempo.

Como chegar em Óbidos com o transporte público saindo de Lisboa? Você pode pegar um ônibus da empresa Rodotejo na estação Campo Grande (metrô linhas amarela e verde). Caso possa, minha recomendação seria ir para Óbidos de carro para poder combinar o passeio com outras cidades próximas. Na última vez combinei o passeio com Nazaré. Leia como foi: passeio de 1 dia por Óbidos e Nazaré.

passeio 1 dia para óbidos

Dica: Você pode combinar esse passeio com Nazaré, Fátima, Batalha e Alcobaça.

7 – Nazaré

Nazaré é bastante popular por causa de suas ondas gigantes. Seria um “Hawaii” português. Mas Nazaré é muito mais do que isso. Fiquei completamente apaixonada pela cidade e seu centrinho cheio de charme.

Como chegar em Nazaré com o transporte público saindo de Lisboa? Você pode pegar um ônibus (autocarro) em Sete Rios (estação do metrô Jardim Zoológico – linha azul) sentido Nazaré. A empresa que faz esse trajeto é a Rede Expressos.

passeio de 1 dia para óbidos e nazaré

Dica: Você pode combinar esse passeio com Óbidos, Fátima, Batalha e Alcobaça.

8 – Fátima

Fátima também é um passeio bastante popular, especialmente entre os católicos. Para quem não é muito religioso ou faz questão de apenas conhecer o Santuário e fazer uma oração, dá para combinar Fátima com outras cidades. Eu decidi fazer o passeio de Fátima junto com Batalha e Alcobaça. Leia como foi: passeio de 1 dia por Fátima, Batalha e Alcobaça. 

Dica: Você pode combinar esse passeio com Óbidos, Nazaré, Batalha e Alcobaça.

passeios de bate-volta a partir de Lisboa
Santuário de Fátima

9 – Batalha e Alcobaça

Coloquei os dois no mesmo passeio, porque ficam tão perto um do outro que é a dobradinha perfeita. Além disso, os dois mosteiros são lindíssimos.

Dica: Você pode combinar esse passeio com Óbidos, Nazaré e Fátima.

15 dias em Portugal
Batalha, Portugal

10- Coimbra

Coimbra abriga uma das universidades mais antigas do mundo. Esse é um dos passeios de bate-volta a partir de Lisboa que considero bem puxado, afinal Coimbra fica a 205 km de Lisboa. Se quiser fazer um passeio de bate-volta, sugiro acordar cedo e ir de trem. Vá de trem alfa-pendular (AP) porque é mais rápido e faz o trajeto entre 1 hora e meia e 1 hora e 45 minutos.

coimbra universidade
Universidade de Coimbra

Pegue o trem nas estações Lisboa Santa Apolônia ou Lisboa Oriente em direção à estação Coimbra B. Veja todas as dicas para viajar de trem em Portugal. 

Veja o que fazer em Coimbra.

Continue planejando sua viagem para Portugal

Dicas de Hospedagem em Lisboa

  • A área de Marquês de Pombal possui preços mais atrativos e está próxima do centro. Já fiquei nos seguintes hotéis e recomendo todos: Hotel Expo Astoria (RESERVE AQUI), Hotel HF Fenix Garden(RESERVE AQUI) e Hotel Exe Liberdade (RESERVE AQUI). 
  • Na Baixa (centro histórico), fiquei no Hotel Browns Downtown (RESERVE AQUI) e no Hostel Travellers House (RESERVE AQUI). 
  • Outra área interessante para hospedagem é a área da Avenida da Liberdade. Já fiquei no Hotel Ibis Liberdade (RESERVE AQUI). 

17 comentários
2

Artigos Relacionados

17 comentários

Tatyana 19 de agosto de 2018 - 22:49

Fernanda, uma dica do meu esposo (que está em Portugal nesse momento!) de um lugar que ele visitou nesse fim de semana e adorou: Sesimbra. Dá pra incluir nessa lista de bate volta de Lisboa, hein! Fica a cerca de 40km da capital. Pra visitar, tem praias, um castelo (vou saber depois se eles chegaram a ir). 🙂 Queria muito ter ido, mas não posso estar lá com ele nesse momento; estamos numa loucura de casamento à distância (ele em Portugal, eu em NY), acredita? Ai, ai…

Reply
Fernanda 20 de agosto de 2018 - 20:19

Sesimbra tá na minha lista, Tatyana. Infelizmente não consegui ir da última vez, mas da próxima não me escapa. Que pena que estão longe, mas os lugares que vocês estão são ótimos, hein?

