Home Destinos InternacionaisEuropaPortugalPorto Passeios de bate-volta a partir do Porto

Passeios de bate-volta a partir do Porto

por Fernanda

Atualizado em

Porto por si só já é um encanto, mas toda a região norte de Portugal é bastante atrativa. Para quem estiver com um tempinho sobrando e quiser fazer do Porto a sua base para conhecer outras cidades portuguesas, seguem algumas sugestões de passeios de bate-volta a partir do Porto. Esses passeios podem ser feitos de carro, trem ou ônibus.

Passeios de bate-volta a partir do Porto

1 – Vale do Douro

Esse passeio é um delírio para os olhos (e também para os apreciadores de vinhos). O passeio de bate-volta não é o ideal, porque a região é realmente lindíssima, mas, se um dia é tudo que você tem, vá. Recomendo visitar uma vinícola na região, passar por Pinhão e fazer um passeio de barco pelo Douro. Inesquecível!

Para otimizar bem o passeio é recomendável ir de carro. Agências de turismo também oferecem passeios para a região do Vale do Douro.

passeio de barco pelo douroLeia mais sobre o passeio de 1 dia pelo Vale do Douro. 

2 – Guimarães

Guimarães fica a 55 km do Porto e é é considerada o berço de Portugal, pois foi lá que nasceu o primeiro rei português: D. Afonso Henriques.

Guimarães é uma graça. Uma cidade que faz você esquecer do tempo e ter alguns momentos relax.

Vale a pena conhecer o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança e se perder pelas ruas do centro histórico.

Você pode chegar em Guimarães de carro, ônibus (as companhias Transdev e Get Bus fazem o trajeto, sendo que a Get Bus sai do aeroporto do Porto) ou trem.

passeios de bate-volta a partir do porto

Castelo de Guimarães

No Porto eu já me hospedei e recomendo os seguintes hotéis

3 – Braga

Braga é a terceira maior cidade de Portugal e me surpreendeu muito. Tinha uma expectativa bem baixa em relação a cidade e saí completamente encantada. Detalhe: nunca vi tantas igrejas em uma cidade só. O repicar dos sinos é uma constante na cidade.

Vale a pena se perder pelas ruas do centro histórico (são super charmosas) e a também conhecer a florida Avenida da Liberdade.

Braga fica a 57 km do Porto. Você pode ir de trem (recomendo o trem urbano, porque o alfa-pendular é caríssimo), ônibus (as empresas Rede Expressos e Get Bus fazem o trajeto Porto – Braga sendo que a Get Bus sai do aeroporto do Porto) ou carro.

passeios de bate-volta a partir do porto4 – Viana do Castelo

A cidade que te recebe com um tapete vermelho. Sim, o centro histórico tem um tapete vermelho enorme para receber os turistas. Mas o encanto de Viana do Castelo não fica só no seu centro histórico. Vale a pena conhecer o Santuário de Santa Luzia que oferece uma visão panorâmica incrível da cidade.

Viana do Castelo fica a 77 km do Porto. É acessível via ônibus (empresa AV Minho, porém é demorado), trem ou carro.

viana do castelo5 – Coimbra

Coimbra fica a 121 km do Porto e abriga uma das universidades mais antigas do mundo. Esse é um dos passeios de bate-volta a partir de Porto que recomendo para quem está de carro ou para quem quer ir de trem alfa-pendular (AP), pois é muito mais rápido. Veja todas as dicas para viajar de trem em Portugal. 

o que fazer em coimbra

Universidade de Coimbra

Continue planejando sua Viagem para Portugal


Lembrou do seguro viagem? Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado Schengen. Nos demais países também é recomendável a contratação, pois não podemos prever incidentes. Leia sobre minha internação na Tailândia. No caso dos Estados Unidos, por exemplo, o custo médico diário de uma internação fica na faixa dos U$2.000 (caríssimo). Além disso, o seguro é super útil nos casos de cancelamento de viagem e extravio de bagagem. Você pode cotar na Seguros Promo sem compromisso e, caso opte pela contratação, ainda tem um desconto extra de 5% utilizando o cupom PRECISOVIAJAR5.


Cada vez que você reserva algo com um dos nossos parceiros recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter atualizado e com novas dicas de viagem.

Artigos Relacionados

2 comentários

José Eduardo Viana 18 de julho de 2019 - 10:46

Ótimas dicas Fernanda. Parabéns pela bela página. Obrigado

Reply
Fernanda 20 de julho de 2019 - 20:40

Eu que agradeço 🙂

Reply

Deixe um Comentário