Reply
Isabel gaspar 2 de julho de 2019 - 18:34

Olá Fernanda sou Portuguesa e vivo em Lisboa e gostei muito das suas “ dicas” e uso algumas das ideias quando tenho familiares e amigos que vivem no Estrangeiro e me visitam . Não pode perder a viagem até Sesimbra e mesmo sem carro é bem Fácil apanhar “ Bond” que sai Praça Espanha 1 h até Sesimbra vale bem a pena . Boas Viagens bjs

Reply
Fernanda 2 de julho de 2019 - 19:58

Olá, Isabel! Opa! Dica anotada. Vou colocar Sesimbra na lista e vou lá conhecer sim. Obrigada!

Reply
JOSE ROBERTO 26 de agosto de 2019 - 12:55

Olá Fernanda, sou de Curitiba viajaremos para Portugal de 01 a 15 de Out/19 em 5 pessoas todos familiares e, baseado em suas dicas montei o seguinte roteiro e que gostaria de sua opinião a respeito, 01/out 1º Viagem SP-Lisb 02/out 2º } Lisboa 03/out 3º 04/out 4º { Estoril , Cascais , Boca do Inferno 05/out 5º Sintra 06/out 6º Vila Sesimbra 07/out 7º {Óbidos, Nazaré 08/out 8º { Batalha e Alcobaça , Fátima 09/out 9º Coimbra 10/out 10º } Porto 11/out 11º 12/out 12º Guimarães 13/out 13º Braga 14/out 14º Barcelos.
Eu e minha esposa ficaremos 1 semana a mais, gostaríamos de conhecer Madri e Barcelona de 15 a 19/10, partindo do Porto. Tem alguma sugestão para esse rápido período? Desde já agradeço.

Reply
Fernanda 28 de agosto de 2019 - 19:58

Do Porto para Madrid sugiro pegar um voo mesmo. E de Madrid para Barcelona tem o trem rápido que faz o percurso em 2 horas e meia. O resto do seu roteiro eu gostei bastante.

Reply
Marcela 29 de agosto de 2019 - 12:34

Obrigada pelas sugestões de bate e volta de Lisboa. Já fiz Cascais e Sintra, na próxima viagem vou tentar fazer os outros. Adorei!

Reply
Fernanda 1 de setembro de 2019 - 17:07

Tem muita cidade legal pertinho de Lisboa. Vale a pena conhecer.

Reply
Paula Augot 30 de agosto de 2019 - 05:24

Fiz vários desses passeios saindo de Lisboa, mas para ser sincera, faz tantos anos que eu sei que preciso voltar para rever tudo novamente!

Reply
Fernanda 1 de setembro de 2019 - 17:06

Sou suspeita, mas vale a pena voltar para Lisboa sim e fazer esses passeios bate-volta.

Reply
Fernanda 2 de setembro de 2019 - 01:08

Uma trip de carro por Portugal está nos meus planos! E é super legal saber que eu posso deixar Lisboa como base e fazer passeios bate-volta!

Reply
Fernanda 2 de setembro de 2019 - 19:02

Sim, vale a pena usar Lisboa como base.

Reply
Patti 2 de setembro de 2019 - 06:09

Tanto lugar bom pra ir de bate-e-volta de Lisboa que fica dificil escolher! Óbidos parece muito charmosa!

Reply
Fernanda 2 de setembro de 2019 - 19:01

É verdade. Tem muita cidade próxima de Lisboa que vale o bate-volta.

Reply
Surian Dupont 2 de setembro de 2019 - 07:51

Eu também amo Lisboa. Meu passeio preferido é a praia do Guincho, que sempre está mais vazia que as outras. Além de ser linda demais. Adorei o post e na próxima ida a Portugal quero conhecer Sintra que ainda não fui.

Reply
Fernanda 2 de setembro de 2019 - 19:01

Também adoro a Praia do Guincho. É muito bonita!

Reply
Fátima Albuquerque 7 de dezembro de 2019 - 00:44

Quem vai ao Guincho pode andar um pouco mais e ir à Praia do Abano. Tem um restaurante e uma boa refeição de peixe ou mesmo um cafezinho bem gostoso

Reply

Deixe um Comentário